Autor |
Mensagem |
Timbrado Veterano |
# mai/11
Salve galera!
Seguinte, acompanho esse fórum há algum tempo e agora me surgiu uma dúvida e não encontrei respostas.
Pois muito bem, eu cometi a burrice de comprar um Meteor nitrous 100 e agora estou pensando em fazer o seguinte.
Penso em transformar esse amplificador em uma caixa, isto é, retirar do chassi e deixar apenas os auto-falantes depois desmontar o chassi e usar componentes, pots e o REVERB DE MOLA para montar um valvulado. Enfim, fazer um head e um gabinete separados.
Quero salientar que um profissional em eletrônica valvulada irá fazer a montagem do head. O cara é da minha cidade e já fez vários amplificadores valvulados.
Será que eu uso os falantes da meteoro? ou eu vendo esse, boto mais uma grana e compro outro?
|
macaco veio Veterano |
# mai/11
· votar
parece que voce tem o modelo combo, se for, acho que nao compensa retirar o chassi e construir uma caixa separada para fazer um head e transformar o combo em caixa apenas. Dependendo do modelo do chassi (se for retangular reto), espessura da chapa e quantidade de furos da aproveitar e fazer furos pra valvulas etc. Tem que fazer um estudo entre chassi e circuito a ser empregado pra poder coincidir nomes no painel da frente e de traz etc (esta é a parte mais importante). Chassis de amplis transistorizados costumam ser de chapa um pouco mais fina entao para usar valvulas não podera ser um projeto muito pesado (em termos de trafos e numero de valvulas). Num nitrus 100 acho que caberia um projeto com duas 6L6 (no maximo). mantendo o formato de combo, mas dependeria muito da pericia e paciencia do tecnico para nao sair um Frankstein (e claro do preco cobrado). O falante eu deixaria pro final.
|
Timbrado Veterano |
# mai/11
· votar
obrigado pela resposta!
ele é combo sim, eu retiraria o chassi e faria o fechamento da caixa com um pedaço de compensado com o mesmo acabamento.
Eu tenho a idéia de fazer um cabeçote de 18 watts. Será que um de trinta seria demais pra esse chassi? aqui vai uma foto
[IMG]http://img202.imageshack.us/img202/1192/tn500nitrousgs10001.jpg[/ IMG]
|
macaco veio Veterano |
# mai/11
· votar
é, parece que duas EL84 seria melhor, (trafos menores, menor preco no final, etc). 6L6 ta meio muito. a escolha é sua, mas eu manteria em formato de combo.
|
Timbrado Veterano |
# mai/11
· votar
se eu deixar no formato combo tenho medo do aquecimento das válvulas...
|
macaco veio Veterano |
# mai/11
· votar
tera 2 valvulas pequenas (4 se o reverb for a valvula) e 2 de potencia, se usar o soquete tradicional (soldado por fios) podera coloca-los perto da tampa trazeira (como nos fenders e gianninis antigos), recortar parte da tampa trazeira para as valvulas ficarem mais expostas ao ar externo. Vai esquentar o normal de todo ampli a valvula. Tudo isso imaginando que o chassi seja o modelo retangular reto tradiconal e ja não esteja demasiadamente furado e tenha espaço para os furos pra valvulas. Sugiro voce levar ele aberto no tecnico que conhece e expor a ideia a ele pra ver se fica em conta ou seja melhor abandonar a ideia. boa sorte.
|
wiskeria Veterano |
# mai/11
· votar
de boa, vende o amp e invista no seu valvulado... falantes de meteoro são muito ruins, vc não aproveitar nada do amp...
|
DOLLAR Veterano |
# mai/11
· votar
Pq não compra um gabinete no ML? tem pessoas vendendo a 149.
|
Timbrado Veterano |
# mai/11
· votar
Pois é amigos, acho que vou levar o amplificador lá no técnico pra ele ver se vale a pena. Se rolar essa "engenbração" eu faço um review do meteoro "envenenado". Imagina o espanto dos neguinho quando ouvir um meteoro nitrus com som de valvulado?!?!
kkkkkkkkkkkkkkk
e DOLLAR obrigado pela dica mas eu tenho ferramentas e posso fazer meu próprio gabinete. Essa minha idéia é de reaproveitamento do meu ampli. ^^
|
Moe Bluesman Veterano |
# mai/11 · Editado por: Moe Bluesman
· votar
Timbrado
Como o wiskeria citou, os falantes meteoro são uma porcaria. Sei porque tenho um Vulcano. Ainda mais de 10". Se for insistir em montar o esquema no combo (melhor vender e comprar outro mesmo, mas sei que depende da grana), troca os falantes por outros bons de 12", escolhendo a marca e o modelo de acordo com o que vc quer pro seu som. Falante manda MUITO no som.
Valeu!
|
Timbrado Veterano |
# mai/11
· votar
de repente eu vendo e compro um laney cub10. Esse amplizinho tá sendo muito bem falado e eu teria que colocar pouca grana em cima pra pegar ele...
Seria um tiro no escuro pq nunca testei, mas enfim, morar em cidade pequena tem esses pequenos defeitos.
|