O que é "FRFR" e porque é importante saber - Axe-Fx / POD HD / 11R.

Autor Mensagem
Bog
Veterano
# ago/11
· votar


Rennan_Guitar

Ops, agora que vi que não era você falando do HD500. E vi que li errado - eu entendi que você não usaria a simulações da pedaleira NO amp, mas você está falando em não usar a simulação DO amp. Peço desculpas pela leitura atrapalhada!

Mas então, como eu disse, eles são construídos com falantes mais ou menos flat (mas não full range, então não são FRFR, são só FR mesmo, heheh). Mas como a simulação não costuma ser bypassavel nesses amps, você precisaria usar a entrada auxiliar (que em alguns amps chamam de CD/MP3). E, novamente como eu disse, já experimentei um Roland Cube 30x assim e gostei do resultado.

Rennan_Guitar
Veterano
# ago/11
· votar


Bog

Vamos falar de preços amigo rsrsrs

qual seria o melhor custo benefício para trabalhar bem com as simulações!?

Abração e ta desculpado!

Bog
Veterano
# ago/11
· votar


Rennan_Guitar

Bom, quanto a isso eu já comentei acima... Não conheço os preços no Brasil, e tenho mais experiência com uns Roland e Yamaha aqui. Uma coisa que eu gosto de frisar é que usar um setup stereo costuma ser muito interessante nessas situações. Dá uma bela mehorada na sensação espacial, sem contar que tem efeitos que nasceram para serem usados em stereo.

guitarg3
Veterano
# jan/12
· votar


só pra não criar outro tópico com o mesmo assunto.. ao final das contas.. alguem descobriu algum ampli frfr q fica legal pra usar ao vivo com o pod hd?

eu penso que tem q ser algo com um falante de 12.. e que tenha uma potencia suficiente pra ser usados em shows pequenos por exemplo, sem precisar de amplificação extra. Talvez algo como aquelas caixas que vc usa pra ligar um cabeçote valvulado, só que sem o cabeçote. Alguém sabe de algo desse tipo?

rocknroll1234
Veterano
# jan/12
· votar


amplificador de guitarra nao era só mid range?

guitarg3
Veterano
# jan/12
· votar


estava citando algo tipo esse ampli o "Peavey Kb4"

É um ampli de teclado e parece ter uma boa potencia pra se tocar em casa.. alguem sabe se ele eh frfr e se serve pra ligar um pod hd nele?

Bog
Veterano
# jan/12
· votar


guitarg3
Talvez algo como aquelas caixas que vc usa pra ligar um cabeçote valvulado, só que sem o cabeçote.

Falantes de guitarra não são FR e nem FR (hehe). Eles são responsáveis por boa parte da coloração do amp.

Mas existem uns amps com falantes "semi-flat". Além dos amps com modelagem digital (quando você pode achar um desvio da parte da modelagem), tem os Atomic Amps, uns amps da Tech 21 e uns da própria Line 6, feitos especialmente para o Pod HD. Agora, o preço...

guitarg3
Veterano
# jan/12
· votar


Bog
então.. ms eu li que os de teclado sao mais frfr.. esse dai q eu citei o nome é ampli de teclado...

Kverna
Veterano
# mar/12
· votar


Boas pessoal!

Achei bem interessante esse tópico, pois estou com uma dúvida muito grande sobre o que usar em casa, num quarto pequeno, para estudo e lazer para ligar minha pod xt live.

Seria melhor um par de monitores da yamaha, aqueles menores (hs50m) ou uma caixa amplificada (pa)?

Outra dúvida, no caso de tocar com um backing track 'por trás', mando junto com a guitarra + pod ou coloco a base em outra caixa/monitor ?

Abração a todos.

guitarg3
Veterano
# mar/12
· votar


Kverna
eu compraria um monitor de áudio.. isso se sua intenção é somente tocar em casa e fazer gravações...

Kverna
Veterano
# mar/12
· votar


guitarg3, mas sempre leio que monitores de estúdio não são legais para escutar música, mas sim mixar. Essa é a minha dúvida, se os monitores sendo frfr tem um bom som para vc escutar e tocar junto com backing track's.

thmenezes_RJ
Veterano
# ago/12
· votar


Ressuscitando aqui.

Pequena dúvida galera. Amplificadores de violão, como esse:

http://grupomuraro.com.br/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_cat egoria=4&codigo_produto=302

são FRFR? Obviamente, considerando que a qualidade do power e do falante acabam também influenciando, como acontece nas caixas de PA.

Enfim, a proposta destes amps é ser FRFR? Porque de repente, é melhor um amp desses do que uma caixa ativa...

Bog
Veterano
# ago/12
· votar


thmenezes_RJ

Amps de violão costumam funcionar como mini-PAs, então eles são sim FRFR (na medida do que permite a qualidade do mesmo, claro!). Alguns amps têm uma coloração mais forte, que busca amenizar os efeitos de captadores tipo piezo, então é bom ver se isso é um recurso e se pode ser desligado.

thmenezes_RJ
Veterano
# ago/12
· votar


Bog
E você diria que os amps de teclado se comportam desta mesma forma?

Bog
Veterano
# ago/12
· votar


thmenezes_RJ

Os bons, sim. Mas uma coisa a se considerar é que tanto amps de teclado quanto os de violão às vezes possuem funções como reverb, efeitos, preamp que atenua os efeitos do piezo, etc. Mesmo que você não use essas coisas, acaba pagando por elas.

thmenezes_RJ
Veterano
# ago/12
· votar


Bog
Não pretendo usar nada dessas coisas. Mas eu vi que alguns desses amps tem entradas pra microfone também, e nesse caso, eventualmente, pode vir a ser útil.

Mesmo considerando que pago por essas funções extras, estou achando que os amps de violão ou teclado são mais jogo do que uma PA ativa.

As PAs estão extremamente caras, prefiro comprar um amp de violão, por exemplo, com potência menor, do que um caixa estilo CSR, que é uma porcaria...

Mais uma vez muito obrigado cara.

iMPeLLiTTeRi
Veterano
# mai/13
· votar


e ai pessoal? prosseguindo com o topico... o que acham da Power Engine da Tech 21? Tem um preco bem acessivel aqui no exterior. Ou seria melhor uma Mackie? Tenho lido que a Mackie nao eh nem um milesimo do que ja foi antigamente, entao estou na duvida. Uma QSC eh a mais indicada por tudo que eh forum gringo, mas nao estou disposto a dar 800 dolares numa caixa de 10".

Abixibarraba
Veterano
# mai/13
· votar


Uso uma digitech rp500 e ficava mto "bolado" com esse lance de simulação...e ai fiz o seguinte comprei um amp stereo 2 de 12, ligo ela no returno e desligo a simulação de falante....ficou 1000 vezes mais fácil de se timbrar....

iMPeLLiTTeRi
Veterano
# mai/13
· votar


Abixibarraba
O problema de ser fazer isso é o fato de se "perder" o maior diferencial das POD que são justamente as simulações de caixa e falante.

marcel_olivier
Veterano
# mai/13
· votar


O tópico é muito legal.

Responde de uma maneira objetiva as principais perguntas do que realmente envolvem a emulação dos timbres. Muito bom!!!!!!!!!!!!

Agora quanto a uso (como vários já falaram aí pra cima), acho muito relativo, tudo depende do que se queira, aplicação, custo x benefício etc...

Para HI-GAIN (o que toco), nunca encontrei nada que de fato substitua completamente tanto em timbre quanto em volume (amplitude) o amplificador valvulado, infelizmente, aos meus ouvidos é diferente.

Já pensando nos timbres de blues e clean, é bem fácil conseguir os timbres pois depende muito mais da guitarra do que do amp (o contrário do high-gain).

Como citaram acima, por outro lado se as simulações são boas, nada nos impede de usar... por ex: é muito muito muito muito mais fácil usar uma HD500 ou um Axe FX 2 ou um Amplitube ou similar durante uma turnê do que carregar Amp, Pedais, Caixa, Microfones, timbrar tudo de acordo com o local etc... Ainda mais depois de fazer os Tone Matchings quando é possível.

Ter um único equipamento, que carregue os seus timbres e garantir que os locais onde você irá tocar possua uma estrutura boa de retorno e projeção, faz as simulações muito práticas, pois é reduzida significativamente a estrutura transportada e aumenta-se a linearidade de timbres entre um equipamento e outro.

Acho que o elemento principal que um AMP de fornece acaba sendo engolido no "padrão de utilização do mesmo"... por ex:

Quantas vezes ouvimos falar de um Bassman fazendo metal? Ou de um Mesa Boogie fazendo Clean estilo Twang? Ou de alguém ligando um baixo em um JCM800?

Isso me faz pensar que o elemento "chave" do amp acaba sendo perdido no meio das simulações, pois nos impede de fazer com ele o que quisermos e os programas que os simulam acabam forçando usar aquela simulação de algum jeito específico.

E quando ele é muito moldavel como no Axe FX, pode ficar dificil de usar.

Em certo teste que fiz, peguei 1 dos tracks gravados com um Triple Recitfier, e troquei por um gravado pela HD500 (tudo timbrado com muita calma para tentar representar o timbre).

Ao colocar para os membros da banda ouvir, todos foram em cima do HD500 achando que era o original e não era...

Porém, no show seguinte, usei o Pré da HD500 no Power do Triple Rectifier e o som simplesmente SUMIU, foi engolido pelo restante.

Ao passar para o Pré do AMP, ele simplesmente apareceu com aquela pancada que sempre dá.

Daí me faz pensar que tudo é bom senso.... como um guitarrista de high-gain, não troco o Triple ou o 6505 por nada no palco (mesmo sendo local pequeno), agora no dia-dia de ensaios, composições, brodagens entre amigos, participações aqui e ali, não troco minha HD500 por nada, mesmo quando os retornos e PAs não são tão bons...

Abs

jigo__
Veterano
# mai/13
· votar


marcel_olivier
Daí me faz pensar que tudo é bom senso.... como um guitarrista de high-gain, não troco o Triple ou o 6505 por nada no palco (mesmo sendo local pequeno), agora no dia-dia de ensaios, composições, brodagens entre amigos, participações aqui e ali, não troco minha HD500 por nada, mesmo quando os retornos e PAs não são tão bons...

concordo com vc em td que disse!!!
abçs

Abixibarraba
Veterano
# mai/13
· votar


iMPeLLiTTeRi
é verdade.....mas por um lado se ganha um pouco na praticidade...pq antes toda vez q ia tocar em um lugar com amp. diferente tinha q se mexer no timbre...agora levo meu amp. e nao tenho mais essa dorzinha de cabeça. E ainda tenho a opçao de usar o pre do amp e usar somente as simulações de pedal, em alguma situações fica ate melhor, como por exemplo o fuzz.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O que é "FRFR" e porque é importante saber - Axe-Fx / POD HD / 11R.