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Wild Midnight Veterano |
# out/11
Esses dias eu estava num estúdio q tinha um JCM 900 valvulado (cubo), logo q vi fiquei na maior animação pra tocar nele pois nunca tinha tocado em um amp valvulado descente só q pra minha decepção quando eu fui tocar não sei se pq ele não era stack ou pq eu não regulei corretamente só sei q a distorção me decepcionou muito, pq tava muitoo fraca msm com o ganho total.
Bom vamos a minha dúvida andei pesquisando amps da Marshall (cabeçotes pra ser mais claro) e os q chamaram mais minha atenção foram o Jubilee 2555(difícil de achar -.-), JCM 800 (eu sei q o Jubilee é um JCM 800 "modificado") e o JCM 900. E o que seria melhor financeiramente falando seria o JCM 900 só q após eu testar ele no estúdio eu meio q desanimei dele. Então eu gostaria de peguntar qual dos amps citados acima possui uma distorção boa potente para não precisar usar pedais?
*Já vi várias reviews no youtube porém a esmagadora maioria estava usando pedais de boost.
**Me perdoem se vc's já tiverem visto essa dúvida em algum outro tópico mas eu utilizei a busca e não encontrei coisas parecidas.
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Van_Lorien Veterano |
# out/11
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Wild Midnight Não sei o que tu considera ganho suficiente, mas no geral, os Marshall JCM ficaram populares nos anos 80 através do uso deles com um pedal de boost ou com o amplificador "cranked" (no talo). Pode ser que tu não tenha gostado da distorção por não ter utilizado alto volume, o que é necessário também para que haja peso pois os falantes precisam de força para serem movimentados.
Obs: Nunca toquei em um Marshall JCM, escrevi isso me baseando no que já li, ouvi e e em experiências com outros equipamentos.
Abs
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Wild Midnight Veterano |
# out/11
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O suficiente eu digo algo q se aproxime de um som não pesado tipow dst de heavy metal mas algo pra hard rock tipow Aerosmith, AC/DC, Guns e por ai vai, no caso desse JCM 900 a dst ficou algo parecido com um som de Fender (digo uma dst bem light) e bom pode ter sido o fator volume msm pois não abri muito o som.
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Doggy Veterano |
# out/11
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Você tentou saturar o Power Amp?
Deve ser por isso.
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Spect Veterano |
# out/11
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dst ficou algo parecido com um som de Fender (digo uma dst bem light)
Você deve ter só conseguido de leve saturar o pré. A distorção que você procura é proveniente do power, que só vem com o volume aberto.
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Wild Midnight Veterano |
# out/11
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É realmente o volume não estava muito aberto msm, mas dos 3 citados eu percebi q o 2555 parece ser um pouco mais forte q o 900 e o 800, impressão apenas ou realmente ele possui algo de diferente?
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zaqueu_grunge Veterano |
# out/11
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É o que tá aí em cima: o "bonito" do amp só vai vir com o volume lá em cima. É exatamente o som ao vivo do AC/DC.
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diwillo Veterano |
# out/11
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Sem abrir o volume de um amp desse, vc não consegue ganho nem com a chave do ganho no talo hehehe
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georginho_gallagher Veterano |
# out/11
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Wild Midnight
estranho essa distorção a lá fender. Mesmo em baixos volumes esse amp já deveria entregar uma distorção legal, visto que os jcm já tem uma distorção de pré c/ ganho considerável, principalmente o 900.
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StratoBlues Veterano |
# out/11
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Wild Midnight
Qual era o volume que você estava tocando? Pra ter esse peso todo que você está querendo, experimente colocar o volume no 8... Até lá, não desdenhe do amplificador, é bem capaz que você tenha uma boa surpresa.
Sobre amplficadores desta potência, vale lembrar se vai usar algo que para chegar onde quer, necessita estar tão alto. Talvez, fosse mais interessante você procurar um amplificador de menor potência, que saturaria as valvulas do Power e do Pré mais cedo, lhe entregando a tão sonhada "distorção valvulada", sem necessitar tocar pro quarteirão inteiro...
Espero ter ajudado,
abraço.
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georginho_gallagher Veterano |
# out/11
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StratoBlues
saturaria as valvulas do Power e do Pré mais cedo
pra saturar o Pré, basta aumentar o Gain.
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StratoBlues Veterano |
# out/11
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georginho_gallagher
Correto, porém, para obter a distorção descrita pelo colega, necessita de maior volume não? Saturando as do pré, como ele já descreveu ter feito, em conjunto com um maior volume, que satura as do power, ele provávelmente vai chegar na distorção esperada.
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Calime Veterano |
# out/11
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Talvez, fosse mais interessante você procurar um amplificador de menor potência, que saturaria as valvulas do Power e do Pré mais cedo, lhe entregando a tão sonhada "distorção valvulada", sem necessitar tocar pro quarteirão inteiro...
è por isso que gosto de ensaiar em studios alugados com bom isolamento. Como o som a minha banda é um "tiquin" pesada, as vezes alugamos um estudio com bom isolamento pra poder tocar "live", no vol que costumamos tocar ao vivo (em geral, numa escala de 0 a 10 fica no 8).
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georginho_gallagher Veterano |
# out/11
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StratoBlues
Entendo a informação que vc quis passar. Só que, no caso do JCM 900, que tem uma pré-amplificação já voltada para distorção, já cheia de CI's e diodos por entre as válvulas de pré (que devem ser umas 4), acho que já é suficiente para gerar um tanto de ganho (não volume) desejado.
Não dá pra comparar um JCM 900 com amps como bassman, jtm, plexi, vox ac (ou outros que seguem esse padrão); em que no 4-5 vc tem um clean, e no 9-10 vc tem um overdrive animal. Esses amps irão entregar o seu maior overdrive realmente com a saturação das válvulas do power.
Num JCM 900 saturar o power vai sim melhorar o timbre, entregar mais ganho. Porém apesar de as el34 dos marshalls distorcerem legal (p. ex. comparadas com as 6l6), não vai haver uma diferença da água para o vinho em questão de ganho, saturando ou não o power. Com ele no talo, chutaria aí uns 80-90% do gain vindo do pré, e uns 20 -10% da distorção do power.
Assim como o JCM 900, temos alguns outros amps já projetados para fornecerem distorção de pré, como o 5150, ou como os Boogies.
Lendo o posto do colega, me passa a idéia de que alguma coisa estava errada por lá, amp zuado, algo assim. Tenho o JCM 2000 que é um amp mais "cru" que o 900, mesmo assim em baixos volumes já entrega um drive bem legal, não precisa ficar surdo. Claro que com volume do 7 para cima melhora, mas não dá difereças absurdas de ganho como o pessoal "prega" por aí. É mais compressão, harmônico, e uma parcela variável a mais de ganho. Isso depende muito do projeto do amp. Inclusive ele tem um canal baseado no 900 que já entrega um drive porrada no 0,5.
espero ter sido compreensível, abraço
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StratoBlues Veterano |
# out/11
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georginho_gallagher
Opa, muito obrigado pela resposta, foi realmente educativa! Eu sabia que o JCM 900 não era igual o Plexi ( que toquei aqui num estúdio e fiquei fascinado), mas não sabia de algumas informações passadas! Neste caso, devo seguir então a informação passada ( sobre a distorção de Pré, devido aos CI's).
Wild Midnight
Bem, como o colega georginho citou acima, talvez o ampli estivesse zuado, ou ainda mais, talvez o timbre marshall não seja a tua praia, visto que muita gente tem uma falsa idéia de que os Marshall são mestres do ganho, quando se esquecem que a maioria dos usuários sempre usam um pedal pra empurrar.
No caso do JCM 900, eu já não posso afirmar, já que como foi dito acima, ele possui outras configurações. No caso de um Plexi, um JTM45, um bluesbreaker, acho que já seria um timbre marshall "clássico", e sem algum pedal, acho difícil chegar no "PESO" desejado.
Espero ter ajudado!
Abraço.
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Oijpedro Veterano |
# out/11
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Jcm 900 cubo? o.o
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Wild Midnight Veterano |
# nov/11
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Oijpedro a versão sem ser stack ou mini
StratoBlues Pelo contrario é justamente oq eu procuro, e o Plexi e um amp mais vintage e na verdade oq eu queria era tirar aquele som de marshall bem saturado, mas não quero algo entupido de ganho como um Mesa, Bugera, etc. E a questão do volume não seria a solução comprar um cab pequeno?
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Invalid User Veterano |
# nov/11
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Compra um amp de potência menor, assim você consegue saturar sem ficar tão alto que chega a atrapalhar os outros membros da banda e o som vai ser animal.
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Wild Midnight Veterano |
# nov/11
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Invalid User
Mas um head de potência baixa é meio difícil achar um q tenha o msm som de um JCM, e comprar um cab de 1x12 não daria na msm?
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turtlefingers Veterano |
# nov/11
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Haja Borracha... Bom, vamos lá... A distorção do JCM é bem abelha, mesmo sendo valvulado, mas é bem maior que um Fender. O amp provavelmente estava com algum defeito ou falta de manutenção, vide que amp de estúdio é igual a penteadeira de "primas" em alguns casos.
Saturar o power de um amp de 100W não é tão simples e esse modelo não precisa disso para obter uma grande saturação, para isso inventaram o botão Master.
Potencia menor é relativo, pois 15W derrubam os vizinhos...
Teste outro JCM900, vai ser bem mais simples.
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