Tenho dúvidas ao montar um gabinete, preciso de ajuda!

    Autor Mensagem
    Die Kunst der Kleinen Schwanz
    Veterano
    # set/11


    Olá colegas foristas.

    Eu estou em busca de um gabinete para meu futuro cabeçote valvulado. E ainda não sei como farei. Olhei alguns gabinetes no mercado livre com falantes meteoro, novik ou bravox, porém alguns colegas me disseram que isso é fria.

    Aí decidi montar um gabinete 1x12. Porém, estou meio perdido...
    O amp terá 15w ou 30w, ainda não decidi. Qual a potência do falante que devo usar? O cabeçote é de 8 ohms.
    O amplificador é um clone do tiny terror com um preamp mais nervoso com um voicing mais Marshall! Usando um falante Eminence The Governor de 12" e 75W, 8 ohms, o mesmo combinaria bem com o cabeçote?

    E outra... existem algumas caixas sem falante no mercado livre no tamanho 1x12. contanto que caiba o falante, existem grandes diferenças na litragem de cada uma? isso pode comprometer o som do meu amp? E sobre 1x12 ou 2x12... uma 2x12 vai ter o dobro de volume da 1x12? Compensa? E tem como ligar o head de 8ohms numa 2x12?

    Ultima pergunta... além dos eminence, que eu achei usado por 300 reais, existem outros bons falantes com melhor custo benefício?

    Pois quem sabe eu possa baratear mais o custo.

    E ultima da ultima dúvida: Qual cabo eu uso para ligar o cabeçote na caixa? tem que ser especial?

    Abraços e obrigado!!!

    carlos adolphs
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Die Kunst der Kleinen Schwanz
    Primeiro:De onde vc tirou esse Nick" A arte do Rabicho"?Citações de Pink Floyd no perfil ...Bem, verifiquei nesse e outros posts seus, que vc tá mandando bala pra tudo quanto é lado.Isso só vai fazer vc ficar mais confuso.Como proceder?Primeiro, defina o ampli, depois a caixa/falante.Vc já tocou no Tiny Terror?O que exatamente é " mais nervoso" pra vc?Vc está prevendo a caixa em cima de orçamento ou logística?Tem idéia de rendimento de caixas?Quais as impedâncias de saídas de que realmente dispõe?A ordem das coisas são:
    Meu amplificador é XX
    Meu estilo é XX
    Vou usar o set em XX
    A impedância (s) de saída é XX
    A potência XX
    Meu set guitarra/pedais é XX
    Meu dinheiro disponível é XX,XX
    Vou carregar no carro/mão (logistica pretendida)
    Toco sózinho/com banda
    Os amplis de minha banda são:XX,XX,XX
    Se vc não estiver com esses fatores bem definidos, vc ainda não sabe o que quer, aí vai ficar cada vez mais confuso com a opinião desse ou daquele...Aguardo mais informações.Abcs.

    Die Kunst der Kleinen Schwanz
    Veterano
    # set/11
    · votar


    carlos adolphs
    Jà, já toquei nele.
    O amplificador é uma cópia do Tiny com um preamp com mais ganho e controles de eq mais versáteis. Ao invés de um tone só, treble mid e bass.
    O amp corresponde ao que eu quero. Eu já tive outro valvulado antes, porém o pre dele pecava e isso não me deixou satisfeito. Agora esse me interessou. A potência, eu não quero nada muito exorbitante. O modelo que eu tinha, era de 30w. E falava alto pra caramba. Eu só não sei se de 15w para 30w a diferença é significativa, pois a diferença de preço é menos de 200 reais para deixar o amp mais potente.
    A impedância do amp é de 8 ohms.

    O set de pedais que eu usarei, será bem simples, um overdrive da onerr, um cry baby, um delay e um pedal como o power distortion ou custom badass, que seria usado como um preamp, no caso de estar usando o amplificador no clean, para poder ter "2 canais" desta forma.

    O meu dinheiro disponível para tudo isso é 1500 reais, por isso, estou estudando bem quais falantes posso usar ou não posso, preço da caixa, e etc.

    Eu carregaria o amp no carro mesmo. O headzinho pequeno me interessou pela praticidade e pelas dimensões dele também, alem de ter outras ferramentas que me interessam, tal como o loop.

    Eu toco na igreja, com banda de rock 70's/80's e algumas pop atuais, e toco em casa. O amplificador tem uma chave para 7w, o que é interessante para tocar em casa também.

    Meu estilo, se assemelha a guitarristas de Hard Rock com uma raiz no blues. Gosto de um drive de marshall com bons médios e boostado com um overdrive de vez em quando, e um clean bem alá marshall, vez ou outra boostada com um drive leve na igreja.

    Eu já tive valvulados, já tive muito equipo, só que nunca tive um single channel e nunca quis prezar por um set simples e efetivo. E mais, nunca antes eu tinha montado um gabinete, escolhido falantes, por isso estou um pouco perdido ainda, pois esta parte costumava vir pronta, mas agora, que estou escolhendo o amplificador do zero, estou prestando atenção em cada detalhe.

    Então, a partir dai você tem bons conselhos pra mim carlos adolphs?

    Um abraço!!!!

    Die Kunst der Kleinen Schwanz
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Eu descrevi todo o problema já!

    carlos adolphs
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Die Kunst der Kleinen Schwanz
    Ok, nesse caso o Tiny serve, com uma caixa de 12 fica fácil de carregar e vc obtem os 8 ohms fácilmente.Caixa com 2 X12 para 8 ohms, só com 2 de 4 ohms em série ou dois de 16 em paralelo(é o que o gringo usa).A configuração de 2 x 12 com 16 ohms em paralelo é mais versátil, pois se um pifar o outro segura a onda, já o de dois de 4 ohms em série, para tudo em caso de pane de um deles.Eu aconselharia vc aos Celestion Vintage 30, 16 ohms, no caso de 2X12.No caso de 1X12 Celestion Vintage 30 , 8 ohms.Vc pode comprá-los em qualquer uma das configurações.Pode procurar por um Selenium 12G, da linha especial para guitarra.A caixa de 2X12 pode ser mais versátil para vc para futuras expansões de potencia.Caso não pretenda isso, vá de 1X12, caixa com tampo traseiro 2/4(2/4 aberto, 2/4 fechado, abertura ao centro).Caixa selada ficaria muito grave para seu estilo .Abcs.

    Die Kunst der Kleinen Schwanz
    Veterano
    # set/11
    · votar


    carlos adolphs
    Encomendei o amplificador já!
    agora vou esperar a grana sair e pegar o falante. Até agora estou certo pelo The Governor, que é um falante da Eminence feito para soar como o V30 da Celestion. Tendo com base aquela caracteristica sonora, e pelos reviews do youtube e outros que ja usaram em amplificadores com a proposta similar ao meu, parece uma boa escolha. Infelizmente não tenho como testar falantes por aqui, então, vai ter que ser assim mesmo!

    Espero que dê certo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tenho dúvidas ao montar um gabinete, preciso de ajuda!