Forma correta de desligar o amplificador

Autor Mensagem
brunno11
Veterano
# ago/11


Pessoal desculpem a ignorância : Qual a forma correta para desligar o amplificador ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/11
· votar


brunno11
Abaixando totalmente o volume antes de desligar.
Abç

carlos adolphs
Veterano
# ago/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Abaixando totalmente o volume antes de desligar(2)
Abraço Maurício!

brunno11
Veterano
# ago/11
· votar


Nao precisa tirar o cabo pra desligar nao ne ?

mateus soad
Veterano
# ago/11
· votar


brunno11
eu primeiro abaixo o volume igual já falaram ai depois desligo o amplificador e então tiro o cabo q liga a guitarra ao amp e o q liga na parede...

falou!!

MR__Bruno
Veterano
# ago/11
· votar


e se nao desligar dessa forma pode causar algum dano galera ?

Abc

Lucas Hatfield
Veterano
# ago/11
· votar


brunno11

Abre a mao, vai em direção ao knob de volume, segura o knob, gira no sentido anti-horario até o final, solta a maõ, vai até o botão power, estende um dedo (pode ser o dedão do pé), e empurra a parte mais alta ou muda de posição a chave, abre a mao novamente, vai até o cabo da guita q esta conectado ao amp, segura no plug, e puxa, solta com cuidado o plug, abre a mao, vai até a tomada, segura a ponta do cabo (plug, esqueci o nome) e puxa, depois pega uma chave toda feita d cobre e enfia na tomada (descalço). Depois ai vai depende do q aconteceu (samu ou iml). hasuhassauhs

Bem Vindo ao fórum!!!


It's a Long Way to the Top If You Wanna Rock 'n' Roll


turtlefingers
Veterano
Esse post foi marcado como inapropriado mostrar
O autor recebeu uma advertência por publicar conteúdo contra as regras do fórum.

ago/11

Puxa direto da tomada!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/11
· votar


MR__Bruno
e se nao desligar dessa forma pode causar algum dano galera ?
Sim

jimmy vandrake
Veterano
# ago/11
· votar


Comprei um Class 5, e para desligar faço o seguinte:
1- Baixo o volume do ampli
2 - Desligo os efeitos
3 - Aguardo 5 segundos
4- Desligo o ampli.

Se não fizer isto, faz PLOCKT no falante.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/11
· votar


jimmy vandrake
Esse "ploct" são os capacitores descarregando...
Abç

tatus
Veterano
# ago/11
· votar


Não acho o post do "turtlefingers" inapropriado.
Não há uma regra quanto a desligar aparelhos de som.
Eu poderia falar para você desligar o disjuntor da casa; simplesmente desligar aquele botão escrito "on/off"; ou falar para tirar da tomada.
Só quero ver se a moderação vai ter a humildade de corrigir isso.

tatus
Veterano
# ago/11 · Editado por: tatus
· votar


repetido

MauricioBahia
Moderador
# ago/11
· votar


Nos Frontman (não sei se são todos), além de baixar o volume, vc pode retirar o plug da guitarra antes de desligar, assim evita o "ploct". Pelo menos era assim no meu clone GX35R da Condor e tinha essa informação no manual. Eu acho que quando tira o plug, deve cortar o som geral. É por isso que quando é ligado sem cabo, não há um ruído sequer, mesmo aumentando o volume. :)

MauricioBahia
Moderador
# ago/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


tatus: Não acho o post do "turtlefingers" inapropriado.
Só quero ver se a moderação vai ter a humildade de corrigir isso.

Tirar direto da tomada não é a forma correta, basta ver nos manuais do usuário e, inclusive pelos posts do Carlos Adolphs e Bertola, indicando o modo correto. Além disso, há grandes chances de você esquecer o amplificador com a chave na posição "on" e o volume sem estar zerado. Seria, no mínimo, uma imprudência.

Aliás, pq desligar direto da tomada seria uma forma correta pra você? Você desliga direto da tomada, sem verificar volumes. É assim que procede? O.o

Abs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/11
· votar


tatus
Cara, retirar a tomada de um amp ligado é absolutamente absurdo e um convite a danos nos capacitores de saída e no transformador do amp. Eu não sei de onde o forista turtlefingers tirou essa idéia, mas julgo que o mesmo quis fazer uma brincadeira, só que isto envolte riscos... Assim, creio que é mesmo inapropriado.

carlos adolphs
Veterano
# ago/11
· votar


MauricioBahia
tatus
turtlefingers
Caros amigos, boa tarde!Várias coisas poderiam ser ditas como formas corretas disto ou daquilo.Na prática, há varias formas de fazer as coisas, e também como não fazer.By the way, uma das coisas que aprendí ainda no SENAI, lá pelos idos de 1971, com meu saudoso Prof Borda, é nunca usar a mão no sentido de puxar qualquer tomada, estando o circuito ativo(corrente circulando).Isso deve ser feito sómente em uma emergência, caso o aparelho em questão esteja pegando fogo, devido a algum problema e vc não consiga chegar a ele, mesmo assim usando luvas.A mão contém suor da pele e a tomada puxada pode gerar arcos voltaicos(devido a corrente ainda circular), o que é particularmente perigoso, caso venha a atingir a mão, que se torna condutiva devido à salinidade do suor na pele.Bem, por que reduzir o volume antes de desligar?Esse procedimento leva o ampli a condição de corrente mínima, diminuindo em muito a ocorrencia de arco voltaico dentro da chave de on/off, preservando a vida do contato.O "ploct" é justamente a amplificação da centelha presente no momento de desligar e que é captada pelo circuito do amplificador, agora alimentado pela corrente armazenada nos capacitores da fonte.Na prática a sequencia mais segura é:Diminua o volume, tire o cabo da guitarra, desligue na chave, puxe o plug da tomada(principalmente em locais onde há muita incidencia de raios durante temporais).Espero ter contribuido.Um abraço a todos!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/11
· votar


carlos adolphs
Falou quem sabe...
Fim-de-papo.

carlos adolphs
Veterano
# ago/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Minha vó já dizia"-Guri tira a mão dessa tomada, já!!!!".Sábio conselho...Um abraço, Bertola!

MauricioBahia
Moderador
# ago/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Mauricio Luiz Bertola
carlos adolphs

Acho que o turtlefingers tava zoando, mas vai que fulaninho acha que é uma boa e passa a fazer isso em casa ou, pior, nos estúdios das vida? O próximo que for ligar o amp na tomada não vai ficar muito satisfeito. O dono do estúdio então.... hehe

Aliás, raramente pego um amp com o volume zerado ao chegar pra tocar... A galera parece que não tá nem aí pro equipo dos outros.

Abs

brunno11
Veterano
# ago/11
· votar


VLW GALERA !!! Vcs sao fera !!! Abraçooo

Leomju
Veterano
# ago/11
· votar


brunno11
Vou dar uma dica: Pegue uma tesoura...

Nada, brincadeira... desculpa ae amigão, mas acho que esta resposta vc conseguiria em algum site, youtube, sei lá... mas tudo bem...

Vivendo e aprendendo!

tatus
Veterano
# ago/11
· votar


Aewewe galera, não desligo pela tomada não hehe.
Só acho um exagero a moderação moderar opiniões.
Eu quando vou desligar o ampli abaixo o ganho ou o master e ligo o "stand by" antes. (ligar stand by = desligar B+)
Alguns amplis eu nem abaixo o volume, mas tomo cuidado na hora de religar(SE's).
Aconselho as pessoas a fazerem sempre uma checagem no preset de qualquer amplificador antes de ligá-lo.
Abç!

Gareth
Veterano
# ago/11 · Editado por: Gareth
· votar


Li esse tópico e fiquei encucado...

Tenho um Frontman 212R, ele não chia nem nada, e mesmo quando desligo ele sem abaixar o volume, ele não faz barulho algum, será que ele é "prevenido" ? rs


Abraços!

Edit: Se bem que uso ele no volume 3 no Clean (que já é bem alto, controlando o volume pela GT-10)....

carlos adolphs
Veterano
# ago/11
· votar


Gareth
Fica frio...É assim que deve ser e provávelmente sua rede tem tomadas de 3 pinos, não é?Ser for é muito bom.Desencuca.Abcs.

Gareth
Veterano
# ago/11
· votar


carlos adolphs
Opa Chefe, valeu pela resposta! =D

Bom, na realidade sempre ligo ele junto com a GT-10 num Benjamin, e sim, no benjamin vão os 3 pinos do amp.

Ouvi dizer que é bom ligar separadamente o ampli da pedaleira, isso procede, mestre?

Valeu!

brunno11
Veterano
# ago/11
· votar


Vou deixar o topic aberto, pq acho q uma pankada de gente, ainda vao kerer tirar suas duvidas, entao vao se falando ae, abracos galera !

carlos adolphs
Veterano
# ago/11
· votar


Gareth
Boas!tem muita novela por aí.Na real tem que ter os cuidados normais como qualquer aparelho.Liga o ampli, deixa volume zero, liga a pedaleira, e depois regula conforme sua vontade.Para desligar, põe volume zero, desliga o ampli e depois desliga a pedaleira.Se vc se habituar a fazer a sequencia, fará ela automáticamente dentro de pouco tempo, a mente se condiciona.Abcs.

iam.Thaís
Veterano
# ago/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Valeu, eu nem sabia disso...meu amp. sempre faz Plockt! heheh

Gareth
Veterano
# ago/11
· votar


carlos adolphs
Valeu pela explicação mestre, seguirei o conselho!


Abraços!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Forma correta de desligar o amplificador