Gabinete para Laney LC-15R - Ajuda

    Autor Mensagem
    Dfalmeid
    Veterano
    # set/09


    Bom dia galera!

    Preciso da ajuda de vocês. Tenho um Laney LC-15R, que adoro. Mas tenho precisado de MAIS VOLUME, som mais alto, para tocar em bares.

    Ele tem uma saída External Speaker 8-16 Ohms, e pensei em comprar um gabinete 2x12". Estou de olho em um com 2 falantes de 8ohms (não sei se em série ou paralelo), 65W cada, com Celestion G12N.

    Minha pergunta: vou conseguir mais volume fazendo isso? Tocar mais alto?

    Obrigado pela ajuda!

    Abraços!

    Dfalmeid
    Veterano
    # set/09
    · votar


    up
    E aí galera, ninguém?!

    Buddy_guitar
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Dfalmeid
    Uma 2x12 com falantes de alta sensibilidade vai ajudar um pouco, mas não espere milagres. Vc já tentou microfonar o amp e jogar nas PA's? Um bom microfone e boas PA podem resolver o seu problema.
    Mas se vc precisa de muito mais volume sugiro comprar um amp com mais potência, por sinal é isso que estou fazendo. Também tenho um LC15R e por mais que adore esse amp, ele é um pouco limitado pra tocar ao vivo. Em casa , no estúdio e pequenos lugares ele é ótimo, mas lugares um pouco maiores já não dá.

    Se for comprar um amp maior dá uma pesquisada nos hadmakers, tem várias opções, preços convidativos e qualidade aprovada pela imensa maioria dos usuários.

    Abraço

    lemingue
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Dfalmeid

    Dae! Tudo jóia!

    Lembra quando te falei para pegar pelo menos um de 30W? E vários colegas dizendo que era deperdício e etc? Te recomendaram até amp de 5W..., pois é...

    O gabinete vai te dar mais headrom (um som mais espalhado, "gordo"), e um pouco de volume se os falantes forem melhores que o seu. A solução mais barata é microfonar seu amp onde você for tocar. A maioria dos lugares que toquei tem sonorização, não sei qual é o seu caso.

    Abs!

    Dfalmeid
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Buddy_guitar
    Obrigado pelo repply! Pois é, infelizmente, a grande maioria dos bares não contam com sistemas de PA, e isso é um problema! Pensei até em comprar um PA e ligar no line out do LC-15

    lemingue
    Fala cara! Me lembro muito bem daquela contribuição que você e outros colegas me deram em um outro tópico, antes de comprar o LC-15 - foi fundamental na minha escolha! E como falei acima, a maioria das casas não contam com sonorização ambiente.

    Fazendo uma busca diferente no fórum, acabei achando um artigo super legal, falando que a relação Watts x Volume não é linear, e sim logarítmica. E que amplis pequenos, até menores que 15W, quando jogados em gabinetes e falantes de qualidade, podem soar realmente alto. Você tem algum conhecimento disso? Infelizmente li o tópico no trabalho e não o achei novamente aqui em casa.

    Também recebi uma resposta direta da Laney hoje, afirmando que gabinetes 2x12 ou 4x12 no LC-15 irão proporcionar mais pressão sonora e mais volume.

    Obrigado pela ajuda pessoal, mas confesso que ainda estou confuso....

    Abraços!!!

    lemingue
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Dfalmeid

    Conecta seu amp em uma 2x12 e veja o resultado. Ele é bem leve pra carregar, ir nas lojas e etc... Os falantes utilizados também fazem diferença, se quer mais volume, escolha os com alta sensibilidade (100 ou mais já é bom).

    Abs!

    alfacorrea
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Veja uma coisa:

    Cada tipo de alto-falante tem a sua resposta em dB. Quanto mais dB de resposta, mais sensível é o alto-falante e mais "alto" ele fala com a mesma potência.

    Exemplo: Se vc tem um amplificador de 15 Watts ligado em um alto-falante de 97dB de sensibilidade, vc terá um volume "X".

    Se vc ligar este mesmo amplificador de 15 Watts em um alto-falante de 100dB de sensibilidade, o volume será maior.

    Em média, vc pode considerar que a cada 3dB a sensação é de dobra do volume, ou seja, se vc trocar um alto-falante de 97dB para um de 100dB a sensação sonora é que seu amplificador dobrou de volume, como se os 15 watts virassem 30 watts. Sacou?

    Essa é que é a malandragem do uso do LC-15. Veja qual o fabricante e qual o modelo do alto-falante original do LC-15 e procure saber quantos dB esse alto-falante tem de sensibilidade.

    Procure usar uma caixa 2x12 com 2 alto-falalantes que, juntos, tenham a impedância de 8 Ohms, mas que tenham maior sensibilidade (dB) que o original.

    Para atingir 8 Ohms de impedância final, seriam 2 alto-falantes de 4 Ohms ligados em série ou 2 alto-falantes de 16 Ohms ligados em paralelo.

    Vc também pode fazer a caixa 2x12 com impedância de 16 Ohms, usando 2 alto-falantes de 8 Ohms em série, mas neste caso eu acho que vc perde potência.

    O ideal é que os alto-falantes tenham a impedância mínima que o amplificador suporta. Se o amplificador for de 4 Ohms, use 4 Ohms.

    Se o amplificador aceitar de 8 a 16 Ohms, acho que o resultado de melhor potência é por volta de 8 Ohms.

    Veja aí...

    Dfalmeid
    Veterano
    # set/09
    · votar


    alfacorrea

    Você chegou em um ponto interessante. O Laney LC-15R vem equipado com um falante Celestion de 10" - o Tube 10, com sensibilidade de 94dB. Amanhã vou experimentar uma 2x12" com falantes Celestion G-12N-65, que acredito serem de pelo menos 97dB, mas estão ligados em série, gerando uma caixa de 16 ohm - espero que isso não seja um problema.

    De qualquer forma, vou conseguir melhor resposta de graves e maior preenchimento, e acho que vou conseguir mais pressão também! Veremos amanhã, depois eu posto uma mensagem aqui pra vcs saberem o que aconteceu.

    Como disse nosso amigo Lemingue, só testando mesmo para ter certeza, pois minha busca encontrou várias discussões e pouca concordância nesse assunto, em toda a internet.

    A questão é que o LC-15 é um puta ampli (pra mim, é claro), e estou fazendo o possível para não me desfazer dele.

    Agradeço a ajuda de todos vcs, amanhã posto mais alguma coisa!!!

    Abraços

    alfacorrea
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Teoricamente, apenas teoricamente:

    Vc tem um alto-falante de 10 pol. pressionado por 15 watts, em 8 Ohms, com resposta de 94 dB.

    Passando para alto-falantes de 97 dB, só neste quesito, você já vai perceber um aumento do volume. Não que o volume esteja aumentando, mas é um aumento de rendimento.

    A queda de volume será pelo aumento da impedância. Teoricamente quando vc passa de 8 Ohms para 16 Ohms o volume cai para metade.

    Ou seja: pelos "dB" você dobra o volume, pelos "Ohms" vc divide o volume. Resultado teorico = nada mudará.

    Mas... Milagrosamente... Vc perceberá um aumento... Algo inesplicável...

    Talvez seja este "preenchimento" mesmo...

    O fato é que os alto-falantes de 12 polegadas deslocam mais massa de ar que os alto-falantes de 10 polegadas. A área do cone é maior.

    Fórmula matemática: área da circunferência "pi" x raio x raio.

    Ou seja:

    área de 10 polegadas = 20,27 cm quadrados

    área de 12 polegadas = 29,18 cm quadrados

    Conclusão "tosca" = o alto falante de 12 polegadas "faz mais vento" em média uns 40% a mais do que o alto-falante de 10 polegadas.

    Resultado prático = como as frequencias graves demandam maior deslocamento do cone do alto-falante, a sensação é que o alto-falante de 12 polegadas "tem mais grave" do que o alto-falante de 10 polegadas.

    Quer sentir a "porrada" real = veja se consegue ligar apenas um alto-falante destes de 12 polegadas no amplificador, para vc ter efetivamente os 8 Ohms casadinhos com os 8 Ohms do amplificador. Aí vc perceberá o aumentos que dá passar de 94 dB para 97 dB.

    Abraço.

    Dfalmeid
    Veterano
    # set/09
    · votar


    alfacorrea

    Valeu pela ajuda, você realmente entende muito de áudio, que inveja !! Obrigado por compartilhar seu conhecimento...

    Mas eu fui testar a caixa no sábado, levando meu Laney LC15 debaixo do braço. Pluguei na caixa 2x12", uma réplica perfeita da Marshall 1966b (inclusive os falantes Celestion G12N-65) e............NADA !!!! Ficou até mais baixo. Talvez pela caixa ser fechada atrás, sei lá. Conclusão: voltei de SP com as mãos abanando, e com a certeza de que meu aplificador não resolverá mais meus problemas de preenchimento nos bares e afins.

    Agora fica a grande dúvida: esperar mais uns 6 meses juntando grana e trocar de amp, ou comprar uma mesinha e uma caixa ativa, microfonar o amp, e ser feliz?? O investimento em termos de grana é parecido.

    Se for trocar, qual pegar? Um handmade (que só parcela em 2 vezes), ou pular para um Laney LC30 / LC50?? Daí, como vou praticar em casa com tanta potência valvulada (que vai ser sub-utilizada?)

    Ai ai ai, devia ter aprendido a tocar teclado! São tantas dúvidas e tanta grana que a gente acaba gastando nisso, que começo a me perguntar se realmente vale a pena....

    Abraços!!

    lemingue
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Dfalmeid

    Posso estar enganado, mas esses falantes ae não são lá muito bons. Testa ele numa caixa da orange, mesa/boogie ou carvin, que já vem com celestion vintage 30. A eminence também tem uns falantes bons, mas não sei em que gabinetes eles vêm instalados, geralmente são nos handmades.

    Olhe no site da celestion, veja os falantes com maior sensibilidade (100db ou mais). Só que aí, cai no que te falei desde "antigamente", é melhor, mais barato, e mais prático, ter um amp só que seja mais bem resolvildo.

    O fato de ser fechada atrás não provoca diminuição no volume, pelo contrário... o som é mais "pancadão".

    Tanto com o LC30 quanto com o LC50 tu vais poder treinar em casa numa boa. Vai ser subutilizada em casa, talvez, mas, se fores tocar por aí verás que é bem mais folgado. Os dois são boas opções, só certifique-se de estar pegando o último modelo, que tem ganho e volume nos dois canais. O problema é resistir a tentação de mexer no pot de volume...

    Handmade tem um monte de cara bom... tu é que tem que ver o que quer e o que pode.

    Pega "qualquer coisa" entre 30-50W, 1x12, combo, que terás um amp prático e suficiente para a maioria das situções (casa, ensaio, show e etc). As aspas são para qualquer coisa boa né...

    Tenho um monte de equipo... se toda grana que gastei com amps e gabinetes tivesse na minha mão hj, eu começaria comprando um bom combo de 50W (um mesa/boogie ou um TT50 da laney, por exemplo).

    Abs!

    emdobro
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Galera,

    Vendi meu equipamento e irei comprar um LC15R, visando qualidade e não potência, porém, gostaria de saber se esse ampli fica muito por baixo da bateria em ensaio, estúdio e até mesmo em lugares pequenos????

    O que acham, é realmente bom esse ampli para essas condições??

    Valew galera.

    guitar.thrasher
    Veterano
    # out/09 · Editado por: guitar.thrasher
    · votar


    Se você acionar o dirve do amplificador e colocar o volume no talo, você terá uma maravilhosa distorção vinda das válvulas, que deixa o som bem alto, dá pra ensaios e até shows pequenos, caso necessite de mais volume é preciso microfonar o amp.
    os valvulados falam bonito quando estão no talo!

    DotCom
    Veterano
    # out/09
    · votar


    emdobro
    Depende, você quer clean em altos volumes ou só precisa de drive?
    É que 15w saturam fácil em altos volumes. Fica lindo se você quer o drive, mas obviamente o clean fica comprometido.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Gabinete para Laney LC-15R - Ajuda