Mitos e verdades que comprovei com amps All Tube

Autor Mensagem
ogner
Veterano
# mar/11
· votar


Will Bejar

Os videos são bem legais e explicativos nao esquece de assistir não!!

Abção

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# mar/11
· votar


JC_Junior
É alto? Sim. Mas não ao ponto de me incomodar.

Mas certamente incomoda aos outros, inclusive à platéia.

MauricioBahia
Moderador
# mar/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Christhian: Mas certamente incomoda aos outros, inclusive à platéia.

Ih é! Esqueci disso... hehe Imagina saturar o power (50w) pra 60 pessoas (ou menos) num local fechado.

Na 3ª música, todo mundo já deu no pé! hehehe

Abs

ps. e coitado do vocalista! ;)

JC_Junior
Veterano
# mar/11
· votar


edalko

Portanto, acho que usar um amp de 120W no talo e não sentir que está alto demais, é porque alguma coisa já deu errada... uma consulta médica aí acho prudente!


Eu já expliquei o lance do JSX. O master geral estava no talo, mas o volume independente do canal estava no 4,5. É como se fosse um amp de um canal só com o master no 4,5. Entendeu?


Eu já falei, minha audição está perfeita, ja fiz teste audiométrico. Eu escuto o telefone do vizinho da frente tocar quando estou na sala da minha casa e escuto o carro do meu pai chegar antes mesmo dele buzinar pra eu abrir a garagem, só pra ter noção.

ogner
Ou consulta do tecnico, pq o amp não esta rendendo!!

Os 2 amps não estarem rendendo? Acho coincidência demais, além do fato do meu amp ser novo.

Meu amp é um Kustom Defender 50W.

Creio que o fato de não me incomodar, seja porque eu tenho constante contato com barulho. Trânsito, vizinhança relativamente barulhenta (aqui passa carros de som várias vezes ao dia, nos fins de semana os vizinhos colocam música alta). Ou seja, já sofro tanto com poluição sonora, que o valvulado nas alturas soa uma maravilha, rsrs.

ogner
Veterano
# mar/11
· votar


JC_Junior

Saquei...É, cada um é cada qual!! hehehe!!!

Meu valvulado de 20w, é bem alto...Nao rola de tocar em casa sem o atenuador, com o Volume acima do 7, 8 e o ganho depois de 5...

JC_Junior
Veterano
# mar/11
· votar


Ih é! Esqueci disso... hehe Imagina saturar o power (50w) pra 60 pessoas (ou menos) num local fechado.


huahauahuahauah. Eu não faço essa loucura. Já fiz um show no ginásio da minha faculdade, usei o Master no 5 e microfonado só para o PA. Show pequeno usei o Master no 4 ou 3,5.

Muitas bandas daqui tem a mania de tocar muito alto, algumas com ótima qualidade de som e outras nem tanto. Nesse último sábado, eu vi uma em que o som estava absurdamente alto e de péssima qualidade, saí de lá com dor de cabeça, apesar da banda ser boa.

wiskeria
Veterano
# mar/11 · Editado por: wiskeria
· votar


tenho um 50w tb e mesmo com um falante novik nacional faz as paredes do quarto tremerem quando boto no volume 8 "não tem master volume".
Connsigo tocar 5 min com o amp assim, mais que isso complica, não que doa, mas é um volume não muito saudável para um quarto... Num lugar aberto ficaria legal!

ogner
Veterano
# mar/11 · Editado por: ogner
· votar


wiskeria

*2 posts acima, por favor!!!

hehe!!

EDIT: *3

lemingue
Veterano
# mar/11 · Editado por: lemingue
· votar


JC_Junior

Quem quiser ajudar com o tópico, postem ae o que vocês comprovaram também!

Amp de 50W no talo e não deixa surdo... amp de 120W e idem...

Depois de alguns posts resolvi escrever um pouco também. Hehehe...

Você demorou para dizer qual era o seu amp (desconhecido - pelo menos para mim), vi na net que ele tem circuitos no pré e no master que alteram o timbre e etc... isso não é normal, confesso que não sei o que é, mas arrisco que é nisso que está a diferença.

Faça a mesma experiência com um valvulado "normal", com um falante conhecido e veja se dá o mesmo resultado.

Agora... que um JSX tem volume baixo... aí não dá pra engolir né...

Pelos amps que já tive... 30W 1x12 é até bastante volume, mas falta um pouco de punh, já dá pra deixar o ouvido beemmm irritado.

50W 1x12, dos amps que eu tenho, é o que estou levando pra ensaio, showzinho e etc... em ensaio ele não passa do 3, e se não uso protetor auricular, dá zunido sim. Pode ser eu... ou então a banda, toca muito baixo... Olha que estou tocando RATM, Audioslave, Metallica e Alice in Chains, só pra citar alguns... nada de mais, mas o pessoal senta a lenha... Em show em lugar aberto cheguei até quase no 5... (esses volumes que citei são VOLUME DE SOLO, não de base, eu reduzo ele em 4 db no rack para a base em geral).

100W e 4x12 e 2x12, quando eu morava em uma casa e queria "testar"... o máximo que botei foi o 4 (volume real, sem atenuação para base). Sei de amigos e parentes que já sabiam que eu estava em casa a uns 700 metros antes de chegar lá... só com tapa ouvido colega... Esses resultados se davam em qualquer configuração, ligando 6x12 então... no momento a 2x12 é o rack da minha TV de 50" e o half stack um móvel bonito, de um quarto do meu ap. Dá pra tocar com um volume baixo no ap, mas, como estou usando mais o combo agora, deixei o set maior parado.

Só sei que deve ter algo errado nessa sua conta colega... ou com o amp, ou os seus ouvidos...

Meus amps são todos Laney: LC50-112, VH100-R, TT412A e GS212IE, os falantes são celestion vintage 30.

Abs.

JC_Junior
Veterano
# mar/11 · Editado por: JC_Junior
· votar


Agora... que um JSX tem volume baixo... aí não dá pra engolir né...

Não falei que ele possui volume baixo. Não falei em nenhum momento que os amps soavam tão altos quanto um radinho de pilha.

Só não acho o que muito falam: "É insurpotável, impossível de ficar perto, é de deixar surdo."

Eu simplesmente não acho isso!


vi na net que ele tem circuitos no pré e no master que alteram o timbre e etc... isso não é normal, confesso que não sei o que é, mas arrisco que é nisso que está a diferença.

A diferença está toda na equalização somente, é somente uma otimização da Eq.


Vídeo do amp:





Will Bejar
Veterano
# mar/11
· votar


ogner
Assisti o primeiro e caiu naquilo que eu disse... na verdade, perguntei qual era o certo pra "válvulas fritando" e na verdade são dos 2 jeitos!!!

Aumento no talo o volume no pré e o power à vontade ou aumento no talo o power e o ganho do pré conforme necessário... certo???

LipeGuitarrero
Veterano
# mar/11
· votar


Verdades:

Um Valvulado de qualidade de 30w vai custar o triplo ou até mais de um SS de qualidade de 30w

Um Valvulado de qualidade de 30w vai dar pau em SS de qualidade de 30w

Verdade Verdadeira:

Eu não tenho grana pra comprar um Valvulado de 30w de qualidade. Que pena...

MundoGuitarra
Veterano
# mar/11
· votar


JC_Junior

É como se seu quarto estivesse numa pista de pouso de avião, e vc nos dissesse q dá pra dormir de boa

ogner
Veterano
# mar/11
· votar


Will Bejar

Velho, o "classico" pra se ter os bons timbres conhecidos que ouvimos, é saturar o power e dosar com o pré...geralmente o volume é responsavel pelo power e o gain pelo pré..

Recomendo colocar volume pra dedéu, e vai colocando gain até achar o ponto que te agrada...Se o circuito do seu amp "respeitar" esse esquema, atocha no knob de volume ae!! hhehehe!!

Abço

MMI
Veterano
# mar/11
· votar


Olha, juntei rapidamente uns textos que tenho aqui porque estou absolutamente sem tempo. Mas seria bom que se esclarecesse tudo isso e não ficasse aqui um problema sendo incentivado.

A perda auditiva induzida pelo ruído pode ser temporária ou permanente. A perda varia pela sensibilidade pessoal de cada indivíduo e da intensidade do ruído, é o que chamamos de Suscetibilidade individual", nem sempre ligada apenas a características hereditárias ou inatas. Fatores externos como exposições ocupacionais, algumas doenças sistêmicas, outras doenças do sistema auditivo, o uso de medicamentos ototóxicos, entre outros, são fatores predisponentes ou agravantes que tornam a orelha mais suscetível à ação do ruído.
Os efeitos do ruído na audição humana podem ser divididos em três grupos:
• TTS ( Temporary Threshold Shift ) - diminuição da sensibilidade auditiva, resultante de exposições a níveis de pressão sonora elevados. É uma alteração temporária, que é recuperada após um período de repouso auditivo. Ocorre quando o indivíduo é exposto a ruído intenso mesmo que por pouco tempo, e faz com que o limiar auditivo sofra alteração. Essa redução é temporária, e a audição volta ao normal após um período de repouso auditivo.
• Trauma acústico - perda auditiva súbita, geralmente decorrente de exposição a ruídos de impacto. É uma alteração irreversível. É considerado como uma perda auditiva repentina, quando ocorre uma única exposição de ruído de impacto como explosões, produzindo lesões irreversíveis na cóclea, pois os níveis sonoros excedem os limites fisiológicos dessa estrutura.
• PAIR – perda auditiva conseqüente de exposições a ruídos de alta intensidade, durante longos períodos ( meses, anos )

Limites de Tolerância - NR 15
Tempo de exposição permitido para ruídos contínuos ou intermitentes.

Nível Sonoro (db ) - Máxima Exposição Diária Permitida
85 dB - 8 horas
90 dB - 4 horas
95 dB - 2 horas
102 dB - 45 minutos
105 dB - 30 minutos
115 dB - 7 minutos

O corpo humano começa a responder aos ruídos a partir de 85 dB. Essa reação ao ruído, leva nosso organismo a ter diferentes respostas, como por exemplo: dilatação da pupila; aumento da produção de hormônios da tireóide; aumento de batimento cardíaco; contração dos vasos sangüíneos; aumento da produção de adrenalina; baixo rendimento no trabalho; ansiedade; tensão; irritabilidade; insônia; alteração nos ciclos menstruais; impotência; nervosismo; baixa concentração; cansaço; aumento da pressão sangüínea; acidentes e outros.

Quando ocorre uma exposição a um determinado som de intensidade superior a 85 dB, há o risco de se ter ou não a presença de uma perda auditiva. Vai depender não somente da intensidade do som, mas também do tempo de exposição. Esse tipo de lesão é característico da PAIR.
A exposição regular ao ruído de intensidade superior a 85 dB produz na orelha humana uma danificação lenta, progressiva e irreversível das células auditivas.
O problema dos músicos em geral é que é muito difícil saber, sem um aparelho específico para medir a intensidade do som (dosímetro) o que são esses 85 dB. Garanto que é bem baixo, especialmente para guitarristas que chegam a se incomodar com a falta de volume. A questão aqui não é o que se acha, que (por sorte) ainda se tem uma audiometria normal, mas sim que cientificamente com certeza se está lesando os ouvidos com grande chance, mas de forma lenta e gradual. Por isso boa parte dos guitarristas famosos, que tem anos de estrada, tem lesão auditiva, como Clapton, Paul Gilbert, Pete Townshend (estes declaram abertamente).

erico.ascencao
Veterano
# mar/11
· votar


Will Bejar
Lembre-se que todo este lance de controlar o volume do pré e do power depende muito do headroom do seu amplificador. No meu Electrontubes Wizard, por exemplo, coloco no talo e ele ainda soa limpo - para os meus padrões de limpo, para a minha pegada, para os humbuckers das minhas guitarras...

Will Bejar
Veterano
# mar/11
· votar


ogner
erico.ascencao
Affff... é complicado todo esse lance via inernet... mesmo com o vídeo, é necessária uma explicação bem detalhada.

Saquem só, essa é a "cara" do meu amp.
http://www.a2instrumentosmusicais.com.br/ml/imagens/ampli_guita/tagima _valvulado_2.jpg

Will Bejar
Veterano
# mar/11
· votar


Pra completar, acho que é mais fácil se por um acaso dos acasos vcs pudessem me ajudar a desvendar o mistério. COm ajuda do nosso amigo GuitarHouse:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/81702/#1568136
o AMPLIFICADOR na verdade consiste em um PRE-AMP e um POWERAMP.

O pre-amp é o estagio inicial onde o som recebe tratamento, equalizacao, quem sabe um drive,
Então, pelo que entendi, tudo que mexo ali do primeiro botão até o Presence faz parte da pré amplificação?
Daí, temos o seguinte, se eu aumentar o botão CLEAN ao máximo, estarei saturando as válvulas do pré e fazendo um drivezinho similar ao que o cara colocou no vídeo, certo?
O canal drive tem dois controles: GAIN1 e GAIN2, onde o primeiro se controla o nível e o segundo controla o volume. Essa parte do sistema, funciona igual a um pedal de drive, certo? Segundo Fernando de almeida no post http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/154222/#4148007 :
O conceito dos efeitos de ganho/saturação é nada mais nada menos de volume sobre volume. Nos pedais que possuem esse efeito o sinal que recebem é amplificado até a saturação desse componente que o amplifica, ou seja, o sinal é aumentado tanto que satura.
Tá...então o canal drive do meu amp, é um sistema "paralelo" onde o sinal já vai bem alto/saturado, e o GAIN1 controla o quanto se aumenta e diminui esse sinal (já saturado) numa escala do sistema do amp. Digamos assim, é como se eu tivesse o CLEAN no talo (gerando a tal saturação das válvulas) e depois ainda tivesse um outro volume pra aumentar ainda mais...certo?

para depois ser jogado no power e este fazer o servico final.
Pelo que entendi aqui, o POWER se resume ao MASTER, que seria o controle de potência (ou "quantidade" de volume/som sai do amp). Então, se eu não estiver errado, eu aumentando o MASTER até o 10 e ir subindo o CLEAN até ficar um timbre bacanudo, seria a saturação do POWER.

Escrevi todo esse montão de coisa me baseando no meu amplificador, mas acho que talvez com a foto e os links que coloquei aqui, ajude um pouco na explicação.
SE tudo isso que eu escrevi, de fato, estiver correto é bem simples de entender!!!

Valeu, manos!!!

Bruno Floyd
Veterano
# mar/11
· votar


JC_Junior

cara, se vc tem toda essa tolerancia a volumes altos como diz, é provavel que vc fique surdo mais cedo!

bicho não tem como um ampli de 50w all tube não te incomodar com volume 6 ou 7!

meu laney vc 30, no 7 treme todas as janelas e é quase impossivel não encobrir o resto da banda, sempre que posso ligo ele no talo, mas é muito volume. na ultima apresentação da minha banda tocamos num local grande para umas 700 pessoas usei meu ampli no 8 e nem precisou de retorno ou PA! não abuse do volume, ele pode te deixar surdo sim!

ogner
Veterano
# mar/11
· votar


Will Bejar

Vi a foto do amp:
Primeiro eu tenho que entender o esquema do seu amp.

2 canais certo? Quando vc coloca no canal de drive os Knobs G-1 e G-2 atuam, certo? Mas o C.Clean, mesmo no canal drive, funciona, ele aumenta o volume no canal drive?? Ou apenas o G-1 e G-2??

Will Bejar
Veterano
# mar/11
· votar


ogner
2 canais certo?
Isso, clean e drive.

Quando vc coloca no canal de drive os Knobs G-1 e G-2 atuam, certo?
Correto.

Mas o C.Clean, mesmo no canal drive, funciona, ele aumenta o volume no canal drive?? Ou apenas o G-1 e G-2??
Não, só o G1 e G2 onde G1 é o nível de distorção e o G2 o volume do mesmo.

ogner
Veterano
# mar/11
· votar


Will Bejar

Ele ainda tem um knob de master? Lá no cantinho!?
hauhewua!!
Se sim, nao sei pra que 2 gains no canal drive!! heuhuahue!!

Will Bejar
Veterano
# mar/11
· votar


ogner
Ele ainda tem um knob de master? Lá no cantinho!?
hauhewua!!
Se sim, nao sei pra que 2 gains no canal drive!! heuhuahue!!

Então, cara... tem sim o master... eu acho que deveria estar assim nos knobs do canal drive: Gain e Level (ou volume mesmo!!! rs)

Com base em tudo isso, o montao de coisa que falei tá certo???

JC_Junior
Veterano
# mar/11
· votar


Vamos com calma né galera. Eu não me exponho todo dia, por várias horas ao amp. rsrs

Mesmo eu não me sentindo incomodado com o volume do amp, eu tenho consciência de que é perigoso para audição. Eu ensaio somente nos finais de semana, os ensaios duram mais ou menos 3h e com uns pequenos intervalos. Vou ver se consigo um decibelímetro pra ver o nível sonoro que fica dentro da sala.

erico.ascencao
Veterano
# mar/11
· votar


JC_Junior
E este Kustom aí, é legal cara? Dá pra comprar por uma pechincha na GC.

JC_Junior
Veterano
# mar/11
· votar


erico.ascencao

O amp é muito bacana, eu só não sei explicar qual estilo ele é (British, California etc.) porque eu não tenho tanta experiência pra isso. O drive dele quando bastante saturado dá pra levar um AC/DC, não possui ganho exagerado. Satura cedo, com o Master desativado, o nível de break-up dele é no volume 4. E possui um boost de volume em que aproveita uma das válvulas do pré. No mais, o vídeo que eu postei retrata muito bem o som do amp.

MMI
Veterano
# mar/11
· votar


Will Bejar

O presence pode ser um controle tanto no pré quanto no power. No meu tem nos dois. No power, aliás, o power tem dois botões de volume e dois de presence (um para cada canal).

O melhor jeito de timbrar o power valvulado, além desses poucos controles, é através de troca válvulas. Acertar o timbre certo com as válvulas é um passo muito legal para se achar um timbre próprio que lhe agrade.

Will Bejar
Veterano
# mar/11
· votar


MMI
O melhor jeito de timbrar o power valvulado, além desses poucos controles, é através de troca válvulas. Acertar o timbre certo com as válvulas é um passo muito legal para se achar um timbre próprio que lhe agrade.
O problema é que as válvulas são caras... hehehehe
Eu não tenho intenção de mexer muita coisa nele (talvez o falante...) e depois quando puder e se houver necessidade, peg outro amplificador. :)




Repetindo minha pergunta:
Com base em tudo isso, o montao de coisa que falei tá certo???

Russetwolf
Veterano
# mar/11
· votar


Dando complemento ao que foi dito sobre a surdes, o ser humano tende a perder a audição 1/8 acima da freqüência a que foi exposto. Lembro a vcs que o ser humano é mais sensível a algumas freqüências do que outras,sendo mais sensível as médias entre 1 a 4khz, muito comum na fala humana e guitarra. No ensaio de uma banda pode-se chegar facilmente de 114 a 116dB(A) numa faixa espectral ampla. Tocando no quarto os níveis de uma guitarra podem chegar de 85 a 90dB(A) a 1,5m de distância, ou seja vc poderá ficar exposto por até 4horas sem problemas. Para shows com um valvulado 50W, saturando as valvuletas,estes níveis chegam aos incríveis 116 dB(A) a 2m de distância e vc poderia ficar exposto a apenas 7minutos. Há outros fatores que podem provocar surdes, mas ficaria muito extenso descrever tudo isso, o que foi descrito acima tem mais a ver com o som das guitarras, é o que interessa aqui.
Espero ter ajudado

Will Bejar
Veterano
# mar/11
· votar


Russetwolf
Eu lembro que saia do barzinho em que eu tocava e dava até um alívio, pq era muito barulho!!! hehehe

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Mitos e verdades que comprovei com amps All Tube