O que é "FRFR" e porque é importante saber - Axe-Fx / POD HD / 11R.

Autor Mensagem
Matheus.Carl
Veterano
# jan/11 · Editado por: Matheus.Carl


FRFR é um termo bem comum atualmente e transcrevi um texto super explicativo, com vários conceitos interessantes, que tenho certeza que será útil para muitos aqui (como foi pra mim).

fonte original: www.fractalaudio.com/forum/viewtopic.php?f=13&t=4443

Obs. A tradução não é literal, mudei algumas coisas pra facilitar o entendimento, há também alguns termos técnicos que mantive em inglês. Tomei a liberdade de substituir a Axe-Fx por "Processador de Modelagem", para ficar mais genérico. Segue abaixo a tradução.

O que é FRFR e porque isso é importante?

Estou redigindo este post para prover respostas às mais comuns questões sobre o sistema FRFR.

PERG.: O que é FRFR?
RESP.: "Full Range Flat Response." Tecnicamente falando, "full range" significa a banda total do espectro audível, de 20Hz à 20kHz. Na prática, no que tange a guitarra elétrica, significa que a largura da banda de freqüências da guitarra, incluindo todos os harmônicos adicionados pela amplificação., compreende aproximadamente entre 80Hz- 8kHz para a afinação padrão. "Dropped tunings" nominalmente requerem um alcance maior nos graves. O segundo FR, "Flat response" jamais é alcançado completamente em qualquer alto falante. Entretanto, os melhores projetos podem aproximar-se tendo uma razoável variação de maios ou menos 2dB.

PERG.: Gabinetes de guitarra são FRFR?
RESP.: Não, longe disso. Na verdade tem um comportamento nada ideal (i.e., respostas de freqüência com vales e picos substanciais). Alto falantes e gabinetes de guitarra são partes essenciais para a assinatura sonora de um amp.

PERG.: Então porque eu iria querer usar um alto falante FRFR com um "processador de modelagem"?
RESP.: Porque o processador de modelagem tem simulação de gabinetes ("cabinet simulation"). Se você usar uma simulação de gabinete, a assinatura sonora da caixa escolhida será adicionada ao sinal processado. Nenhuma coloração do alto-falante é necessária para reproduzir o efeito da caixa. Na verdade, adicionar coloração (em outras palavras, tocar através de umgabinete de guitarra com o a simulação ligada) pode obscurecer a característica da simulação escolhida, a assinatura do timbre.

PERG.: Qual a diferença entre monitores de estúdio e, digamos, um amplificador de teclado?
RESP.: Monitores de Estúdio representam uma referência. O grau de representação é preciso – um monitor poderá ter resposta plana e ser relativamente full range (cobrir toda gama do espectro audível). A fim de realizarem bem seu trabalho, os monitores necessitam unicamente ser capazes de produzir uma ótima resposta num espaço pequeno, por que o número esperado de ouvintes é pequeno, e suas posições serão a mais próxima possível para que haja uma posição estéreo ideal de audiçã ("stereo sweet spot"). Monitores de estúdio de alta qualidade são bem caros, e tirar bons resultados requer muito mais do que apenas instalar os mesmos numa sala conectando alguns cabos neles.

Similar aos monitores de estúdio, amps de teclado e PA's (também conhecidos como "Sound Reinforcement, ou Alto-falantes SR") em geral denotam ser relativamente "full range". Ao contrário dos monitores, espera-se que Caixas SR forneçam som para muitos ouvintes situados numa área relativamente grande. Na média, caixas SR são requeridas para produzir um saída acústica mais alta do que monitores de estúdio, embora exista alguns tipos de monitores de estúdio que podem "falar" tão alto quanto SRs. A exigência do alto nível de "output", combinada com a pressão de manter os preços o mais baixo possível, levou muitos produtores de caixas SR a sacrificarem significativamente a resposta e diretividade sonora de seus produtos.Por esta razão, Caixas "FRFR" projetadas para uso em Sound Reinforcement (PA), variam muito em performance, e cuidado de mais é pouco na hora de escolher o produto para usar com um processador de modelagem.

PERG.: Como a dispersão sonora "num palco ao vivo" pode ser comparada entre um FRFR e um gabinete para guitarra, digamos 4X12?
RESP.: O número de transdutores e suas respectivas posições são os maiores fatores da diretividade de um alto falante. Um falante SR, será fidedigno tendo uma diretividade ampla (dispersão tem um significado técnico não relacionado à diretividade) do que qualquer caixa 4x12. Uma caixa 4x12 é muito mais direcional por duas razões: os transdutores de 12" tornam-se muito direcionais pro si só por volta de 1200Hz, e os "2x2 array of transducers" por si mesmo são direcionais e teria sido assim mesmo se os transdutores individuais não fossem

PERG.: Um sistema SR tem um "sweet spot" (posição ideal de audição)?
RESP.: Muitos tem, embora o exemplo ideal teria uma amplo "sweet spot", tal qual todos os ouvintes estivessem dentro dele. Entretanto, em quase todo caso, o "sweet spot" de um SR speaker é maior do que um caixa específica para guitarra.

PERG.: Porque uma verdadeira caixa para guitarra soa mais "na cara" do que um FRFR que está modelando esta caixa?
RESP.: A inclusão da palavra "porque" implica que isso sempre ocorre. Nas minhas experimentações, na verdade isso não ocorre. Essa pergunta poderia ser formulada de uma outra forma: "Como eu faço para um FRFR soar mais parecido com uma caixa específica para guitarra?"

PERG.: O número de alto falantes em um sistema FRFR tem alguma relevância com o número de alto falantes do gabinete que ela está reproduzindo (ou modelando)?
RESP.: Apenas de uma forma secundária. Se a modelagem (e/ou IR) que você está usando foi retirado de um mic numa posição que é uma representação de sua posição enquanto está tocando, e se a caixa FRFR que você está usando é neutra o suficiente, você pode recriar o som e a sensação de uma caixa 4x12 com um sistema FRFR, mesmo empregando menos de quatro transdutores.

PERG.: Posso substituir um falante de 12" numa caixa de guitarra por um sistema FRFR?
RESP.: Se você for um projetista de alto falantes, você provavelmente desistirá da idéia de tal modificação. Nenhum transdutor de 12" é FRFR por si só. É necessário um "tweeter", (bem como um crossover) também.

Aqui vai um adendo meu:

Aqueles que utilizam algum processador de modelagem para tocar ao vivo, poste sua experiência com o uso de um gabinete e/ou sistema FRFR. Este tópico pode se tornar muito útil.

Abs!

DotCom
Veterano
# jan/11
· votar


Matheus.Carl
Bom tópico, valeu a iniciativa.
Tem um tópico aqui nesse fórum mesmo falando de uma experiência de uma GT-8 + caixa FrFr, que o dono também adorou o resultado.

Igormusic
Veterano
# jan/11
· votar


Matheus.Carl
Valeu Matheus!!! Ótima contribuição!!!

O povo tem preguiça de ler, mas vale a pena.


Não uso pedaleira e nenhum outro tipo de DSP pra tocar ao vivo, mas não digo que nunca usarei, até porque tenho uma queda pela POD X3 Live hehe

Sempre aconselhei quem tem pedaleira a ligar no "Return" do amp, pra escapar do pre e não correr o risco de ter dois preamps na cadeira.

Se bem que as X3 Live e GT-10 da vida têm LOOP, mas não sei como eles trabalham, de repente dá pra dar um "bypass" no pre.



Abraço!!!

Matheus.Carl
Veterano
# jan/11
· votar


DotCom
Igormusic

obrigado pelos comentários...
ABS!!!

Up...

Magrinho123
Veterano
# jan/11 · Editado por: Magrinho123
· votar


calmaí, tem uma coisa que eu fiquei na dúvida:
então, quer dizer que caixar anguladas tem um sweet spot maior do que caixas retas, porque na verdade temos o sweet spot de cada falante, porem, cada um em uma direção diferente, por isso estes são mais indicados para show grandes, para que o som fique bom em todo o espaço? lembrando que estamos dando um exemplo onde apenas uma caixa é utilizada.

Rennan_Guitar
Veterano
# jul/11
· votar


E aew pessoal que amplificador FRFR indicam pra usar com simuladores(no meu caso POD X3 Live)?
Abração!

Bog
Veterano
# jul/11
· votar


Rennan_Guitar

Quanto de potência você precisa?

Eu tenho um par de Roland CM-30. Para usar em casa e em lugares pequenos, aguenta bem. Pensava em um Roland KC-110, mas os CM-30 seguraram bem melhor os graves. Eu tinha também um Yamaha Stagepas 150M. Vendi para pegar o segundo CM-30 do par. Usar reverbs e outros efeitos em stereo é muito legal. Esse Stagepas tem em várias versões, com potências variadas, em versões mono e stereo. Aqui onde eu moro, são uma espécie de padrão - robustos, leves, razoavelmente flat e não muito caros.

No geral, qualquer bom sistema de PA ou caixas ativas para amplificação de áudio em geral servem. Se for para usar sozinho em casa, monitores de estúdio também funcionam bem. A regra geral é pensar como se você estivesse trabalhando com amplificação de áudio em geral. Digo, se o sistema funciona bem para sonorizar o ambiente com música mecânica (i.e. o tal "DJ que só troca CD"), vai servir com um simulador como o Pod.

Kevlar
Veterano
# jul/11
· votar


Rennan_Guitar

Realmente depende de como vc irá utilizar.
As recomendações do Bog são bem sensatas.

Rennan_Guitar
Veterano
# jul/11
· votar


Bog
Kevlar
Pessoal obrigado pelas respostas!
No caso usaria tanto em casa pra estudar mas principalmente pros shows!
O que vcs me idicam!?

Calime
Veterano
# jul/11
· votar


Bog
Kevlar

Tenho a mesma dúvida do Rennan_Guitar, penso em adquirir um sistema desses, andei olhando esse aqui no ML: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-190333800-caixa-ativa-jbl-eon-5 15xt-apenas-285000r-aproveite-_JM

Sei que a JBL é uma empresa confiável, produz ótimos produtos, mas essa caixa ficaria legal junto com uma POD HD 500? Sera qque ela tem msm esses 625 watts RMS que eles estão anunciando?

Bog
Veterano
# jul/11
· votar


Rennan_Guitar
Calime

Bom, como eu nunca mexi com isso no Brasil, não posso opinar sobre a maior parte do que se encontra por aí. De forma muito geral, aqui no Japão, é comum ter Roland em espaços pequenos, e Yamaha ou Bose na imensa maioria dos outros casos. Acaba que eu só tive experiência mesmo com os sistemas portáteis da Roland e os kits-PA da Yamaha... sorry.

Calime
Veterano
# jul/11
· votar


Bog
Ok, tá desculpado, rs...vlw!

Kevlar
Veterano
# jul/11
· votar


Rennan_Guitar
Calime

Caracas, essa jbl tem falante de 15"??? Se for isso, é um tremendo exagero pra utilizar com a pod hd!!!

Galera, acabei de responder uma pergunta parecida com a de vcs... vou meio que reescrever aqui a resposta...

Tenho uma caixa ativa muito boa (QSR) c/ falante de 10"... mas na prática para shows geralmente ligo em linha no PA e uso alguma caixa multi-uso, ou mesmo um ampli tipo merdeoro pra retorno.

Antes de comprar analisem bem o que vcs realmente necessitam.

Minha dica é: Compre algo pequeno e leve para retorno individual e envie as saídas xlr direto para a mesa de som, é mais eficaz, tanto pra tocar em casa como em shows.

Abs!

Rennan_Guitar
Veterano
# jul/11
· votar


Pessoal estive pesquisando e uma opção mais em conta seria um Amp de teclado.
Alguém ai já testou algum ou possa recomendar?

Abração!

Bog
Veterano
# jul/11
· votar


Rennan_Guitar

Eu só testei um punhado de Rolands. Os mais antigos tinham um som meio cheio de médios, bem longe de flat, e não eram stereo. Mais recentemente eles lançaram o KC-110, menorzinho, mas mais flat e stereo, mas ainda assim achei que um par de CM-30 segurou bem melhor os graves (além de custar menos).

De outras marcas eu não posso falar...

Rennan_Guitar
Veterano
# ago/11
· votar


Bog

Andei vendo uns da Peavey que são "nervosos" KB4 e o KB5.
Tem saídas XLR, entrada stereo e loop de efeitos!
O que acham?

Abração!

carlos adolphs
Veterano
# ago/11
· votar


Matheus.Carl
Excelente participação, Matheus!Agora só resta o pessoal entender o que vc escreveu...No frigir dos ovos, os dispositivos FRFR são utilizados para, básicamente, não adicionar coloração ao som.É o recomendado para uso com PODs e coisas do gênero, que foram feitas para uso em linha, direto no PA, com caixa de retorno.Quando se quer ter no palco um som Marshall, Vox, Fender, realmente instala-se um Marshall, um Vox, Um Fender.Agora, usar qualquer ampli com qualidade timbral própria, não FRFR, é desperdício com simuladores de modelagem, pois vc não terá nem um nem outro funcionando ao propósito que se destinam, sendo válido apenas para quem quer obter um terceiro timbre, diferente do original ou do modelado.Um abraço!

Bog
Veterano
# ago/11 · Editado por: Bog
· votar


Rennan_Guitar

Eu não conheço, mas vi uma foto do KB4 aqui e ele parece ter apenas um woofer + um tweeter. Mesmo que a entrada seja stereo, o som vai sair em mono. O KB5 já é 2x10", stereo. Porém, qualquer amp monolítico vai ter pouco espaçamento stereo, normalmente você consegue resultados melhores com duas caixas independentes, pode jogar uma de cada lado.

A saída XLR serve para ligar na mesa, ou para dar um aumento de volume ou para usar o amp como retorno.

Quanto ao loop de efeitos, eu não vejo muito sentido. Em amps de guitarra, eles servem para pular a coloração do preamp ou para deixar certos efeitos após a distorção do preamp. Em um amp FRFR, a coloração do preamp devia ser mínima, e sem distorção. Não devia fazer muita diferença ligar um Pod no input ou no loop.

Os (bons) amps de teclado e amps de violão normalmente são como sistemas de PAs portáteis e com certas funções interessantes para o instrumento. Eles não fazem nada demais que um bom sistema de PA não faça também, mas costumam ser mais práticos e fáceis de carregar/preparar. Se for esta a tua necessidade, são uma boa opção, mas podendo, um sistema de áudio mais tradicional pode dar resultados iguais por um preço menor.

Por sinal, o meu Yamaha Stagepas vinha descrito como um "Sistema portátil de PA", mas nas fotos das caixas e mesmo no mixer, tinha fotos e desenhos sugestivos, de teclado, violão e microfone. No fundo, é a mesma coisa. Se eu fosse comprar hoje um sistema para usar com simuladores em apresentações, provavelmente pensaria nesse Yamaha, ou em alguma coisa similar. Só vendi o meu porque não estava mais usando mesmo.

Rennan_Guitar
Veterano
# ago/11
· votar


Bog
Só citei o que ele tinha cara não falei que usaria no loop de efeitos o POD até pq não faria sentido!

caixas ativas são mais caras que esses amps cara!

Bog
Veterano
# ago/11
· votar


Bog
caixas ativas são mais caras que esses amps cara!

Weird! Não sabia! O.o

Rennan_Guitar
Veterano
# ago/11
· votar


Bog

Por isso citei como opção mais em conta!

abração

Rennan_Guitar
Veterano
# ago/11
· votar


Pessoal o que acham dos amps da Line 6?
O DT50 é fora de série, mas é absurdamente caro!

e as outras linhas como por exemplo a Spider!?

Será se encaixariam bem com os simuladores?

Alguém ai já usou ou testou algum?

Abração!

Bog
Veterano
# ago/11
· votar


Rennan_Guitar

Esses amps como os Spider já incorporam seus próprios simuladores. Eles são montados com falantes mais ou menos flat (mas não full range) e usam no preamp algo como um Pod simplificado.

Uma regra geral é: ligar simuladores no input de outros simuladores não presta. É ainda mais difícil de timbrar do que ligando no input de um amp. Uma opção é usar a entrada auxiliar que tem na maior parte desses amps. Eu já brinquei com um Roland Cube 30x assim, e gostei do resultado.

Giuseppe Miglionico
Veterano
# ago/11
· votar


Matheus.Carl
Ótimo topico, eu mesmo tinha umas duvidas sobre o assunto, to lendo ele inteiro aos poucos!

Abraço!

guitarg3
Veterano
# ago/11
· votar


Bog
poxa cara.. tu mora no japão.. eu vou no fim do ano para ai.. tava pensando comprar um pod hd 500 e trazer aqui pro brasil.. vc axa q compensa ou tem indicações melhores pra mim?


grato!

Bog
Veterano
# ago/11
· votar


guitarg3

Er, meio fora do assunto do tópico, mas como sempre, vai depender muito do tipo de aplicação, das tuas necessidades, do teu gosto pessoal, da tua paciência para regular...

Um porém do Pod HD500 é que algumas pessoas relataram problemas que surgiram após algum tempo de uso. Aparentemente, ele não tem a mesma robustez de uma Boss ou T.C. Electronic. Só que no Brasil não tem assistência técnica oficial, então certos defeitos podem aparecer e ser simplesmente não ter conserto.

Thi_Lennon
Veterano
# ago/11
· votar


Tenho uma pod HD500 e uso com um par de monitores BX5A da m-audio FRFR obviamente, para mim som melhor não existe,

já use uma Pod x3 live em um amplificador valvulado e era muito dificil de regular. e eu tinha quer fazer duas regulagem ,, pois a regulagem do amp ficava pessima para gravar no usb.

agora nao tenho mais esse problema. a diferença é absurda! apesar do falante de 5" os monitores falam bem alto e tem um grave absurdo,

Rennan_Guitar
Veterano
# ago/11
· votar


Bog

Só que não usaria a simulação desse amps!
Deve ter como ligar sem as simulações!

Bog
Veterano
# ago/11
· votar


Rennan_Guitar

Por que exatamente você quer um amp com simulações digitais para usar com um Pod HD500 com as simulações desligadas? As simulações do Pod provavelmente são melhores que as de um Spider. E se você usaria a pedaleira apenas para efeitos, vale muito mais a pena um amp com loop. Você na verdade nem precisaria da HD500, a M13 resolveria o problema - a qualidade é exatamente a mesma, a M13 só não tem simulações de amps, mas tem outras vantagens (veja o preço, as especificações e manuais). Sem contar que na praia dos efeitos, tem gente que prefere outras pedaleiras. O grande chamariz da Line 6 sempre foram exatamente as simulações de amps!

Eu pessoalmente acho que se a idéia é usar uma pedaleira, um amp tradicional com loop de efeitos é uma alternativa melhor. Amps digitais são legais em baixo volume e quando você quer tudo num bloco só. E lembre-se também que esses amps quando falham, FALHAM. É muito difícil consertar um Spider que tenha estragado a placa.

Rennan_Guitar
Veterano
# ago/11
· votar


Bog

Cara eu to pesquisando sobre sistemas FRFR pq já tenho uma POD X3 Live!
Quero tirar um melhor proveito das simulações do meu POD!

Abração!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O que é "FRFR" e porque é importante saber - Axe-Fx / POD HD / 11R.