Dois cabeçotes em uma caixa 4x12

Autor Mensagem
RoLP
Veterano
# mai/11


Falae pessoal.
To com uma dúvida que, ao procurar na busca, não vi ninguém que tenha conseguido responder ou feito isto ao vivo.

Estou com dois Heads valvulados. Um Marshall jcm 900 dual reverb 4100 (100 watts) e um egnater rebel 30 (30 watts).
Eu tenho uma caixa 1960a marshall.

Mas vi em alguns palcos que alguns guitarristas ligam dois cabeçotes na mesma caixa, o que me pouparia muito de ter que levar mais uma caixa para show.

Minha idéia é usar ambos os heads na mesma caixa e modificar por a/b box entre os dois.

Mas li em alguns tópicos que isto pode dar um problema...qual o problema que isto pode acarretar?
Alguém já usou equipamento assim? Como fez a ligação?

Valeu galera.

Obs: Tenho uma caixa 2x12 ainda, mas levar tudo isto isto dá trabalho...então queria simplificar, mas utilizando ambos os amps.
Uso o egnater como clean...e o drive dele nas valvulas 6v6 como mesa boogie....e no marshall uso o canal 1 como overdrive e o canal 2 como distorção, por este motivo gostaria de usar ambos os amps ao vivo.

emaniox
Veterano
# mai/11
· votar


Nunca usei equipamento assim, mas a minha caixa 2x12 permite que seja feito desta forma. A minha caixa tem duas entradas.

Uma delas é mono, que envia o som para os dois falantes. A outra, se estiver plugada, faz com que a primeira envie o som somente para um falante, e a segunda envie o som somente para outro falante. A impedancia, que em mono é de 8 Ohms, fica em 16 Ohms neste modo.

Na sua caixa, pelo o que eu vi (marshall 1960A), tem uma chavinha que faz isso, não? Não tá escrito nada?

Vejos alguns problemas:

1o. Diferença de volume por usar um amp de 30W e outro de 100W, mas isto pode ser corrigido utilizando volumes equalizados entre os amps.

2o. Menos volume: como cada amp vai usar metade dos falantes da caixa por vez, vc vai ter menos volume.

3o. Impedancias: Dependendo de como vc vai configurar os falantes da sua caixa, a ligaçao em metade da caixa vai resultar na metade ou no dobro da impedancia original. Os seus amplificadores vao ter que ter a impedancia correta também.

4. Potencia: Dependendo dos falantes da sua caixa, um amp de 100W em dois falantes com 60W está no limite, ou seja, nao vai poder usar no volume mais alto.

Flw.

RoLP
Veterano
# mai/11
· votar


emaniox
E ae..valeu pelo help.

Na verdade não uso muito volume ao vivo. No egnater uso no volume 3 e o marshall no volume 4...E fica muito alto assim mesmo.
O marshall eu uso com metade da potencia (50 watts) e o egnater com 20 watts.

Sobre as impedancias...como funciona isto exatamante? Como acerto a impedancia de ambos para a caixa? Não sou mto ligado na parte técnica, então fico perdido neste caso.

A caixa 1960a tem uma chave pra selecionar estéreo ou mono e duas entradas.

RoLP
Veterano
# mai/11
· votar


Ah..se eu errar no teste em casa, tentando ligar isto, o lance da impedancia e tudo mais, posso queimar valvula ou causar algum problema na estrutura do amp?

marcosshrp
Veterano
# mai/11
· votar


RoLP
talvez sim..

emaniox
Veterano
# mai/11
· votar


Eu acabei de ver o manual:

http://www.marshallamps.com/downloads/files/Cabs%20Hbk.pdf

Lá diz que a impedancia é de 8 Ohms.

Entao, vc tem que colocar a chave na posição "stereo". Em cada um dos seus amps, vc tem que colocar a impedancia para "8 Ohms".

Ligue as coisas corretamente. Nao utilize o seu cabeçote marshall em volume alto. Coloque o seu ABY da guitarra pros amps e pronto. Deve funcionar.

Se ligar algo errado, desligue logo. As valvulas podem queimar, mas elas sao um pouco resistentes a sobrecargas e aguentariam um pouquinho.


Flw.

carlos adolphs
Veterano
# mai/11
· votar


RoLP
Se vc colocar a chave da caixa em estéreo e ligar uma entrada em cada ampli e usar uma de cada vez, não haveriam problemas maiores.Se vc entrar com o som dos dois ao mesmo tempo(a+b), os retardos inerentes a cada circuito, causarão problemas de fase, o que vai fazer vc perder frequencias e ficar com um timbre pobre, e ainda, se for em alto volume pode causar problemas aos alto falantes(racha o papel do cone).Vc poderá usar apenas um de cada vez com sua caixa ABY selecionada só para A ou só para B.Tenha em mente que o rendimento acústico cairá a 1/4 do anterior, assim como reforço nos graves(cai para 1/4 por ser uma função logaritmica).Abcs.

RoLP
Veterano
# mai/11
· votar


carlos adolphs
E aee Carlos, valeu pela mão.

Na verdade quero usar uma por vez mes.
Usaria o egnater só no clean... e o marshall em over em um canal e em drive no outro canal.
No loop eu usaria um pedal de boost para os solos.

E mudaria do clean para o drive pelo ab/box.
Desta forma não haveria problemas?

Vitor Bossa
Veterano
# mai/11
· votar


RoLP

eu conheço esse pedal aqui Tonebone Switchbone que faz o serviço que você quer, se não me engano o Joe Perry usa ele em seu set.

Abraços e boa sorte ai!

RoLP
Veterano
# mai/11
· votar


Vitor Bossa
Mas este pedal é o q? um ab box? Ou ele tem um circuito que impede o sobrecarregamento dos amps?

Vitor Bossa
Veterano
# mai/11
· votar


RoLP

Ele serve pra trocar os amps, cabeçotes no caso ou caixas também, depende da ligação, e deve também ter o circuito, porque o Joe Perry, usa uns 6 amps diferentes no show

carlos adolphs
Veterano
# mai/11 · Editado por: carlos adolphs
· votar


RoLP
Vitor Bossa
Pode usar como vc falou, RoLP, não vai dar problema.O Tonebone é uma ABY, sim, meio salgado no preço, mas compensa ganhos(é um tipo de compressor, também), e faz o chaveamento eletrônico dos sinais, evitando os "estalos" de chaves, tem saida para afinador e umas "cozitas" a mais.

André Bahiense
Veterano
# mai/11
· votar


e ae galera, tambem tenho uma duvida, posso ligar meu cabeçote em uma caixa amplificada, tipo aquelas multi-uso?

carlos adolphs
Veterano
# mai/11
· votar


André Bahiense
Buenas!Não inventa Bahiano,ehehe!A única maneira de vc fazer isso é desligando os fios do altofalante , do circuito original da caixa e ligando no seu cabeçote.Abcs!

André Bahiense
Veterano
# mai/11
· votar


carlos adolphs valeu cara!

mas ja vi alguns musicos ligando cabeçotes em combos normais, da pra fazer isso mesmo??

T-Rodman
Veterano
# mai/11
· votar


André Bahiense
Tem caixa que dá.
no Bugera V22, por exemplo, ele tem uma falante com cabo P10 que tem uma certa distância, onde é possível você desligar ele do conjunto principal, e plugar em um outro cabeçote que tenha saída de 8ohms.
Na maioria dos combos, a caixa é ligada diretamente e essa possibilidade não existe.

Drinho
Veterano
# jul/13
· votar


Pessoal, graças a deus achei este tópico aqui e o grande carlos adolphs já deu até a explicação mas eu não consegui entender direito então vou contar uma situação aqui para ver se vocês podem me auxiliar ok?

meu caso é um amplificador de som limpo outro para som sujo, dois cabeçotes que ficam um em cima do outro e uma caixa 2x12, não dá pra montar uma 4x12 pois além do alto investimento é um transporte muito complicado e o som que uma 2x12 proporciona já me deixa bastante satisfeito...
eu sei que posso dedicar um alto falante pra cada amplificador agora queria saber se existe a possibilidade de dedicar os 2 falantes para os dois amplificadores, uma vez que ambos ficam ligados porém um fala de cada vez via ab box, não gostaria de abrir mao dos dois alto falantes...

Ramsay
Veterano
# jul/13 · Editado por: Ramsay
· votar


Drinho

Se vc usar uma ab box vai funcionar, mas, o amp que não estiver sendo usado vai ficar sem carga e pode queimar com o uso.

Drinho
Veterano
# jul/13
· votar


Ramsay
o amp que não estiver sendo usado vai ficar sem carga e pode queimar com o uso.


então só 4x12 mesmo e 2 pra cada pra fazer da forma correta?

Ramsay
Veterano
# jul/13
· votar


Drinho

Exatamente.

Drinho
Veterano
# jul/13
· votar


Ramsay

valeu pela força amigo!

Schenker
Veterano
# jul/13 · Editado por: Schenker
· votar


Drinho


na verdade não precisa ser uma 4x12 não. vc consegue fazer isto com uma 2x12 e isto http://www.tonebone.com/tb-headbone-vt.htm

o aby que colocaram antes tá equivocado. o que é para esta aplicação é este aí de cima.

eu to partindo exatamente pra este tipo de set tb (2 heads + uma 2x12).

abrá!!

brunowebguitar
Veterano
# jul/13
· votar


Schenker
É quase um A/B esse equipamento que você colocou, mas ele tem um circuito de chaveamento especial, que coloca uma carga na saída do head que não está em uso, enquanto o outro está na caixa. E pelo que eu entendi ele também "muta" a caixa pra não dar ruidos durante a troca.
Muito legal!!!
Abraço!!

Drinho
Veterano
# jul/13 · Editado por: Drinho
· votar


Schenker

Po legal cara... saquei.... é acho que é isso mesmo

Mas haja cabo hein?

kkkkkkk

e nao é um pedal baratinho

será que o pedrone não poderia fazer a versão Made In Brazil desse negócio? kk

Schenker
Veterano
# jul/13 · Editado por: Schenker
· votar


Drinho


na verdade são os cabos normais que se usaria: 3 de instrumento (1 guita - pedal e 2 pedal-heads) e 3 speaker cable (1 pra cada head-pedal e um pedal-caixa). nem é taaaanto assim não . . .

cara, provavelmente o Augusto faz isto sim, mas não sei se o custo compensaria, porque na verdade não é um produto " de prateleira".

mas, vou até ligar pra ele, boa idéia. acho que só aqui no fórum ele vendia uns 10.

Schenker
Veterano
# jul/13
· votar


brunowebguitar


sim ele mantém uma carga "dummy load" no ampli que não está sendo usado pra não danificar o trafo de saída. é simples e bem pensado.

abrá!!

brunowebguitar
Veterano
# jul/13
· votar


Schenker
Muito bem feito mesmo!!!! O Pedrone com certeza faria um desses, se tivesse alguns pedidos ele faria. O cara é fera!!

Drinho
Veterano
# jul/13
· votar


Schenker

porra da uma olhada cara.... pq quase 300 dólares é sacanagem kkkkkkk

dai conta ai pra nós se rola...

Drinho
Veterano
# jul/13 · Editado por: Drinho
· votar


https://taweber.powweb.com/store/2head.htm

achei esse aqui também....

acho que o legal era unir o conceito dos dois

tipo o tone bone fica no seu pedalboard e ele ja trabalha como ab box também, só que ele te obriga a ter speaker cables enormes

esse ted weber fica perto do ampli entao da pra usar speaker cables pequenos e puxa um foot switch pra trocar os amplificadores... mas voce precisa de qualquer forma de um ab box pra definir qual dos amps vai falar....

era legal usar uma box que faz exatamente que o tonebone faz e que tenha uma saida pra um footswitch pequeno que voce mande pro seu pé simplesmente pra fazer a troca, e a box fica lá grudada na caixa ou no chao ou no atras do cabeçote.. sei lá.... pq dai voce nao precisa de 3 speaker cables gigantes....

FCC DESENVOLVENDO PRODUTOS!
kkkk

\m/

brunowebguitar
Veterano
# jul/13
· votar


Drinho
Mas cara, o Headbone tem entrada pra footswitch : "Headbone comes equipped with Slingshot™, an easy-to-use switching system that uses any standard footswitch to toggle the Headbone's status remotely, from wherever the footswitch is located. Slingshot lets you keep the amp-to-speaker cables short and efficient and opens up new switching possibilities too."
Pode deixar ele colado nos heads e mudar com um footswitch normal.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dois cabeçotes em uma caixa 4x12