Experiencia com Válvulas desgastadas

Autor Mensagem
Drive30
Veterano
# set/10


Pessoal , antes de mais nada , eu ja usei a busca e nao tive respostas satisfatorias, uma coisa ali outra aqui... Entrei no mundo dos valvulados a pouco tempo e com base nisso, resolvi criar um topico direcionado aqueles que tem muita experiencia com amplificador valvulado. Afinal , a pergunta que nao quer calar, quando trocar as valvulas? (tanto as de pre como power?) Como saber quando isso é necessario? Já ouvi e li muita coisa, varias contraditórias, sobre som, timbre, menos agudo, mais agudo, som baixo, led fraco e diversos problemas relacionados a valvulas desgastadas. Relatem suas experiencias que adquiriram com esses amps e quando descobriram que era necessário trocar valvula e me ajudem a resolver essa questao.

ogner
Veterano
# set/10 · Editado por: ogner
· votar


Drive30

Um cara que conhece do mister*:

http://www.acedoaudio.com.br/?p=339

* - Mister

Drive30
Veterano
# set/10
· votar


ogner

Valeu ogner!! ajudou bem... bom eu acho que definitivamente as valvulas do meu ja deram o que tinham que dar... ja sao muitas evidencias. hehe

pergunta, voce costuma levar para tecnico ? qual? ou troca por conta própria mesmo? isso ai nao vou tentar , porque tem lance do bias, regulagem e uma penca de coisas.

ogner
Veterano
# set/10 · Editado por: ogner
· votar


Drive30

Olha, só o meu Push Pull da Electrontubes, Woodstock de 20w tem ajuste de bias e eu mesmo faço...Ajusto o Bias ate o som ficar bom e as valvulas nao fritarem ( vermelhas/azuladas DEMAIS), mas nao recomendo e nao sei se estou fazendo certo, hauheuhaue!! Vi o próprio Max ( fabricante) fazendo e me explicando isso...

O Acedo é novo, 1 ano e nao tive necessidade de leva-lo ainda pra retifica. Mas certamente se eu precisar vou ligar pro Acedo e tenho certeza que ele vai se pre dispor a ajudar.

O Woodstock tenho tem tempo já, acho 3 anos, nao tenho certeza. Acabei de deixa-lo com o Max ( semana passada) estava achando que ele nao estava rendendo legal, deu uma caída, mas nao acho que sejam as valvulas pq tenho agumas em casa e mesmo trcando ele nao dava resposta como antigamente. Liguei pro Max, marquei e deixei na casa dele, vamos ver oq ele vai falar.
Mas ja me adiantou que vai fazer umas melhorias pq meu amp é um modelo antigo e ele já "inventou" algumas coisas a mais...

Resumindo, como os 2 sao hadmades tenho acesso direto com o fabricante e encho o saco deles mesmo, hehehehe!!

Abço.

EDIT: Falei que só o Woodstock tem ajuste de bias, mas nao sei se o Acedo tem, hehehe!! É um SE, Single Endend tem ajuste de bias?!?! Hehehehehe!!

Drive30
Veterano
# set/10
· votar


ogner

Entao cara , eu tenho um JCM 600 combo, amp meio raro ai, que adquiri usado, puta som, clean dele é um dos melhores que ja vi em marshall , a distorcao nao é muito high gain, mas é aquele timbrao crunch/drive ACDC puro , muito bom, para coisas mais pesadas uso pedais , mas ultimamente venho sentindo uma perda relativa de qualidade, nada muito significativo, mas começei a desconfiar das valvulas, foda é que nunca vi um desses zero bala com valvula novinha para comparar , mas enfim achei que perdeu um pouco de volume no canal clean , os EQ parecem que nao exercem a mesma influencia no som geral do amp ,sei la, to querendo levar em um tecnico. Vi que tem uma especializada da marshall em sp, -> http://py2mok.tripod.com/marshall.htm sera que vale a pena? alguem conhece?

ogner
Veterano
# set/10
· votar


Drive30

Po, velho! Parece ser um amp bem bacana!! Pesquisa bem pra nao colocar o amp na mao de picareta hein!!!! Pesquisa legal, como ele é meio antigo, como vc disse deve estar precisando de uma geral mesmo....Vamos ver se aparece alguem aqui pra te indicar um lugar bacana!!

Achei um post do Pedrone antigao no quel ele fala desse amp e que ate da pra fazer umas MODs nele, no cliping de diodo!! Acho que ele seria uma pessoa bem indicada, agora quanto ele cobra e quando entrega eu nem faço ideia, seria legal tentar entrar em contato com ele.

wiskeria
Veterano
# set/10
· votar


não leva em autorizada marshall, não presta...
Leva num técnico experiente e de confiança em amps valvulados proximo de sua região.
Peça uma revisão geral no aparelho, ele vai lhe dizer se precisa valvulas novas ou não.

Drive30
Veterano
# set/10
· votar


ogner

vlw cara, manda o link desse post ai! nao achei

ogner
Veterano
# set/10
· votar


Drive30

Puts, cara!! Achei na busca aqui do FCC, mas acabei fechando a aba, hehe!!

Drive30
Veterano
# set/10
· votar


ogner

vou tentar o pedrone mesmo, todo mundo fala do cara. é em Sampa né? se for ta tranquilo pra mim.hehe consegui apenas um email -> contato@pedrone.com.br.

Nao tem site nem nada ? rs rs

Drive30
Veterano
# set/10
· votar


wiskeria

valeu pela dica, bom saber que as informacoes tao se encontrando. me falaram isso tambem.

ogner
Veterano
# set/10
· votar


Drive30

http://www.pedrone.com.br/

Drive30
Veterano
# set/10
· votar


Achei o site! www.pedrone.com.br, poxa perdizes! pra mim é show de bola, perto . vou levar la. nao quero me desfazer do amp porque ele pra mim é perfeito , nao é muito alto (uso 90% em casa mesmo, no restante é amp de estudio) bom clean, bom reverb, e com drivezao marshall sem precisar puxar muito no volume. Vlw muito galera, como ajudou.

Jandira
Veterano
# set/10
· votar


Drive30 e ogner
Um conhecido comprou há pouco tempo o JTM 600 e este já veio com esse mod no clipping de diodo, ele tinha mexido pouco no amp, mas as regulagens que ele fez com esse mod eu não curti muito.

A praia do cara é Soul Music e esse Marshall eu não achei que combinou, até fiz uma oferta no amp, mas não colou... hehehe

MMI
Veterano
# set/10
· votar


Drive30

Bom, descobrir válvulas ruins é meio complicado, tem que conhecer o esquema do ampli. Mas um dos sintomas é bem esse que você descreveu. Olha o vídeo do Rivera, por exemplo. Eu tenho várias válvulas comigo, muitas nunca usadas e até NOS. Isso vai acabar um dia, hoje em dia me disseram que só tem fábrica chinesa fazendo válvula meia boca... O detalhe é que meu amplificador que tem um montão de válvulas é um rack da Mesa Boogie, e a Mesa faz amplis que não tem regulagem de bias, ou seja, é só tirar e conectar.

Tem alguns caras que eu confio para mexer nos meus amplificadores aqui em São Paulo, um deles é o Daniel da Dan'Amp (na região da Teodoro). Não conheço o Pedrone, mas pelo trabalho dele dá para mandar o amplificador para ele tranquilamente.

De qualquer forma, eu costumo trocar as válvulas dos meus amplificadores e prés, escolhendo cada uma. Cada válvula, cada marca tem um som diferente, muda bastante, é muito legal achar o seu próprio som. No pré uso válvulas de distorção maior no canal distorcido e válvulas que não distorcem muito no limpo, como 12AY7, 12AU7. Mesmo no power, é legal experimentar e achar a válvula com o timbre certo. Não é porque é Marshall que seu ampli vai ficar melhor com JJ, por exemplo (eu particularmente não curto as válvulas JJ). O ideal é conversar e escolher as válvulas certas, não recomendo colocar todas iguais ou todas de uma só marca.
Abç

ogner
Veterano
# set/10 · Editado por: ogner
· votar


MMI, isso. O pessoal da Dan`Amp é conhecido tb!!!

http://www.danamp.com.br/site.html

Estou pra levar meu Peavey Bandit lá tem un 6 meses, hehe!!

Drive30
Veterano
# set/10
· votar


Jandira

Valeu pela dica , sei que o esquema do JCM 600 é igual to JTM 60

MMI

Que gas agora no mesa boogie, ainda mais com o bias fixo... hehe
o JCM 600 ja li esquema, vi voltagem do bias original, mas nao me arrisco a regular isso, nem tenho aparelho pra isso. vou levar no pedrone mesmo. As valvulas do pre nao consigo saber se ja foram trocadas algum dia ou nao pois sao da mesma marca que vem original do amp (chinesa shuguang ECC83) - ja vi um review e nem consideram ruins nao, as do power com certeza ja foram trocadas pois sao eletro harmonix (EL34) e o amp vem com svetlana de fabrica.

MMI
Veterano
# set/10
· votar


Drive30

Minha dica é ligar antes, esses caras costumam estar sobrecarregados de serviço e sem tempo de mexer nos amplificadores. Normalmente precisa agendar...

Drive30
Veterano
# set/10
· votar


MMI

Tudo bem, nao tenho pressa, nao uso o amp direto, para treinar uso um rolandzinho SS 10w ou o guitar rig mesmo sem nada. E o amp ainda tá com um som muito bom, minha maior queixa é o EQ do clean, principalmente o grave, que mesmo no zero ou no 10 parece que nao faz diferenca nenhuma, o lance do volume acho que é mais noia minha , mas teve 1 vez, apenas uma, que depois de uns 20 dias sem ligar ele , fui ligar e o som tava baixissimo, depois de uns 15 min voltou ao normal, mistériooooo... bom com certeza precisa de uma revisao, vai que de repente da uma merda e pifa tudo. mas vlw ai pela dica

carlos adolphs
Veterano
# set/10
· votar


Drive30
Buenas, á uns 6 meses fiz uma geral num JTM60(mesmo esquema) e foi só um retoque no bias, pois as EL34 são muito sensiveis a isso.Na medida que vão desgastando é necessário um retoque para usá-las até o fim(quando a emissão chega a 55%).Todos os medidores de válvulas que conheço, considera as mesmas boas até esse valor.

Drive30
Veterano
# set/10
· votar


MMI
ogner
carlos adolphs

Galera, só para passar um status para voces. Liguei la no pedrone, ele mesmo me atendeu. Descrevi detalhadamente o problema, quando falei da Equalizacao do grave no canal clean nao funcionando ele disse que é válvula do power na certa . Fiquei mais seguro agora. Mandou eu levar la na terça feira , foda q é um dia horrivel pra mim , vou tentar e no final dessa aventura posto a conclusao.

Drive30
Veterano
# out/10
· votar


galera venho aqui passar um status de como esta esse processo.

Bem, levei la o Amp no pedrone. Busquei no sabado agora, trocou-se valvulas , regulou-se bias, etc... para minha surpresa ele mesmo disse que o ampli havia sido modificado por ele!. A tal chavinha do clipping do diodo, nem sabia que tinha isso já quando comprei (o ampli deve ter passado na mao de varios, hehe) o vendedor nem havia me dito nada, mas enfim, trocou-se valvulas , regulou-se bias , tudo perfeito, EQ que tava ruim agora funcionando perfeito , som animal! etc, fui feliz para casa. Usei em casa já e tudo mais, tudo perfeito, até que hoje a tarde vou liga-lo novamente e vejo que as valvulas de power nao acendiam (JJ EL34) ai veio a frustracao. Poxa será que já queimaram as valvulas novinhas? nao fiz nenhum procedimento diferente do que ja fazia com as valvulas velhas.. e olha que elas duraram um bom tempo, agora essas ai , 1 dia ja era... o que será que aconteceu? enfim, já liguei e amanha vou levar novamente lá. Depois posto o desenrolar disso. :(

MMI
Veterano
# out/10
· votar


Drive30

Peraí... As válvulas não acendiam ou ampli não funcionou? É diferente... Tem algumas válvulas que realmente "acendem" menos.

Drive30
Veterano
# out/10
· votar


MMI

Nao cara, as valvulas nao acendem nada, zero. Eu nao tenho muita experiencia com valvulados mas sei que algumas tem um brilho laranja mais fraco, outras mais fortes etc... nao acendia nada. Os leds do ampli acendem normalmente, mas a valvula nada e nao sai som nenhum. Provavelmente deve ter queimado, uma pena... nao sei o que aconteceu. as valvulas que ja eram velhas funcionaram por quase 1 ano (ainda funcionavam , quando decidir trocar) agora essas... baita azar.

vamos ver o que aconteceu, amanha vou levar la

MMI
Veterano
# out/10
· votar


Drive30

Tá, se não sai som, alguma coisa errada tem... Reclama para ele e pergunta que válvula é essa que foi colocada. Tem algumas bem ruins mesmo, mas se ele colocou uma ruim dessas, caiu muito no meu conceito. Muito estranho, depois escreve aqui o que foi dito, blz?

Drive30
Veterano
# out/10 · Editado por: Drive30
· votar


Pois é cara... tambem achei estranho.

As valvulas foram JJ EL34 , quero acreditar que foi azar.. porque porra colocar uma valvula ja podre e falar que é nova é f... ainda mais vindo de um cara com reputacao dele

a primeira coisa que eu achei estranho foi o calor emanado por essas valvulas novas, saida de ar delas ficava um forno, mas o trafo ficava normal, até um pouco frio, mas eu quis acreditar que estava ok, sei la, nao sou expert disso. Ao contrario das valvulas anteriores onde o trafo ficava morninho e a saida de ar idem, bem equilibrado.

to comecando achar que em valvulado , time que está ganhando nao se mexe. hehe antes tivesse deixado com as valvulas velhas.

Será que pode ser fusível? como sei que está queimado?

Mas nao quero tirar conclusoes precipitadas, vamos ver.

kosmiktubes
Veterano
# out/10
· votar


Pergunte ao seu técnico sobre a possibilidade de um problema semelhante a este: http://bit.ly/by1ZRn

(Desculpe plugar aí um artigo meu na maior, mas é mais simples que digitar tudo de novo aqui.)

Acho que seu fusível de calefação foi pro espaço, e se esse for o caso, essa ponte de diodos semelhante à do problema linkado acima pode estar com problemas. E tudo depois dela deve ser examinado: as válvulas de pré e os caps de retificação da calefação.

Boa sorte, não deixe de nos contar como terminou esse capítulo.

RoLP
Veterano
# out/10
· votar


Drive30

E ae amigo!
Eu tive a experiência de queimar duas válvulas do meu JCM 900 recentemente.
O amplificador fica com menos ganho e perde muito sustain quando isto acontece. Também perde volume.

Levei na Danamp e troquei todas as válvulas por mesa boogie 6L6 e ainda consertei o tanque de reverb que tava zuado e fiz uma limpeza e revisão geral.
O amplificador voltou impecável e com um som muito foda...

O ideal é vc levar em uma empresa e mandar fazer a revisão completa. Não tem segredo.

Drive30
Veterano
# out/10
· votar


Entao galera,

é o seguinte, como nenhuma valvula do amp acendia, nao so as de power como as de pré tambem, comecei a achar que podia ser fusível, levei la rapidamente pois tava sem tempo (sorte que nao é longe pra mim), o pedrone falou que é isso mesmo, ele explicou que voltagem no brasil é bem irregular e isso faz com que essa queima de fusível se torne algo comum nesse aparelho , as valvulas estao novinhas , sem defeito. so nao busquei ainda porque ele ficou de fazer ainda mais uma revisao para antecipar outros possiveis problemas.

Realmente o cara é de confiança, dei azar mesmo com essa bosta de fusivel, bom quando for la buscar , provavelmente ou hoje mesmo ainda ou amanha conto o final da história.

kosmiktubes
Veterano
# out/10
· votar


Alguém devia ter te avisado que era o fusível antes de voce editar seu post!

Vamos tentar adivinhar quem matou o Olavo pelado no motel.

Seu amplificador me enviou um telegrama, e avisou que nao e so fusivel, e tem mais algo errado na calefacão do pré. E o amp mandou eu contrariar o grande Pedrone: colocaram um fusível do tipo errado, o amp mandou avisar que se a voltagem no Brasil queimasse fusiveis de calefacao desse jeito, nao teria mais geladeira neste pais.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Experiencia com Válvulas desgastadas