Pot volume problema warm music

Autor Mensagem
thiagoahaeuro
Membro Novato
# jan/17
· votar


Se eu fisesse essa especie de volume box eu nao taria tendo controle de 0a100% do sinal q estaria sendo injetado no power

Ismah
Veterano
# jan/17
· votar


Meu estoque de ideias acabou. vou pensar mais um pouco e ver se sai alguma coisa. Estou com impressão que o problema não é aí.

thiagoahaeuro
Membro Novato
# jan/17
· votar


Um pedal de volume ligado no loop resolveria ?

Ismah
Veterano
# jan/17
· votar


Se o loop é em série sim.

thiagoahaeuro
Membro Novato
# jan/17
· votar


Da uma olhada naquele schematic, mas eu acho q é em serie

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# jan/17
· votar


thiagoahaeuro

Acompanhei um pouco a discussão, mas como não tinha esquema não falei nada. vou dar um palpite agora e depois de olhar com mais calma e fazer uma simulação.
Esse controle de volume(level no painel) é muito estranho e não sei por que é complexo assim. Acredito que o funcionamento se baseia na comparação do sinal de entrada no amp com a realimentação. Quando o pot estiver enviando todo o sinal para C6 e R13(para cima no esquema) o volume sera máximo, quando o pot estiver enviando para C5 e R10(para baixo) o sinal vai chegar na entrada negativa do amp com amplitude máxima. O resultado da comparação é somado com o sinal saindo do pot P7.
Acho que pode ser o CI danificado, soldas frias na rede de realimentação composta por C3,R9 e R10, ou o problema esteja em outro estagio do pré amplificador. Vai testando e refazendo as soldas e procure testar essas hipóteses com o pot original no circuito.

thiagoahaeuro
Membro Novato
# jan/17
· votar


Ok vou verificar

thiagoahaeuro
Membro Novato
# jan/17
· votar


O q eu me queixo é q o volume nao zera totalmente e com apenas. No volume 1 ele já é muito alto. Porem o restante do curso do pot ele funciona ok.

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# jan/17 · Editado por: Luiz_RibeiroSP
· votar


thiagoahaeuro

Falei bobagem, olhei o esquema as 4h da manha, cansado e dei uns vacilos. Não é por comparação, é um amplificador comum com um circuito muito mau disposto no esquema.
O amplificador é positivo com realimentação, no esquema quando o pot estiver com o pino central ligado no pino onde esta C6 o som deveria ser zero pois iria todo para o GND.

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# jan/17
· votar


thiagoahaeuro

Faça o seguinte teste, deixe o amp no canal limpo, deixe o level(pot P7) em 10h ou 11h e abaixe toda o gain distortion que no esquema é o pot P5 de 100k. Veja se assim o volume final é zero. se for pode ser essa chave seletora de canal que esta com problema.

thiagoahaeuro
Membro Novato
# jan/17
· votar


Ok .vou testar

thiagoahaeuro
Membro Novato
# jan/17
· votar


Nao amigo, o volume continua alto

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# jan/17
· votar


thiagoahaeuro

Certo, então este circuito parece estar condizente com o esquema que passou.
Pensei o seguinte, C26 vai receber a soma dos sinais do canal drive por R14 e do canal limpo por R13. Então mesmo com P7 no zero haverá sinal mas proveniente do canal sujo, caso a chave seletora esteja com fuga de corrente. Agora precisa testar essa hipótese. Recomento o seguinte, deixe o canal limpo selecionado, abaixe todo o level e veja se o volume altera quando mexe no controle gain distortion.

Ismah
Veterano
# jan/17
· votar


Passou batido essa pergunta
No volume 1 ele já é muito alto. Porem o restante do curso do pot ele funciona ok.

Porque é um pot do tipo A (alguns dizem que significa Audio), logarítmico, para acompanhar nossa percepção...

Mas cá entre nós ein... Se tu acha alto o 208GT no 1, tu deve morar numa câmera anecóica... rs

o volume nao zera totalmente

Não sei bem a utilidade de zerar totalmente, mas enfim... Eu chuto que é pelo "método de funcionamento" do volume. Seria um overmaster...?

thiagoahaeuro
Membro Novato
# jan/17 · Editado por: thiagoahaeuro
· votar


Acho alto no volume 1 pq tem uns ladraozinho morando aqui na frente de casa e nao quero dar bandeira

thiagoahaeuro
Membro Novato
# jan/17
· votar


Outra coisa gente, quando ligo o reverb dele escuto um som meio forte da vibracao das molas, q acontece mesmo com o pot do reverb no minimo. Isso seria a vibracao do ampli sendo captada pelo lado da bobina receptora do tanque de reverb ?

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# jan/17
· votar


thiagoahaeuro

não, o reverb de mola funciona com um tanque contendo pelo menos duas molas. a corrente do sinal passa por essas molas e são moduladas de forma proporcional a vibração do aparelho. é feita de forma mecânica e vibra quando se bate no amp.

thiagoahaeuro
Membro Novato
# jan/17
· votar


Mas me refiro ao som de vibracao de molas mesmo com o reverb no minimo, creio ser mau isolamento do tanque de reverb

Ismah
Veterano
# jan/17
· votar


thiagoahaeuro
Acho alto no volume 1 pq tem uns ladraozinho morando aqui na frente de casa e nao quero dar bandeira

Isso não funciona... Ladrão desse tipo rouba o que conseguir...
Se fosse por isso teriam levado tudo o que tenho já... Mas tu que sabe o que é melhor...

me refiro ao som de vibracao de molas mesmo com o reverb no minimo, creio ser mau isolamento do tanque de reverb

Pode ser que o reverb fique sempre ligado, e as molas do tanque fiquem ressonando por simpatia - acontece... Pode ser que elas estejam batendo também...

thiagoahaeuro
Membro Novato
# jan/17
· votar


O q faco para consertar isso?

Ramsay
Veterano
# jan/17
· votar


thiagoahaeuro
Cara, eu já te dei a solução e vc ignorou.
Usa um pot de 10K linear e depois nos retorna.

thiagoahaeuro
Membro Novato
# jan/17
· votar


Nao amigo, to falando do problema do revetb.

thiagoahaeuro
Membro Novato
# jan/17
· votar


Uma tira de borracha entre o tanque de reverb e a parede do amp nao resolve

thiagoahaeuro
Membro Novato
# jan/17
· votar


Ou molas entre o tanque e o amp ?

Ismah
Veterano
# jan/17
· votar


Resolver resolve, mas tu fica sem reverb.

thiagoahaeuro
Membro Novato
# jan/17
· votar


Entao acho q a borracha seria melhor, certo?

Ismah
Veterano
# jan/17
· votar


Ah não, entendi errado. Pode funcionar sim suspender o tanque de reverb por molas. Se o problema é ressonância, o melhor a fazer mesmo é tirar o tanque de perto do falante ou vice-versa.

Mas cá entre nós, tu tá achando cada diz mais problemas nesse amp... Não acha que está na hora de passar a bola...?

thiagoahaeuro
Membro Novato
# jan/17
· votar


Pensei nisso tbm, mas ja concertei o volume, agora so falta o reverb

thiagoahaeuro
Membro Novato
# jan/17
· votar


Ai pessoal!!!!
Dandp um ultimo parecer troquei o pot por muitos valores, inclusice 10k mas nao resolvel. A saida para ter ym controle descente de volume master é ultilixar um volume box ou um pedal de volume entre o send e o return do loop de efeitos.
Sobre o reverb a resolucao foi 4 borrachinhas amortecedoras entre o tanque e o amp.
So uma ultima pergunta. Fones de ouvido devo ligar no line out ou speaker out do amp

HortaRates
Membro
# jan/17
· votar


thiagoahaeuro
Line out pelo amor de deus, speaker out vai queimar o fone e te deixar surdo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pot volume problema warm music