porque o marshall usa 3 transformadores

    Autor Mensagem
    Fábio Santiago
    Veterano
    # out/11


    Olá diversos Marshall q vi usa 3 transformadores e 3 ecc83 2el34 os de 50w.

    vou customizar meu amp par ter o timbre mais proximo do marshall,

    mas meu amp tem 2 transformadores e 2 ecc83 e 2 el34, mas não quero adicionar mais componentes ex(mais um trafo e mais uma valvula ecc83) sendo assim é possivel eu ter o timbre mais proximo?

    Magrinho123
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Fábio Santiago
    se uma pedaleira de boa qualidade consegue timbres próximos à um Marshall só com um montão de transístores socados num circuito integrado, pode ter certeza de que pra aproximar teu amp de um marshall não vai ser a quantidade de transformadores ou válvulas, e sim o tipo deles, assim como o esquema de ligação e falante. Não faço a mínima idéia do porque do Marshall usar 3 trafos, mas talvez seja pra ajudar impedâncias de uma parte do circuito até outra.

    JC_Junior
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Trafo 1 - Trafo de Saída. Serve para aclopar a impedâncias de saída do circuito do amp (alta impedância) com a do alto-falante (baixa impedância).


    Trafo 2 - Trafo de entrada. Serve para ajustar a tensão da rede elétrica num nível compatível com a alimentação do circuito do amp.


    Trafo 3 - Chamado de "Choke". Tem como função filtrar a onda retificada no circuito do amp, deixando a "forma de onda" mais reta possível. Ou também impedindo as formas de onda AC deixando passar somente as DC.

    Fábio Santiago
    Veterano
    # out/11
    · votar


    JC_Junior
    no caso tem esse trafo choke a mais, no meu caso o meu a retificação é por diodos, muda alguma coisa no timbre?

    JC_Junior
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Fábio Santiago


    No caso do Choke, não.

    O que ele causa é que quando o amp não o possui apresenta um "hum" um pouco mais acentuado que o amp que possui um.

    Quanto à retificação por diodos, eu não sei explicar o que causa no timbre, já vi várias pessoas falarem que tem uma diferença, mas nunca tive experiência para explicar o que realmente causa.

    carlos adolphs
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Fábio Santiago
    JC_Junior
    Boas!Há uma confusão misturada com lenda na história do Diodo de Silício X Diodo Termoiônico.Não há porque haver qualquer modificação de timbre se vc tem 500V retificados por um meio ou outro.Voltagens iguais, efeitos iguais.A diferença sentida se deve ao fato que nos diodos termoiônicos(válvula), existe o outro fator da lenda, que é o tal do SAG.O Sag é o efeito que ocorre nas válvulas diodo, cuja resistência interna aumenta com o aumento da corrente.Isso cria uma compressão natural, pois quando aumento o punch e o sinal da guitarra ou baixo se torna mais forte, o power é mais excitado e exige mais corrente.Nesse momento, a valvula diodo sente mais corrente circulando, a resistência interna aumentada "cria" uma queda maior de voltagem, fazendo com que a voltagem de + B caia, limitando a potência.Isso é compressão.Essa queda acarreta um aumento de distorção, que faz o timbre "soar" diferente.Se eu tomar umas 4 valvulas diodo e colocar em paralelo, de modo a diminuir a resistencia interna total, o efeito práticamente some e o ampli reage da mesma maneira que com o diodo SS.Quanto ao choque(3º transformador)o JC_Junior já disse o que precisava.O fato do seu ampli só ter 2 ECC83(12AX7), só faz com que o mesmo seja "seco'(sem saturação).Lembre-se que timbre é um conjunto de coisas, guitarra, ampli e caixa e não sómente ampli.Pois se vc colocá-lo como centro do negócio, vai ter que comprar os trafos originais, para que seu circuito reaja exatamente como o original.Abcs.

    Fábio Santiago
    Veterano
    # out/11
    · votar


    carlos adolphs

    isso eu deduzi pelas ecc83 q iria ter mesnos saturação,

    mas quando o volume está no maximo e o master na metade o som fica um pouco crush meio ac/ dc, mas o timbre não tava muito parecido, uma porque o amp tava com 6l6.

    então mandei o tecnico q o fez timbrar pra min pra ficar estilo marshall, mas nao sei se vou conseguir pelo menos um timbre proximo, já mandei colocar valvulas el34 por isso

    tenho uma valvula ecc83 de reserva aqui comigo zerada, to penasando em falar pra ele colocar tb pra conseguir mais saturação compensa fazer isso?

    carlos adolphs
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Fábio Santiago
    Espere para ouvir primeiro.Como falei, o timbre depende também dos trafos, não é só circuito.Abcs.

    wiskeria
    Veterano
    # out/11
    · votar


    outra, se seu falante for ruim pode esquecer o timbre marshall! O falante faz uma diferença grande no timbre, e um bom falante dificilmente sai por menos de 300 reais.

    JC_Junior
    Veterano
    # out/11
    · votar


    carlos adolphs

    Muito interessante!

    Agradeço pelo esclarecimento, mestre!


    Abraço.

    Fábio Santiago
    Veterano
    # out/11
    · votar


    wiskeria
    e se eu colocar o emimence legend ficaria parecido o som?

    Fábio Santiago
    Veterano
    # out/11
    · votar


    up

    carlos adolphs
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Fábio Santiago
    Não, o timbre dos Eminence são diferentes dos Celestions usados pela Marshall.Tem características próximas mas não iguais ao ponto de igualar o timbre natural.A coisa fica mais pra Fender.

    Filipe Reis
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Fábio Santiago

    Cara infelizmente se quizer o som o mais próximo do Marshall terá de usar Celestion. Mas eu uso os falantes ACE da Alien Amps. aqui que tem um bem puxado pro britânico com justamente um JCM 800 clone e acho bem satisfatório!

    Fábio Santiago
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Filipe Reis
    aonde posso achar estes falantes?

    alguem sabe se o selenium hot gig é bom?

    eu resolvi mudar o projeto do meu amp handmade
    mandei mudar o circuito do pre e add + uma valvula ecc83 ficando 2 de pre e uma inversora, e 2 el34 de power, ficando igual o jcm800 e até os controles tb. ganho - agudo - medio - grave- presence- master.

    o mas eu não sei o qto de ganho devo mandar o tecnico timbrar pra min pq nunca toquei num jcm800, como vcs me aconselhariam?

    carlos adolphs
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Fábio Santiago
    Não tem essa de "quanto de ganho", isso não timbra nada.Se repetir o esquema do JCM é o quanto basta.Fica bom.Abcs.

    Fábio Santiago
    Veterano
    # out/11
    · votar


    e que o tecnico me disse o quanto eu queria de saturação.

    carlos adolphs
    desculpe acima quando falei sobre timbre não era isso q eu queria diser,


    e eu fiquei em duvida pois como disse acima nunca toquei em um, tem gente q mudava o esquema pra conseguir mais saturação,

    mas eu queria poder ter um som limpo tb quando eu abaixar o ganho e aumentar o master, o que mando fazer nesse caso?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a porque o marshall usa 3 transformadores