Válvulas "par casado". O que é isso afin

    Autor Mensagem
    Led_Zeppelin
    Veterano
    # dez/03


    Alguém pode me dizer afinal por que as válvulas p/ amnplificador são melhores se forem "par casado". Afinal, qual seria a diferença de duas válvulas que não sejam par casado? E como identificar que aquelas válvulas que fiz encomenda como par casado, são realmente par casado???????????

    MKazan
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    Led_Zeppelin
    assim. quando vc tem um estágio de potencia push-pull (em um amplificador classe B ou AB), vc terá sempre pares ou quartetos (ou mais) de válvulas de potencia.
    para que a valvula funcione em uma faixa de trabalho legal, é preciso regular oq chamamos de "Corrente de Bias". Cada válvula (não modelo, mas unidade) tem uma corrente de Bias um pouco diferente da outra. Para que a válvula não queime é necessário regular o Bias ao trocar a válvula. Se vc reparar, alguns amps da Fender tem um potenciometro de Bias na traseira (NUNCA TOQUE NESSE POTENCIOMETRO).

    Para facilitar a regulagem do Bias, testamos várias válvulas para encontrar pares (ou quartetos) que tenham a corrente de Bias parecidas. Isso são válvulas "casadas", assim fica mais fácil de regular na hora de trocar as válvulas da potência.

    Para vc ver se são casadas, vc precisa de equipamento específico para isso.

    yvo
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    eh nessas horas q eu penso q nunca vou entender porra nenhuma de eletronica =S

    MKazan
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    yvo
    se não pesquisar, não vai entender mesmo.
    tem q ir atrás cara.

    Led_Zeppelin
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    Ok, obrigado pela resposta. Acho que entendi. Acho que isso tem a ver então com a tal chave +B (outra pergunta que eu fiz) que tem atrás do meu cabeçote Tremendão II. No caso ele seria um amplificador Classe B??? O problema é que eu estou precisando trocar as válvulas 6L6 de um Jet Sound e acrescentar 2 válvulas 6L6 no Tremendão pois o antigo dono o estava usando só com duas! Mas aqui em Ribeirão Preto (SP) não tem ninguém (pelo menos que eu saiba) que mexe com valvulados. Qual seria a solução então??? Trocar as válvulas na sorte e rezar pra ficar tudo ok??????????????

    kaskudo
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    o +b liga a alimentaçao das valvulas, o seu tremendao pode funcionar com 2 valvulas, so que fica com a metade da potencia (50W) eu tenho um true reverberIII modificado, pra ensaio eu uso 1 par , pra show uso 2.

    MKazan
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Led_Zeppelin
    não. B+ é o nome que damos para a tensão alimentação da válvula.

    não sei exatamente oq essa chave faz no tremendão.
    não seria uma especie de Stand By?

    kaskudo
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    nas lojas especializadas eles ja vendem o par casado.

    kaskudo
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    nas lojas especializadas eles ja vendem o par casado. vc pode comprar pela internet tb.

    é isso, é um standby...

    Led_Zeppelin
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Ok, agradeço as respostas

    thecreamofclapton
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Retomando...


    Então toda vez que eu for trocar as válvulas do power tenho que regular a corrente de Bias?

    kelson
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    thecreamofclapton
    sim!

    thecreamofclapton
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    kelson
    A mesma coisa para as válvulas do pré?

    kelson
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    thecreamofclapton
    não.. as valvulas de pré tbm tem bias, que nada mais é do que polarização mas nelas tu nao tem que eskentar cabeça.. só trocar pelo mesmo modelo.. sem problemas

    Wesjazz
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Tenho um Crate V3112 de 30W, três válvulas 12AX7A no préamp e quatro EL84 no Power. Li alguns artigos e vídeos no youtube e soube que o BIAS desse amp é auto regulável por um tal de catodo. Mas não vi isso no manual que fala que é recomendável regular o bias sempre. Minha dúvida é: se apenas uma válvula "queimar", ou não estiver acessa, devo substituí-la apenas por "uma válvula" do par casado ou devo trocar a "queimada" e mais outra em boas condições, usando o par???

    Ramsay
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Wesjazz

    De fato o Crate V3112 tem o bias auto-ajustável, porque usa um resistor de 60 Ohms/10W ligado nos catodos das quatro EL84.

    Quanto a sua dúvida, se vc trocar apenas a válvula que queimou e ela não estiver casada com as outras três, vai funcionar sem risco de queima, mas, isso vai alterar o som do amp pra pior, já que essa nova válvula não estará casada com as demais.

    hitall
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Aew pessoal... Estou com Kustom 112 50 watts e preciso trocar as válvulas EL 34.... Comprei um par casado JJ agora a dúvida... é só tirar e colocar como se fossem lâmpadas? preciso de equpimaneto especifico.... não corro risco de tocar na parada e ir parar no céu..?

    maspn
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    hitall

    são válvulas né amigo,
    o certo é levar p/ um técnico em eletrônica fazer o serviço...

    mesmo que dê certo,
    tu iria se sentir seguro?

    Ismah
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    kelson
    só trocar pelo mesmo modelo..

    E no meu caso, que quero trocar a 6BQ7 do meu Meteoro Revolution por uma 6BZ7... como fica?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Válvulas "par casado". O que é isso afin