Ajuda, qual potencia de falantes tenho que pegar para Gabinete?

    Autor Mensagem
    Oscarface
    Membro Novato
    # abr/15


    Olá

    Tenho uma CRATE GX 65 de 65Watts( anos 90) o falante interno dele é de 8 Ohms de 12' polegadas. Quero montar um gabinete com mais um falante de 12' pra trabalhar junto com esse combo posso pegar um falante de 8 Ohms com qual potencia? 75 Watts?

    Mandei um email ao Pedrone e ele me disse isso:

    "Para seu amplificador recomendo um falante de pelo menos 100 watts rms...indico o eminence legend v128.

    Abraços,

    Pedrone."


    E aí é isso mesmo?

    strinbergshredder
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Oscarface
    O Pedrone é um cara com excelente gabarito pra te dizer isso, fora que é um dos handmakers mais conceituados do país.

    No mais, daqui a pouco alguem te explica; há uma fórmula, que se não me engano vc considera a potência para o falante semelhante à do amp + aprox. 50% de margem para mais...

    Abraços!

    Ismah
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Bicho, junto com o interno não vai rolar. As impedâncias não batem - salvo se sua caixa tiver uma saída de 4Ω ou 16Ω. Se sua ideia é uma 2x12, pegue dois de 16Ω (paralelo) ou dois de 4Ω (série).

    BrunoRodrigues
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Oscarface

    Ligando em uma caixa externa não desativa o falante interno ? ? ?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Oscarface
    Como o Ismah falou, isso só será possível se o seu Crate possuir esse recurso, no qual liga-se mais uma caixa externa SEM desligar o falante interno. Os Peavey Banditt possuíam tal recurso. Assim, vc terá que construir uma caixa 2X12 (com as indicações de ligação dadas pelo Ismah), ou mudar TAMBÉM o falante interno para 16 ohms (ou 4 ohms)...
    Abç

    Oscarface
    Membro Novato
    # abr/15 · Editado por: Oscarface
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Ismah

    Olha como diz no manual:

    http://i.imgur.com/HXmsPZz.jpg

    http://i.imgur.com/vRwRATI.jpg

    Testei ligando um headphone na saída EXT e o headphone funcionaou junto com o falante interno igual um 2x12.

    Eu notei que atrás no ampli tem um Plug p10 sem descrição nenhuma perto na posição vertical na carcaça de baixo do ampli, não tem no manual essa saída.

    Ismah
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    strinbergshredder
    há uma fórmula, que se não me engano vc considera a potência para o falante semelhante à do amp + aprox. 50% de margem para mais

    Não há uma fórmula, há uma estimativa... O Pedrone explica isso, só falta eu achar o link...

    Oscarface
    Membro Novato
    # abr/15
    · votar


    E se eu pegar um de 8Ohms com o do interno? Não rola?

    Ismah
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    ou mudar TAMBÉM o falante interno para 16 ohms (ou 4 ohms)...

    Em um interno de 16Ω não "inutilizaria" o falante interno. Mas vc teria metade da potência se usar só ele.

    Oscarface
    Testei ligando um headphone na saída EXT e o headphone funcionaou junto com o falante interno igual um 2x12.

    As chances de ter queimado o fone e talvez tomar um peteleco na orelha foram grandes rsrsrs Acredito que não queimou o fone porque a impedância era altíssima, logo os 32W caíram pra poucos watts.

    Mas nem sempre onde um fone funcionar, funcionará uma caixa externa. No seu caso, como vc mesmo disse, o manual informa que pode ser usada uma caixa externa. Que ficará ligada em série com o original. Fazendo o amp trabalhar em 16Ω...

    O que nos leva a buscar o projeto do amp... Se não tiver um tap/derivação central (um SS tem trafo de saída?!) ele vai trabalhar com metade da potência. Não creio que seja o caso, de qualquer forma: teste.

    Ismah
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    E se eu pegar um de 8Ohms com o do interno? Não rola?

    No manual não consta, mas fica subentendido que seja um de 8Ω o externo.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Ismah
    Em um interno de 16Ω não "inutilizaria" o falante interno. Mas vc teria metade da potência se usar só ele.
    Não me expressei corretamente.
    Em um amp com falante interno de 8 ohms e que NÃO POSSUA SAÍDA PARA FALANTE EXTERNO, vc pode trocar o falante interno para 16 ohms e ligar outro de 16 ohms em série, totalizando 8 ohms e fazendo os dois funcionarem...
    Oscarface
    Então, se vc confeccionar uma caixa 1X12 de 8 ohms (como bem observou o Ismah) e ligar nessa saída, ambos vão funcionar...
    Abçs

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Ajuda, qual potencia de falantes tenho que pegar para Gabinete?