【FIXO】 Dicas para quem quer comprar amplificadores de guitarras.

Autor Mensagem
Filippo14
Veterano
# jun/18
· votar


Vini.Ferna
Então, não ficou muito claro, mas não conheço nenhuma caixa ativa de guitarra.

O grande "barato" de um amplificador de guitarra é o seu pre amp e seu power amp ligados em uma caixa passiva própria para guitarra. Contudo, o pre amp tem uma saída muito baixa e insuficiente para empurrar uma caixa passiva de guitarra, por isso que o amp possui um power amp, que aumenta esse sinal do pre de uma forma que essa energia passe a vibrar o falante e emitir som (não entendo nada disso ai, foi o que eu aprendi/entendi ao longo dos anos).

Portanto, uma pedaleira não tem força/energia para empurrar uma caixa passiva. Uma caixa ativa, muitas vezes colocadas como as multi uso, são caixas que possuem um pre e power transistorizados próprios, não necessitando de um "outro" pre e power (head de guitarra/baixo).

Como todo estúdio de ensaio ou show possui uma mesa de som com P.A.s, que não deixam de ser uma caixa multi uso, eu não vejo necessidade de você ter uma caixa própria. Usaria somente a pedaleira com a guitarra ou pegaria esses equipamentos para usar em conjunto, que além de serem muito práticos de carregar e usar, melhorariam e muito o seu som final ao ligar nessas caixas e mesas, portanto minha recomendação continua a ser essa.

Abração

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# jun/18
· votar


Gabezorx

Então man, mas o lance é que eu queria fugir de distorções de pedais/pedaleiras. Quero um negócio orgânico porque, na minha experiência, nenhum pedal/pedaleira bate uma boa distorção de amplificador (bom). E quero ter o mínimo de botões pra apertar ao vivo.

Tô quase me decidindo a ir de Mesa DC-3 mesmo, mas ainda tô com dúvida em relação à manutenção.

Abç

Gabezorx
Membro Novato
# jun/18
· votar


Fala Vini.Ferna

Vc acha que tem necessidade de um amp ou quer mesmo pra fazer um som?

Digo isso, pela questão de custo-benefício, por que gastar 1k num amp meia-boca? Junta uma grana e pega logo um valvulado bom.

E porque também tenho essa pedaleira no meu board,e as simulações de amp são boas, com um fone básico legal, tipo um akg k414p, tu consegue estudar mais do que satisfatoriamente.

Se for pra fazer um som num estúdio lá vai ter amp, se for pra fazer um som na igreja ou qualquer outro lugar que tenha mesa de som vc liga em linha.

Felipe Stathopoulos

Concordo contigo, mano, uma distorção de amp empurrada com um Od ou boost.

Nesse contexto, Mesa Boogie rules!

Vini.Ferna
Membro Novato
# jun/18
· votar


Pessoal, muito obrigado pelas sugestões.
Clarearam bastante as minhas ideias

BRUNOSPAG
Membro Novato
# jul/18
· votar


olá galera, preciso de uma ajuda
procuro um amp versátil, que vá do rock leve, blues ao metal até uns R$ 3500
podendo ser valvulado ou transistor para usar a distorção do amplificador
andei pesquisando e de valvulado interessei no Marshall dsl 40c porém pelos reviews é muito agudo, gostaria de algo mais versátil.
vi SS o Bandit 112, e os hibridos laney lv 300 e 200, gostaria de uma luz pois estou indeciso, sugestões de valvulados são bem vindas (só não handmades, pois só o amp fica esse valor, sem cab.)
Obrigado desde já!

Filippo14
Veterano
# jul/18
· votar


BRUNOSPAG
A distorção tem que realmente vir do amp? Para um amp ser versátil da forma que você quer, mas com uma qualidade muito boa, ele teria que ter diversos canais, e isso encarece o preço para caramba.

Eu pegaria um amp de 1 canal + caixa 1x12 e um pedal para empurrar o amp, sairia mais barato.

Agora, não sei seu objetivo, mas se fosse para pensar mais no rock leve/blues, eu pegaria o Pedrone VX15 + caixa 1x12 e um Darta Effects Boogie que parece um baita pedal bom para metal, com um som beeem "pronto"

Abraço

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# jul/18
· votar


BRUNOSPAG

Cara, pelas suas opções de resposta acho que vc ainda não sabe direito o som que quer.

Uma coisa é um valvulado DSL40. Outra, completamente diferente, é um híbrido Laney. Outra, completamente diferente, é um Bandit 112. Entenda: são soluções completamente diferentes para problemas diferentes.

Se for este o caso, e vc realmente ainda não sabe o que quer, sugiro veementemente o Bandit 112. É versátil, provavelmente o ampli mais resistente/robusto do mundo, e entre os 5 melhores amplificadores SS jamais fabricados. Além de tudo é relativamente barato.

Fique com ele (não irá se arrepender) e posteriormente, quando e se vc sentir necessidade de mudar teu som, vc vai atrás de outras solução.

Abç e boa sorte.

BRUNOSPAG
Membro Novato
# jul/18
· votar


Obrigado pelas respostas amigos, acho que não fui muito especifico realmente
é que acontece o seguinte, eu sou louco pra ter um valvulado
cansei do som do drive dos amps e ter que recorrer a pedais, então queria pegar uma coisa top, com a distorção bem gorda e cremosa, porém as condições no momento são terríveis em relação a grana, R$ 3,5 k pra mim ja é muito, e com isso não da pra pegar cabeçote e cab, só combo e olhe lá
a razão da versatilidade, é que sou um cara do rock, metal pra usar com a banda, porém queria usa-lo na igreja tbm, ai até uns 40 W eu me viro, por isso essa variação toda acima citada

Felipe Stathopoulos
eu conseguiria ter um bom drive sem usar pedais no bandit?

Obrigado galera!

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# jul/18 · Editado por: Felipe Stathopoulos
· votar


BRUNOSPAG

eu conseguiria ter um bom drive sem usar pedais no bandit


Depende do que vc toca. Já toquei em banda (grunge/indie) em que nego tocava com ele só usando o footswitch. Já eu toco com ele (thrash) e não dá conta sozinho (mas fica muito bom com pedais/pedaleiras).

Sugiro testá-lo/buscar reviews.

Quanto a valvulado, cara, pensa bem no assunto (tô na mm vibe há um ano, mas ainda não me decidi). Pesquise mais. TUDO em valvulado é caro. TUDO é mais complicado. E com 3,5k dificilmente vc consegue algo realmente bom em termos de válvula.

Abç

Filippo14
Veterano
# jul/18
· votar


Cara, se voce rock e metal, pega um amp desse. Tocar ao vivo na igreja da para usar qualquer amp com canal limpo.

Distorção de amp ou não é relativo. O esquema é o som que vem do pré e do power de um amp valvulado e não necessariamente a distorção. Usar pedal ou não não afeta diretamente a qualidade, apenas o timbre.

De fato fica complicado com essa grana pegar um amp para metal e que tenha headroom. Sinceramente, na sua posição eu iria comprar uns pedais de pré valvulado, pedal de distorção para metal e um simulador de caixa, daria um som mais controlável e com mais qualidade, na minha opinião

HortaRates
Membro
# jul/18
· votar


BRUNOSPAG
Então cara, pra conseguir versatilidade em um amp sem ter pedais, você precisa de um amp de vários canais. Isso costuma ser bem caro quando se trata de amps valvulados.

Se você não quiser abrir mão de um amp valvulado, você pode optar por utilizara um amp de um canal só (que tem vários e costumam ser mais baratos) e um pedal de overdrive como booster. Com esse setup você consegue tirar muitos sons:
deixando o ganho do amp aberto, você tira um som pra rock. Se quiser som mais limpo, diminui o volume no knob da guitarra. Se quiser mais distorção, liga o overdrive. Assim, com um pedal só, se consegue timbre de valvulado e com bastante versatilidade.

Mas existem amps valvulados de mais de um canal que custam até 3500. Você pode dar uma olhada nos blackstar e nos bugera, por exemplo.

Filippo14
Veterano
# jul/18
· votar


HortaRates

Iria nessa linha de um amp de 1 canal combo ou head+caixa.

Um fator não mencionado e que você que toca em igreja deve pensar muito é no peso dos equipamentos. Se você sai direto pra tocar 2 ou mais canais pesa demais....

BRUNOSPAG
Membro Novato
# jul/18
· votar


Obrigado a cada um que respondeu galera, ajudaram muito
vcs são fera!

felipe bento pereira
Membro Novato
# jul/18
· votar


galera qual desses tres amplificadores é o melhor no quesito "ampli pra vida toda"?
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1029074440-amplificado-fender- hot-rod-deluxe-iii-3-novo-110v-_JM

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-932942811-amplificador-valvula do-20w-tacchino-reverb-ronconi-amps-_JM

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-855834227-amplificador-combo-g uitarra-randall-rg-1503-150-w-hendrix-_JM

Filippo14
Veterano
# jul/18
· votar


Para a vida toda acho que esse Ronconi é o mais legal, parece ser melhor construído e tudo mais.

Pensando em vender depois seria o Fender Hot Rod

felipe bento pereira
Membro Novato
# jul/18
· votar


Para a vida toda acho que esse Ronconi é o mais legal, parece ser melhor construído e tudo mais.

Pensando em vender depois seria o Fender Hot Rod

também acho!! esse da Randall parece bom mas o troço é tão pesado que tem até rodinhas!! 30kg!!!
Ronconi e o Fender são mais interessantes mesmo!! Qualquer desses dois é casamento pra vida toda hahahahahaha!!!

julianabp
Membro Novato
# jul/18
· votar


Gente, quero comprar um ampli para estudos, para ser usado com uma Les Paul. O que vcs indicam, Marshall ou Orange???
Obrigada !

boblau
Veterano
# jul/18
· votar


felipe bento pereira

são 3 amplis completamente diferentes em termos de conceito....

um Fender bem classudo valvulado
um handmade valvulado que vc pode customizar
um solid state com dois falantes de 12

Em termos de ampli para a vida toda, sem dúvida, a qualidade do Randall e pelo fato de ele ser transistorizado, vai fazer com que ele seja o mais durável. O Fender também seria o mais durável, não fossem as válvulas que todos sabemos que se desgastam mais rapidamente que os transistores. Quanto ao hand made, PARECE ser bem feito, mas não dá para cravar nada.

Mas eu acho que primeiro vc deveria escolher que tipo de som vc quer fazer com eles....

boblau
Veterano
# jul/18
· votar


julianabp

que dúvida hein....

se é só para estudos mesmo, vc vai querer um ampli pequeno, com baixa potência.

O fato de ser Orange ou Marshall depende basicamente do teu ouvido. Os Marshall tem som de Marshall, mais clássico do rock, médios definidos, etc.

Orange tem uma tonalidade cremosa, cheia....

Muito difícil explicar isso em palavras.

O mais importante é ir numa loja e ouvir com a tua guitarra. Vale a pena. Experimente os Vox também. Costumam surpreender.

Se cabe a minha dica, compre valvulado....

felipe bento pereira
Membro Novato
# jul/18
· votar



Em termos de ampli para a vida toda, sem dúvida, a qualidade do Randall e pelo fato de ele ser transistorizado, vai fazer com que ele seja o mais durável. O Fender também seria o mais durável, não fossem as válvulas que todos sabemos que se desgastam mais rapidamente que os transistores.


Engraçado!! Se não me engano é a primeira vez que vejo alguém ressaltar a qualidade dos transistorizados, na maioria das vezes eles colocam os valvulados num patamar de perfeição total!!
Valeu pelo esclarecimento, como eu gosto de rock, pra mim um som ideal seria desde o hard rock ao black metal passando pelo virtuosismo!

boblau
Veterano
# jul/18
· votar


felipe bento pereira

Se não me engano é a primeira vez que vejo alguém ressaltar a qualidade dos transistorizados, na maioria das vezes eles colocam os valvulados num patamar de perfeição total!!

Uma coisa é qualidade do som, timbre e outros bichos, outra é durabilidade e outra é qualidade na construção.

Tem muito valvulado ruim, péssimo de construção e que não duram nada e tem muito transistorizado horroroso, que de ligar já quebra.

Mas vc está falando de duas marcas onde a qualidade de construção (Fender e Randall) são ótimas. Os valvulados Randall são excelentes também, mas em termos de durabilidade, vão perder para os transistorizados Randall por conta das válvulas que sofrem desgaste maior que transístores.

Mas nada que uma manutenção não resolva. Tem ampli valvulado Fender de 1959 que além de funcionar, valem uma fortuna.

Quanto ao seu gosto musical, tá muito eclético.... Neste teu caso aí, eu iria de Fender e investiria em bons pedais.

Slash03
Membro Novato
# jul/18
· votar


E aí galera? Tô precisando de uma ajuda aqui pra escolher um amplificador de guitarra. Eu preciso de um amp de 30w com bom custo benefício e com drive bacana. Vocês têm alguma sugestão?

Slash03
Membro Novato
# jul/18
· votar


E aí galera? Tô precisando de uma ajuda aqui pra escolher um amplificador de guitarra. Eu preciso de um amp de 30w com bom custo benefício e com drive bacana. Vocês têm alguma sugestão?

Gabezorx
Membro Novato
# jul/18
· votar


Slash03
Quer pagar quanto? Vai tocar o quê?

Slash03
Membro Novato
# jul/18 · Editado por: Slash03
· votar


Gabezorx
Vou tocar de tudo, desde Hard Rock (tipo o timbre do Slash na carreira solo) até timbres modernos de metal (como Slipknot).

Slash03
Membro Novato
# jul/18
· votar


Gabezorx
Espero pagar no máximo 1500 reais.

HortaRates
Membro
# jul/18
· votar


Slash03
Pode ser usado?
Se sim, acho que valeria a pena dar uma olhada no sempre citado peavey bandit 112.

Slash03
Membro Novato
# jul/18 · Editado por: Slash03
· votar


HortaRates
Sem problemas. Eu inclusive que estava olhando um Marshall mg30cfx usado, pois muitos recomendaram esse amp.

HortaRates
Membro
# jul/18
· votar


Slash03
E você vai tocar com banda, tipo ensaios e apresentações? Se for não sei se esse Marshall vai dar conta não.
Eu acho sábio evitar amplificadores que possuem muitos efeitos embutidos. Tenta pegar um que tenha drive e reverb no máximo.
Se for pra tocar só em casa aí acho que você deve mudar seu foco e investir em outros equipamentos que não um amp.

Gabezorx
Membro Novato
# jul/18 · Editado por: Gabezorx
· votar


Slash03
Peavey bandit 112 como o HortaRates disse, pau pra toda obra, tem fx loop e a coisa toda, se liga:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1068566160-amplificador-peavey -bandit-112-_JM

Se tu negociar o cara deve fazer até por menos, dinheiro na mão é premissa de bom negócio.

Daí pra cima tem opçõe$ melhores.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Dicas para quem quer comprar amplificadores de guitarras.