Comprei => Power valvulado Gemini tubeamps

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xiristian
Veterano
# set/11 · Editado por: xiristian


Ola pessoal, como o nome to topico ja diz, comprei um power Gemini da tubeamps, estou extremamente satisfeito, chegou hj de manha e ja dei uma breve testada só pra garantir que estava tudo ok.

Especificações: ele vem com 2 6l6 e uma 12ax7, o q deve dar 50w segundo o site da tubeamps, controles de master e presence. Comprei usado d um kra em salvador, muito gente boa por sinal, e dois dias depois do envio chegou aki.

Primeiras impressões: Bem, n posso opinar muito pq n testei muito bem. É meu primeiro valvulado, até ontem só tinha um cubo staner kute 25, com falante d 8", entao tive que testar o power com esse falante mesmo. Mas mesmo assim o som é extremamente diferente. Inicialmente liguei com meu pré doctor drive q estava encostado, o timbre ficou legal, n ficou melhor devido ao falante e talvez às válvulas do doc q ja devem estar velhas, tenho ele ja faz um tempo.

Depois liguei com minha GT-10, e ja ficou melhor, precisando apenas um ajuste na eq p compensar a sobra agudos.

Custo/Beneficio: Entao, essa é a parte boa, comprei o power por 500 mangos, +200 do sedex, e pronto....só preciso comprar uns falantes legais p poder aproveitar ao maximo. Depois posto mais impressões sobre ele.

Vlw galera

xiristian
Veterano
# set/11 · Editado por: xiristian
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Aproveitando p dar um up, as valvulas não são 2 6l6, sao 2 6550 sovtek. O que pelo site da tubeamps diz q são 75 watts. n conheço muita coisa sobre esta, alguém pode me dizer alguma caracteristica dela em relação às outras mais conhecidas como el34, 6l6...?

carlos adolphs
Veterano
# set/11
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xiristian
As 6550 tem característica tonal semelhante às 6L6.As válvulas 6L6, 5881, 6550 são todas derivadas de uma só, chamada 807, sendo práticamente idênticas em construção interna.Realmente 2X6550 fazem 75W com sobra, sem forçar a válvula.Se usar no máximo, 2 podem chegar até 120W.Abcs.

xiristian
Veterano
# set/11
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carlos adolphs
Obrigado pelos esclarecimentos mestre, tenho só mais uma dúvida, comprei esse power usado e n sei a qto tempo o cara usa ele com essas valvulas, acho q tem uns 2 anos ja....tanto q o nome na valvula só foi possivel enxergar pelo reflexo "fantasma" q fica no vidro no lugar onde estava escrito. Acha melhor eu trocar e colocar umas novas?? se n, quando devo trocar?

carlos adolphs
Veterano
# set/11 · Editado por: carlos adolphs
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xiristian
Como já falei para o pessoal em vezes anteriores, o fato de ter dois anos não significa que as válvulas estejam fracas, pois as 6550 duram em média, ainda mais nesse circuito que não puxa tudo dela, em torno de 5 anos.Pense sempre na válvula como sendo igual ao tubo de imagem do televisor.Vc trocaria o tubo a cada dois anos?Não.Para ter uma idéia os tubos de imagem de TVs duram em média 8 anos.Agora, se vc quiser trocar as válvulas, pode mandar as velhas pra mim, que aceito doações.Ehehehehe!

Filipe Reis
Veterano
# set/11
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ara ter uma idéia os tubos de imagem de TVs duram em média 8 anos.

O da qui da minha casa tá fazendo hora extra já então, hehehe beirando os 20 anos.

JC_Junior
Veterano
# set/11
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carlos adolphs

As minhas EL34 duraram 1 ano. Os espaçadores de mica estão todos "separados" as 3 camadas parecem que se descolaram uma da outra. Eram chinesas sem marca, vai ver era por isso.

Comprei um par casado da Mesa, queria saber de que fábrica elas são, alguns falam que é Sovtek outros que é Electro-Harmonix fiquei na dúvida.

Outra questão é sobre a KT77, eu li que ela é equivalente a EL34 com mais bottom end e que pode ser trocada com o mesmo bias da El34, essa informação procede? O meu amp é um Kustom Defender 50W.

carlos adolphs
Veterano
# set/11
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JC_Junior
Os Kinkless Tetrodes (KT) são uma espécie a parte de válvulas, e nunhuma delas é equivalente exata de qualquer outra.Apenas na faixa de potência, e admitem várias configurações não usuais às outras.Portanto, não faria a substituição direta, sem saber a exata impedância do trafo de saída e a voltagem de placa/2ª grade.Por exemplo, com 6Kohms PP, 400V em placa, 400 segunda grade, o bias é -31V.Se aumentar para 500V em placa, o bias tem que ser de -43V e se colocar 600V em placa, o bias tem que ir a -57V, mantida a mesma impedância.Como vê é uma válvula versátil e robusta, mas tem que ser usada corretamente.ELs são ELs, KTs são Kts.Ainda a título de conhecimento, se usadas em regime máximo, duram em média 5000 horas.Se usadas em regime de 85% do máximo(é o normal), duram 10000 horas.Isso quer dizer que se vc tocar um ampli normal com ELs ou KTs, duas horas por dia, levaria 5000 dias para fazer uma troca ou 13,6 anos.Já as chinesas são feitas para durar até a porta da loja...Como provei a um conhecido meu que tem dois Tremendões e achava que tinha que trocar válvulas de dois em dois anos, passei as originais deles no teste e todas estavam boas, com 30 anos de uso( normal, pois o cara não toca todos os dias nem 5, 6 horas a fio).Valvulas só pifam por baixa qualidade, circuitos inadequados, e "invenções" nas conexões de saida.Fora isso, é como o TV do Filipe, vai a 20 anos fácil.Abcs.

Filipe Reis
Veterano
# set/11
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carlos adolphs

Mestre sinceramente acho que vc deveria escrever um livro sobre o assunto! Iria vender muito em minha humilde opinião!

Calime
Veterano
# set/11
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carlos adolphs

A idéia de vc escrever um livro, conforme o Filipe Reis disse, seria uma ótima mesmo! Pensa aí sobre o mesmo...vlw

carlos adolphs
Veterano
# set/11
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Calime
Filipe Reis
Aí, pessoal, já pensei mesmo.Como vou ter um encontro, já marcado com o Pedrone e o "Sossego"Lopes, na Expomusic, dia 22, vou combinar com eles para confeccionarmos um manual de valvulados, tipo manual do" Exorcista" ou do "Escoteiro-Mirim", a 3 mãos, com dicas sobre tudo e exorcisando os mitos.Abcs.

Filipe Reis
Veterano
# set/11
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carlos adolphs

Opa ai sim hein! trio parada dura hahaha! Abração mestre.

xiristian
Veterano
# set/11
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ai pessoal, fui tocar hj e ao ligar o stand by percebi um "hum" diferente e logo uma das valvulas começou a apresentar "red plate". fazia uns 5 dias q n tocava e nunk tinha acontecido isso, oq pode ser?

xiristian
Veterano
# set/11
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inverti as válvulas de lugar p ver se era problema especificamente em uma das duas, mas eh realmente no soquete, pois a valvula q ficou no lugar começou a apresentar o problema.

antes d ligar o standby, da pra notar q uma fica realmente bem mais brilhante q a outra. quando liga o standby começa a ficar com red plating.

minha dúvida eh q até 2 dias atras estava tudo normal. toquei por uma hora aproximadamente e nada aconteceu. hj em 15 segundos apresentou o problema.

alguem pode dar uma dica??

carlos adolphs
Veterano
# set/11
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xiristian
Excesso de voltagem de rede.Abcs.

xiristian
Veterano
# set/11 · Editado por: xiristian
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carlos adolphs
e oq eu posso fazer p evitar isso, fui testar agora e continua o problema. aki a rede eh 220v, o amp tem regulagem p 110 ou 220, estava ligado a um estabilizador, tirei, muidei p 220 e coloquei direto na tomada e o problema permanece.

Ramsay
Veterano
# set/11 · Editado por: Ramsay
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carlos adolphs
xiristian

Com o meu do tópico abaixo aconteceu a mesma coisa:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/266023/

Eu tinha tirado as EL34 e deixado só as 6L6 e aparentemente estava tudo bem.

Mas, ontem quando liguei o amp, uns 15 segundos depois apareceu de novo o tal humm estranho e poof, queimou o fusível do filtro de linha.

Então, pelo jeito uma das 6L6 foi mesmo pro saco (o que é uma pena pois é um par de GT 6L6 GE que é montada no exterior, mas todos os componentes dela são fabricados na Califórnia e é top de linha da Grove Tubes).

Mas não creio que seja voltagem da rede, principalmento no caso do xiristian, uma vez que os trafos da Tubeamps são feitos aqui e portanto já dimensionados para a rede elétrica daqui.

Quanto ao meu a voltagem mostrada no painel traseiro é de 120V.

cadojapan
Veterano
# set/11
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xiristian
Parabens cara...inveja de voce...toh namorando um desses faz tempo hehehe..

xiristian
Veterano
# set/11
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carlos adolphs
eh mestre, refiz o teste agora as 7hs e o problema permanece. oq posso fazer p evitar esse tipo d problema ja q a rede eletrica aki na minha cidade está uma mer...

carlos adolphs
Veterano
# set/11
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xiristian
Estabilizador, Christian, estabilizador...Abcs.Para ter idéia, tive de consertar essa semana passada, dois Tremendões II, de um amigo, que se empolgou e esqueceu, passou os bichos para 110V e ligou na rede normal de 127V.Os dois deram a mesma pane após 15 min de uso, na fonte(eram originais e os diodos não aguentaram).Lembrem sempre que em valvulados, cada volt acrescentado no primário aumenta 3 volts no secundário de alta tensão.Se seu ampli funciona com uma alta de 520V, como a maioria que usa 6L6GC(isso é próximo do máximo que é 540V).Seu ampli é 120V, vc taca na rede absurda que dá 133V, se a alta tava com 520V/120V na entrada, vai ficar com 571V/133V na entrada.Sacou?Nem GE das boas aguenta a tortura.Mesmo nos 220V da rede tenho encontrado valores de até 235V.Cuidado!

carlos adolphs
Veterano
# set/11 · Editado por: carlos adolphs
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xiristian
No seu caso, se o hum continua e o fusível queima, algo já entrou em curto, pode ser capacitor/diodo de fonte.Se for só o red plate, tira a válvula que tá red, e deixa só a outra e liga, por alguns segudos, e vê se dá som.Se não der, pode haver curto no trafo de saída, se der som,pode ter rompido algo na linha de bias para a válvula que está red.Abcs.

xiristian
Veterano
# set/11
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carlos adolphs
ok, fiz os testes rapidamente agora na hora do almoço, o fusivel está ok, medi a rede com multimetro e deu 220+-2, tirei a valvula red e deu som com a outra. mais tarde quando voltar do trampo vou abrir. obrigado mestre.

JC_Junior
Veterano
# set/11
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carlos adolphs

Grande mestre!

Muito obrigado pelo esclarecimento!


E quanto a procedência das válvulas mesa/boogie, você sabe me dizer?

carlos adolphs
Veterano
# set/11
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JC_Junior
São Sovtek, mas eles compram de balaio e selecionam.Abcs.

xiristian
Veterano
# set/11 · Editado por: xiristian
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carlos adolphs
Mestre, muito obrigado, o problema realmente era uma solda quebrada num resistor ligado ao pin 5, oq tava dando uma leitura 8x maior do q na outra valvula.

mas mesmo depois d refeita a solda, permaneceu uma diferença. na v1 esta marcando 490, na v2 (q estava com o problema) esta marcando 545. isso tem algum problema ou só vai diminuir a vida útil da valvula?

wiskeria
Veterano
# set/11
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este doctor drive é mal falado, pedaleira é digital, vc poderia ter comprado um amp com pré valvulado tb, a diferença de preço seria pouca... Mas boa sorte!

carlos adolphs
Veterano
# set/11 · Editado por: carlos adolphs
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xiristian
Confere tudo em volta.Não é normal essa voltagem.Meça o pino 3(alta tensão via trafo de saída), pino 4 (alta tensão via resistor de 2ªgrade), e pino 5 (voltagem de bias, negativa).Meça nas duas para comparar e me envia os resultados.Apesar da montagem esmerada da Tubeamps, em placa face dupla, essas referidas placas se forem de fenolite(placa marron), não são adequadas a powers que tem um certo aquecimento, pois podem aparecer trincas.Seria mais adequada uma placa de fibra de vidro(verde translúcida), que suporta melhor a temperatura.Abcs.

xiristian
Veterano
# set/11 · Editado por: xiristian
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carlos adolphs
ok mestre,
V1 => P3 = -122, P4 = -122, P5 = - 463
V2 => P3 = -122, P4 = -122, P5 = - 538

percebi isso aqui tb:
12ax7=> P1 = - 178, P6= - 277

n sou entendedor do assunto, mas isso ai num ta muito certo n neh?

wiskeria
cara, o doctor drive eh mal falado mas n posso julgar a experiencia d quem falou mal, tirei sons muito bons com ele, tenho ele ha 6 anos e sempre gostei dos resultados. a gt10 tb ficou bem legal, nem tive muito tempo d trabalhar o timbre dela com mais calma, mas só com a simulação d pre e mais nada o som ficou satisfatório. eu comprei esse power por 500 reais no ml. q amp com pré valvulado e 50w d potencia se aproxima de preço?

claro q futuramente pretendo mandar fazer um pré handmade com 2 ou 3 canais e tal. mas acho q por hora o resultado está bem agradável. e aconselho a quem estiver interessado.

xiristian
Veterano
# set/11 · Editado por: xiristian
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carlos adolphs
ah, tem um capacitor ceramico 470k ligando os pinos 1 e 6 da 12ax7; a placa eh de fenolite, e a montagem n ta tãão esmerada assim. ta meio feio e desorganizado.

carlos adolphs
Veterano
# set/11
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xiristian
Cristian, creio que vc está lendo a posição dos pinos invertido, pois no pino 3 jamais haveria tensão negativa, ainda mais nesse valor.Por baixo do impresso a ordem de leitura é como fosse espelho.O pino 3 é onde liga o trafo de saída, é a placa.
Fica assim:
pino 1- Nas 6L6 e 6550, nada conectado, na EL34, 3ª grade.
pino 2- filamento
pino 3- placa
pino 4- 2ª grade
pino 5- 1ª grade ou grade de controle
pino 6- Nada conectado(geralmente usam como suporte para algum resistor de grade).
pino 7- outro lado do filamento
pino 8- Catodo
As voltagens aproximadas para 6550:
Entre pinos 2 e 7 - 6,3V AC
Pino 3 -Algo entre 480 e 520 V
Pino 4- Algo entre 440 e 490 V
pino 5- Algo entre -52 e - 57 V
pino 6- Não interessa
pino 8 - 0V (terra)
Cuidado com a escala que usa do multímetro, pra não mascarar as leituras.
Como vc deve estar lendo invertido, o que vc achou p3 e p4 são na realidade P6 e P5, voltagem de bias, que com -122V, tá muito errado, o seu P5 na realidade é o P4(2ª grade).Releia tudo e envie.Abcs.

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