Acho que queimei a entrada de Loop effect do meu amp novinho!

    Autor Mensagem
    MarceloSC
    Veterano
    # jan/12


    Que tristeza, chegou meu blackstar HT-5R novinho, quando liguei toquei um pouco dai fui testar com o meu pedal MT-2 e pluguei tipo guitarra>input do pedal>output do pedal>return do loop. Toquei acho que 45 seg e deu um poof, cheirou a queimado e deu tipo um clarão.
    Desliguei, dei um tempo e fui testar mas ta tudo funcionando, clean e overdrive, EQ, só não me animei testar o loop.

    Eu liguei errado né? era pra ter ligado guitarra no main input, ai, o input do pedal no send e o output no return, certo?

    E agora que faço? será que queimou muita coisa? vai ficar caro? ele novinho, tirei da caixa e fiz burrada!

    Eu posso ligar tipo, guitarra>input do pedal>output do pedal> main input do amp sem problema?

    kiki
    Moderador
    # jan/12
    · votar


    MarceloSC
    Eu liguei errado né? era pra ter ligado guitarra no main input, ai, o input do pedal no send e o output no return, certo?
    acredito que sim.
    se voce sabia, por que nao fez certo?

    E agora que faço? será que queimou muita coisa? vai ficar caro? ele novinho, tirei da caixa e fiz burrada!
    leva na assistencia e pergunta ué.

    MarceloSC
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    kiki
    se voce sabia, por que nao fez certo?
    eu não sabia, depois que eu procurei bastante na internet que achei falando sobre isso.
    Mas tbm vi gente falando que ligam como eu fiz direto no return pra pular o preamp, então nao era pra dar problema era?

    Alex guitar man
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Eu posso ligar tipo, guitarra>input do pedal>output do pedal> main input do amp sem problema?

    Pode!


    O que você vez foi ligar a guitarra > metal zone > return do loop neh...


    Não era pra acontecer nada de mais, pois muitos fazem isso com pedaleiras, o clarão deve ter sido de um curto (obvio, mas como?!!?)

    Acho (certeza) que é problema com o amp!

    Ta tudo certinho? a tensão........

    ricolb
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    MarceloSC
    Eu ligo o POD assim e nunca tive problemas. O FX Return não é uma entrada que salta o estágio de pre amplificação e vai direto ao power do amp? Acho que não deveria acontecer o ocorrido, certo? Parece ter sido mesmo um problema no amp sem relação com a ligação que vc fez.
    O jeito agora é ir na assistência técnica. ABÇS!

    Bog
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    MarceloSC

    Esquisito isso, cara. Eu já usei várias vezes pedais ligados direto no Return de amps, e nunca aconteceu nada parecido.

    MKazan
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Cara, se o que você fez é exatamente o que descreveu, não era para ter queimado nada.

    Tem certeza de que foi exatamente o que disse?
    Qual a tensão da sua tomada?
    Qual a tensão de alimentação do amp?
    Como estava setado o level (ou Volume) do pedal? (não se ajusta level de pedal no máximo quando se alimenta um circuito transistorizado)
    Alguma chance de ter sido outro equipamento elétrico ligado próximo?
    Estava ligado direto na tomada ou tinha alguma extensão, benjamim, filtro de linha, no-break, etc?

    MKazan
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Antes que alguém crie caso dizendo "Mas o blackstar HT-5R é valvulado!!!"
    O pré e o power são valvulados, mas a fonte, o loop e o reverb não são.

    MarceloSC
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    MKazan
    Tem certeza de que foi exatamente o que disse?
    tenho certeza sim. eu estou usando um transformador apenas pq o amp é 120V e aqui é 220V, liguei em um 240/127 de 100VA. como na entrada do amp diz 40W acho que sobra tranquilo.

    Como estava setado o level (ou Volume) do pedal?
    O volume do pedal estava zerado e subi aos poucos para 1/4, o amp se nao me engano tbm estava por volta de 1/4, certeza que não cheguei em 1/2.

    Alguma chance de ter sido outro equipamento elétrico ligado próximo?
    Estava ligado direto na tomada ou tinha alguma extensão, benjamim, filtro de linha, no-break, etc?


    As unicas coisas ligadas em outra tomada do quarto era meu notebook e um ventilador. Mas o pedal estava na mesma tomada do amp usando um "T" pois o pedal estava no 220V.

    Eu fico mesmo preocupado é de não ter conserto, ou ser complicado conseguir alguma peça que tenha queimado. Curto é coisa séria eu acredito. =/

    Led Zé
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    MKazan
    Antes que alguém crie caso dizendo "Mas o blackstar HT-5R é valvulado!!!"
    O pré e o power são valvulados, mas a fonte, o loop e o reverb não são.

    Uai... continua sendo valvulado, não?

    lpeko
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    eu estou usando um transformador apenas pq o amp é 120V e aqui é 220V, liguei em um 240/127 de 100VA. como na entrada do amp diz 40W acho que sobra tranquilo.

    Mesmo assim ainda fica um pouco tenso isso aí, espero que consiga resolver cara.

    kiki
    Moderador
    # jan/12
    · votar


    MarceloSC
    Mas tbm vi gente falando que ligam como eu fiz direto no return pra pular o preamp, então nao era pra dar problema era?
    pois é, pelo que o pessoal disse, nao teria problema.
    eu na sei, não uso ampli com loop. a principio ele é pra inserir um efeito, nao ser a entrada principal.
    se todo mundo diz que podia e nao deveria dar pau, voce nao fez nada demais!

    leva na assistencia e diz:" eu liguei ele, usei normalmente e queimou."

    MarceloSC
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Vou ver se na minha cidade tem alguma assistência boa, sabe como é né, cidade pequena... que devolver pra loja é muita mão pois comprei ele por uma importadora nos USA.

    Vlw pela ajuda galera!

    carlos adolphs
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    MarceloSC
    Calma, sem terror.O que vc fez e acontece muito quando vc liga pedais com fonte e amplis, em redes que tem fase e neutro.Vc usou um auto transformador, que não isola o neutro ou o fase.Assim, vc tinha a fonte dos pedais direto na rede e o ampli através do auto trafo.Antigamente os amplis tinham a chave de fase, que se vc invertia, o guitarra ia cantar e levava choque na boca, ao tocar no microfone com os lábios.Provávelmente a diferença de potencial criada pelo conjunto auto trafo/fonte dos pedais, com fases invertidas entre eles causou a queima do resistor série do loop, como se fosse o choque na boca.Ding-Ling things, low-cost, low protection.Como vc reportou, o ampli continuou funcionando normal.Para verificar se o resistor série do loop queimou, ligue um cabo de guitarra entre o send e o return e veja se o som continua.Se não der som, queimou o resistor, se der, apenas sobreaqueceu.Dispositivos que tenham internamente capacitores para filtro de rede, podem sofrer com inversões de fase.Quando ligar um ampli em um trafo,coloque um T e ligue a fonte da pedaleira também.Os chamados loops de fase de rede são desastrosos, ainda mais com valvulados.Abcs.

    LeandroP
    Moderador
    # jan/12
    · votar


    Eu já pluguei um monte de pedal no return do ampli, matando o pré e utilizando apenas o power. Nunca tive problema.

    MarceloSC
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    carlos adolphs

    Então, liguei o amp aqui como você falou, guitarra ligada no main input, e coloquei outro cabo entre o send e o return. Funcionou tranquilo, passa o som na boa.
    Você acha que só sobreaqueceu mesmo? Se for isso mesmo nossa, louvado seja!
    E depois desse susto vou direto amanhã comprar um estabilizador pra ligar o amp e a fonte dos pedais.

    -King
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    MarceloSC
    E depois desse susto vou direto amanhã comprar um estabilizador pra ligar o amp e a fonte dos pedais.


    Não faça isso, esses estabilizadores baratos não prestam, eles sim são capazes de queimar seu amp.

    carlos adolphs
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    -King
    Calma, ele não disse que ia comprar estabilizador barato.Hoje em dia os estabilizadores estão bem melhores, de dois anos para cá.Estão sendo exportados/importados e devem cumprir a legislação.É mais recomendado com eles do que sem eles.O ampli dele é de baixo consumo, não tem problema.Abc.

    -King
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    carlos adolphs
    Mas um estabilizador custa bom custa caro, mesmo hoje em dia, não?

    sandroguiraldo
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    -King

    Caro quanto? Revendo alguns estabilizadores entre 50 e 70 dinheiros que são bons...

    MarceloSC
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    carlos adolphs

    Eu tenho um estabilizador aqui em casa que uso no pc, na caixa diz que ele tem certificado ISO 9001 e também tem um logo "Nova geração" que diz que atende a norma NBR 14373-2006.

    Diz que tem filtro de linha EMI/RFI e regulacão em 5 estágios.
    Sera que ele é bom o sificiente?

    LeandroP
    Moderador
    # jan/12
    · votar


    E aí? Uso ou não um estabilizador de voltagem (daqueles feitos pra computador) no meu amplificador valvulado? É fria?!

    -King
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    LeandroP
    Depende, qual estabilizador é?

    LeandroP
    Moderador
    # jan/12
    · votar


    -King

    Aqueles genéricos, que vende em qualquer lugar, com a finalidade específica de ligar no pc.

    Eu ligo num filtro de linha comum, mas de repente o estabilizador pode ser uma proteção melhor, ou um inimigo... Não sei mesmo.

    -King
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    LeandroP
    Sugiro que você leia isso:
    http://forum.clubedohardware.com.br/razoes-pelas-quais/663018?s=973cc4 e7ec722d94668cf8f5cfb6811f&

    Sendo que isso não se aplica somente a fonte de PCs, mas de qualquer aparelho eletrônico. Além desse tópico, tenho um amigo que me explicou os detalhes técnicos e me alertou sobre os estabilizadores já que não entendo dessa área.

    Existem também os estabilizadores bons, mas esses custam bem caro. Aqui eu uso só filtro de linha também e até agora está tudo bem.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Acho que queimei a entrada de Loop effect do meu amp novinho!