Queimei meu Marshall 15 MG DFX (ajuda).

    Autor Mensagem
    Junae
    Veterano
    # jul/11


    Galera, tenho um Marshall 15 MG DFX e liguei sem querer no 220. Não saiu fumaça, não fez barulho, só parou de funcionar e percebi o vacilo. Bom, levei em uma loja aqui na minha cidade e o cara falou que este ampli não tem fusível e que queimou a fonte, ficando em 120 reais o concerto. Falou q amanhã fica pronto. Fico meio cabrero, pq sei que esse povo de loja é meio pilantra e mala. A gente não entende, o cara troca um fusível e leva o din din. Alguém pode me dizer se tá no preço, se é isso mesmo, etc. Abço.

    MauricioBahia
    Moderador
    # jul/11 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Junae: Bom, levei em uma loja aqui na minha cidade e o cara falou que este ampli não tem fusível

    Estranho é que no manual fala em fusível. Você leu o manual?

    Abs

    Junae
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Não cara, não tenho mais ele, mas vou olhar...

    MauricioBahia
    Moderador
    # jul/11 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Existe amp de marca famosa que não tem fusível?

    Junae
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Não entendo mto de ampli, por isso tô perguntando.

    Rodrigo_30horas
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Cara, eu tenho o mesmo Amp, e ele tem fusível, ao menos, o meu tem.. rsrs..

    O ponto é que isso não é o suficiente para proteger a fonte contra tensão errada.

    Quanto a tensão aumenta (de 127v para 220v), o esperado é que a corrente caia, já que a carga (o ampl) é a mesma.
    E fusíveis protegem equipamentos contra picos de corrente, (como um curto, por exemplo, onde a tensão tende a zero e a corrente ao infinito)...

    O aumento da Tensão pode colar a bobina que faz a conversão na sua fonte, portanto, eu acredito que seu fusível estava ok, mesmo em 220v.

    Se é a fonte mesmo, é outra história, mas não acho que você ia resolver só trocando o fusível...

    carlos adolphs
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Junae
    Tem fusível sim, porém o mesmo só estoura depois que o integrado de saída queima, nesses casos de ligar em 220V.Na real a fonte não queimou, senão ele cobraria no mínimo uns 200 contos de réis.O integrado custa em torno de R$20,00, mas todo técnico, para dar garantia, acrescenta um multiplicador de 2,2 X, que vai ser lançado na conta por R$44,00.A maioria cobra entre R$ 30 e 50,00 a hora de trabalho, e a troca do integrado leva em torno 1:30 hrs a 2:00 hrs de trabalho.Portanto o preço está dentro dos parâmetros.Abcs.

    carlos adolphs
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Rodrigo_30horas
    Quanto a tensão aumenta (de 127v para 220v), o esperado é que a corrente caia, já que a carga (o ampl) é a mesma.
    Seu raciocínio não está correto, no caso.Esses amplis usam fontes lineares e não chaveadas.No caso ao aplicar a voltagem de 220V na entrada, a fonte dobrou a voltagem e se a resistencia interna do integrado é a mesma, a corrente dobra, causando a queima dos transistores internos, que entram em curto devido sobrecorrente.O fusível só queima depois disso.Abcs

    Junae
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Então dependendo nem compensa arrumar...Um usado no ML tá uns 400 reais. Pagar 200 ou mais pra arrumar...Sei não...
    Enfim, já mandei arrumar e vou pegar amanhã...
    O grilo fica por conta do Brazilian way of life...
    É revisão que concessionária não faz...
    É o fio solto na lavadeira de roupa que o cara diz que tem que
    enrolar o motor de novo....
    É o fusível interno queimado que o cara da loja diz que queimou tudo e tem que trocar tudo...
    É o brasileiro malandro que engana irmão, pq a gente nunca vai sacar de tudo....
    Já cansei de ver malandragem de tudo quanto é jeito...
    Enfim, já era....agora é pegar, pagar e não vacilar de novo...rs

    MauricioBahia
    Moderador
    # jul/11
    · votar


    Junae: Então dependendo nem compensa arrumar...Um usado no ML tá uns 400 reais. Pagar 200 ou mais pra arrumar...Sei não.

    Que R$200,00??

    Não cara... Se eu entendi bem o que o Carlos disse:

    "R$44,00" + "R$ 30 e 50,00 a hora de trabalho"

    Abs

    Rodrigo_30horas
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: Rodrigo_30horas
    · votar


    Oi carlos adolphs

    Posso ter errado a aplicação do triangulo de RUI, pela questão linear/integrado que eu não conhecia (obrigado, vou querer saber sobre isso)... Mas que ele não ia arrumar o ampl, trocando um fusível, isso ele não ia né? :-)

    PS: Pergunta extra - Essas fontes lineares de ampl, são, normalmente, estabilizadas ou não? Tem um link da Yamaha que me assustou com as mudanças de tensão: http://www.hayama.com.br/produtos_fontes.asp

    carlos adolphs
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Rodrigo_30horas
    É, provávelmente não arrumaria com o fusível.As fontes que vc viu são Hayama e não Yamaha.As fontes de amplis geralmente não são estabilizadas para o power e em alguns, de melhor qualidade, tem a alimentação do pré estabilizada.Fontes lineares são todas que usam transformador e retificador convencionais, não sendo SMPS(chaveadas).Quanto ao lance do triangulo da lei de Ohm, o importante é ter sempre o enunciado na cabeça"-A corrente é diretamente proporcional à voltagem e inversamente proporcional à resistência."Então de acordo com o que preconiza a lei, se vc dobrou a voltagem, a corrente também dobrou, pois os elementos resistivos internos do integrado não se alteraram(pelo menos até entrarem em curto).Abcs.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Queimei meu Marshall 15 MG DFX (ajuda).