【FIXO】 Dicas para quem quer comprar amplificadores de guitarras.

Autor Mensagem
Synth-Men
Veterano
# ago/16
citar · votar

Mauricio Luiz Bertola

Meu caro!

Visualmente o que achastes destes amplificadores Peavey vypyr VIP?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/16
citar · votar

Synth-Men
Cara, o visual é bacana. Agora... Beleza não põe mesa....
Desde que eu frequentava a oficina do grande Augusto Pedrone tenho profunda desconfiança (corroborada na prática) com amps com efeitos "on board". Na oficina dele (e de outros técnicos) sempre tinham vários amps desse tipo pifados, com a tal "placa" queimada...
O que me consola nesse caso é que a Peavey sempre teve a característica de fazer equipos robustos, e isso é fato....
Abç

Synth-Men
Veterano
# ago/16
citar · votar

Mauricio Luiz Bertola

Matou a charada do meu temor e respondeu sobre a qualidade da Peavey.

Mas eu ainda tenho a questão do espaço. Um único AMP/CUBE iria me ajudar bastante.

Não tenho tanto para gastar. Também tenho certos temores de alguns cubos relativamente baratos, mesmo sendo específicos, mesmo vendo algumas pessoas tirando bons timbres deles.

A minha real finalidade é gravar. Já gravo, mas direto na interface. Sem muita liberdade.

Por exemplo: Pelo preço de um VIP 1, dá para comprar 3 cubos de 300,00 temer's.

Vou dar uma olhada no fórum e ver quais são dos melhores dos baratos, de acordo com suas legítimas funções.

Meu caro muito obrigado por ajudar. Provavelmente voltarei com mais perguntas.

Abraços.

SkyHawk
Membro
# ago/16
citar · votar

Mauricio Luiz Bertola
Mestre Bertola, já estava de olho nesse Borne ! Com a sua dica então, acho que vai ser ele mesmo.

SkyHawk
Membro
# ago/16 · Editado por: SkyHawk
citar · votar

boblau
Mauricio Luiz Bertola

Fiquei muito imprecionado com esse Roland JC 120, que coisa bacana !!!!

Ismah
Veterano
# ago/16
citar · votar

Synth-Men

Te interessa o que afinal de contas? Quero dizer, guitarra é muito bem definido os tipos de amp: British, Fender, Marshall, high-gain...

SkyHawk

É o expoente para sons cleans da década de 80, que não fossem comprimidos (like a Fender).

Synth-Men
Veterano
# ago/16
citar · votar

Ismah

Gosto dos britânicos.

Este seria o meu primeiro cubo. Esse da Peavey, foi que chegou mais perto do que realmente preciso que seja, no quesito, som, espaço e preço.

Estou olhando o Onel OG300 ou o OG200.

Ismah
Veterano
# ago/16
citar · votar

Não conheço ESSE produto, mas pelos demais, quem vai de Oneal, dá tiro no pé... Todavia teste antes sempre, é o melhor peso de medida. Se der pra testar na ExpoMusic eu te dou um toque.

Eu fiz o caminho que tu tá fazendo... Começaria com a guitarra e um Rocksmith da vida, GuitarRig, Amplitube, BiasAmp/BiasFX... Se já passou dessa fase, e quer de fato o amp, pegaria algo na onda dos Peavey Transtube, Vox Pathfinder 15 ou 15R...

Synth-Men
Veterano
# ago/16 · Editado por: Synth-Men
citar · votar

Ismah

Obrigado pelas dicas meu caro! Estou pesquisando bastante e me aprofundando na parte das informações técnica dos equipamentos também, pois quero ficar com o amp/cubo o maior tempo de durabilidade possível.

Mais algumas perguntas: Vou tocar em casa mesmo e gravar microfonado, não utilizarei a potencia máxima sempre, para não incomodar os demais.

1 - Em relação a "potencia x falante", na perda, ganho e sustentabilidade das frequências do sinal já processado pelo amp/cubo, digo na transparência, nitidez e definição do som em volumes baixos, medianos e altos. Onde terei constância, considerando os dois canais clean/drive?

10W a 15W em um falante de 6
15W a 25W em um falante de 6
10W a 15W em um falante de 8
15W a 20W em um falante de 8
20W a 30W em um falante de 8
15W a 20W em um falante de 10
20W a 30W em um falante de 10

2 - Das combinações acima, em relação a intensidade do som, o que ou onde satura, falta, sobra ou é o ideal em relação a gama sonora que podem oferecer, qual será eficiente e eficaz?

Abraços!

italoandradesousa
Membro Novato
# ago/16
citar · votar

Galera, tenho uma epiphone les paul standard e uma pedaleira boss me 70... estou em duvida entre os amplificadores fender champion 100 e o fender frontman....

o champion tem mais efeitos que o frontman, como vou utilizar a boss me 70, o frontman seria melhor... mas, já olhei reclamações que o frontman esquenta e trava, o champion acontece isso?

e sendo que o frontman novo só encontro por 2.500 e o champion por 2.100... ambos em 12x sem juros e com frete incluido.

nesse caso, o champion 100 seria melhor pelo preço e por ser um amplificador mais novo e não olhei reclamações sobre ele esquentar.

com o champion poderei utilizar a pedaleira com ele sem problemas? o que acham?

outra coisa, tem algum amplificador de guitarra que dê para ligar a guitarra e o microfone ao mesmo tempo?

obrigado!

italoandradesousa
Membro Novato
# ago/16 · Editado por: italoandradesousa
citar · votar

Galera, os efeitos, as distorções do fender champion, são melhores do que os da pedaleira boss me 70?

obrigado!

henriquelhrf2
Veterano
# ago/16
citar · votar

Se o Fender Champion for digital é provável que não fique bem com pedaleira porque vai somar duas simulações. Eu tocava com um Frontman e quando experimentei o Mustang, não curti, achei artificial.

LeandroP
Moderador
# ago/16
citar · votar

italoandradesousa

Se você também considera um amplificador usado, veja essa oportunidade:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-706323224-amplificador-peavey-u sa-bandit112-sheffield-1995-_JM

Um dos melhores SS que já toquei. Este modelo é americano, falante Sheffield (muito bom!).

LeandroP
Moderador
# ago/16
citar · votar

Caraca, fiquei tentado nesse Peavey. Uma pena não ser minha prioridade no momento. Saudade de quando tocava com ele... Sons limpos maravilhosos, combina muito bem com pedaleiras. E o canal drive é um caso à parte, mesmo sendo SS é um dos que mais se aproximam de um calor de um valvulado, na minha opinião. Este modelo Bandit da Peavey foi substituído por outro fabricado no oriente, digital, que não me passa confiança, bem como esse Fender Champions novo.

italoandradesousa
Membro Novato
# ago/16 · Editado por: italoandradesousa
citar · votar

Pois é, esse SS do link parece ser muito bom mesmo... mas só da para comprar se for em 12x, que no caso ficaria por 2.520 + o frete que não sai por menos de 100,00. O meu limite é 2.100 já com o frete em 12x sem juros.

sei que os amplificadores com o som mais cru e poucos efeitos, seria a melhor opção... tipo o laney lv100 ou até mesmo o frontman, mas ambos estão mais caro que o champion 100, e o laney tem a potência de 65w com apenas 1 alto falante de 12'.

Estou pensando na possibilidade de comprar o champion 100 e usar somente ele com a guitarra com o footswitch.

tipo, não entendo bem como funciona o footswitch... coloco o som que eu desejo no drive e o outro o more drive, e mais o som sem ligar os botões do pedal, ou seja, tenho 3 efeitos no amplificador... dois no pedal e 1 somente o do amplificador, sem os drivers do pedal ligado, é isso?

os champion só olhei footswitch com 2 botões, no mustang olhei com 4 botoões...

com o footswitch, da para tocar no ensaio ou pequenos shows? com a facilidade de mudar os efeitos? tipo, vou no amplificador e modifico o efeito limpo e os 2 drive, logo terei 3 efeitos como se fosse 3 pedais analógicos?

sei que a boss tem milhares de efeitos, opção de gravar a base para solar em cima, e posso utilizar os 4 pedais dela na forma manual, etc.
em relação a qualidade, os efeitos do champion fica muito longe dos efeitos da boss me 70?

a distorção do champion fica muito atrás da boss me 70?

vou utilizar o fender champion 100 com uma epiphone les paul standard com 1 emenda, made indonesia, com captador seymour duncan alnico pro 2 no braço e seymour duncan SH5 na ponte.

Vai dar para fazer um som de qualidade?

Valeu galera!
Obrigado!

henriquelhrf2
Veterano
# ago/16 · Editado por: henriquelhrf2
citar · votar

italoandradesousa

Cara, eu sempre compro usados, geralmente pelo ML. Já tive dor de cabeça, mas nunca saí no prejuízo, pois o ML te proteje. Pesquise melhor, tem Bandit por 1.500.
A melhor guitarra com que toquei foi uma Gibson Les Paul que testei numa loja. Pluguei ela num desse e o som foi maravilhoso.
A gente sempre acha que vai passar o resto da vida com um amplificador, mas, por melhor que ele seja, a gente sempre muda de ideia com o tempo. Praticamente todos os equipamentos que tive e passei pra frente, vendi por um preço igual ou superior ao que paguei.

Cheque esses vídeos:
https://www.youtube.com/watch?v=pEM7CPULF6k
https://www.youtube.com/watch?v=XLeT8m0VzzI

acabaramosnicks
Membro Novato
# ago/16
citar · votar

Cuidado com os Bandit, os mais novos vêm com falante meia-boca. Ainda assim, eu acho que compensa comprar.

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# ago/16
citar · votar

Caras, apenas mais uma opinião em matéria de amplis SS pra iniciantes:

Eu tenho um Roland Cube-40GX que recomendo muito pelo som clean, que é excepcional: na minha concepção se o som limpo do amplificador é bom (quase) tudo que eu colocar de efeito nele vai ficar bom. Meu critério de avaliação portanto é o som limpo, principalmente, e neste aspecto os Roland Cube são excelentes, pro meu gosto. E as saídas/entradas dele facilitam muito na hora de gravar e pra estudar no dia-a-dia.

Os efeitos dele são legais, mas meramente passáveis: eu não uso, pois toco com pedaleira (Zoom G1XOn), cujos efeitos evidentemente são muito melhores (ainda não vi efeito de amplificador que se compare a pedaleiras).

Quanto ao Bandit 112, é meu sonho de consumo futuro (próximo). Já toquei em gerações deste amplificador, desde os antigões (inclinados e com painel com "bordas azuis") até os novos (ensaio com um) e ainda não toquei num solid state mais legal que ele. Um som limpo excelente, e sem frescuras e uma distorção excelente.

Aliás, dizem que a mudança dos falantes prejudicou o amplificador, mas na verdade não achei isso não. Apenas achei que com os falantes novos o som ficou mais "limpo"; com os antigos era mais "sujo", se é que se pode dizer isso. Ficou diferente.

Na minha opinião o Bandit 112 está na frente inclusive dos Marshall Valvestate (pra nem falar dos MG) e de qualquer Fender desses Champion, Mustang, Frontman, etc.

Quanto ao Peavey Vypyr, testei bastante antes de adquirir meu Cube, às vezes ainda tenho que tocar com ele (quando o Bandit 112 do estúdio em que ensaio está ocupado) e apenas tenho um conselho:

"Corre que é uma cilada Bino" :)

Abçs

Ismah
Veterano
# ago/16
citar · votar

Synth-Men

1 - Isso faz todo sentido nas teclas, mas em guitarra é como perguntar qual a melhor posição de knobs num synth analógico... É essas características que diferenciam um amp X de Y...

2 - Novamente isso é relativo. A massa do cone determina a curva de resposta. Um cone grosso, e de diâmetro menor tende a responder igualmente a um cone fino e de maior diâmetro. A receita de usar falantes de 10" ou 12" com caixas abertas (open back, half open back ou quarter open back) é um tiro certeiro. Controlar os agudos em falantes pequenos é muito difícil.

LeandroP
italoandradesousa

Esse Peavey JAMAIS é 95... Naquela época não se tinha essa face, essa face é moderna, 2010 por aí... Sem falar que está um preço absurdo, mesmo que fosse um amp da década de 90, 2mil é caríssimo...

Esse aí do link abaixo é de 90, e tá um pouco caro ainda... 800 pila é bem pago num amp desses SEM o falante original e meio gasto...

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-725884005-amplificador-peavey-e xpress-112-americano-usa-falante-crate-_JM

rodrigo_angra
Membro Novato
# ago/16
citar · votar

Amigos, alguém ja tocou em um amp que tenha apenas controle de grave e agudos? Da p ajustar legal?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/16
citar · votar

rodrigo_angra
Claro que sim, antigamente só tinha isso.
Os mitológicos "baguinho" dos anos 70 e 80 eram assim.
Para guitarra, muitos usavam os controles de grave e agudo "no talo", às vezes diminuindo um pouco o grave. Agora, esse amp sempre teve um pré ruim.....

Ismah
Veterano
# ago/16
citar · votar

Mauricio Luiz Bertola
rodrigo_angra

Confesso que eu ainda apanho desses, por estar habituado com os TMB... Aumentar os médios implica em fechar médio agudo...

Zenir
Membro Novato
# ago/16 · Editado por: Zenir
citar · votar

Olá pessoal. Eu tenho um vox pathfinder 15r, embora goste muito do seu timbre clean e de como ele aceita ODs e demais efeitos, estou um pouco cansado da tendência do seu timbre e, se seu canal sujo não veio com um problema de fábrica, é muito ruim, uma verdadeira caixa de abelha transmitida via rádio am mal selecionada. Como, na maioria das vezes, uso clean para mpb e músicas que envolvem acordes, pelo que eu vi em vídeos e nos sons que eu gosto, o ideal para mim seria o JC120, mas é uma barbaridade de caro. Fiquei muito curioso também pelo chorus stereo. Em vista disto, tenho olhado para o Jaguar, da Meteoro; para o Peavey 212 chorus. Pensei que haveriam muito mais amps com estas características, mas me enganei, tenho visto poucos, não sei se o da fender ainda é fabricado. Enfim, as perguntas: qual dos dois se assemelharia mais com o jc120 em relação ao clean bem jazzístico? Vocês me indicariam alguma opção além destas 2? A meteoro está melhor em relação à confiabilidade? Qualquer amp transistorizado de qualidade razoável(landscape predator ou algum da borne) é capaz de aproximar do timbre do jc120 e eu não consigo pela personalidade do meu vox e a sua ausência de mid control? E, por fim, é tão ruim mesmo a distorção do pathfinder ou pode estar com algum defeito?(chia muito junto com o acorde quando estou usando-a e depois que ela termina, o chiado vai sumindo um pouco depois, gradativamente)

Ps.: preferencialmente queria uma indicação de bons transistorizados, não tive uma boa experiência com valvulados, o ac4tv, achei muito agressivo.

Ismah
Veterano
# ago/16
citar · votar

qual dos dois se assemelharia mais com o jc120 em relação ao clean bem jazzístico?

Nenhum rs
Ambos são amps limpos, com chorus, mas nunca ouvi relatos de que busquem imitar a linha JC.

Vocês me indicariam alguma opção além destas 2?

A baixo custo, nenhuma. Existem alguns valvulados SÓ com som limpo, mas eles comprimem em alto volume.

A meteoro está melhor em relação à confiabilidade?

...

Qualquer amp transistorizado de qualidade razoável(landscape predator ou algum da borne) é capaz de aproximar do timbre do jc120

Porque som limpo é fácil de obter, é praticamente todo composto por transientes.

eu não consigo pela personalidade do meu vox e a sua ausência de mid control?

Pela personalidade sim, pela falta de mid control não.

é tão ruim mesmo a distorção do pathfinder ou pode estar com algum defeito?

É subjetivo, não espere mui desse amp.

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# ago/16
citar · votar

Zenir

Cara, pelo que você falou na sua msg sobre timbre limpo e canal sujo, e considerando a potência do seu Vox, creio que esse aqui seria uma boa pedida:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-748129316-amplificador-roland-c ube-20-gx-p-guitarra-_JM

Um pouquinho mais caro que o seu, mas acho que vale a pena. O timbre clean dele é mais puxado pro jazz do que pro blues/rock.

Abç e boa sorte.

BrotherCrow
Membro Novato
# ago/16
citar · votar

Zenir
O Pathfinder 15R tem um timbre bem legal (muuuuito melhor que o Pathfinder 10). O drive dele é bem bacana, mas claro que é questão de gosto. É bem vintage. Talvez o teu esteja mesmo com defeito. Veja este video:

Isso é o que dá pra esperar do drive dele. Pra quem curte o estilo dos Vox, é uma das melhores opções de transistorizado do mercado (vejo as pessoas falando isso o tempo todo em foruns gringos). Só vendi o meu porque comprei o Vox AC4TV com falante de 12 polegadas, aí perdeu a utilidade pra mim.

O Vox AC4TV realmente não é uma boa pra quem quer som limpo: é um valvulado classe A de 4 watts, cruncha muito cedo. Mas pra quem quer o clássico drive da Vox, é o paraíso. É só ligar uma telecaster nele que tá pronto o som, não precisa de mais nada.

Já sobre os Roland JC: eu já fiquei um tempo com um JC85, e já toquei em ensaios com um JC120. Não curti, e achei bem difícil timbrar pedais de drive nele. O outro guitarrista brincava que ele não é só estéreo, é também estéril. Agora, se você curte esse som, uma opção é o Roland JC40 que foi lançado recentemente. Tem todas as características do 120, com um canal sujo bem melhorado e só 40 watts, o que baixa um pouco o preço. Fora isso, os Roland Cube em geral tem o canal limpo baseado no JC120.

Indicação de bons transistorizados é difícil. Até porque, se alguém me pedisse, o Pathfinder 15 provavelmente seria o que eu indicaria, hehe. Se conseguir achar algum dos Fender Stage antigos, eles eram bem mais legais que os Fender Frontman que vieram depois (a nova série Champion eu não toquei ainda).

Ismah
Veterano
# ago/16
citar · votar

BrotherCrow
Pathfinder 15R tem um timbre bem legal (muuuuito melhor que o Pathfinder 10)

Ao que me consta é o mesmo circuito, só muda que o 15 indica falante maior e 5W a mais, e o R reverb de mola. Mas ele tem tremolo também, como um autêntico AC30.

canzil
Membro Novato
# ago/16
citar · votar

Olá pessoal, sou novo aqui no fórum. Dei uma pesquisada e não encontrei uma área de vendas no fórum. É permitido? Pois tenho vários equipamentos de som novos, incluindo um amplificador fender twin reverb 65 e não sei qual seria a área correta pra anunciar. Caso não seja permitido desde já peço desculpas.

LeandroP
Moderador
# ago/16 · Editado por: LeandroP
citar · votar

canzil

Leia as regras do fórum:

http://forum.cifraclub.com.br/index.php?action=regras

3. É proibido!

3.1. Qualquer tipo de comercialização no fórum;

-------------------------------------

Você precisou concordar com as regras do fórum quando se cadastrou. Como você concordou com algo que não leu?

BrotherCrow
Membro Novato
# ago/16
citar · votar

Ismah
Do circuito não sei, mas a diferença de timbre é grande sim! Pena que eu acho que está descontinuado.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Dicas para quem quer comprar amplificadores de guitarras.

120.162 usuários cadastrados Online agora: 1 | 0 membros e 1 visitantes
Visitantes: 20 Membros: 1