Amp 110 ligado em 220

    Autor Mensagem
    Na moral
    Veterano
    # abr/08


    Boa noite pessoal, hoje aconteceu um acidente aqui em casa. Minha irmã descuidada, ligou meu amp 110 em 220, dai quando eu cheguei em casa tudo tava com cheiro de queimado, logo depois disso eu tentei liga-lo na voltagem correta e saiu uns sons de estalos. Não sei quanto tempo ficou ligado na voltagem errada, enfim. Agora amplificador está ligando, mas nao sai som. Eu ligo o botao de power dai acende a luzinha, quando eu ligo o botao stand by luzinha nao acende e nao sai som. Pelo que eu vi as valvulas estao acesas....

    Aguem tem ideia do que aconteceu??

    MoreiraCe
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    bom nao entendo muito de amp. mas sou professor de física e pelos meus conhecimentos de eletricidade nao precisa ficar muito tempo ligado na voltagem errada pra queimar componentes do aparelho basta ligar mesmo pois vc ira gerar uma corrente eletrica acima do suportado pelo aparelho, corrente maior gera aquecimento maior (efeito Joule) dai o aparelho "queimar", entao provavelmente algum componente mais sensivel do seu amp queimou, o que lhe resta eh ter sorte de poder ser substituido.

    Na moral
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    MoreiraCe
    Valeu cara.....
    Eu falei a respeito do tempo porque uma vez eu mesmo o liguei em 220 mas foi muito rapido, soh foi o tempo de subir e descer a chavinha de ligar e desligar...

    fabiorock00
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Eu sou técnico em eletrotecnica, e é claro que seu ampli queimou, mas talvez naum tenha sido coisa muito séria.
    Ele tem fusivel? Porque se tiver era pra ter queimado o fusivel, mas como as valvulas estão acendendo o fusivel não queimou.
    Deve ser defeito simples, ou a fonte interna dele, ou algum componente eletrônico, leva em alguma eletrônica que naum deve ficar caro.

    Na moral
    Veterano
    # abr/08 · Editado por: Na moral
    · votar


    fabiorock00
    Vlw cara, brigado. O fusivel queimou sim... talvez essa semana eu leve em alguma assistencia, dai eu posto aqui os resultados.

    Na moral
    Veterano
    # abr/08 · Editado por: Na moral
    · votar


    Mais alguem?

    DotCom
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Transformador? Retificação? Capacitores de filtragem...

    Cambraia
    Veterano
    # abr/08 · Editado por: Cambraia
    · votar


    Troca o fusível primeiro...não precisa levar em eletrônica.Basta saber qual o tipo e a amperagem, custa 20 centavos.Se não funcionar leve a uma assistência...

    marcioguita
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Vc mandou o trafo!
    Geralmente abre o enrolamento primario, que nos transformadores abaixadores tem a bitola do fio mais fina. Leva em um técnico ...

    shoyoninja
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Cara é bem difícil advinhar assim...

    Quase certeza que o trafo e alguns componentes da fonte se foram, mas isso é suave hehe.
    Pode ser que o pré e o amplificador de potência foram danificados tmb... muito provável aliás...

    220 judia do bixinho...
    Fusível não foi.

    Leva num técnico e boa sorte.

    emaniox
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Dependendo do tempo que ficou ligado, as valvulas nao queimaram, pois elas são os componentes mais fortes do amp. Mas como vc ligou no dobro da tensão, é possivel que elas tenha dado zica, pois a corrente do filamento foi o dobro, o que dá 4 vezes mais calor nas valvulas.

    POde ter acontecido as seguintes coisas:

    1- O fusivel queimou, a luzinha esta antes do fusivel.
    2- O transformador de força queimou
    3-Os capacitores de filtragem da força queimaram
    4-Os resistores de filtragem também.
    5-Se vc chegou neste ponto, queimou muita coisa....

    Qual amp que é?

    Flw.

    fernando tecladista
    Veterano
    # abr/08 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    tem que fazer como fiz aqui em casa
    a cidade e minha casa são em 220V e aqui não tem como eu chamar um alguem pra mudar a fiação e deixar a sala em 110V
    pra completar na cidade do lado e as demais já é tudo em 110V

    isolei as tomadas que não uso e coloquei 2 transformadores de 1.000W no chão ao lado das duas que sobraram, de cada transformador sai uma régua com tomadas em uma régua ficou o PC e o som, no outro canto da sala a tecladera, qualquer ligação sai a partir da régua

    pra sair pra tocar sempre vai outro transformador junto, se a rede é 220V coloco o transformador e uso tudo em 110V evito ter que mudar a chave de seleção de voltagem, porque nesse vai e vem algum dia você esquece de voltar o seletor

    e depois de muita fonte e ampli queimado, você aprende a olhar trocentas vezes antes de ligar na tomada e a mudar o seletor já quando acaba de tocar na hora de por a tralha no carro


    e sim.... claro.... com isso eu sou o mais chato da banda

    arcade
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    qual o modelo de seu amp? Pelo que eu vi tem chave standy-by, estou supondo ser um amp com pré e power valvulados. Vc conhece de eletronica? se sim:

    1 - Descarregue qualquer tensão da fonte com um resistor de 470 ohm de 2 ou 3 watts.

    2 - Visualize os capacitores de fontes (os maiores), costumam estourar por alta tensão;

    3 - Certifique-se que os retificadores (diodo) estão bons (sem curto-circuito);

    4 - Agora você pode trocar o fusivel o segundo fusivel da fonte, depois da chave stand-by.

    marcioguita
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Colcar oma llampada ligada em série evita maiores danos tbm
    100 watts a lampadda mas verifique a voltagem hehehe...

    Na moral
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Pessoal, ainda nao levei numa assitencia. Estou com um amigo meu que é engenheiro eletricista e conhece um pouco de eletronica. Estamos fazendo uns testes, quando a gente liga o amp, queima o fusivel e dah curto nos diodos, vcs sabem o que isso pode significar?

    mjcmello
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Tem mais coisa em curto.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Amp 110 ligado em 220