Autor |
Mensagem |
Nycolas Veterano |
# jun/11
Boa noite, galera! Recentemente comprei 2 caixas passivas da Behringer (VS1520) que por sinal são excelentes e geram 600 watts RMS... Fiquei na dúvida do amplificador e pedi ajuda ao funcionário da loja. Ele me vendeu um Amplificador Oneal OP 3500 que segundo ele iriam aguentar as caixas... Mas percebo que o som das caixas tem saido muito baixo e ainda fica rachando.
Este fim de semana fiz um show em um sítio usando as caixas para o PA e 2 caixas Oneal Ativas com falante de 10'' para retorno e pra minha surpresa as caixinhas da Oneal tavam falando melhor que as minhas Behringer.
O que fazer? Não tenho muito dinheiro e, até vou ter que aguentar mais uns 2 a 3 meses com essa potência antes de comprar outra.
Quais potências serão compatíveis com minha caixa? Vi uma Ciclotron DBL 6000. Ela aguenta?
Gente, descupla a ignorância, mas não entendo direito de sistema de PA>
Grato! Forte abraço
|
Zeraus Veterano |
# jun/11
· votar
Creio que as impedâncias não estão casadas. Suas caixas são de 8 ohm. Seu amp trabalha em 4 ou 8. Utilize as conexões corretas.
Ah, a potência de sua caixas é, na verdade, 150w. Mas elas aguentam picos de 600w.
|
carlos adolphs Veterano
|
# jun/11
· votar
Nycolas Suas caixas são boas, aguentam 150W e não geram 600 como vc pensa.Seu amplificador é forte demais para elas, pois dá 270W por canal em 8 ohms e elas só aguentam 150W.O som baixo deve ser devido à problemas de cabos de entrada ou saída ou ainda vc não está usando correntamente a mesa ou pré- amplificador.Como as caixas ativas que vc usou já tem todas as conexões corretas dentro, o som veio, o que corrobora um erro nas suas conexões.Revise.
|
Nycolas Veterano |
# jun/11
· votar
Zeraus Certo... Como sei o modo certo de usar em 4Ohms ou 8Ohms? Eu tinha lido isto mesmo, A potencia de 150W com picos de 600W, mas não saquei o que significa... :P
carlos adolphs Carlos, tenho ligado assim: Saída R da mesa, lado direito do Amp na caixa da Direita. Saída L da mesa, lado esquerdo do Amp na caixa da Esquerda. Ligação simples :/ Uso uma mesa Behringer 1832USB. Os cabos são novos, e tem 7m cada.
__________
Não devo usar o Amp no máximo então? Percebo que muitas vezes a luz de Peak do amp acende mesmo o som saindo muito baixo :/
Obrigado pela ajuda ai!
|
Bog Veterano
|
# jun/11 · Editado por: Bog
· votar
Nycolas
Um pequeno detalhe: as caixas não geram watts, elas RECEBEM do amp. O amp não recebe nada das caixas, o que as caixas fazem é pegar a energia que vem do amp e "sacudir" os falantes.
Dito isso, uma coisa meio boba que não disseram mas que pode ser relevante: você está usando cabos de amp, né? Apesar de serem muito parecidos, eles são diferentes de cabos de instrumento.
|
Nycolas Veterano |
# jun/11
· votar
Grande mestre Bog! Eu comprei o som direto na loja! Não sei te dizer se são cabos específicos para Caixas :X Na verdade, nem sabia que existiam tais cabos, pois sempre utilizei qualquer cabo em ligações de caixa :P
Quanto ao erro dos Watts, quis dizer que elas suportam aquela quantidade :/ Me expressei mal...
O Amp que eu tenho possui entradas e saídas P10, e não aqueles que estou acostumado como os da Wattsom/Ciclotron.
Abraços
|
londrer Veterano |
# jun/11 · Editado por: londrer
· votar
Vamos lá, ta bem gernérica a informação mas vou tentar ajudar. Vou fazer uma série de suposições e dei uma olhada nas specs da sua potência.
Primeira suposição: 600W RMS CADA CAIXA e 8 Ohms CADA CAIXA. Você tem uma potência que entrega 420W em 8 Ohms (se você ligar uma caixa em cada canal da potência). Logo, você ta entregando MTO menos do que a caixa espera receber. Caso você saiba ligar elas em paralelo (não sei explicar como) você não terá mais 8 Ohms, mas 4 Ohms e a potência entregará 700W para AS DUAS 350W para cada uma. Só piorou.
A potência que você comprou é mto fraca para esse set de caixar.
Toda caixa de som tem uma especificação chamada "Fator de Crista" e ele é, geralmente, no mínimo 2 (ou seja, ela aguenta receber pelomenos 2 vezes mais do que vc acha, no caso, ao invés de 600W de potência ela pode receber 1200W POR CAIXA, com a potência no TALO e vc vai estar MTO longe de ter problemas ainda).
Eu aconselho: Essa sua potência não da pro gasto. Se tiver q ficar com ela por um tempo, paciência. mas quando for trocar:
Compre uma potência que entregue 1200W (+-, um pouquinho a mais não tem problema tbm) por canal a 8 Ohms (vc pode ver isso no manual) e vc vai ver o q é volume.
|
Nycolas Veterano |
# jun/11
· votar
londrer Como o amigo Zeraus disse, as caixas recebem 150W com pico de 600W. O cara da loja me disse o contrário... que não era legal ter uma potência que gerava mais do que a caixa aguentaria receber...
Malditos vendedores, mal posso ver seus movimentos :P
|
londrer Veterano |
# jun/11
· votar
Nycolas Pois é, vou tentar explicar resumidamente o por quê de uma caixa poder receber mais potência que ela "está preparada".
RMS é quanto a caixa aguenta receber de MÉDIA de potência. Ou seja, sua caixa espera receber 600W de média. Ai entra o Fator de Crista de uma caixa. Esse fator é relativo ao PICO do que vai ser tocado nas caixas. Se a média é igual ao pico, esse valor é 1. Se a média é metade do Pico, esse valor é 2, e assim por diante. Para você ter uma ideia, veja o que gera os fatores: 1=clip (distorção) 2=senóide (onda pura de frequencia) 5=música pop 10=música jazz e por ai vai.
Se você olhar no manual das caixas, ela provavelmente vai ter fator de crista 2. Os fabricantes são muito conservadores nesse ponto (e tbm não sabem o q vc vai tocar nelas, então até q estão certos)
Seguindo o que o fabricante permite (para não ter problemas MESMO), se a sua caixa tem 600W RMS e fator de crista 2, ela receberá 1200W de potência sem o MENOR problema.
É ai que vendedor peca na hora de dar informação.
Arranje uma potência que entregue 1200W por canal em 8ohms para ligar uma caixa em cada canal e seja feliz.
1200W pra vc vai ser o suficiente para ter um bom volume e ainda sim não correr nenhum risco.
|
Nycolas Veterano |
# jun/11
· votar
londrer Provavelmente terei que encomendar uma potência dessas... e não vai ser nem um pouco barata, ne!?
|
Nycolas Veterano |
# jun/11
· votar
londrer Se eu ligar então uma Caixa na potência e dessa caixa ligar a outra caixa, teria uma ligação de 4ohms, que iria subir a potência do amp pra 350 RMS... isso melhoraria, a principio a qualidade!?
Este pensamento está certo!?
|
carlos adolphs Veterano
|
# jun/11 · Editado por: carlos adolphs
· votar
londrer Amigo, por favor verifique a especificação da caixa, 150W RMS, 600W crista, não confunde o rapaz, que já tá enrolado...Grato. Nycolas Sua mesa é ótima, se não esta dando certo, sem ser chato, verifique a correta voltagem do ampli e da mesa, ao ligar na rede, pois do jeito que vc descreveu, parece ampli setado para 220V e vc ligou na rede de 127V.Era para estar dando um sonzão com este equipo, algo está errado nas ligações.Se possível poste fotos.Abcs.
|
Nycolas Veterano |
# jun/11
· votar
carlos adolphs aehuioaea Realmente eu to ficando meio doido! Verifiquei todas as voltagens antes de ligar... Tudo em 127v! O esquema que liguei foi esse que descrevi.
Lado R da mesa, no canal direito do Amp na caixa da Direita. Lado L da mesa, no canal esquerdo do Amp na caixa da Esquerda.
Estou usando um Filtro de Linha Oneal com 8 saídas "balanceadas" para ligar tudo. Ele tem visor na frente que indica a Voltagem que está sendo transferida, e não há variação significativa.
Estou em outra cidade trabalhando, na quinta-feira posto fotos.
Se eu ligar então uma Caixa na potência e dessa caixa ligar a outra caixa, teria uma ligação de 4ohms, que iria subir a potência do amp pra 350 RMS... isso melhoraria, a principio a qualidade!?
Este pensamento está certo!?
|
carlos adolphs Veterano
|
# jun/11
· votar
Nycolas Calma , primeiro vc tem que entender o que acontece.Descreva tudo que vc liga e como liga e como ajusta.Abcs.
|
Nycolas Veterano |
# jun/11
· votar
carlos adolphs Amplificador com som no máximo!
Saída P10 R da mesa no lado direito P10 do Amp ligando a caixa da direita através de cabo P10.
Saída P10 L da mesa no lado esquerdo P10 do Amp ligando a caixa da esquerda através de cabo P10.
Ligo na mesa: 2 Microfones (voz) 2 violões 1 Guitarra 1 Baixo (com direct Box em -20Db) 1 Sanfona 1 Mic Bumbo Bateria 1 Mic Over Bateria
Uso a equalização da Mesa realçando um pouco o agudo e atenuando a frequencia do meio.
Nenhum dos equipamentos ligados na mesa fica com regulagem fora do normal, capaz de distorcer o som. Mas todos ficam com o fader muito no alto, assim como os masters da mesa para que saia um som no mínimo decente.
|
Nycolas Veterano |
# jun/11
· votar
Mais alguem pode ajudar e responder as minhas outras perguntas?
|
carlos adolphs Veterano
|
# jun/11 · Editado por: carlos adolphs
· votar
Nycolas Agora preciso saber: Em que regulagem vc está deixando o GAIN dos canais 1 a 6 Em que ponto está a regulagem do COMP dos canais 1 a 6 A chave push do level dos canais 7/8, 9/10,11/12, 13/14, está pressionada ou para fora? Vc ajusta cada canal(o gain, não o fader), com a chave solo pressionada(1 por vez) e levando o VU de leds até o 0 dB? Lembre-se que as caixas de retorno que vc usou tinham sua própria amplificação que pode ter compensado a sua queda de ganho geral, por isso pergunto como vc usa canal por canal, pois se tudo está certo, deveria funcionar bem, não é? Vc está usando as 6 primeiras entradas com conector XLR ou P10? Outra coisa, jamais use cabos P10 normais, de guitarra, para ligar as caixas de som.Vc deve mandar confeccionar cabos P10 com cabos tipo PP, de no mínimo 1,0 mm de seção. Respondendo a sua pergunta sobre paralelar outra caixa para ficar com 4 ohms, por enquanto não adianta, se vc não está liberando o ganho geral.Potência não é só watts, é necessário o sinal adequado para que o som atinja todo o valor de excitação do módulo de potência.
|
Nycolas Veterano |
# jun/11
· votar
Deixo o ganho dos canais 1 a 6 em menos da metade. Uso conexão XLR para esses canais, exceto 3 e 4 onde são ligados os violões. Já experimentei o Comp em diversas posições, mas tenho utilizado em 1/4 que me pareceu interferir menos. O botão de todos os canais está pressionado. Regulo o Gain de forma que não fique rachando e que o volume com o fader em 0Db fique bom. Para ligação das caixas estou usando cabos P10 convencionais que foram vendidos na loja.
Obrigado pelas dicas e pela ajuda... Abraços
|
carlos adolphs Veterano
|
# jun/11
· votar
Nycolas Ok, experimente fazer a conexão das caixas com fio PP.Os botões de level, despressione, pois pressionados o ganho fica menor nesses canais.Procure fazer o ajuste pelo botão solo, canal por canal, de modo a dar 0dB no VU, com os fader em 0dB, pois ajustando um som audível com o fader em zero, mas ele não chegando em zero no VU, estará com baixo ganho.Abcs.
|
rodsom Veterano |
# jun/11
· votar
Nycolas ja pensou na possibilidade de curto nos cabos ou defeito na potencia ou nas caixas? tem alguem mais entendido ai perto de vc que possa te ajudar nisso nao? um tecnico de som, um tiozinho da eletronica, ou coisa parecida?
|
Nycolas Veterano |
# jun/11
· votar
rodsom Não tinha pensado nisso... Vou pedir ajuda a um amigo entendido em eletronica pra ver...
Valeu!
|
Nycolas Veterano |
# jun/11
· votar
carlos adolphs Vou fazer esse teste... Obrigado pelas dicas!
Abraços
|
Zeraus Veterano |
# jun/11
· votar
Nycolas Certo... Como sei o modo certo de usar em 4Ohms ou 8Ohms? Eu tinha lido isto mesmo, A potencia de 150W com picos de 600W, mas não saquei o que significa... :P
Bom, depois do ingresso do carlos adolphs no tópico, só me resta participar como leitor :)
|
carlos adolphs Veterano
|
# jun/11
· votar
Zeraus Nada disso!!!Continua ajudando, a ajuda de todos é preciosa!O rapaz tá com problema de baixo ganho/volume, e pode ser cabo de caixa, algum ajuste na mesa, coisas assim.O importante é quando tentarmos ajudar, leiamos todas as respostas ao tópico, pois isso é igual a jogo de Xadrez, quem está de fora, olhando, sempre enxerga mais uma jogada do que quem está na briga.Sua colaboração é sempre importante!Abcs.
|
Nycolas Veterano |
# jun/11
· votar
carlos adolphs Fiz a ligação lá na casa do baterista e reparei que a chave do Amplificador estava em 240v ('-.-) Além disso, mudei o esquema de ligação, ligando uma caixa em um dos lados do amplificador e fazendo uma ponte dela até a outra caixa, transformando assim a ligação em 4Ohms. Liguei o som em uma quadra de esportes pequena e me pareceu ter ficado bom, apesar de não ter sido usado com a banda completa, apenas um violão e voz...
Obrigado a todos pela ajuda e esclarecimentos! Abraços
|
carlos adolphs Veterano
|
# jun/11
· votar
Nycolas Beleza, mas cumpre dizer que dia 21 já o havia alertado pelo fato das voltagens dos aparelhos estarem diferentes da rede.Isso é muito comum de acontecer, com o vai e vem de equipamentos.Geralmente a ligação inversa é que é lembrada pelos usuários, pois queimam os aparelhos.Isso aí, disponha.
|
Marcelo KPZ Veterano |
# out/11
· votar
Nycolas,
Estou usando um Filtro de Linha Oneal com 8 saídas "balanceadas" para ligar tudo. Ele tem visor na frente que indica a Voltagem que está sendo transferida, e não há variação significativa.
Gostaria de saber o que faz exatamente esse filtro de linha. Ele tira ruídos da linha? Evita sobregargas na rede elétrica? Estabiliza a rede? Não encontrei qualquer informação no site da empresa, o que me fez concluir de que não passa de uma régua (para poder ligar vários aparelhos na mesma tomada).
Procede?
Abs, Marcelo.
|
carlos adolphs Veterano
|
# out/11
· votar
Marcelo KPZ O filtro de linha é um régua, que se corretamente construido, tem um fusível que será queimado toda a vez que ouver uma sobrecarga de rede, protegendo os equipamentos, e ainda tem filtro contra interferencias de rede.Não estabiliza nada.Abcs.
|
Will Batista Veterano |
# out/11
· votar
Normalmente tem um regulador na potência, reduza um pouco e veja se fica bom, isso vai fazer parar de rachar e chiar, como a potência é bem superior as duas passivas Beringuer elas ficam chiando e parece que não tá aguentando o tranco até parece que é a potência que é fraca para as caixas mas não, acredito que seja ao contrário, a potência é alta para as caixas por isso ela róe..
Já a questão da altura, é simplesmente por causa da potência das Beringuers que são muito baixas, não aconselho a fazer isso mas se você jogar duas passivas de um lado só Ex: "L" fica bom.. e sobra o lado "R" se você quiser jogar uma passiva maiorzinha..
fiz este teste num CCE velho que tem lá em casa ele tinha muita 20RMS pra uma duas caixinhas miseráveis que não reproduziam nem 10 as duas.. juntei as duas caixas, uní os 4 fios e joguei tudo do lado "L" tanto faz o lado, Peguei uma caixona preta de um toca disco que tinha lá em casa e coloquei no lado "R" CARA!!!! Que SOM!! aí sim 20RMS com cara de uns 40..
É mais ou menos isso que acho que está acontecendo com você, suas caixas não suportam toda a potência que você tem.. a caixa é como se fosse a largura do cano e a potência é como se fosse a quantidade de água que passa, tem que ter um equilibrio, mas de preferência é sempre mais caixa do que potência.. Estou falando nessa linguagem meio básica para que as outras pessoas que tem dúvida também entendam, não sou técnico nem nada mas aprendi algumas coisas na raça.. mas não tenho certeza plena de que é o certo por isso, só faça o que tiver certeza pois é uma aparelhagem relativamente cara..
Pessoal se possível dá uma força nesse tópico ainda estou em dúvida.. http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/272467/p0#7911026 Qual cubo..
|
Fabio Basstos Veterano |
# jun/12
· votar
Cara, qualquer equipamento eletrônico que vc comprar, antes de tudo, a primeira coisa a se fazer é passar a chave seletora de 220W para 110W. Ainda bem que não danificou seu equipo.
|