Falante selado na caixa, já viram isso?

    Autor Mensagem
    kairi
    Veterano
    # nov/10


    Dando uns pulos por aí, achei esse site que mostra o equip dos caras do Iron Maiden na turnê de 2010 / 2011.

    No meio das fotos achei algo bastante curioso: No setup do Adrian Smith, o sinal sai do PA e vai para apenas 1 falante, em uma caixa selada, e de lá vai pra mesa. Porém, este falante está em uma caixa fechada!

    http://www.premierguitar.com/Magazine/Issue/2010/Nov/GALLERY_Iron_Maid ens_2010_Touring_Gear.aspx?Page=13&#gallery


    Isso é algo "novo", ou é bastante comum?

    E será que aqueles paredões de Marshall são só de enfeite mesmo?

    Abraços.

    tatus
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    O sinal não sai da PA, ele é extraído desse alto falante e vai para a PA.
    Os paredões são a amplificação e o retorno do músico, daí sai o sinal para aquele alto falante da caixa.
    É comum, tem gente que faz isso dentro do armário.
    Ele deve ter feito isso e gostado do timbre e manteve a técnica, eu só escuto elogios sobre esse método. Tem gente que coloca 2 microfones.
    Exceto pelo fato de que esta dentro de uma caixa se trata de uma simples microfonação.

    carlos adolphs
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    kairi
    tatus
    Na realidade isso é um recurso para vc microfonar seu ampli, mantendo o timbre e sem captar as interferências de baterias e outros instrumentos que aparecem no PA junto com sua guitarra.Assim o som da guitarra sai limpo no PA.Funciona no mesmo princípio do "aquário" de plexiglass em torno da bateria, melhora a captação, não interfere e nem é interferido pelos outros.Inteligente...

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    kairi
    E será que aqueles paredões de Marshall são só de enfeite mesmo?
    E vc ainda duvida?
    carlos adolphs
    Pódiscrê!!
    Abçs

    guitarfilth
    Veterano
    # nov/10 · Editado por: guitarfilth
    · votar


    kairi

    São as chamadas ISO BOX!

    Edit: Esse tbm é um meio de saturar o amplificador sem derruba a casa ou tampar os outros instrumentos.

    kairi
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    tatus
    Cara, acho meio estranho isso, ligar os falantes depois do pré, microfonar, e mandar pro PA. Quem vai dar potência para os falantes?

    E os retornos dele não são as paredes, acho isso muito ineficiente, ele ter como retorno paredes que não estão nem sequer microfonadas.

    guitarfilth / Mauricio Luiz Bertola / carlos adolphs
    Eu já suspeitava disso, mas será que essa "ISO BOX" ele consegue isolar legal o som, não deixa o som vazar, nem som externo ser captado pelo microfone?

    Se esse esquema for legal, vou fazer uma pra mim o mais rápido que der! É saturar o power e não incomodar os vizinhos hehe!

    Abraços. ;)

    tatus
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    kairi,

    Cara, acho meio estranho isso, ligar os falantes depois do pré, microfonar, e mandar pro PA. Quem vai dar potência para os falantes?

    Serve isso aqui? rsrssrsrs
    http://www.premierguitar.com/Magazine/Issue/2010/Nov/GALLERY_Iron_Maid ens_2010_Touring_Gear.aspx?Page=11&#gallery

    Eu sempre entendi como PA a frente do som, destinada ao público, alguns dizem que o termo só serve para vocais, mas nem quero entrar nesse mérito porque na teoria usa-se o mesmo sistema(paralelamente) para retorno nos palcos, digo, linha, efeitos(se tiver), mesa, efeitos(compressão, equalização, reverb, etc..). potências e caixas. Acontece que é natural o guitarrista querer o timbre do amplificador preferido no palco, e não é só porque vc não vê o cabeçote que ele não existe.
    Então vou tentar ser mais claro: O guitarrista liga sua guitarra num ou mais cabeçotes(estou ignorando pedais, prés, loop, etc) para escutar o que esta tocando. Eu acho essas paredes de som bem altas e como disse, ele pode jogar um pouco do sinal da guitarra no retorno para reforçar o som no palco(nessa caso o som provavelmente sai daquele microfone da caixa selada. Quando o guitarrista quiser escutar bem um solo ele aumenta o som dessa parede, ou na guitarra ou um técnico faz isso na mesa, muitos encostam nessa parede para escutar melhor o que estão tocando, vide fotos e vídeos ilustres dos melhores guitarristas.
    Da mesma forma como o sinal vai dos cabeçotes para as caixas já amplificado ele pode ir já amplificado para aquela caixa selada.
    O microfone que esta dentro da caixa capta o sinal da guitarra da forma descrita pelo Adolphs e vai para as mesas de som, tanto do palco quanto da PA, ou seja, o marshall amplifica, o microfone capta e a PA mostra o resultado para o público.
    Não entendo porque você achou estranho.

    kairi
    Veterano
    # nov/10 · Editado por: kairi
    · votar


    tatus
    Cara, acho que ocorreu um erro de comunicação aqui.

    O PA que eu digo não é o PA que os DJs e técnicos de som chamam. Esse PA é um Amplificador Hi-Fi que só da força para o sinal chegar em várias caixas sem perder a qualidade, muito usado em festas e evento de médio e grande público.

    Olha aqui:
    http://www.pssl.com/images/ProdImage01/500/XTI-4000.jpg


    O PA que eu digo, é o Power Amp de um amplificador de guitarra, que manda o sinal pros falantes na caixa. Acontece que muitos power amps de guitarra estão embutidos nas caixas/heads (que são pré+power) de guitarra, mas existem alguns powers separados.

    Olha só:
    http://www.dv247.com/assets/products/61269_l.jpg


    Abraços.

    guitarfilth
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    kairi

    Se vc fizer um isolamento acústico bem fodão isola e muitooo. Fazer com lam de ferro e a espuma propria pra isolamento acustico isola legal sim.

    Igormusic
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    PA = Public Address
    É sobre esse PA que vocês estão discutindo?

    Acho que deram esse nome pra evitar exatamente esse tipo de discussão rsrs

    kairi
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Então, o PA que eu falei não era esse ai, era o Power Amp. :P

    ogaitnas
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    O negócio é só um isobox, nada de mais, no fórum do handmades e em fóruns gringos tem uns trocentos tópicos sobre isso, galera que quer gravar microfonando sem perder timbre do falante, tendo controle absoluto da ambiência ou que simplesmente quer bom timbre sem simuladores e mora em ap, ou não quer ficar surdo com volume altos, usa isso, eu mesmo comecei a montar uma para mim, só parei pq rasguei o falante, qdo derrubei o ampli em cima do falante... sorte que era um falante barato para teste...

    Tem algumas bem sofisticadas, com 2-3 microfones dentro, muito legal.

    kairi
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Santiago, é caro montar um ISO BOX?

    ogaitnas
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    kairi

    Se vc já tiver o falante e o microfone, não.
    Mdf não é caro, os rodízios e cantoneiras tb não, é bom comprar o mdf já cortado nas medidas, pq qq erro e sua caixa não fica selada e aí já era.

    A lã de pedra é a coisa mais chata de achar, /me teve que mandar vir de SP, mas tb não foi caro, não lembro qto foi, mas nada de mais, e dá para substituir por lã de vidro, tudo depende de qto isolamento vc quer que a caixa dê.

    Tem uns projetos bem sofisticados que gringos montaram, algo com parede dupla de mdf, lã de vidro ou pedra entre elas, espuma por dentro, fica grande, mas fica muito bom.

    MMI
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    guitarfilth
    kairi

    É uma isobox, coisa bem simples, eu tenho uma e gravo numa dessas. Revestimento como espuma não isola coisa nenhuma. Aquilo não tem segredo nenhum, precisa fazer uma caixa com madeira bem espessa, isso que dá o isolamento. Já vi gente que revestiu a caixa com granito, aí sim o isolamento fica bem grande. Coloque rodinhas para que a vibração não seja diretamente transmitida para o chão, faça um furinho para passar a fiação e compre um pedestal pequeno de microfone. Se quiser diminuir a reverberação interna, aí sim pode pensar em revestimento como espuma, mas isso não serve para nada em termos de isolamento.
    Lembre-se que a caixa de madeira espessa (maior que 2 cm) vai isolar apenas uns 20 dB, dependendo do que você ligar dentro dela vai ser bem pouco, não tem mágica.

    ogaitnas
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    MMI

    A espuma é só para não ter ecos estranhos dentro da caixa mesmo...

    O que isola é madeira grossa (mdf de 25mm já é bom o bastante) e lã de pedra para baixas frequências... pelo menos pelo que vi em tópicos de gente que construiu as isobox...

    MMI
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    ogaitnas

    Sim, isolar baixas frequências é a coisa mais difícil. Precisa de massa para frear as vibrações, algo bem pesado. Eu tenho uma dessas, funciona bem legal. Tenho porque ganhei de uma cara que tem uma fábrica de móveis e é engenheiro de som. Mas se fosse para pagar por uma hoje, não sei se faria..

    Uma isobox de fato atenua o som, funciona para gravação em apartamento sim. Mas a atenuação não é tão grande, ligado num valvuladão dá para escutar do lado de fora do apartamento fácil. E permanece a "dificuldade" de microfonar um falante. Então eu tenho e uso porque ganhei, mas se não fosse assim, talvez optaria por VSTi, ou ligar meus prés em linha mesmo, ou usar meu atenuador como dummy load e mandar o sinal em linha para mesa.

    O lance é o mdf de 25mm mesmo. O meu é assim. Mas já vi um revestido de pedra, com isolamento superior ao meu ( o peso também!).

    ogaitnas
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    MMI

    Caramba.. pedra... acho que só usaria isso se não fosse carregar nunca..

    Usar vsts é mais prático anyway... acho que isso fica legal para abrir o volume sem dó em valvulados menores, para os de 50-100w ainda precisa de um atenuador de qq forma, mas que é legal ter 2 ou mais mics e aí poder mecher na posição deles sem crise...

    É útil, mas se o cara por exemplo usa vsts para simular caixa acústica e liga um valvulado passando por atenuador e uma boa interface de som, consegue resultados tão bons qto, até melhores, com mais possibilidades de timbres e com menos esforço.

    MMI
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    ogaitnas

    Exatamente o que eu quis dizer. Eu tenho e uso a isobox, mas tenho as outras opções que descrevi também. Todas tem suas dificuldades e qualidades. A isobox é das primeiras opções, mas me viraria bem sem ela.

    ogaitnas
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    MMI

    hehe eu saquei, só comentei para não ficar parecendo que eu não tinha entendido hehe :)

    a minha eu só não terminei pq ampli arrebentou meu falante... soda.. levantei com a guitarra no corpo, ela puxou o cabo e derrubou tudo haha
    O pior foi que eu colei o rasgado no falante, e em volumes baixos ele funciona, mas se abrir o volume, ele vira um fuzz...

    marv
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    kairi


    Segue um exemplo de como montar um IsoBox (incluindo lista de material e fotos) :

    IsoBox

    Neste caso o dono optou por utilizar um gabinete Marshall ao inves de 1 falante exclusivo para o IsoBox.


    []'s

    MMI
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    marv

    Essa é um opção até melhor. Vale lembrar que a maioria das caixas para guitarras são open back, então um modelo que se faz com o falante seria um closed back. E depende de um falante exclusivo para a caixa.

    ogaitnas

    Beleza, eu sei disso, tanto que eu comecei escrevendo para o povo que ao que parece não conhece o esquema.
    Mas agora você tem um fuzz autêntico... hehehehe

    marv
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    MMI

    Concordo com você.

    Apesar deste modelo de IsoBox ser maior e ocupar mais espaço, ele é uma boa opção para quem já tem o Head + Gabinete.

    []'s

    kairi
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    marv
    Segue um exemplo de como montar um IsoBox (incluindo lista de material e fotos) :

    Cara, me amarrei muito nessa d'aí. É matar o volume sem matar o timbre, e os vizinhos. hehe

    Abraços.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Falante selado na caixa, já viram isso?