Terra Eletrônico ligado num conversor 220/110

    Autor Mensagem
    joaum
    Veterano
    # out/10


    Oi, galera.

    Eu tenho um Orange Tiny Terror Combo e Ligo ele num transformador 220/110, pois ele é 110v e aqui em Recife as tomadas são 220v. O transformador que uso tem capacidade de 100w, o vendedor do tranformador fez um cálculo da potência do amp e acho que foi uns 96w, então me vendeu esse. Mas tenho medo que ocorra algum pico de tensão ou algo do tipo e ele passe mais corrente do que deveria, e prejudique o amp. Eu posso ligar o amp num terra eletrônico, ligar o terra no transformador e o transformador na tomada?

    ps: aqui não tem tomadas aterradas.

    Desde já agradeço, abraço a todos e fiquem com Deus!

    DotCom
    Veterano
    # out/10 · Editado por: DotCom
    · votar


    joaum
    Não vai proteger nada a mais...
    Pode ligar, mal não vai fazer. Mas também não vai ter benefícios, só é mais tralha pra carregar e mais dinheiro gasto...

    JC_Junior
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Mas tenho medo que ocorra algum pico de tensão ou algo do tipo e ele passe mais corrente do que deveria, e prejudique o amp.

    Relaxa que o transformador não vai fornecer corrente maior que o amp puxe. É a mesma coisa que você estar ligando numa tomada de 110V. A mesma variação que acontecer na rede, vai acontecer no transformador e nada mais.

    O mais correto seria você ter comprado um transformador de capacidade maior já que o amp consome 96W, um transformador de 100"W" (o correto é 100VA) vai estar operando perto da capacidade máxima e pode causar problema ao mesmo. Um transformador de uns 150VA ou uns 200VA estaria ótimo.

    Entrando, já que você já possui esse, ligue somente o amp nele e mais nada! Não vai ocorrer problema nenhum ao seu amp.


    A galera as vezes faz confusão com potência, corrente e tensão. O correto é: Potência e corrente de sobra em fontes, transformadores etc.. E a tensão tem que ser igual ao do equipamento que queremos ligar.

    Exemplo: temos um equipamento que consome 100mA e potência 20W. A nossa fonte teria que ser com valores maiores que esses do equipamento: Fonte: 200mA e 40W.

    joaum
    Veterano
    # out/10
    · votar


    DotCom
    Valeu, cara. Mas não vou gastar, pq já tem um terra eletrônico aqui.

    JC_Junior
    Obrigado, cara. Eu só ligo o amp nele mesmo. Eu achava que com uma corrente maior queimaria só o transformador mesmo, mas tinha medo de que estivesse errado e pudesse oferecer perigo pro amp.

    Obrigado mais uma vez a todos

    carlos adolphs
    Veterano
    # out/10
    · votar


    joaum
    Use um trafo maior, se o seu é de 100W, dá uns 65VA reais.Vai esquentar e torrar.No mínimo use um de 150 ou 200 VA, conforme o JC_Junior falou.Abcs.

    joaum
    Veterano
    # out/10
    · votar


    carlos adolphs

    Vou procurar melhor sobre isso, na loja de transformadores o cara fez uns cálculos lá e falou que esse de 100w seria o recomendado. Como disse, acho que deu uns 96 lá na calculadora do cara, mas mesmo assim vou procurar saber.

    Obrigado pela ajuda! Abraços

    Chefe
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Opa. Tenho uma pergunta. Tenho uma Marshall G30R CD, cuja voltagem é 110V, só que minha rede é 220V. Quais as especificações do transformador que devo comprar?

    Jg Destroyer
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Aproveitando o UP...
    Recomendam algum terra eletrônico?
    Vi um da Microsol, mas tá carinho...
    O amp tem 20w de potência, 110v

    o/

    Magrinho123
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Aproveitando o tópico, pra que serve um terra eletrônico?

    londrer
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Cara, dica de quem tem o mesmo problema.
    Você tem o tiny terror combo, eu o dual terror cabeçote e caixa.
    Ambos esperam receber 115V e o Brasil é 127V ou 220V o padrão.
    Minha casa tem uma tomada que é 105V por cagada de instalação (eu testei todas elas com um multimetro para evitar ligar em tomada ruim).
    No fim, eu não queria ligar meu ampli em nenhuma delas. Eu não tenho NENHUMA tomada aterrada em casa (a casa tem mais de 50 anos e planejo, muito em breve, fazer uma reforma elétrica).

    Para evitar merda, comprei um negócio interessante, chama "Módulo Isolador Estabilizado" e é da Micro Sol (Q agora virou APC)
    http://www.apc.com/products/family/index.cfm?id=449

    Ele transforma a voltagem para 115V (q é o que o ampli espera receber), tem filtro de linha, é um estabilizador (ou seja, não se preocupe com picos de energia) e de quebra tem o terra eletrônico.

    Para quem não sabe, o terra eletronico é um substituto genérico para o atteramento normal. Não é tão funcional quanto, mas se meu Módulo queimar pra evitar queimar o ampli, eu já estou satisfeito.

    Enfim, eu gostei muito dele e esotu bem contente com o resultado.
    Comprei o de 500W por $220 (com frete), eu não ligo meu ampli em lugar nenhum sem passar por ele.

    Rmiguez
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    londrer

    cara..q legal isso aí...onde comprou??

    deixa eu entender melhor..se tenho um amp com até 500W de potência e com voltagem 220V... posso ligar nesse módulo e ligar numa tomada 115V???

    obrigado..

    londrer
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Rmiguez
    Não, você liga esse módulo em qualquer tomada e ele transforma em 115v.
    Se o seu equipamento é 220v não serve.

    MAS

    Acho que tem uma versão dele que transforma para 220v também.

    londrer
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    O produto é esse:

    http://www.apc.com/products/resource/include/techspec_index.cfm?base_s ku=MIE300BI

    Tem que várias revendedoras, é só olhar no site.
    E talvez precise encomentar (eu esperei 10dias para receber, pq eles tava trazendo de fora)

    Rmiguez
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    londrer

    blz... valeu a dica!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Terra Eletrônico ligado num conversor 220/110