Experiencia com Válvulas desgastadas

Autor Mensagem
eternansiedade
Membro Novato
# out/15
· votar


Iversonfr
Voce quer dizer que o volume ta no máximo ou ta na posição 10:00am? Volume no máximo é lógico que vai saturar um amp valvulado

E qual a diferença do controle de ganho e volume? Essa pergunta pode parecer muito boba, mas nos SS ganho controla a saturação. Pelo menos nos que eu tive.

Ismah
Eu vou relevar sua inocência, mas foi engraçado uma grande válvula. Vc não tem muito pra onde correr. Vai precisar comprar (se for o caso), uma válvula igual ou equivalente a que está no amp.

Grande no sentido de boa e não de tamanho. Sei que precisa ser igual.

12ax7 e 12at7 são as válvulas do power? Essas são as que precisam ser trocadas mais periodicamente ou as outras?

Valeu pela atenção.

Iversonfr
Veterano
# out/15
· votar


eternansiedade
E qual a diferença do controle de ganho e volume?

O ganho controla a saturação das válvulas de pré, que dão aquele som mais rasgado e uma distorção mais suja (sua 12ax7). O volume controla a válvula do power (EL84). Jogar o volume no máximo você estará distorcendo o power. Para você ter um som clean num ampli de baixa wattagem, deve manter o ganho e o volume em níveis mais baixos.

12ax7 e 12at7 são as válvulas do power?

Essas são as válvulas de pré, seu power são as EL84. As válvulas 12at7 aguentam mais sem distorcer. A maioria da distorção que você escuta vem do pré, por isso que se colocar uma válvula que distorça menos, talvez você consiga um clean melhor. Mas não é da água pro vinho, e como você pelo jeito não manja muito, talvez nem note diferença. Gaste tempo achando uma configuração de ganho/volume que não distorça e divirta-se com o ampli.

Ismah
Veterano
# out/15
· votar


eternansiedade

O Iversonfr está certo, mas esses knobs controlam o "volume" (intensidade) do sinal que será injetado no próximo estágio.

Raras vezes, controlam a tensão de alimentação das válvulas (tensão de placa/plate voltage).

Junto do volume, o tone stack ou equalização, alteram o volume, mas apenas de certa região de frequências, quanto mais fechado os tones, menor vai ser a intensidade do sinal injetado no power.

Dê uma lida no livro Valvulados do J Fonsenca, ele vai te explicar numa linguagem facilitada como teu amp funciona.

eternansiedade
Membro Novato
# out/15 · Editado por: eternansiedade
· votar


Iversonfr
Ismah

Valeu pelas informações. Deixaram várias coisas mais claras.
Vou dar uma olhada nesse livro sim. Depois de muitos anos com SS e muitos anos parado, é o meu primeiro valvulado. Ainda não tive tempo para explorar ele como queria e imagino que não consiga tão cedo, mas devagarinho vou domando.

Ismah
Veterano
# out/15
· votar


eternansiedade

Precisando estou as ordens para ajudar :)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Experiencia com Válvulas desgastadas