Ligando potência + caixas passivas grande dúvida

Autor Mensagem
Okib4
Veterano
# dez/14
· votar


Hummm...entendi

Vou arrumar uma outra caixa então...

Vou aproveitar pra tirar mais algumas duvidas rsrs
Se o esquema tiver certo na caixa de 8ohms 300RMS a potencia bate 560watts nos 2 canais, eu não consegui entender pq ele não trabalha na potencia máxima da caixa, ela precisa de outra caixa ligada pra funcionar?

Outra dúvida eu consigo ligar uma caixa de 8ohms e outra de 2ohms na mesma potencia?

Como o Ismah citou eu posso ligar 3 caixas de 8ohms na potencia pra trabalhar com ela no máximo, mas como faria isso, ligo duas no mesmo canal? isso pode dar algum problema?

Queria agradecer o Bertola e o Isma pela atenção, sou do RJ e quando comprar uma guitarra nova vou levar pro Bertola da uma olhada, pra compensar os aborrecimentos...rsrs

Um abraço...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14
· votar


Okib4
ela precisa de outra caixa ligada pra funcionar?
Se for em dois canais, sim, o que é o caso.
consigo ligar uma caixa de 8ohms e outra de 2ohms na mesma potencia?
Não faça isso....
Como o Ismah citou eu posso ligar 3 caixas de 8ohms na potencia pra trabalhar com ela no máximo, mas como faria isso, ligo duas no mesmo canal? isso pode dar algum problema?
Vc irá ligar 4 caixas de 8 ohms: 2 num canal e 2 noutro.
Abç

Ismah
Veterano
# dez/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Okib4

ela precisa de outra caixa ligada pra funcionar?

Havia entendido que era um canal de 560W. Isso muda tudo!!!

Entendo que sendo dois canais de 280W cada, então sim, pra entregar os 560W precisa trabalhar em par.

consigo ligar uma caixa de 8ohms e outra de 2ohms na mesma potencia?

Consegue, mas não aconselho em hipótese alguma. Vc vai trabalhar em 10Ohms (série) ou 7.97(paralelo). Porém vai gerar um desequilíbrio enorme entre os falantes/caixas, e vai ter problemas de defasagem, que não vai conseguir resolver - na pior hipótese queima teu sistema.

Como o Ismah citou eu posso ligar 3 caixas de 8ohms na potencia pra trabalhar com ela no máximo, mas como faria isso, ligo duas no mesmo canal? isso pode dar algum problema?

Tens que ver se esses mil e tantos watts @ 2 ohms, não são em bridge! Dizer qual o modelo do amp ajudará muito, pois poderemos consultar dados técnicos e te responder melhor.

Vc irá ligar 4 caixas de 8 ohms: 2 num canal e 2 noutro.

Ligando em série, dois falantes no mesmo canal vc trabalha com 4Ohms. Se ligar mais um par (totalizando 4), novamente em série, vai trabalhar em 2 Ohms.

Okib4
Veterano
# dez/14
· votar


O modelo do meu amp é esse: PA-1800 da Linewpower

Ligando em série, dois falantes no mesmo canal vc trabalha com 4Ohms. Se ligar mais um par (totalizando 4), novamente em série, vai trabalhar em 2 Ohms.
- Uma dúvida isso funciona mesmo a minha caixa sendo de 8ohms?
Pelo que eu entendi se eu ligar uma caixa de 8ohms em cada canal da potencia ele trabalha com 280w em cada canal, se eu liga 2x2 (2 caixas de cada lado) ele vai continuar trabalhando com 280w em cada caixa mais a 4ohms e se ligar 4x4 trabalha com 280w em cada caixa a 2ohms é isso?

Mais uma vez queria agradecer atenção de vocês, não é tão simples como parece rs...acredito que essas respostas vão ajudar outras pessoas...Um abraço.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14
· votar


Okib4
- Uma dúvida isso funciona mesmo a minha caixa sendo de 8ohms?
Sim.
Pelo que eu entendi se eu ligar uma caixa de 8ohms em cada canal da potencia ele trabalha com 280w em cada canal, se eu liga 2x2 (2 caixas de cada lado) ele vai continuar trabalhando com 280w em cada caixa mais a 4ohms e se ligar 4x4 trabalha com 280w em cada caixa a 2ohms é isso?

Não. Se vc ligar, em cada canal, uma caixa de 8 ohms ele trabalhará com X WRMS (a especificação dele para 8 ohms). Se vc ligar duas caixas de 8 ohms, em cada canal, a impedância cairá para 4 ohms em cada canal, a potência "entregue" será X + X (aproximadamente) WRMS; ou seja aumentará
Por isso te indiquei que use 4 caixas de 8 ohms, 2 em cada canal.
Abç

Okib4
Veterano
# dez/14
· votar


Parece que ela trabalha da seguinte forma 1040 Watts RMS em 2 homs, 800 Watts RMS em 4 homs, 560 Watts RMS em 8 homs.

Então se eu ligar duas caixas de 8ohms de cala lado ele vai trabalhar em 800Rms em cada canal, dividindo daria 400rms pra cada caixa de cada lado né!

Um abraço.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14
· votar


Okib4
Sim.
Mas atente para o fato que as caixas tem que ter potência de "sobra"...
Ou seja: Você tem que comprar 4 caixas de 8 ohms que suportem MAIS de 250WRMS... Não é bom trabalhar "no limite".
Abç

Okib4
Veterano
# dez/14
· votar


Obrigado...

Por isso que eu to achando ela com som baixo uma caixa só de 8ohms ta com 280RMS, vou comprar outra caixa igual e colocar do outro lado pra bater os 560 watts, 280 em cada caixa.

Um abraço.

caritas.est
Veterano
# jan/15
· votar


Olá tenho um amplificador A2000 WVox, Potência em 4Ω: 600W
Potência em 8Ω: 400W.
Iremos comprar caixas passivas, gostaria de indicações de modelos e como "casar" amplificador + caixa.

Outra coisa, seria melhor, 4 caixas de 100w ou 2 de 200w.

Quanto aos woofers, tenho 2 Falantes 15PW3 ligados a amplificador BSS 2800.

Minha maior preocupação é quanto ao investimento no médio-agudo, quero acertar para despreocuparmos com isso por um tempo.

Este som será usado em sua maioria em ambiente fechado, por vezes aberto, para igreja.
Desde já agradeço a ajuda.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/15
· votar


caritas.est
Compre 4 caixas passiva de 3 vias de 200WRMS e 8 ohms e instale 2 em cada canal.
Abç

caritas.est
Veterano
# jan/15
· votar


Bertola

Se colocar 2 de 200w por canal, não ficaria 400w por canal?

Tava lendo que o amplificador deve ter 2x a potencia das caixas, assim, teria que ter no máximo 200 w por canal, no caso de 8ohms. é isso?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/15
· votar


caritas.est
Quando vc liga duas caixas no mesmo canal, a ligação fica em paralelo, portanto, a impedância cai para 4 ohms, o que proporciona maior potência (+ ou - 1/3).
Tava lendo que o amplificador deve ter 2x a potencia das caixas
Ao contrário...
Abç

caritas.est
Veterano
# jan/15 · Editado por: caritas.est
· votar


BERTOLA

Então teria de ligar em paralelo, para isso. OK.

Então as caixas devem ter 2x a potência do amplificador? entao como neste amplificador a ppotencia de 4Ω é de 600W, poderia ter até 1200w "de caixas"?

Desculpa a burrice é que sempre me causa confusão.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/15
· votar


caritas.est
Exato.
A potencia das caixas yem que ser maior que a fornecida pelo amp (não precisa ser o dobro...).
Abç

Ismah
Veterano
# jan/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

É errado eu pensar que a potência se divide pelo número de falantes?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/15
· votar


Ismah
De caixas...
Não, não é "errado"...
Abç

caritas.est
Veterano
# jan/15
· votar


BERTOLA
Ah, entao, em uma situaçção ..... eu poderia ter duas caixas de 300w, ligadas em série sem problema?

O importante é que seja superior a 400w (neste caso)? é isso?

Vlw

ISMAH

Vlw pela ajuda no outro post

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/15 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


caritas.est
Sim.
Vc tem que prestar atenção à duas coisas:
1) A impedância; tanto a do amp (a mínima em que ele trabalha por canal), quanto a das caixas.
Duas caixas de 8 ohms ligadas em paralelo resultam em 4 ohms (em série resulta em 16 ohms).
Se vc ligar duas caixas de 8 ohms em paralelo (resultando 4 ohms) em um amp cuja impedância mínima é de 8 ohms (por canal), ele queima.
Se vc ligar duas caixas de 8 ohms em série (resultando em 16 ohms) em um ampo cuja impedância mínima é de 8 ohms (por canal), a potência fornecida diminui entre 1/3 e 1/2.
2) Ligue SEMPRE 2 caixas IGUAIS (em tudo) em cada canal, e a soma da potência das duas caixas somadas tem que ser maior que a potência máxima fornecida pelo amp.
Abç

Ismah
Veterano
# jan/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Pelo número de falantes mesmo, porque ligar 8 W-horn ou 2 MTL4 ainda terei 8 transdutores...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/15
· votar


Ismah
O que interessa é a impedância geral das caixas.
Abç

Edu_Afram
Veterano
# jan/15
· votar


uma pergunta, pegando o exemplo do Okib4
a potência dele gera:
1040 Watts em ohms
800 em 4
560 em 8

Quando utilizo 4 caixas por canal, para gerar 2ohms e ter 1040 Watts, esse watts são distribuídos entre as quatro caixas, gerando 260w pra cada.

essa seria o método de se trabalhar pra ter o máximo de potencia sonora?

Minha pergunta é: Pra se ter o maior volume possível, deve-se utilizar a quantidade mínima de ohms, independente de quantas caixas eu usar? (mas respeitando a impedância final).

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/15
· votar


Edu_Afram
Quando utilizo 4 caixas por canal, para gerar 2ohms e ter 1040 Watts, esse watts são distribuídos entre as quatro caixas, gerando 260w pra cada.
É mais ou menos isso...
Pra se ter o maior volume possível, deve-se utilizar a quantidade mínima de ohms, independente de quantas caixas eu usar? (mas respeitando a impedância final).

Sim, mas atente para o fato de que há outras questões envolvidas, como por exemplo o nº de caixas, o diâmetro dos alto-falantes, etc.
Abç

Ismah
Veterano
# jan/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Mas mesmo em série ou paralelo, a potência se divide certo? Então estou pensando que independente da impedância da caixa, o sinal vai ser repartido entre os falantes, não?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/15
· votar


Ismah
Sim.
Abç

Edu_Afram
Veterano
# jan/15
· votar


entendi... muito obrigado!!
claro que quantidade de falantes e caixas traz uma variação no som, mas em questão de impedância, sempre a menor me daria um maior som.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/15
· votar


Edu_Afram
Te "dá" a potência máxima que o amp pode fornecer.
Nunca ligue um conjunto (ou uma caixa só) de caixas com impedância MENOR que o amp trabalha, pois isso o queimará.
Abç

caritas.est
Veterano
# fev/15
· votar


Obg BERTOLA

Ainda tenho dúvida.
To querendo estudar bem para formar um bom som o qual s´ou responsável. Tem algum material, livro, apostila, internet, que posa indicar para estudo?

Grato

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/15
· votar


caritas.est
Não conheço...
Abç

caritas.est
Veterano
# fev/15
· votar


Então continuarei estudando por aqui. rsrs. Obg

Ismah
Veterano
# fev/15
· votar


caritas.est

Eu tenho um fórum bom: http://www.somaovivo.org/

Lá tem caras fodas no áudio.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ligando potência + caixas passivas grande dúvida