Revolução em amps valvulados

    Autor Mensagem
    Ramsay
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: Ramsay


    Anteontem fui testar um par de válvulas 6L6 num amp que funciona tanto com 4 válvulas EL34, como com 4 válvulas 6L6 (ou uma ou outra).
    Pra isso mudei a chave seletora na parte de trás do amp que muda o Bias de EL34 para 6L6, tirei as duas EL34 centrais e pus no lugar delas duas 6L6. Em seguida, acionei a chave traseira redutora de potência que desliga as duas válvulas dos extremos para reduzir a potência de 100W para 50W e toquei por algum tempo, só com as 6L6 ligadas e então, de repente, me veio a cabeça uma "idéia maluca":
    Porque não testar 2xEL34 em conjunto com 2x6L6??
    E resolví fazer o teste, porque como as 6L6 funcionam com uma tensão mais negativa na grade de controle que as EL34, então esse acréscimo de tensão negativa na grade de controle das EL34 teóricamente não iria prejudicá-las.

    Então, resolví fazer um teste controlado, só no canal clean e com 1/3 do volume com uma 6L6 em paralelo com uma EL34 de um lado do push-pull e as outras duas correspondentes do outro lado.

    Liguei primeiro só com as 6L6 e após algum tempo, acionei a chave que ligava junto as EL34 e imediatamente houve um aumento no volume sonoro, afinal agora eram 4 válvulas funcionando e não duas.

    E o resultado foi que enquanto os graves permaneceram inalterados mas, mantendo aquele "high bottom-end" típico das 6L6, os médios cresceram bastante e ficaram bem ao estilo "british" característico das EL34.

    Outra coisa que me surpreendeu foi que o clean continuou límpido, sem um pingo de distorção.

    Daí, baixei a luz ambiente e toquei guitarra por uns 20 minutos, sempre de olho pra ver se a placa de alguma das válvulas avermelhava, o que felizmente não aconteceu.

    Então, com essa configuração, eu conseguí o melhor dos dois mundos, ou seja, os graves retumbantes das 6L6 e os médios britânicos das EL34.

    Agora, técnicamente falando, eu acho que isso só funciona a contento em determinados amps nos quais a tensão de bias das EL34 e 6L6 não é muito diferente.
    Há tempos atrás, eu medí as tensões de bias do amp testado, com válvulas EL34 e depois com válvulas 6L6 e a tensão de bias com EL34 marcou -46 VDC, enquanto que com 6L6 a tensão de bias marcou -54 VDC, ou seja, uma diferença de apenas -8 VDC, o que implica que as EL34 devem estar trabalhando numa curva que ainda preserva a linearidade do sinal amplificado, mas que talvez reduza a potência efetiva de 25W para 20 ou 15W em cada EL34.

    Agora, só falta tomar coragem e testar com distorção, abrindo geral o volume e vendo o que acontece depois de algumas horas de uso.
    Será que devo arriscar??

    Se algum colega do fórum quiser testar algo semelhante que faça por sua conta e risco, mas, sempre com a chave de bias (se houver) colocada na posição 6L6, ou então quem tiver um amp valvulado só com 4 válvuvlas 6L6, pode testar direto, tirando duas e colocando duas EL34 no lugar.

    Mas, quem tem um amp com 4 válvulas EL34 que não tem chave de bias não pode em hipótese alguma substituir duas das válvulas por 6L6, porque elas (as 6L6) podem queimar na hora e possivelmente levar o trafo de saída junto.

    Eu não sei se alguém já tentou algo semelhante, mas se fez não publicou, porque pesquisei na internet e não achei nada parecido.

    Abaixo, duas fotos, uma com flash e outra sem flash, na qual se vê as 6L6s e EL34s acesas e funcionando em conjunto.

    http://i223.photobucket.com/albums/dd90/Kroydon/RamsayDSC00741.jpg

    http://i223.photobucket.com/albums/dd90/Kroydon/RamsayDSC00739.jpg

    Hoje, (29/07) após estar tocando guitarras no amp do teste desde as 5 horas da tarde, resolví mandar pro pau!!
    Pensei, se queimar que se dane, e exatamente as 7:32 acionei a chave que liga as duas EL34 funcionando em conjunto com as duas 6L6.
    E o som que já era muito bom com o meu pedalboard ligado nesse amp só com as duas 6L6 acionadas, quando liguei junto as EL34, aí é que o som ficou animal, orgânico, um som que eu nunca havia obtido desse amp antes!

    Então, usei o amp nesse estado até as 9:44 da noite, ou seja, mais de 2 horas de teste e o amp funcionou a mil !!

    Eu confesso que pra mim, ainda não caiu a ficha!!
    Simplesmente ainda não acredito que essa coisa funcionou e tão bem!!

    Peço aos experts do fórum, como o Carlos Adolphs, Zé Fonseca, Macaco veio e outros mais que opinem a respeito!!

    ogner
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: ogner
    · votar


    Ramsay

    Fico só tentando imaginar o timbre e oq aconteceu ae..
    Quanto a quetão tecnica fico só esperando os
    experts do fórum, como o Carlos Adolphs, Zé Fonseca, Macaco veio e outros mais que opinem a respeito!!

    Mas eu acho que seu trafo vai fumar!! hehehehe

    carlos adolphs
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Ramsay
    Já fiz isso com um Superthundersound que tenho e funcionou bastante tempo nessa configuração.Não divulguei porque pode acontecer dos maniáticos que tem um Marshall, quererem colocar 6L6 no bixo com bias de EL34, daí elas aguentam mais ou menos 5 minutos e fundem.Se quiser medir, tira as 6L6 bota resistor de carga de 8 ohms e mede a voltagem.Injeta uma frequencia próxima de 1KHz e mede, fazendo a velha conta do V²/R.Vc vai verificar : A potência fica em torno de 18-20W, a 1Khz, vai a 22W+/-, com 5Khz e cai pra 18W a partir de 8,5KHz, o que caracteriza um reforço nos médios, realmente.Resultado da constante R/C formada pela resistencia interna e capacitância intereletródica.Vc vai ter um ampli de 70W com as características que descreveu.O que vc relatou é verdade.Um abraço!

    carlos adolphs
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Ramsay
    Vou te dar mais uma, só pra brincar, mistura a EL34 com a 6550, pra ver, ehehehe!Se achou boa essa mistura 6L6/El34, agora vc vai ter a mesma variação timbral, mas com aumento de potencia acima do nominal.Um absurdo(são testes, usei essa configuração por 1 hora mais ou menos, a caixa começou a pular no chão...)!

    turtlefingers
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Faço isso todo dia no meu Road King e não dá nada!
    Hahahahaha

    Ramsay
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    ogner

    Finalmente, 2 anos depois da compra, eu conseguí o som que eu esperava desse amp!!
    Ficou um timbraço, eu ainda nem acredito!!

    carlos adolphs

    Quer dizer que com essa configuração as EL34 não dão mais que 22W?
    Mas, mesmo assim eu vou manter, porque o som ficou muito bom, sendo que uso o atenuador de potência que construí e mesmo ele estando setado para uma resistência de 60 ohms em série o timbre tá animal!!
    Só vou tirar essas EL34 GT (que fazem parte de um quarteto casado) e pôr no lugar duas EL34 JJ que tenho.
    Mas, tô pensando em comprar e testar com duas 6550 no lugar das 6L6.
    Obrigado pela dica!!

    turtlefingers

    No Roadking isso não é novidade, porque ele foi feito pra isso e nele existem 2 circuitos de bias separados, um para as EL34 e outro para as 6L6s.

    Calime
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    carlos adolphs
    Então essa mistura de 6l6 e EL34 pode ser usada sem problemas caso o amp tenha a chave seletora do tipo de valvula a ser usada, caso esteja selecionado pra 6L6?

    Ramsay
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Calime

    Exatamente, e a chave seletora tem que obrigatóriamente estar setada para 6L6, porque senão elas (as 6L6) torram!!

    edalko
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Ramsay

    Meu MEsa Mark 3 Simulclass funciona exatamente assim.

    Ele possui 4 valvulas no power.

    As duas centrais são 6L6, e as das pontas vc pode colocar 6L6 ou EL34 (no meu caso).

    Quando vc usa o Modo Classe A, ele ativa somente as das pontas, e quando usa Simulclass, as 4 sçao ativadas, ou seja 6L6 e EL34 juntas.

    Baita som!

    ogner
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    edalko

    Porr@, vcs estão me deixando doido!!

    hehehe

    Calime
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Ramsay
    edalko
    carlos adolphs
    Kras, isso abriu uma nova possibilidade pra mim. Sempre procuro por um som de drive que fique entre um Mesa Dual e um Marshall. Ramsay, continue tocando com essa configuração e vá postando suas impressões sobre o mesmo, será bem útil pra mim, vlw!

    Magrinho123
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    ah, q pena, meu amp só usa 2xEL34
    =1

    Ramsay
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Reativando o tópico:

    DEU ZEBRA!!!!

    Hoje, após tocar por 2 horas e meia com as duas EL34 mais as duas 6L6 e com uma resistência de 60 ohms em série no atenuador de potência, ativei o stand-by do amp, setei o atenuador para uma resistência de 90 ohms em série e toquei por quase mais 1 hora.

    Então, de repente, comecei a sentir um cheiro de queimado, junto com um ruído estranho, (apesar do som se manter) daí coloquei a mão na grade traseira do cabeçote e quase queimei a mão de tão quente!!
    Daí desliguei esse amp, peguei outro e continuei a tocar.

    Daí eu pergunto: Porque aconteceu isto?? Seria a resistência refletida no primário ou uma das válvulas que deu pau??

    carlos adolphs
    Veterano
    # set/11 · Editado por: carlos adolphs
    · votar


    Ramsay
    Pode ser as duas coisas, uma leva a outra.Nesse tipo de configuração anormal, e ainda colocar atenuador, não se sabe pra que lado foi a impedância refletida, fica totalmente fora do que dá pra calcular.Aconselho voltar à configuração toda original, para testar.Ou tudo 6L6 ou tudo EL34.Antes faça uma inspeção por baixo dos soquetes, pois já tive problemas em que uma das caixas de um set abriu e o soquete de uma das válvulas começou a centelhar e acabou queimando e curto-circuitando o soquete.Tenha em mente que carga baixa(impedância/Resistência muito alta), pode provocar surtos de alta tensão no primário do trafo, notadamente na frequencia de ressonância natural do enrolamento primário.Dá uma checada nisso.Abcs.

    Ramsay
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Dando prosseguimento, ontem tirei a tampa traseira do cabeçote, liguei, aguardei e quando desativei o stand-by, apareceu tal ruído estranho (tipo um humm diferente) e olhando, notei que a placa da 6L6 do ramal esquerdo estava levemente avermelhada e reparei que a EL34 ligada em paralelo com ela apesar de não estar com a placa avermelhada também estava bem mais quente que a EL34 do ramal direito.

    Então, desliguei o amp, retirei as duas EL34, comutei a chave traseira de 4 para 2 válvulas, liguei só com as duas 6L6 e o amp voltou ao normal, ou seja, o ruído estranho sumiu e a placa da 6L6 parou de ficar avermelhada.
    Uffa!! que alívio!!

    Só não entendo porque isso só aconteceu agora, depois de 4 horas de uso no final de julho e mais 4 horas de uso há 10 dias atrás.

    E o pior é que som tinha ficado ótimo com as válvulas misturadas. Talvez um ajuste de bias resolvesse o problema, mas, de qualquer forma o fato de 2 das válvulas esquentarem muito e as outras duas esquentarem menos me deixou com a pulga atrás da orelha, sendo que tanto as 6L6 como as EL34 são pares casados.

    Portanto, até 2º ordem, não tentem isso em casa!!

    Casper
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Olhe como é o esquema do Mesa Boogie Blue Angel:

    http://www.davidsonamp.com/smb/mesaboogieblueangel3.gif

    Eu toquei em um faz muito tempo, no modo
    simultâneo eu me lembro que o som era bem bom.

    Ramsay
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Casper

    Interessante o esquema!!
    Parece que as EL84 em paralelo servem pra casar a transcondutância com as 6V6.

    joao b.
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Que droga eu num tô intendendo nadinha...

    Aff,

    Tive um sonho, sonhei que um dia todos os guitarristas (indepedentemente de sua classificação guitarrística) poderiam ter amps valvulados... Pois é, pois é, pois é...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Revolução em amps valvulados