Fender Hot Rod Deville 410,Ajuda!

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henriique
Veterano
# set/10


Ola pessoal!
Estou com algumas duvidas sobre o amp Fender Hot Rod Deville 410,ele é totalmente valvulado,o drive dele é bom,o clean dele é tão bom quanto o do twin amp.
E ja aproveitando o topico,o fender twin amp de 100W é um exagero pra tocar em casa ensaiar e fazer pequenos shows(pq flam q ele é mtu alto),qual seria a melhor opção nesses quesitos.
Obg pelas respostas

henriique
Veterano
# set/10
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up!!

rhoadsvsvai
Veterano
# set/10
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se vc usasse interrogação seria mais facil de entender a sua duvida!

a sonoridade dele eh otima cara,mais comparando com o twin amp eu n sei qual eh melhor não

Vinícius Iron
Veterano
# set/10
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É muito bom o amp, mas, comparando com o Twin Reverb (acho que é esse que tu está perguntando), eu também não saberia dizer. Pessoalmente, se eu fosse escolher um amp da Fender, seria justamente o Twin Reverb. Ele é perfeito! Digo isso por aqueles que procuram mais timbre e não se preocupam tanto com a intensidade de uma distorção.

;)

nichendrix
Veterano
# set/10
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henriique

Cara, na boa, tu nunca vai tirar o Deville do 1 dentro de casa e mesmo em ensaio e show, dificilmente vai passar da metade.

nichendrix
Veterano
# set/10
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Vinícius Iron

Ele não está falando do Twin Reverb e sim do The Twin Amp que é um bicho que não tem nada haver com o Twin Reverb.

Vinícius Iron
Veterano
# set/10
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nichendrix

É mesmo, acabei de ver aqui. Erro meu.

nichendrix
Veterano
# set/10
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Eu acho o Twin um dos amps mais estranhos da Fender, ele tem todos os features que eu gostaria em um Fender modernoso, mas não tem um som que me agrade, se bem que isso pode ser dito de praticamente todos os Hot Rod, a excessão do Blues Jr e dos Blues Deluxe e Deville, os pretinhos todos tem um som meio velado demais, só rola de ficar perfeito modificando. E a única vantagem do Twin pro Deville é o redutor de potencia que pode deixar o Twin com 25W.

Vinícius Iron
Veterano
# set/10
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nichendrix

Tu tá falando do Twin mais recente da Fender, né? Porque tem aquele Twin 57', que eu nunca toquei, mas sempre ouvi opiniões positivas a respeito dele. É um amp a ser cogitado, porém, como eu disse, eu nunca toquei...

nichendrix
Veterano
# set/10 · Editado por: nichendrix
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Vinícius Iron

Sim eu falo do Twin da série Hot Rod.

Eu já toquei astante no '57 Twin Amp, vendi 2 deles, e pra mim ele cai na mesma armadilha de todas as reedições da Fender, são amps ótimos de excelente qualidade, mas que também são extremamente limitados, por mais que eu adore um Twin Reverb ou um 57 Twin Amp, ou um Bassman, são amps que só são legais em altos volumes, só que eles tem tanto volume que a menos que seja para shows em lugares grandes, não rola de usar o volume deles. Então fica difícil ter uso para um bicho desses fora do contexto banda que toca apenas um tipo de música em lugares de médio pra grande.

wiskeria
Veterano
# set/10
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henriique
conhece o youtube? lá tem videos destes dois amps...
o twin bom mesmo é o twin reverb, o hot rod deville é um amp bem legal tb... ambos são amps potentes para shows médios/grandes. Quer um amp para tocar em casa, pubs e lugares pequenos pega o blues Jr hot rod.

Alex Vaughan
Veterano
# set/10
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Tenho um Hot Rod Deluxe há 3 anos e consigo timbra-lo bem legal.
Quando quero mais drive, ponho um pedal e pronto.
O clean é ótimo, como da maioria dos Fender.
Agora, realmente é muito para tocar dentro de casa, e às vezes por isso o Blues Junior pode parecer "o cara". O valvulado só tem um ótimo timbre se as válvulas estiverem fritando.

Vinícius Iron
Veterano
# set/10
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(acordando no meio da noite...)

nichendrix

Pois é, cara... mas o negócio a fazer para conseguir abrir o volume desses amps, em lugares de pequeno e médio porte, seria usar um atenuador de potência, como um Hot Plate (único que eu conheço). Acho que esse é o recurso que maioria dos guita com Fenders de mais de 50 watts deve usar para fazer shows em bares ou outros lugares com esse porte.

nichendrix
Veterano
# set/10
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Vinícius Iron
Pois é, cara... mas o negócio a fazer para conseguir abrir o volume desses amps, em lugares de pequeno e médio porte, seria usar um atenuador de potência, como um Hot Plate (único que eu conheço). Acho que esse é o recurso que maioria dos guita com Fenders de mais de 50 watts deve usar para fazer shows em bares ou outros lugares com esse porte.

Cara, atenuador não resolve muito não, além de mudar muito o timbre, sem contar que a maioria das amps da Fender raramente chega nos 50W. O que vejo a maioria fazer mesmo é deixar o volume deles baixo e usar pedais pra distorção.

O lance é que eles usam uma combinação de falantes de alta sensibilidade que faz com que mesmo um Blues Jr. de 25W fale muito alto.

A maioria aqui parece nunca ter tocado com muita freqüência nesses amplificadores, mas eu tenho 3 amps da Fender que fazem meio que uma escadinha 25, 40 e 60W e a diferença de volume final entre eles não é muito grande, dá usar numa boa o Blues Jr. com o Deville, a diferença de volume perceptível vem mais pela diferença do numero de falantes, se botar os Blues Jr. com o Blues Deluxe, a diferença de volume final não dá 20% direito.

Vinícius Iron
Veterano
# set/10
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nichendrix

Depende do atenuador... se ele for True Bypass, acho que não haverá mudança no timbre, ou pelo menos, não haverá uma mudança tão significativa.

Não sabia dessa... num valvulado as diferenças de wattagem costumam serem sempres significativas, mas pode ser diferente na Fender, como tu mesmo disse. Os Fender custumam usar aqueles Jensen com magnetos de cerâmica, que eu não conheço bem... a exceção ao caso seria o Vibro King que seu falantes é de alnico. Mas eu não sei muito bem, não sou muito especialista em falantes.

nichendrix
Veterano
# set/10 · Editado por: nichendrix
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Vinícius Iron
Depende do atenuador... se ele for True Bypass, acho que não haverá mudança no timbre, ou pelo menos, não haverá uma mudança tão significativa.

Cara, sempre há, já que os atenuadores funcionam transformando parte da energia do amp em calor, reduzindo assim a potência, não existe essa de atenuador True Bypass, já que a chave TBP funciona quando tu desliga ela e não quando ela está ligada, logo mesmo que você tivesse um atenuador com True Bypass, ele não influenciaria em nada no funcionamento do aparelho, que continuaria transformando parte da energia em calor, portanto, roubando timbre.

Não sabia dessa... num valvulado as diferenças de wattagem costumam serem sempres significativas, mas pode ser diferente na Fender, como tu mesmo disse.

Cara, isso é ilusão, a saída em SPL é medida com o falanta a 1W, pra conseguir cada 3db de volume acima disso, você tem que dobrar a potencia aplicada ao falante, sendo que a maioria dos falantes chega ao limite desse acréscimo em torno de 36W, logo, a diferença entre 10W e 100W não é 10X e sim 2x.

igor.schecter
Veterano
# set/10
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Valvulado n tem distorção né? :S é só no pedal não é?

nichendrix
Veterano
# set/10
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igor.schecter

Depende do valvulado, a maioria tem, muitos tem até mais de uma... tem até os Mesa/Boogie com 10-12 tipos de distorção diferentes.

henriique
Veterano
# set/10 · Editado por: henriique
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nichendrix
Intão o Fender Hot Rod Deville 410 seria inviavel para as condições q eu citei,como tocar em casa e fazer pequenos shows,qual outro vc indicaria?
Obg pelas respostas de todos e mais sugestões sempre serão bem vindas!!
edit:Uma pergunta qual q é a diferença basica entre fender hot rod deluxe e o Fender Hot Rod Deville 410,alem da difereça de potencia entre eles q um é 60W e outro 40W

nichendrix
Veterano
# set/10
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henriique

Cara, eu recomendo amps menores, até 30W está bom, acima disso vai ficando impraticável. Na Fender tem o Blues Jr, na Laney o VC30 e o LC30, enfim, tem muitas opções nessa faixa.

Fora a potencia, tem o numero de falantes que são 4 de 10" no Deville e 1 de 12 no Deluxe, e o circuito Básico, já que o Hot Rod Deluxe é baseado no Blues Deluxe que é baseado no '57 Deluxe, e o Hot Rod Deville no Blues Deville que é baseado no Bassman.

Eu particularmente prefiro o Hot Rod Deluxe, é mais equilibrado, acho o Hot Rod Deville é muito extremo, ou é agudo demais ou grave demais dependendo de como é regulado.

No fim, eu não troco os Blues Deluxe e Deville pelos Hot Rod, nem ue viessem com valvula de ouro.. hehehhe

Vinícius Iron
Veterano
# set/10
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nichendrix

Qual seria a tua recomendação entre o Blues Deluxe, Blues Deville, Blues Jr e o Twin Reverb? (se não for perguntar demais, hehehe)

O Deluxe tem 40W, o Deville 60W, o Blues Jr 15W e o Twin Reverb 85W... mas, como tu mesmo disse, a diferença de potência entre eles não faz tanta diferença assim...

nichendrix
Veterano
# set/10 · Editado por: nichendrix
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Vinícius Iron

Depende do que você quer?

Cada um tem sua característica, eu tenho os 3 Blues, pra mim era mais prático o Blues Deluxe e o Deville que pegar um reissue, já que eles tem master volume, reverb, loop de efeitos, canal drive e tem o som bem vintage, talvez não tanto quanto um Twin, Bassaman e outros da série Vintage e da Custom Shop, mas esses recuros a mais me garantem que eu possa tocar eles baixo, que eu possa escolher se quero saturar o power ou pre na hora de tocar baixo, posso usar modulações com a distorção deles, e embora eles tenham características um pouco similares, cada um tem uma personalidade, não negam as origens.

Vinícius Iron
Veterano
# set/10
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nichendrix

pra mim era mais prático o Blues Deluxe e o Deville que pegar um reissue, já que eles tem master volume, reverb, loop de efeitos, canal drive e tem o som bem vintage

Mas tanto o Blues Deluxe quanto o Deville são reissue, segundo o site da própria Fender, e possuem esses recursos de reverb, loop, master, etc.

talvez não tanto quanto um Twin, Bassaman e outros da série Vintage e da Custom Shop, mas esses recuros a mais me garantem que eu possa tocar eles baixo, que eu possa escolher se quero saturar o power ou pre na hora de tocar baixo

Então o Deluxe, Deville e Jr seriam os mais adequados para tocar em shoppings e bares, certo? E o Twin Reverb e o Bassman ficariam de fora por não se conseguir um bom timbre a baixos volumes? Eu acho estranho porque estes também possuem as mesmas opções de configuração que os três primeiros...

Foi bom ter tido essa conversa porque, agora, eu já tenho uma ideia mais nítida do melhor amp para o local em que eu toco.

nichendrix
Veterano
# set/10
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Vinícius Iron
Mas tanto o Blues Deluxe quanto o Deville são reissue, segundo o site da própria Fender, e possuem esses recursos de reverb, loop, master, etc.

Sim, mas eles são reissue dos originais de anos 93, eu cheguei a ter um Blues Deluxe dessa época que comprei de um amigo, depois vendi, não me arrependo, mas hoje fico com saudades.

O Blues Deluxe é baseado no '57 modificado para ter 2 canais, volume master, loop de efeitos, chave bright, reverb e a potencia subir de 12 pra 40W. O Deville é um Bassman modificado para ter 60W e os mesmos recursos a mais que o Deville.

Então o Deluxe, Deville e Jr seriam os mais adequados para tocar em shoppings e bares, certo? E o Twin Reverb e o Bassman ficariam de fora por não se conseguir um bom timbre a baixos volumes? Eu acho estranho porque estes também possuem as mesmas opções de configuração que os três primeiros...

Sim, eles seriam mais uteis, mas se você não for tocar em lugares com mais de 200 pessoas, eu não recomendo o Deluxe e o Deville, mesmo com volume baixo, eles ainda falam bem alto para lugares pequenos. Se for esses lugares menores, um Blues Jr ou Pro Jr dá conta tranquilamente.

Eu acho o mais adequado o Deluxe para quem toca em muitos lugares de tamanhos diferentes, justamente porque ele tem uma potência intermediária, assim dá pra tocar com ele relativamente baixo se preciso, embora acho que para tocar em casa ele seja muito alto, eu mesmo raramente uso os 2, e quando uso é num quarto com revestimento que absorve o som e não deixa escapar (que não é muito caro, por sinal), agora que mudei de cidade e estou em apartamento, nem amp eu estou usando hehehehe.

O Twin Reverb e o Bassman não tem volume master, nem loop, nem canais normal e drive selecionáveis por foot (tem 2 canais separados, mas não funcionam dessa forma, sendo que o canal 2 do Twin Reverb é o canal Vibrato e o do Bassman o Bright), enfim, são amps bem diferentes. Os Blues tem a propostar de serem releituras modernas dos antigos.

Vinícius Iron
Veterano
# set/10
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nichendrix

Sim, mas eles são reissue dos originais de anos 93, eu cheguei a ter um Blues Deluxe dessa época que comprei de um amigo, depois vendi, não me arrependo, mas hoje fico com saudades.

O Blues Deluxe é baseado no '57 modificado para ter 2 canais, volume master, loop de efeitos, chave bright, reverb e a potencia subir de 12 pra 40W. O Deville é um Bassman modificado para ter 60W e os mesmos recursos a mais que o Deville.


Tá, mas, no final das contas, tu acha que vale mais pegar o Blues Deluxe e Deville originais ou os reissue de 93? Bom, mas então seria certo eu dizer que o Deluxe possui o mesmo timbre que o '57 e o Deville o mesmo que o Bassman? A única diferença estaria nas configurações do amp, mas, mesmo assim, eu não entendo as diferenças abismal de preços entre eles. O Deluxe e o Deville estão na faixa dos U$ 1000,00; já o '57 e o Bassman encostam nos U$ 2000,00.

Sim, eles seriam mais uteis, mas se você não for tocar em lugares com mais de 200 pessoas, eu não recomendo o Deluxe e o Deville, mesmo com volume baixo, eles ainda falam bem alto para lugares pequenos. Se for esses lugares menores, um Blues Jr ou Pro Jr dá conta tranquilamente.

Bom, alguns bares e casas noturnas daqui de Porto Alegre chegam a passar das 200, hehehehe. Em shoppings a coisa rola um pouco diferentes, já que as pessoas estão lá mais para comer e apenas ficar com aquela musiquinha agradável perto delas. Volumes muito altos realmente as perturbariam quando estão comendo e conversando, hehehe.

nichendrix
Veterano
# set/10 · Editado por: nichendrix
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Vinícius Iron
Tá, mas, no final das contas, tu acha que vale mais pegar o Blues Deluxe e Deville originais ou os reissue de 93?

Vamos lá, os Blues Deluxe e Deville originais são de 93 à 97, são legais, eu acho que os falantes eram um pouco melhores, mas não garanto porque depois de 8 anos sem tocar em um desses mais antigos, a referência não vale para comparar com os atuais (que são os reissue). Só que os Reissue tem saída para caixa externa, coisa que os originais dos anos 90 não tinham.

No frigir dos ovos dá elas por elas, acredito que possa haver alguma diferença de componentes, mas nada que valha a pena procurar os modelos de mais de 1 década atrás.

Bom, mas então seria certo eu dizer que o Deluxe possui o mesmo timbre que o '57 e o Deville o mesmo que o Bassman?

Sim e não.

Sim os timbres são próximos, dá pra tirar boa parte dos timbres de Bassman com o Deville, mas não todos, o mesmo vale pro Deluxe. Entretanto o inverso também vale, há timbres nos Blues que o Deluxe e o Bassman não tiram nem a pau, eu diria que é mais fácil fazer um Blues soar parecido com o original do que os originais com os Blues.

No fim eu achei a praticidade mais interessante, pois me dava mais opções de timbres de fácil acesso, obvio eu não vou ter o drive de um Bassman ou Deluxe no talo, que realmente é ótimo, mas em compensação eu não posso ter o drive deles com o volume no 4 ou com um delay ou reverb.

Então por mais que sejam parecidos há diferenças, alguns como eu, vêm uma grande vantagem nessas diferenças, outros não... vai do gosto de cada um.

A única diferença estaria nas configurações do amp, mas, mesmo assim, eu não entendo as diferenças abismal de preços entre eles. O Deluxe e o Deville estão na faixa dos U$ 1000,00; já o '57 e o Bassman encostam nos U$ 2000,00.

90% dessa diferença é basicamente o nome. Como eu dizia em outro tópico, 20-25 anos atrás, um Bassman original de 59, uma Les Paul de 1958 eram equipamentos caros pros padrões da época, mas não iam muito além de 2 a 4x o preço de um equipamento similar novo. Hoje em dia essa diferença chega há mais de 10.000% em grande parte em cima das lendas que se criaram em cima desses itens, que por serem de mais de 40 anos atrás, são raros, logo tem poucos e quem tem vende pelo preço que tiver vontade, afinal quem quiser não vai ter muitas opções de compradores. É assim que uma Les Paul 58 original chega a 500mil dolares.

Eu cheguei a ver o final de uma época onde você comprava um bom Fender antigo, por preços razoáveis, não tinha idade pra comprar essas coisas na época, mas meu professor de música na época sempre estava comprando algo, e eu sempre ficava por dentro dos valores. Obvio que hoje, mais de 15 anos depois, os valores são muito diferentes e muito mais altos.

Então os Reissue são mais caros porque tem fiação ponto a ponto e teoricamente falantes e alguns componentes melhores (falo teoricamente, porque é o que a Fender diz, só deus sabe o que tem lá dentro), mas isso não justifica a diferença de preço interamente, boa parte disso vem da fama que esses amplificadores tiveram.

Como falei pra mim a diferença de qualidade para mais, não compensou a versatilidade e a maior gama de timbres que os Blues me deram, já que bem regulados tu consegue facilmente pelo menos 4 sons do amp, sem mudar nada na regulagem, só usando o volume da guitarra e dos amps eu consigo 3 sons distorcidos e um limpo.

Bom, alguns bares e casas noturnas daqui de Porto Alegre chegam a passar das 200, hehehehe. Em shoppings a coisa rola um pouco diferentes, já que as pessoas estão lá mais para comer e apenas ficar com aquela musiquinha agradável perto delas. Volumes muito altos realmente as perturbariam quando estão comendo e conversando, hehehe.

Como eu disse, para lugares até 200 pessoas, um Blues Jr ou Pro Jr, dão conta do recado, se precisar de mais potencia pode tentar outras marcas com potências até 30W como os Laney VC30 e LC30.

Se for pra ficar nos Fender, tem duas opções ficar com os Jr. microfonados em lugares maiores, ou partir pro Deluxe, que embora bem alto, ainda dá pra segurar num volume razoavelmente baixo. O Deville eu só recomendo depois que testar, porque o bicho é um cavalo de volume, 4 falantes movimentam muito ar, é de sacudir a caveira mesmo.,

Vinícius Iron
Veterano
# set/10
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nichendrix

Beleza, cara, agora tô decidido. Vou pegar esses Deluxe e Deville (mas é claro que testarei, antes). A possibilidade e quantidade de timbres deles é bem grande, e isso me convenceu. Tendo em vista a NOSSA realidade, é muito difícil dizer que, algum dia, nós tocaremos para públicos com 2 mil pessoas ou mais. Acredito que dê pra arrastar umas mil, se o cara já for bem conhecido na região dele. E vou de reissue mesmo, já que é o de mais fácil acesso, atualmente, sem falar na possibilidade de conectá-los em caixas. Ou seja, com isso tudo, ''ninguém precisaria'' de um Bassman ou um '57... o Deluxe e o Deville no talo já dá tudo o que a gente precisa. Poxa, com um Tube Screamer e um G-System, a coisa deve ficar ainda mais linda! :D

nichendrix
Veterano
# set/10 · Editado por: nichendrix
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Vinícius Iron

Cara, dá uma olhada no teste do Andy da Proguitarshop, no site da própria loja que o som é melhor que do Youtube, dos testes de internet que já vi é o que tem o som mais próximo do que ouço em casa.

E tem que ter cuidado para não confundir com os Hot Rod se for comprar por internet. Agora como disse, testa o Deville antes, porque o volume é muito bruto pra tocar em casa por exemplo.

E talvez tu termine nem usando o TS, eu depois de um tempo parei de usar overdrive neles, hoje quero só um Keeley Katana Boost, pra usar no lugar do GE7 (que as vezes eu uso como boost limpo e mid-boost).

Vinícius Iron
Veterano
# set/10
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nichendrix

E tem que ter cuidado para não confundir com os Hot Rod se for comprar por internet. Agora como disse, testa o Deville antes, porque o volume é muito bruto pra tocar em casa por exemplo.

Tu tá falando daqueles que têm Hot Rod no nome, né? Porque, na real, o Deluxe e o Deville são da série Hot Rod. Com certeza eu terei cuidado com isso. Só que eu vou apenas testar os amps em lojas do Brasil, mas eu devo comprar fora do país. Conheço um importador, que vai pra Nova York e Miami, e trás qualquer coisa pra gente, porém compra 50% do valor deles. Eu acho uma boa porque, se tu mesmo fosse importar o produto, tu teria que pagar os 60% + ICMS. Esse cara é uma baita mão na roda.

E talvez tu termine nem usando o TS, eu depois de um tempo parei de usar overdrive neles, hoje quero só um Keeley Katana Boost, pra usar no lugar do GE7 (que as vezes eu uso como boost limpo e mid-boost).

Não conheço esse Keeley Katana Boost, mas vou dar uma espiada nele...

Vinícius Iron
Veterano
# set/10
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... porém cobra 50%...

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