Review Borne Evidence 212 - 100W 2x12

Autor Mensagem
Arpeggios From Hell
Veterano
# nov/11 · Editado por: Arpeggios From Hell


Antes de mais nada gostaria de mencionar que meu ampli anterior era um Laney LV200, que, infelizmente tive de me desfazer por questões financeiras. Mesmo os dois amplis não estando exatamente na mesma categoria, usarei o timbre anterior como base de comparação.


1 - Aparencia

O ampli veio numa caixa de papelão com logo da BORNE, modelo, Wattagem,etc, tudo bem explicado. Dentro da caixa ele estava envolto num plastico e com cantoneiras de papelão para não ficar "solto". Veio junto tambem o foot e o cabo de força numa caixinha separada, tudo bem organizado, assim como um manual beeeem simples e um adesivo legal da BORNE.Arindo a caixa e tirando o plástico revelou-se um belo visual preto, forte e muito bem acabado. Knobs "cabeça de galinha" cromados, todos firmes. A colcagem do "couro" é muito superior ao que eu tinha no Laney ! Muito precisa e o material usado para simularo "couro" é melhor. A qualidade da tela dos falantes é um pouco inferior, mas nada que desabone o conjunto.

Nota = 9 (não dou 10 pois há duas emendas na parte da frente do amp que poderiam estar na parte traseira, mas estou sendo chato, são quase imperceptiveis)


2 - Features


Dois canais - Clean com controles de médio,grave e agudo e Distortion (que pode ser acionado via foot incluso)com controle de graves e agudos mais controle de brilho .
Loop de efeitos e uma saida para caixas maiores.
Reverb de Mola
Chave bivolt (110/220)

Nota = 9,5 Tem tudo que um ampli desse gabarito precisa, mas senti um pouco de falta do controle de médios no canal distortion, apesar de eu usar pouco médio, só para fechar um pouquinho o timbre, sempre por volta do 2 ou 3. (Mesmo a chave de brilho fazendo uma boa diferença, não foi tão efetiva como uma de médios)


3 - Timbre


3.1 - Clean

Plugando a guitarra direto no ampli (Tenho uma Cort KX-Custom com Kit EMG Zakk Afinada em D) obtive uma resposta bem flat desse canal. Ele em comparação ao Laney tem uma resposta mais "real", não te leva nem pro grave, nem pro médio nem pro agudo. Meu Laney era bem real também, mas o falante Celestion puxa um pouquinho mais pro brilho.O Celestion tinha mais definição do que os falantes da BORNE, mas mesmo eles estando atras neste quesito não chega a atrapalhar o conjunto da
obra. Ainda há um pequena "distorção" no clean quando toco um pouco mais forte, mas acredito que seja a saida forte dos EMG's, ou alguma configuração em exagero da mimha parte, não passei tempo suficiente com ele ainda. Mas mais uma vez nada que comprometa.

Nota = 10 - Esse é o "highlight" do ampli.

3.2 - Distortion

Foi nesse canal que achei o ponto fraco deste ampli. Bom, sendo ele um SS não daria pra esperar uma distorção maravilhosa, nem mesmo uma no nivel da do Laney que era hibrida. Mas no "frigir dos ovos" dá para usar para um estudo, tirar musica em casa. Ela não é maravilhosa, mas também não é um lixo. A parte que senti que dava pra BORNE melhorar um pouco é nos graves desse canal. Falta ? Não, SOBRA !!! Eu sei que um 2x12 tem graves em demasia, mas mesmo com uma equalização priorizando os agudos, os graves racham (seria pelos falantes ? Acho que não pois com meu pedal de distorção os graves no canal limpo ficaram maravilhosos).Só toquei até agora em volumes baixos, não sei se esse quadro mudaria em volumes altos. Logo terei oportunidade de testar, alguém tem uma luz ?

3.3 - Timbre com os pedais

Seguindo a lógica do canal clean ser "highlight" do ampli, é nesse campo que ele se sai melhor e acredito que seja a principal finalidade dele. O uso com pedais, ou pedaleira. O Clean responde muito bem aos pedais e tras á tona as caracteristicas da guitarra + pedais, sem mascarar ou priorizar nenhuma frequencia.
Liguei meu Prodrive II direto no input e consegui uma otima distorção, tanto em modo Marshall como em Mesa Boogie, no Fender não testei muito pois não é minha prioridade. Agudos bem definidos, graves muito, mas muito "parrudos" (realmente 2x12 faz a diferença). E o que pode ter dado esse toque especial é a chave dos médios no canal clean, mesmo usando pouco, acho que eles equilibraram o quadro geral, o que não aconteceu no canal distortion.

Loop - Esse é um caso á parte. No Laney, ele era muito bom, não influenciava no timbre, fazia o papel dele. Quando eu ia tocar em qualquer outro ampli, em estudio, bar, buteco, ou os loops não funcionavam ou comiam um sinal maldito e matavam o timbre. Nunca toquei com meu delay fora do Laney. Estava com muito medo desse loop ter essa maldita caracteristica, mas para minha surpresa ele reagiu da mesma forma do Laney, bem neutro e não comeu sinal algum. Sá falta eu testar o PRODRIVE no loop agora e ver como fica.

Nota =11 ! Realemente ficou show de bola, pema que não posso abrir muito o volume, senão ninguém aguenta ficar em casa.


Considerações finais = Paguei R$ 1040,00 nesse ampli lá na Teodoro, os outros 2x12 que vi estavam na faixa de R$ 1.900,00 / 2.500,00. Acredito que o custo/beneficio desse BORNE é imbativel. Os pequenos pontos contra são compensados pelo baixo custo. Espero que a durabilidade seja boa, mas pelo que percebi do
Walter ele parece ser bem atencioso e se ocorrer algum problema não terei maiors dores de cabeça. Esse ampli vale muito mais pelo que oferece, está sendo vendido a um preço justo e entrega uma qualidade muito acima da média. Na minha humilde opinião vale a pena dar uma chance a BORNE !


Desculpe o review gigante, mas preferi detalhar bem por não ter gravado nada. Espero que depois do feriado consiga uma camera pelo menos pra gravar um video.


Abraços a todos e essas são minhas humildes opiniões, vamos discutir !!

clebergf
Veterano
# nov/11 · Editado por: clebergf
· votar


Arpeggios From Hell

Bacana cara, tenho um FCC 1260 e irei fazer um review dele também.
Vou ver se posto daqui a pouco e como não tenho muita experiência com amplis diferentes esse seu ajuda um pouco.
Cade os áudios? XD

Só uma dúvida quanto ao Loop, no meu o som fica extremamente baixo, ou seja não dá para usar a simulação de caixas pois ele não tem volume para o Loop, o seu é assim também?

Arpeggios From Hell
Veterano
# nov/11
· votar


clebergf

Então cara, to sem camera, mic ou qualquer coisa pra gravar infelizmente, vou tentar pegar depois do feriado. Quanto ao loop do meu ele não tem controle de volume, mas usando o delay ele fica bom, não come sinal nem fica baixo. Quanto a simulação ainda não testei o Prodrive nele. Você tá ligando os cabos corretamente ?

clebergf
Veterano
# nov/11
· votar


Arpeggios From Hell

Eu liguei a pedaleira no return in do ampli e a guita na pedaleira.
Tenho que ligar a guita no input?
Nunca usei ampli com Loop. XD

Arpeggios From Hell
Veterano
# nov/11
· votar


clebergf

Pedaleira eu nunca usei cara, só pedal mesmo, mas tenta outras ligações ai que deve ter algo errado. Dá uma olhadinha no manual da pedaleira, o loop desses BORNE é bem honesto. Talvez alguém apareça pra te dar uma luz de como ligar a pedaleira no loop.

edioceratineto
Veterano
# nov/11
· votar


Borne, a Fender brasileira!

edioceratineto
Veterano
# nov/11
· votar


clebergf

Faz assim (comigo dá certo e se eu nao me engano eh o correto): Liga a guitarra direto na input do borne. Depois pega um cabo e conecta o Send out com a imput da pedaleira. Depois pega outro cabo e conecta a output da pedala no return in. Espero q tambem tenha dado certo!

Abraço, amigo :)

Arpeggios From Hell
Veterano
# nov/11
· votar


edioceratineto
Nada cara, não é a oitava maravilha do mundo, mas pelo preço acho bem honesto. Por isso fiz esse review com os prós e contras. É um ampli honesto, vamos ver quanto a durabilidade.

edioceratineto
Veterano
# nov/11
· votar


Arpeggios From Hell

Hehe, eu sei q a borne nem se compara com a fender mesmo. Mas eh uma empresa q vai crescer mt e vai se destacar e um dia pode chegar ao nivel da fender, vai por mim.

Arpeggios From Hell
Veterano
# nov/11
· votar


edioceratineto

Se eles continuarem nessa pegada tem tudo pra conquistar um lugar ao sol !

edioceratineto
Veterano
# nov/11
· votar


Arpeggios From Hell

Pois eh

thefuga
Veterano
# nov/11
· votar


Muito bom o review! Estou querendo pegar o FCC1260, mas é sempre bom ver mais sobre a marca. Pelo jeito os pros são muito superiores aos contras.

edioceratineto
Veterano
# nov/11
· votar


thefuga

Sem contar q todos os borne tem um preço mt bom!

Arpeggios From Hell
Veterano
# nov/11
· votar


thefuga

Eu achei cara ! Pelo menos nessa faixa de ampli que eu procurava, foi o melhor custo beneficio. Testei na loja também o Gladiator 4X8, que é bem similar , mas não "empurra" tanto como esse, e o Clássico T7 valvulado que é uma maravilha de crunch, fiquei muito balançado no Evidence e no T7, mas o fato do T7 não ter equalização independente no final pesou contra. O conjunto do Evidence venceu, mesmo não tendo timbre valvulado (me crucifiquem por favor).

clebergf
Veterano
# nov/11
· votar


edioceratineto

Tentei fazer uns testes aqui mas não rolou, liguei igual vc falou mas a microfonia ficou absurda.
Depois irei fazer mais testes.
Meu review vai atrasar o meu mic chegou mas não está funcionando...foda...

Arpeggios From Hell

Faz um teste no Prodive depois e posta ai se tu curtiu...

Arpeggios From Hell
Veterano
# nov/11
· votar


clebergf

Essa semana to enroladissimo, mas no feriado vou pegar pra fazer uns testes mais finos ...

edioceratineto
Veterano
# nov/11
· votar


clebergf

ih, cara! era pra ter dado certo! será q nao tem algo de errado com o cabo?

carlos adolphs
Veterano
# nov/11
· votar


clebergf
Não dá pra vc ligar a pedaleira simplesmente, no loop, sem ajustar todos os ganhos dela, tanto de entrada como saída.Vc tem ela ajustada para níveis de sinal de entrada de 0,05 Volts(saida da guitarra), mais ou menos, e agora ao colocar no loop vc entra nela com sinais de 2 volts mais ou menos, Isso representa 40 vezes mais sinal.Acho que a microfonia está explicada, não é?Equivale a ter dado 4 voltas de volume ou ganho ao máximo(se isso fosse possível, claro).Tá precisando ler e se informar um pouco mais.Não tem desculpa!Larga a mão da lombeira e vai ao estudo!Vc vai se admirar de quanta coisa está fazendo de errado.É necessário entender a coisa.É como carro, não é só ligar o motor e acelerar, tem embreagem, freio, troca de marcha e principalmente, leis de trânsito.Os amplis tem as leis de ligação.Estude!Abcs.

Arpeggios From Hell
Veterano
# nov/11
· votar


clebergf

Não falei que apareceria alguém mais bem informado sobre o assunto ! Valeu carlos adolphs !! Cara, perde um tempo com esse loop ai porque ele é mto interessante, aproveita que ele não come sinal e extrai o melhor da tua pedaleira !! Quando tiver novidades poste ai !!!

clebergf
Veterano
# nov/11 · Editado por: clebergf
· votar


carlos adolphs

Valeu pelo toque.
Estou realmente procurando informações sobre como que funciona o Loop nos amplificadores, pois como informei acima nunca tive um com Loop e nunca tinha utilizado esse recurso.
Aliás, esse é o meu primeiro ampli "de verdade" e quando li o review do Arpeggios From Hell fiquei curioso e tentei testar e foi o que você viu ai nos posts, eu imaginava que o Loop era mais para efeitos de modulação e tals e como tenho pedaleira onde todos os efeitos estão juntos nem pensei em usar por enquanto.
Sei muito bem que precisamos estudar e entender dos assuntos e é exatamente o que me faz procurar o fórum e outras fontes para entender o funcionamento do ampli, pedal, guitarra e afins.

Arpeggios From Hell
Veterano
# nov/11
· votar


clebergf

É assim que evoluimos ! Eu posto pouquissimo aqui, aliás fazia anos. Mas estou sempre lendo e absorvendo informação. Trocando experiências a gente se ajuda !!

Futuro_Guitarrista
Veterano
# nov/11
· votar


Arpeggios From Hell
tava lendo o tópico aqui e me interessei por esse amp e o que mais me surpreendeu foi a diferença de 200 reais do FCC 1260 (1x12", uns 850 pelo que vi na internet) pra esse Evidence 212, agora estou meio na duvida qual que compro hehe...Vc por acaso ja testou o FCC?

edioceratineto
Veterano
# nov/11 · Editado por: edioceratineto
· votar


Arpeggios From Hell

cara, meu primo viu meu fcc1260 e curtiu mt. so q ele tava precisando de algo mais potente pra shows e tal e falei desse borne evidence. daí ele falou pra eu perguntar aqui no forum duas coisas:

- Meu primo vai usar em show, mas tambem quer tocar na casa dele, da pra deixar o volume dos 100 watts baixo ou perde muita pressao sonora?

-(na verdade essa duvida eh minha) o meu borne fcc 1260 tambem nao tem o controle de medios, da pra deixar tudo flat no amp e equalizar na minha pedaleira (boss me 25 q tem jeito de equalizar nela)? Fica bom?

P.S.: O Borne T7 eh bom? (Duvida do meu primo) (Na verdade, a principal dúvida do meu primo eh se ele pega o borne evidence q eh SS e toca em shows sem microfonar ou pega o Borne T7 e microfona.) E então? Melhor um ss potente e com 2 de 12 ou um VALVULADO com 1 de 12?

Futuro_Guitarrista
Veterano
# nov/11
· votar


edioceratineto
Essa semana vou dar uma ida na teodoro pra ver o FCC, o q vc acha dele em questao de timbre, qualidade do falante e do canal limpo?? Gostaria de uma opiniao de quem tem um desses hehe, flw abraço

clebergf
Veterano
# nov/11 · Editado por: clebergf
· votar


Futuro_Guitarrista

Cara eu tenho um FCC e assim como no Evidence um dos pontos fortes dele é o Clean.
irei fazer um review dele, na realidade iria fazer ontem mas o mic que eu comprei chegou zuado.
Comprei o meu na Nick Music na Teodoro e paguei R$600 nele, porém era o último no dia que eu fui, dá um pulo lá, quem sabe chegou mais...

Futuro_Guitarrista
Veterano
# nov/11
· votar


clebergf
Vc quis dizer que o clean do Evidence seria melhor no caso né, mas pra mim estudar aqui em casa e tudo o evidence seria um pouco demais, fora dificuldade de transporte e tudo hehe, acho que o FCC é o melhor pra mim...Se eu achar um por la aviso aqui hehe, e essa loja é em qual altura da teodoro? Não me soa familiar esse nome

edioceratineto
Veterano
# nov/11
· votar


Futuro_Guitarrista

O timbre do fcc com pedal/pedaleira fica mt bom.. O falante nao faço ideia de qual seja, mas nao deixa a desejar. E o clean dele eh excelente!

Abraço!

Futuro_Guitarrista
Veterano
# nov/11
· votar


edioceratineto
Fico feliz em ouvir essas opiniões sobre o FCC, vou testa-lo e se eu gostar, comprarei hehe...Valeu a todo o pessoal que ajudou ai e desculpe por transformar o topico de review do evidence em um chat sobre o FCC kkkk

Flw, abraços!

clebergf
Veterano
# nov/11
· votar


Futuro_Guitarrista

Eu quis dizer que o clean do FCC também é muito bom, assim como foi relatado aqui o do Evidence.
A loja fica naquela galeria onde tem várias lojas é a segunda do lado direito.
http://www.nickmusic.com.br/

Arpeggios From Hell
Veterano
# nov/11
· votar


Futuro_Guitarrista

Vamos lá :

- Meu primo vai usar em show, mas tambem quer tocar na casa dele, da pra deixar o volume dos 100 watts baixo ou perde muita pressao sonora?

Dá pra deixar sim, mas perde-se algumas frequencias, mas se é para estudi não tem problema, só que eu to sofrendo pra deixar o volume dele baixo, pq o bicho fala pra kct.

-(na verdade essa duvida eh minha) o meu borne fcc 1260 tambem nao tem o controle de medios, da pra deixar tudo flat no amp e equalizar na minha pedaleira (boss me 25 q tem jeito de equalizar nela)? Fica bom?

Cara ele não tem controle de médios no canal Distortion, usa o clean que tem esse controle e tenta tirar um distorção boa na tua pedaleira, ou caso voce queira usar so as modulações dela, por no loop.

P.S.: O Borne T7 eh bom? (Duvida do meu primo) (Na verdade, a principal dúvida do meu primo eh se ele pega o borne evidence q eh SS e toca em shows sem microfonar ou pega o Borne T7 e microfona.) E então? Melhor um ss potente e com 2 de 12 ou um VALVULADO com 1 de 12?

Cara o T7 é ótimo ! Mas ele chega até um crunch AC/DC no máximo, depende do tipo de som que ele toca. Fiquei tentadissimo em pega-lo, mas como toco Metal preciso de "pressão".Mesmo o Evidence sendo SS eu preferi pegar ele pelo conjunto, ele tem 2x12,loop, equalização independente (o T7 vem pré-equalizado, isso que me fez não pega-lo). Tem que ir na loja com tempo e testar todas opções.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Review Borne Evidence 212 - 100W 2x12