Ajuda com amplificadores de voz + distorção de guitarra em sala pequena de ensaio

    Autor Mensagem
    psycocandy
    Veterano
    # jan/12


    Olá galeritcha, tudo jóia? Preciso muito dos conselhos de vocês!

    Minha sala de ensaio é beeeeem pequena, em torno de 2,5 x 3m. Sei que é minúscula, mas somos em três na banda, 2 guitars/vocais + bateria, então dá pro gasto. De qualquer forma, não tenho no momento como ampliá-la no momento.

    Há anos eu utilizava 2 caixas multiuso da Watsom para os vocais (uma de 200W e outra de 50W) e até que conseguíamos ensaiar até que razoavelmente, apesar da voz ficar por várias vezes sem muita potência.

    Por isso comprei 2 caixas ativas (360W) na intenção de utilizá-las para vocal, indicados pelo cara da loja, exatamente como essas:
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-209509635-caixa-ativa-retorno-l ivecab-315a-360w-bi-voltbehringer-b215-_JM

    Só que fui testá-las com minha banda e para minha surpresa, não consegui um resultado satisfatório ainda, fiquei muuuuito frustrada. Testei duas posições diferentes das caixas: uma no pedestal e outra como retorno e também as duas nos pedestais. Deixei as caixas na direção em frente dos vocais, com os microfones apontado para o lado oposto.

    Tenho uma mesa Staner WX 1203 e 2 microfones comuns, que na verdade nem sei a marca. A equalização das caixas deixo flat, só altero ganho e volume, e tentei equalizar só na mesa mesmo.

    O vocal até fica razoável quando as guitarras estão limpas, sem efeitos. O problema principal é quando ligamos as distorções das guitarras, o vocal simplesmente some! E se tento equalizar para deixar mais claro, microfonias... :( A gente diminuiu um monte os volumes das caixas de guitarras, mas sem muito resultado também.

    O resultado "menos-pior" que obtive, foi quando testei um microfone direcional que peguei do meu kit ( nesse link) para bateria... kkkk
    C02H (Half Pencil)
    Microfone Condensador
    Padrão polar: Super-cardióide
    Resposta de freqüência: 50Hz – 20kHz
    Maximo SPL: 134 dBSPL
    Sensibilidade: 10mv/Pa
    Impedância: 200 Ohms


    Acredito que porque as distorções nesse caso, não vazem tanto no mic, estou certa?

    Devo comprar novos microfones? Se sim, quais vocês indicam no meu caso?
    Alguma dica de como deixar as caixas na sala?

    Muito obrigada gente, mais uma vez!

    carlos adolphs
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    psycocandy
    Boas!Minha cara amiga, em uma sala de 2,5 x 3 m não há o que vc possa fazer no que toca à voz em relação às guitarras e microfonia.Nada que vc fizer com as caixas dará resultado.O fato da voz sumir com as distorçoes ligadas, é que além delas aumentarem o ganho dos amplis, os seus microfones captam muito mais os amplis e os colocam junto com a voz, aumentando o efeito.Para ensaios em uma sala assim, vc precisará de um amplificador de 4 saidas para fones full ear(aqueles que cobrem toda a orelha, tipo estúdio, ligado na saida da mesa) e fones para todas vcs.Pela lei dos microfones, vc deve manter no mínimo 60 cm de distância entre eles e deles para cada caixa de ampli, pois do contrário vão captar tudo e aumentar seus problemas.Para ensaios, o isolamento dos fones fará o serviço pra vc, fazendo com que vc possa aumentar mais o volume dos microfones sem que ocorra o efeito Larsen(microfonia).Apesar disso, vai continuar embolando quando der drive, pois seu ambiente não tem condições de suprir a distância mínima recomendada pra que não ocorram interações.Seu sistema é bom, a culpada é a sala.Abcs.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda com amplificadores de voz + distorção de guitarra em sala pequena de ensaio