O que e amplificador valvulado?

    Autor Mensagem
    epamibass
    Veterano
    # jan/12


    queria saber o que e , qual a deferenca entre um normal e um valvulado e quais sao os beneficios de ter um.

    Alex guitar man
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Cara usa a busca pô......

    Você disse qual a diferença dele pra um normal...

    Amplificador normal ou amplificador transistorizados : usa transistores para amplificar o som:
    http://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2011/03/transistor.jpg

    Amplificador valvulado: usa valvulas ao invés de transistores:
    http://www.iloyd.com/photo/job2/tube_amp_3.jpg



    Esse é um texto do guitarhouse fez, é muito util

    Os Valvulados

    Os amplificadores a válvula, imortalizados por guitarristas como Jimi Hendrix, Jeff Beck, Eric Johnson e vários outros, são compostos por um pré amplificador e um amplificador de potência (pré-amp e power amp), com seus circuitos alimentados por válvulas, de vidro ou louça. Essas válvulas, por esquentarem com facilidade, produzem com um aumento de volume ou excesso de tempo em ação, um efeito de overdrive, que nas válvulas é formado por uma onda de harmônicos que se dispõem em pares, formando uma distorção cheia, ou seja, quando você toca um acorde aberto, como um G maior,você escuta com clareza todas as notas.

    As válvulas que são usadas no pré-amp não são as mesmas que são usadas nos power amps, as de pré são menores, na maioria das vezes, as 12AX7 na nomenclatura americana, e ECC83, na nomenclatura européia.As válvulas de pré são usadas para refinar o sinal que sai de sua guitarra, e fazer o som passar de fraco para forte. Este sinal é enviado para o power amp, que usa vários tipos de válvulas, na maioria das vezes as 6l6. O sinal, que vem forte do pré-amp, é transformado em fortíssimo, pelas válvulas do power, e é aí que nasce a famosa distorção dos amplificadores valvulados pois é dessas válvulas que o som é enviado para os alto-falantes.


    Os Solid State

    Para se discutir os SS, é preciso primeiro entender que, ao contrário do que muitos dizem, os SS também tem um som bom, mas diferente do som dos valvulados, nem melhor nem pior, mas diferente.

    Os SS assim como os valvulados são formados por pré e power, mas não são alimentados por válvulas e sim transistores eletrônicos e chips, que são mais baratos que as válvulas, tem mais durabilidade, mas não agüenta grandes volumes, queimando com facilidade. O esquema de sinal é o mesmo dos Valvulados.


    Os Híbridos

    Amplificadores híbridos são aparelhos que mesclam válvula e transistores, e existem dois tipos deles, os híbridos com uma válvula no pré e os híbridos com válvulas nos powers, powers, ambos procurando por uma boa distorção com preços acessíveis.

    Seguem as fotos de um amp híbrido com válvula no pré, o Marshall Valvestate, e um com válvulas no power, o Marshall JCM 900.




    As Diferenças

    A diferença básica entre esses três tipos de amplificadores que eu citei, alem da construção, é o som, que nos valvulados, como citado é calcado em ondas de harmônicos pares, nos SS, são ondas ímpares, nos híbridos com válvulas no pré são impares e no power, são ondas pares, isso explica porque a distorção dos valvulados é mais cheia e a dos SS, mais seca e digitalizada, sendo esses amps mais indicados para serem usado com o som limpo, pois os transistores não se saturam com o tempo, o que ocorre nas válvulas, que quando quentes, distorcem o som.


    -Fim-

    os transistores veio para substituir as valvulas, tanto na eletronica (agradeça por isso) quanto em equipamentos de som, mas nunca vai conseguir substituilas, a distorção é original das valvulas.



    OBS: eu tenho um nitrous drive :P

    Bog
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    epamibass

    Amplificador valvulado É normal. Até porque no princípio, todos os amplificadores eram valvulados. =P

    No mais, use a busca.

    Alex guitar man
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    você é baixista né??

    juninholiveira
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Amplificador valvulado é um amplificador que usa a busca no Pré e depois acha a respota da busca no Power, tudo isso usando válvulas.


    Já os SS (solid State), não usam a busca, por isso criam tópicos desnecessários.

    Oh Híbridos por sua vez, possuem uma válvula no Pré, ou seja, usam a busca, mas não tem válvula no power, ou seja, não acham a resposta, ai ele usa um tópico existente para fazer sua pergunta ao inves de criar outro tópico.

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Cara usa a busca pô......

    é engraçado ... fala para o cabra usar a busca, mas busca para ele ... :)
    vai entender ...

    Guilherme Nau
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Alex guitar man

    Vale lembrar que um valvulado não liga ou "sai som" instantaneamente ao ligar o amplificador. Demora um pouco, pois as válvulas precisam esquentar.

    Fora que algumas vezes na vida útil deles é necessário trocar as válvulas.

    oldschoolgod
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Guilherme Nau
    Para sair som de um valvulado só precisa de 2 segundos , não pense que é assim tanto tempo. Se deve ligar a guitarra logo após esses dois segundos? Pode fazê-lo, mas o melhor é esperar um minuto dois.

    epamibass
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Ahmm valeu , é que eu vou comecar a fazer curso de baixo e quero ja saber algumas coisas basicas.Obrigado a todos!

    Guilherme Nau
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    oldschoolgod
    Para sair som de um valvulado só precisa de 2 segundos ,

    Não foi o que o Meteoro V12 me disse huahau

    mas o melhor é esperar um minuto dois.

    Porque não é aconselhado ou melhor? Diminui a vida útil das válvulas?

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a O que e amplificador valvulado?