Primeira montagem PP - Bassman 5F6

Autor Mensagem
Filipe Reis
Veterano
# set/11
· votar


carlos adolphs

Sim mestre é o 5F6A. Abraços e obrigado novamente

carlos adolphs
Veterano
# set/11 · Editado por: carlos adolphs
· votar


Filipe Reis
Tomem cuidado com o uso do choque de filtro.Lembrem sempre que o valor da indutância dele, em conjunto com os eletrolíticos de entrada e saída do choque, formam um filtro PI sintonizado em 120Hz(frequencia resultante de componente AC não filtrada, que sempre existe, de uma retificação em onda completa).
Se vc trocar o valor dos capacitores, vai alterar a sintonia do filtro, e ele passa a não resolver mais nada.Da mesma forma se trocar o choque pro outro valor, também vai tirar da sintonia.Para vc achar a indutância correta do choque, tem que fazer o cálculo do filtro PI, em 120Hz, com os capacitores originais do circuito.
Teoria aqui:
http://www.audiolink.com.br/audiolink/guitar/d_dimensionando.htm
Abcs.

Filipe Reis
Veterano
# out/11 · Editado por: Filipe Reis
· votar


carlos adolphs

Mestre e você me acaba de lembrar outra coisa... Pretendo usar dois tipos de retificação nesse Bassman agora, isto é diodos e válvula (GZ34) selecionados por chave (serão muito bem vindas dicas de como fazer isso seguramente, hehe), então agora mesmo é que o valor dos capacitores não poderá ser alterado correto ?

Difícil vai ser arrumar capacitores de 20uF x 500 volts. Será que posso usar os comerciais 22uF ou mesmo associar dois capacitores de 47uF(que é o que provavelmente irei fazer) sem tirar muito da sintonia do filtro PI ?

É... estou achando também que precisarei urgentemente comprar um indutímetro, kkkkkk

Abraços mestre

carlos adolphs
Veterano
# out/11
· votar


Filipe Reis
Sim, importante manter o capacitor de entrada do filtro em valores originais.A carga inicial ao ligar é quase um curto.Se aumentar muito o valor, a válvula retificadora vai pro vinagre.Com 22uF tá bom, dois de 47 em serie tá bom também, só não pode esquecer de colocar resistores de 470k/2W em paralelo com cada um de 47, para dividir corretamente a carga.Selecionar DC é problemático.Melhor vc chavear os retificadores interrompendo entre o secundário e os retificadores/válvula , com chave especial para alta tensão.Assim interrompe AC, que não dá muito galho,ligação tipo HH - Secundário no centro da chave, um lado retificador outro lado GZ.Abcs.

Filipe Reis
Veterano
# out/11
· votar


Certo mestre! Mais uma dúvida me surgiu aqui... Você acha que terei problemas com a estabilidade das tensões ao trocar de retificação ?

Tipo estou tocando com retificação valvulada e logo depois resolvo trocar para os diodos, pergunto as tensões (principalmente a de bias) irão se alterar correto ? Pelo que o penso isso pode ser prejudicial ao amp.

Abraços

carlos adolphs
Veterano
# out/11
· votar


Filipe Reis
Na realidade nada será afetado.Vc não chaveia bias, apenas a alta, e se vc estiver em válvula e passar para diodo, apenas vai aumentar ligeiramente a voltagem no filtro.Agora, tem que seguir a recomendação dos dual rectifier:Ninguém troca de retificador com ampli funcionando!Tem que por em standby e daí trocar.Troca de retificador não é pedal...Abcs.

Filipe Reis
Veterano
# out/11
· votar


carlos adolphs

Sim sim mestre nem passou pela minha cabeça trocar de retificador com o ampli ligado... Isso é pedir pra dar problema no amplificador.

Agora sobre o aumento de tensão mesmo que pequeno isso não é suficiente pra tirar o amplificador "do ponto" não ?

carlos adolphs
Veterano
# out/11
· votar


Filipe Reis
O ajuste de bias é feito com o caso de voltagem mais alta(diodos), para a retificadora estará coberto e ainda dará uma compressão devido ao Sag.Abcs.

Filipe Reis
Veterano
# out/11
· votar


carlos adolphs

Perfeito então mestre! Agora mãos à obra!!! (e bolsos também kkk)

Abraços

Filipe Reis
Veterano
# out/11 · Editado por: Filipe Reis
· votar


carlos adolphs

6,3 V/ 4,5A, derivação central: 2 X 12 espiras fio 14

Mestre nesse secundário que o sr. calculou como estou usando center tap eu não poderia enrolar com um fio de menor bitola? Por que se me lembro bem quando enrolamos com center tap a bitola do fio diminui certo ?

E de acordo com a tabela AWG abaixo aqui o fio 14 "aguenta" carregar até 6 A.

http://www.novacon.com.br/audiotabawg.htm

carlos adolphs
Veterano
# out/11
· votar


Filipe Reis
Não inventa meu guri!KKKK!Secundário com center tap que usa fio mais fino é só pra retificador.Cada lado do semiciclo vai ser usado uma parte do enrolamento.Nos filamentos o center tap tem outro uso, que é estabelecer potencial de terra igual em relação aos extremos e funciona em CA, que usa os dois enrolamentos ao mesmo tempo.Note que cada enrolamento tem 3,15 V e não 2X6,3V.Agora eu sei porque teus trafos esquentam.Vamos falar do fio 14:Sim a corrente Máxima é de 6,17A(isso é o que a tabela reflete para um aquecimento de 120º após 1 hora).Estamos trabalhando no projeto com rendimentos da ordem de 80%.Então a corrente real máxima será 4, 93 A, se o projeto é para 4,5A, tá trabalhando com uma certa folga.Os valores que lhe dei são para transformadores que trabalham frios para regime máximo de projeto.Se usar o fio 15 na mesma condição, já não dá.Abcs.

Filipe Reis
Veterano
# out/11
· votar


carlos adolphs
Não inventa meu guri...

Ok ok mestre! kkkk Chega de invencionices, já tinha até enrolado o transformador e só tive dois probleminhas no secundário da válvula retificadora que ao invés de dar 5v tá dando 4,7v e no secundário de 6,3v que do centar tap a uma ponta dá 3,2~3,3v e na outra ponta tá dando 4,5v !!! Tem alguma besteira que eu fiz com certeza porque nos outros secundários tão batendo com os cálculos.

macaco veio
Veterano
# out/11
· votar


Filipe Reis
uma ponta dá 3,2~3,3v e na outra ponta tá dando 4,5v !!!
dando uma ajudinha, talvez voce esteja enrolando dois enrolamentos separados um sobre o outro, o enrolamento tem que ser bifilar, num enrolamento só, os dois fios de uma vez.

macaco veio
Veterano
# out/11
· votar


alias, esqueci de dizer, no mesmo enrolamento mas um vai pra um lado e outro pro outro lado, (não exatamente bifilar).

carlos adolphs
Veterano
# out/11 · Editado por: carlos adolphs
· votar


macaco veio
Filipe Reis
Filipe, tenta fazer como o macaco veio falou.Eu faço da mesma maneira.Eu pego o fio necessário, estendo no quintal, dobro uma vez ao meio e inicio o enrolamento usando a dobra do fio.Daí por diante, dá as 12 espiras, que eles vão ficar exatamente iguais.Ao finalizar, corta a dobra.Um dos fios da dobra tem que ser ligado junto com um dos da ponta, para dar a fase correta e ficar como centro do enrolamento.No secundário da retificadora, põe uma espira a mais, no de filamento que tá dando 4,5V, parece que tem duas espiras a mais, aí tem que tirar.Abcs.

Filipe Reis
Veterano
# out/11
· votar


macaco veio
carlos adolphs
Ok! Vou fazer desta forma. Obrigado

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Primeira montagem PP - Bassman 5F6