Melhor ampli pra jazz - Fender FM 212r X Fender Roc Pro 1000

    Autor Mensagem
    giovannilopes
    Veterano
    # ago/11


    Olá pessoal, acabo de pegar um ampli Fender FM 212r mas tenho a possibilidade de troca por um Roc Pro 1000. Peguei esse porque queria um bom clean para jazz e bossa, mas tenho a possibilidade de trocá-lo em um roc pro 1000. Não tenho como testar o roc pro e gostaria da ajuda de vocês.

    MMI
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    giovannilopes

    Para que exatamente você quer esse amp? Qual o seu equipo?

    wiskeria
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    fica com o fm...

    giovannilopes
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Para que exatamente você quer esse amp? Qual o seu equipo?

    É pra jazz e bossa basicamente. Tenho uma Ibanez Artstar AS 120

    MMI
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    giovannilopes

    Sim, mas você vai tocar onde com ela? Em casa, estúdio, shows? Já vi que você tem uma guitarra indicada para seu estilo.
    Só para te deixar o que pensar... Um famosíssimo luthier de guitarras jazz e apaixonado pela bossa brasileira me ensinou que para esses estilos, uma boa guitarra basta, o amp é dispensável e se pode plugar em linha, é só timbrar e acertar o som direito. Ele e seus amigos tocavam esses estilos com a guitarra plugada num PA ou em linha mesmo em casa.
    Tocando em linha assim, consigo um som que me agrada:

    guitarra semi

    guitarra archtop

    Só para você refletir...

    giovannilopes
    Veterano
    # ago/11
    · votar



    guitarra archtop


    Que que isssuuu Mauríciuuu!!!! hehhhh!!! demais mesmo! Fiz até o download lá pra ir ouvindo no carro!!

    Cara, acho que entendo o que vc quis dizer. Vou sossegar com esse FM 212 aqui que, pelo que entendi dá e sobra pra timbrar. Toco violão desde sempre... bossa, samba, mpb e realmente quero me aventurar pelo terreno do jazz, estilo este que sempre apreciei muito. Tenho vários Pizzarelli, praticamente todos do Pat Metheny, Wes Montgomery e vários outros. Só agora aos 38 to tendo condições de começar nesta área e te digo que foi de grande valia esse toque aí (Claro que só botei fé depois de ouvir o adágio).

    Observei que com as D'dario 0.9 eu to meio "a pé" de cordas pra tocar jazz, e, talvez seja o estava incomodando o tempo todo e eu só pensando em trocar ampli (tenho Laney e um Yamaha tb só pra vc ter uma idéia). Vou procurar por essas cordas La Bella Black Nylon na internet. Caso eu não consiga, vc indicaria outra? De qualquer forma que o timbre que quero vou conseguir aos poucos, com muita prática e estudo. E, só pra responder à sua pergunta, estou tocando só na minha sala mas certamente, quando devidamente preparado, farei show tb.

    MMI
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    giovannilopes

    Não tenho dúvidas que o FM212 dá e sobra. Eu tenho curtido muito jazz também e ouvido muita coisa. Um cara que não tem saído do som do carro e do Ipod é Martin Taylor (esse CD é espetacular e para mim uma grande referência de timbres, foi gravado com a coleção de guitarras de Scott Chinery).

    Quanto às cordas, as LaBella são excepcionais e se quiser esse som mais aveludado é a melhor dica. O problema que ela é cara e só importando, é difícil de achar nos EUA, aqui é impossível. Pela internet é fácil! Como iniciação, minha sugestão é experimentar o que se acha por nossas terras, que são as D'Addario Chromes, que são cordas flatwound simples, mas bacanas e se acha fácil aqui no Brasil. Eu vinha usando cordas Thomastik-Infeld Jazz Swing, também flatwound e acho que são muito boas, de níquel, também importadas e difíceis de se achar por nossas terras. A questão é que com nylon, com esse som, só as Labella mesmo que eu conheço.

    Vou te contar uma historinha minha, se não for te encher muito... Minha paixão por esse tipo de som acabou por me levar a viajar aos EUA e comprar uma Benedetto. Testei algumas até chegar nela, como Gibson L-5, L-4 e L-7 entre outras. Se sua praia não for fusion, acho que a principal preocupação deve ser uma guitarra boa. Confesso que meu objetivo era comprar um Polytone Mini-Brute II para esse som com essa guitarra, que é um amplificador SS específico para jazz excepcional. Nessas andanças pelas terras de tio Sam, fui conhecer a oficina e as guitarras de Jimmy Foster. Passei umas horas com ele, pude conhecer seu processo de fabricação, suas máquinas, sua ideias de luthieria num bate papo muito agradável. Depois de ver a luthieria, ele me levou ao seu estúdio, pois era um excelente guitarrista de jazz e se apresentava com frequência na região. para minha surpresa, em seu estúdio tinha só um pequeno amp, que nem sei se funcionava, mas tinha guitarras espetaculares e inclusive essa do vídeo pude tocar e ganhei umas dicas. Foi ele que me disse, esse tipo de som, plugue na mesa e ouça em monitores, não se preocupe com amplificador. Dois dias depois conheci um amigo dele, professor de música na Universidade da Louisiana e repetiu a mesma história e o vi se apresentar plugado em linha no PA. Desisti de comprar amplificador para isso desde então. Eu toco com um prézinho e monitores Alesis, me basta. Fica essa historinha aqui para sua reflexão.

    Abç

    giovannilopes
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: giovannilopes
    · votar


    Valeu Mauricio, estou aproveitando bastante as suas dicas. Inclusive encontrei um método bacana de jazz do Martin Taylor no Emule com os respectivos mp3 que está sendo legal estudar. Pedi 2 jogos de ECG24 (encontrei no ML em SP). Muito legal o vídeo da página do Jimmy Foster, dei uma navegada no site e tal. Quanto à Benedetto, dei uma olhada no site e nos modelos tb... demais mesmo, belíssimas guitararras.... acho que pra minha realidade, a AS 120 tá bem legal...hehehhh.... mas gostei de conhecê-las, ainda que pelo site, e pelo som que vc gravou, claro. Agradeço muito pelos posts. São essas experiências que, quando partilhadas, realmente fazem a diferença pra quem tá estudando.

    MMI
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    giovannilopes

    Caramba! Essa aula eu não conheço. É bom?

    Claro que você não precisa pegar logo de cara uma guitarra dessas, que são obras de arte, mas vale a pena conhecer, ainda mais de graça na net. O Benedetto é hoje considerado o maior luthier vivo do mundo, Jimmy Foster não ficava muito atrás. Do nível deles, tem a Linda Manzer, uma das raríssimas mulheres no mundo desse meio, vale a pena conhecer o site dela, além do John Monteleone e D'Aquisto. Dizem que o maior luthier do mundo foi John D'Angelico.
    Outros mais novos fazem coisas bem legais, como Ken Parker e Ribbecke.
    Essas são guitarras realmente "top", obras de arte de fato, que são expostas em museus e preços que podem chegar a centenas de milhares de dólares para uma guitarra nova. Apesar de ser o sonho de muitos, uma dessas faz uma guitarra Gibson parecer brinquedo de criança. Dê uma olhada, vale a pena conhecer.
    Espero que você goste das cordas!

    Abç

    Angelo Perleps
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Fender FM 212 tenho e recomendo

    giovannilopes
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: giovannilopes
    · votar


    Caramba! Essa aula eu não conheço. É bom?

    Carreguei o método do Martin Taylor que encontrei nesse endereço que segue abaixo. Quando tiver um tempinho de dar uma olhada... eu to achando muito instrutivo pro nível que eu me encontro (tenho os respectivos mp3 tb) <a href="http://www.sonnarmusical.com.br/Martin%20Taylor%20Jazz%20Guitar% 20Method.pdf" target="_blank" rel="nofollow">http://www.sonnarmusical.com.br/Martin%20Taylor%20Jazz% 20Guitar%20Meth od.pdf</a>

    Ainda vou visitar essas links do seu último post. Valeu!

    giovannilopes
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Fender FM 212 tenho e recomendo
    Valeu Angelo!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Melhor ampli pra jazz - Fender FM 212r X Fender Roc Pro 1000