Amplificador Marshall valvulado de 110 foi ligado em 220 - O que fazer?

    Autor Mensagem
    Nosferatu__
    Membro Novato
    # ago/20


    Bom dia. Gostaria de uma pequena ajuda da comunidade.

    Tenho uma valvulado Marshall e, por uma breve falta de atenção, liguei em 220, quando ele deveria ser usado APENAS em 110.

    No momento, observei um pequeno barulho estranho e rapidamente o desliguei (ainda estava em stand by, apenas a chave de power mesmo havia sido ligada). Observei para tentar entender o que tinha acontecido e terminei verificando que estava em 220.

    Depois, liguei da forma correta, esperei o amp esquentar um pouco e liguei e o tirei de stand by. Passei por todos os canais, aumentei volume, mexi nos controles, utilizei o footswitch... Tudo normal. Só não utilizei os controles da parte de trás, loop de efeitos, essas coisas. Mas, ao que parece, está tudo ok.

    Minha dúvida é: devo realizar algum teste a mais? me preocupar com algum outro ponto? ou, se observando que ele ligou normalmente e funcionou, está tudo bem?

    Desde já, agradeço a ajuda!

    Edmarcio
    Membro Novato
    # ago/20
    · votar


    A princípio se está tudo funcionando, não terá maiores problemas. Eu ia falar pra checar o fusível, mas está funcionando.

    O que pode acontecer no circuito é estufar algum capacitor ou ter danificado a isolação do enrolamento do transformador interno.

    Um bom técnico em eletrônica, de preferência que trabalhe com amp valvulado, pode checar se algum capacitor pode ter sido danificado ou se houve alguma avaria no transformador.

    Boa sorte.

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # ago/20
    · votar


    Como o colega acima disse, pode ser que algum capacitor tenha ido pro saco, pode ter zuado transistor que fica com fuga, pode ter zoado um Zener que agora fica com fuga, etc.

    As vezes o equipamento como um todo continua operacional mas com funções limitadas, ou as vezes funciona intermitente, por exemplo: demora pra ligar, perde ganho, perde agudo, etc. As vezes o amp funciona normalmente por algum tempo e depois para de funcionar do nada.

    O ideal é mandar pra um técnico revisar, e já fazer o "recap" completo preventivamente.

    Nosferatu__
    Membro Novato
    # ago/20
    · votar


    Pessoal, isso tudo pode acontecer mesmo tendo sido apenas alguns segundos? Como disse, nem sequer cheguei a ligar o amp direito. Foi apenas notar que tinha um barulho diferente e já desliguei.

    Mesmo sem notar absolutamente nada de anormal, necessitaria de imediato ir a algum técnico? Isto é... Há a necessidade imediata disso? Ou posso ir SE acontecer de notar algo fora do comum?

    ejames
    Membro Novato
    # ago/20
    · votar


    Nosferatu__
    Há a necessidade imediata disso? Ou posso ir SE acontecer de notar algo fora do comum?

    Só você pode responder isso. É seu equipamento de trabalho, no sentido de que você faz shows ou gravações regularmente e precisa de um equipamento confiável sempre pronto? Se sim, leve logo para uma geral - coisa que de qualquer jeito é bom fazer independente de ter acontecido algum acidente ou não. Agora, se o amp está normal e é apenas de uso casual, deixe como está e apenas tome cuidado para não acontecer novamente.

    Nosferatu__
    Membro Novato
    # ago/20
    · votar


    Pessoal, muito obrigado pela ajuda de vocês. Foi de imensa valia!

    macaco veio
    Veterano
    # ago/20
    · votar


    sem o Stanby ligado voce só ligou o transformador e os filamentos das válvulas que passaram a receber 12,6V ao invés de 6,3V. Elas levam um tempo pra esquentar (por isso não queimaram), O transformador recebendo o dobro da tensão ele dá um baque maior na hora que liga (chamado de inrush) e um ruido hummm ficaria audivel e constante e trabalhando saturado, viraria um forno em uns 15 minutos. Se o circuito for de valvulado tradicional nada mais aconteceria com nenhum outro componente pois só seriam ligados se o Stanby fosse acionado.

    LeandroP
    Moderador
    # ago/20
    · votar


    macaco veio

    Sorte então ele não ter ligado o standby.
    Mesmo assim, será que o transformador não foi danificado?

    Nosferatu__
    Membro Novato
    # ago/20
    · votar


    Acho que o transformador está OK, pois está tudo trabalhando de forma normal. Usei o amp hoje por algum tempo e o funcionamento está completamente normal.

    Além disso, foi um curtíssimo espaço de tempo. Tenho um Vox pequeno, o Pathfinder 15R. Vi um desses sendo fritado por esse motivo e mesmo assim, ele aguentou um tempo ainda maior. Eu estava na hora que aconteceu.

    Nosferatu__
    Membro Novato
    # ago/20
    · votar


    Para se ter ideia do tempo.. Foram alguns segundos, apenas. Muito menos de 1 minuto.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # ago/20
    · votar


    Nosferatu__
    Cabería uma verificação do estado geral dos capacitores de entrada...
    Mas, se o amp está funcionando normalmente...
    Cole uma etiqueta no cabo de alimentação escrito 110 VOLTS! e compre um desses voltímetros baratos para testar tudo que é tomada...
    O pessoal da minha banda (e eu mesmo), usamos isso o tempo todo, pois já ví queimar amps e fontes por causa desse tipo de "vacilo"...
    Abç

    Nosferatu__
    Membro Novato
    # ago/20
    · votar


    Bertola,

    Muito obrigado! ele está sim, funcionando normalmente. Hoje testei o send/return. Como disse, foi uma coisa muito, mas muito rápida. o Standby ainda estava desligado. Por vista de ter sido algo muito rápido, entendo que não houve danos.

    Se tivesse demorado, ligado o standby, tocado... Mas a coisa toda realmente demorou apenas alguns segundos, válvulas ainda frias... Foi apenas um pequenino espaço de tempo, mesmo

    Pelo que vejo, não ocasionou nada. Muito obrigado pela ajuda!!!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # ago/20
    · votar


    Nosferatu__
    Ótimo!
    Abç

    macaco veio
    Veterano
    # ago/20
    · votar


    LeandroP
    Mesmo assim, será que o transformador não foi danificado?
    transformador para valvulado geralmente é feito com um pouco mais de capricho, com mais folga. Stanby desligado não há carga na saida de alta tensão, há carga dos filamentos mas nesse secundário o fio é muito grosso e a corrente aí é alternada, e se uma válvula queimar o filamento a carga ainda diminui (o que provavelmente aconteceria primeiro). O problema é vibração no ferro que causa ruido e aquecimento, eu falei sobre o humm mas nem aconteceria no alto falante pois não haveria amplificação (se ligar o stanby sim e muito forte parando apos queimar algum componente). O ferro aquece e passa calor pro fios que começam a feder verniz. Em qualquer transformador o calor geralmente vem mais do ferro do que dos fios. Aumento de tensão aumenta o valor de Gauss do calculo do trafo saturando a capacidade do ferro de suportar linhas magneticas.

    Nosferatu__
    Membro Novato
    # ago/20
    · votar


    Pessoal, muito obrigado, mais uma vez, pela ajuda de todos!

    Vi que alguns dos membros bem antigos do fórum vieram me dar uma ajuda nisso tudo e agradeço muito, de verdade.

    Comprei esse amplificador há pouco tempo e realmente ficaria bem triste de algo de ruim acontecesse a ele. Além do preço, foi um pouco difícil para mim, encontrar exatamente esse modelo. E foi escolhido a dedo.

    Agradeço mesmo, a todos os que vieram ajudar!

    Nosferatu__
    Membro Novato
    # ago/20
    · votar


    Será que eu poderia tirar mais uma dúvida? Agora em relação ao funcionamento do amplificador. Dessa forma, não precisaria abrir outro tópico para o mesmo equipamento. Esse amplificador é um pouco mais completo do que os que já toquei, então mesmo lendo o manual estou com algumas dúvidas

    O amplificador tem 2 falantes de 12". Acontece que, no painel traseiro, tem um cabo que liga (imagino eu) os falantes ao amplificador propriamente dito. Tenho 5 opções então:
    1 x 16 OHM
    1 x 8 OHM
    1 x 4 OHM
    2 x 16 OHM
    2 x 8 OHM

    Imagino que essas opções sejam para ligar falantes externos, ao invés de usar os originais. Acontece que o amplificador veio ligado em 1 x 16 OHM. Isso faz com que apenas um dos falantes (ele tem 2) esteja funcionando?

    No manual não encontrei nada a respeito da ligação dos falantes originais. Eu posso ligar em 2 x 16 OHM (uma vez que ele tem 2 falantes)?

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # ago/20
    · votar


    Imagino que essas opções sejam para ligar falantes externos, ao invés de usar os originais. Acontece que o amplificador veio ligado em 1 x 16 OHM. Isso faz com que apenas um dos falantes (ele tem 2) esteja funcionando?

    depende, talvez os falantes estejam ligados em série... dá uma olhada aí no fio, se tá ligado nos dois falantes ou não

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Amplificador Marshall valvulado de 110 foi ligado em 220 - O que fazer?