Misturar Diferentes Amplificadores

Autor Mensagem
nichendrix
Veterano
# ago/10
· votar


Vinícius Iron

Cara, nem diria que é complicado, é muito é trabalhoso, exige um puta tempo pra testar isso, em geral exige muita preparação, e obvio uma boa estrutura pra carregar essa bagaceira de equipamento toda.

Tanto é que em geral tu vê com bandas grandes como o U2, que usa 3 modelos diferentes de amp (Vox AC-30, Fender Champ e Fender Deluxe).

Eu usava porque só tocava meia duzia de vezes por ano, então ainda valia a pena o trabalho (e também porque não era eu quem carregava tudo heheheh).

No geral eu diria que exige muita experiência e conhecimento do equipamento e de como as condições do lugar afetam a sonoridade dele.

MMI

Os dois juntos fica formando um timbre só fica até legal, mas exige estrutura, tem que ser microfonado, tem que ter um PA legal, dá uma trabalheira pra timbrar. Eu descobri o caminho das pedras meio que por acaso, já que comecei a usar com amps parecidos para usar os efeitos em estéreo (2 Fender ou 2 Marshalls), aos poucos fui pegando o jeito e foi batendo a curiosidade de misturar, e muita experimentação depois arrumei um jeito que deu certo e ficava bom, mas sempre é a coisa do só fica bom se microfonar e os últimos ajustes feitos na hora e com alguém que saiba o que está fazendo na mesa.

Enfim, pra show eu acho muita trabalheira, embora se forem ocasiões especiais, valha a pena, pra gravação são outros 500, porque dá pra criar timbres bem fodas com isso. Inclusive era o segredo de muitos Jimi Hendrix e George Harrisons da vida... hehehhehehee

MMI
Veterano
# ago/10
· votar


nichendrix

é muito é trabalhoso, exige um puta tempo pra testar isso, em geral exige muita preparação, e obvio uma boa estrutura pra carregar essa bagaceira de equipamento toda.
Eu usava porque só tocava meia duzia de vezes por ano, então ainda valia a pena o trabalho (e também porque não era eu quem carregava tudo heheheh).
No geral eu diria que exige muita experiência e conhecimento do equipamento e de como as condições do lugar afetam a sonoridade dele.


Eu resumi isso como "complicado" hehehehehehe

Eu reclamo desse esquema mas tem um detalhe... Nas minhas 2 guitarras que tem piezo, para mim um dos grandes baratos delas é exatamente essa mistura de sons. Gosto muito de mandar os sinais separados, dos captadores para o amplificador e do piezo para a mesa ou para um amplificador acústico. O som disso, com uns detalhes de efeitos, me fascina.

nichendrix
Veterano
# ago/10
· votar


MMI

Hum... pra mim difícil é diferente de complicado, embora em geral andem juntos... hehehehehhe

Cara, é essas coisas que deixa a gente louco e quando vê gastou uns milhares por detalhes virtualmente imperceptíveis pra 99,99% dos seres humanos não perturbados pelo timbre como nós... hehhehehehe

MMI
Veterano
# ago/10
· votar


nichendrix

chegamos num consenso!!!!

nichendrix
Veterano
# ago/10
· votar


MMI

Mas que é massa é hehehehhehehe

Floyd N Roses
Veterano
# ago/10
· votar


Pow...beemm legal esse negócio de 'misturar amps' [pelo menos pra quem tem grana pra isso né]!!! ^^


Mas então...eu li ali na primera página gente falando que o Brian may usava/usa os Vox em série...mas aí me surgiram três dúvidas:

1ª - Como se liga um amp [ou melhor...o PRÉ de um amp] em série com o outro [visto que...geralmente...os amps não tem uma 'saída direta do pré']?! º.°

2ª - Como será que ESSES 'NOVE' VOX DO BRIAN MAY tão ligados?! õ.ô

3ª [e ULTIMA] - ESSE ESQUEMA da GuitarGeek ta errado [levando em consideração a foto aí de cima]??!!! ô.ô


É...fiquei beemmm confuso agoraa!!! ^^ ..hehehehee...




...o/

Vinícius Iron
Veterano
# ago/10
· votar


Tem gente que ainda pensa que é errado ligar amps em série, mas não é. Pelo que eu vi, o próprio Brian May faz isso com seus 4 VOX de 30 watts cada um. Desse jeito a potência deles será somada. Mas há quem prefira que se use em paralelo... provavelmente, quem já possui um amp de 100 ou 120 watts, não quer dar mais potência, mas sim, usar os amps para situações ou músicas diferentes; desse modo, eles ligam em paralelo.

(Falei isso só pelo fato de aparecer ainda dizendo que ligar em série é errado)

Floyd N Roses
Veterano
# ago/10
· votar


up

nichendrix
Veterano
# ago/10
· votar


Vinícius Iron

Cara, sinceramente, ligar amp em série é quase uma burrice.

Primeiro porque não adiciona porra nenhuma de potência você ligar os preamps em série, no máximo daria um pouco a mais de ganho, mas mesmo isso depois de um ponto é questionável, já que depois do segundo pré ligado em cascata, a qualidade do som degrada muito, se tornando virtualmente impossível conseguir som limpo e com distorções que estão muito mais para um fuzz desregulado e um show de microfonias.

Aliás por muito tempo esse foi o grande segredo dos Marshall Plexi/JCM800, ligar os pre-amps dos dois canais em série pra tirar uma distorção de maior ganho. Todavia a potencia do amp continuava a mesma.

E como já disseram, se ligar os power em série a única coisa que tu vai ver é fumaça de válvula pipocando.

Logo mesmo que tu ligue 10 preamps em série e apenas um power de 30W a potencia iria continuar sendo 30W.

Ao contrário de ter 3 amps de 30W em paralelo, que seriam 3x30, que em geral somados resulta em bem mais volume do que um amp de 90W.

Floyd N Roses

No esquema, só tem 3 amps ligados em paralelo, e pela foto, o fato de só 3 estarem microfonados, faz com que eu pense que são só esses 3 amps que de fato estão servido de fonte para o PA, os outros ou são retorno de palco ou pura e simplesmente de enfeite (como muitas vezes o Jimmy Page usava tanto pra enfeite, como para reserva caso desse problema nos principais).

nichendrix
Veterano
# ago/10
· votar


Vinícius Iron

Eu já ia me esquecendo, a diferença de volume final de um amp de 30W para um de 100W não é tão grande quando se trata de valvulados, na verdade, com o mesmo set de falantes, não chega nem a 20%.

O que muda é o headroom, a capacidade de atingir esse volume final sem distorcer, pq o de 100W vai demorar muito mais a distorcer que o de 30.

Vinícius Iron
Veterano
# ago/10
· votar


nichendrix

Ao contrário de ter 3 amps de 30W em paralelo, que seriam 3x30, que em geral somados resulta em bem mais volume do que um amp de 90W.

Peraí, cara, tem algo estranho... eu posso estar enganado, mas, que eu saiba, quando ligados em paralelo, os amps não somam potência. Em paralelo, eles trabalharão totalmente independente um do outro, cada um com sua própria corrente.

Porra, tem algum engenheiro por aqui? Agora, essa dúvida de elétrica tá me matando, e eu tive aula disso hoje, mas esqueci de perguntar...

MMI
Veterano
# ago/10
· votar


nichendrix

como muitas vezes o Jimmy Page usava tanto pra enfeite, como para reserva caso desse problema nos principais

Para a garotada fica mais claro dizer que o Zakk Wylde usa uma parede de Marshall desligados no palco.
Abç

nichendrix
Veterano
# ago/10 · Editado por: nichendrix
· votar


Vinícius Iron

Ao contrário de ter 3 amps de 30W em paralelo, que seriam 3x30, que em geral somados resulta em bem mais volume do que um amp de 90W.

Peraí, cara, tem algo estranho... eu posso estar enganado, mas, que eu saiba, quando ligados em paralelo, os amps não somam potência. Em paralelo, eles trabalharão totalmente independente um do outro, cada um com sua própria corrente.


Por isso que eu botei em negrito e o que afirmei, não há soma de potência, há aumento do volume, já que você teria 3x mais alto-falantes deslocando ar com a mesma potência.

Ao contrário do que se pensa, a potência do amplificador, embora influencie no volume, não representa uma tradução direta no mesmo. Uma vez que o componente responsável pelo volume não é o amplificador e sim o auto-falante.

A sensibilidade do auto-falante influi muito mais o volume do que a potência, pra você ter ideia um falante com 101db de sensitividade, vai produzir 101 decibéis de volume com 1W, em média o máximo que um único falante consegue tirar antes de distorcer o falante é 120db.

Para cada 3db a mais que que você quiser de volume, você tem que dobrar a potência, porque há uma perda enorme eficiência no sistema quando você chega no falante, por melhor que ele seja. Com isso o máximo que dá pra ir de volume com um falante acontece em torno de 32W, qualquer wattagem acima disso em um único falante não vai adicionar mais volume.

Em geral quando você vê a potência nominal (RMS) de um falante, significa o máximo de potência que ele pode receber antes de chegar no seu limite (ou seja, distorcer). Por isso é bem difícil achar falantes com potência alta, é só ver a maioria dos falantes aguenta no máximo 35-40W, esses falantes fodões que você vê em caixas 4x12 são todos de 25W ou 30W.

Por isso quando se quer volume (ou seja pressão sonora), quanto maior o numero de auto-falantes, mais volume você vai ter pois será movimentado mais ar. Assim 3 amps de 30W com 1 falante de 12" cada, vão mover mais ar, portanto dar mais volume que um amp de 120W com um falante de 12".

E mesmo que você bote a mesma potência de 120W em 3 falantes, a diferença no som dificilmente vai passar de 6db, que é menos que o zumbido de um mosquito.

Por isso que falei que ligar amps em série para conseguir mais volume é bobagem.

Agora se o lance for conseguir mais distorção... aí são outros 500.

MMI
Para a garotada fica mais claro dizer que o Zakk Wylde usa uma parede de Marshall desligados no palco.
Abç


Com os Restarts da vida, eu daqui um dia nem o Zakk vai ser conhecido... mas seu exemplo explica igualmente bem, já que o Zakk é outro que tem trocentos amps e quase nunca liga mais de 2 ao mesmo tempo.

MMI
Veterano
# set/10
· votar


nichendrix

A sensibilidade do auto-falante influi muito mais o volume do que a potência, pra você ter ideia um falante com 101db de sensitividade, vai produzir 101 decibéis de volume com 1W, em média o máximo que um único falante consegue tirar antes de distorcer o falante é 120db.

Só por preciosismo... 120 dB nas medidas que geralmente são feitas a 1 metro. A poucos centímetros, onde geralmente ficam os microfones, facilmente pode ser medido algo em torno de 140-150 dB e por isso que são poucos os microfones que servem para guitarra, isso é volume para arrebentar muitos microfones.

Por outro lado, me pergunto por que diabos um ser racional poderia querer mais que 110 dB, especialmente uma galera do forum que toca em lugares fechados, quartos e palcos pequenos. A intensidade de 120 dB causa dor nos ouvidos, com uma energia que chega a 1W por metro quadrado. Um ouvido normal capta com bom discernimento 30 dB, ou 0.000000001 W/m2, isso seria um "cochicho". O Ministério da Saúde, através da NR-15 dá como limite de tolerância para ruído contínuo ou intermitente no máximo 7 minutos a 115 dB, além disso é quase certa a perda auditiva. Portanto, é uma completa burrice querer mais volume que isso, você está expondo a você e seus ouvintes a um risco totalmente desnecessário. O melhor seria deixar mais baixo, microfonar e mandar para uma sonorização (PA) se o ambiente for grande e necessitar. Assim, um amplificador de 100 W ou mais, ainda mais com falantes de alta sensibilidade, são para aplicações específicas, de forma nenhuma são para estudo ou locais pequenos. E vai usar 2 amplificadores para ter ganho de volume para que mesmo?

Outro inconveniente de usar 2 amplificadores são questões da onda sonora que determinadas frequências podem entrar em discordância de fase e matar o som.

nichendrix
Veterano
# set/10 · Editado por: nichendrix
· votar


MMI

Falou o Dr. Otorrinolaringologista (rapaz quando eu era pequeno era doido pra falar isso sem gaguejar... heheheheh).

Cara, eu também acho cada vez mais absurdo o volume que se toca hoje em dia. Por isso ando na procura por um amp que funcione a 1W, 0,5W e 0,25W.

Antigamente, quando eu era adolescente ainda usava o amp no talo, mas uma vez lá por idos de 98 eu cheguei em casa com dor de ouvido e passe 3 dias com o ouvindo zumbindo. Desde então até boto o amp no talo, mas uso protetor auricular pra reduzir o volume em pelo menos 30db (copiei a idéia do Eric Johnson).

Todavia, no geral ainda acho legal viajar com efeitos em estéreo ao menos em casa, já que tem mais de 1 ano que não toco com banda.

Agora fazer isso no palco, tem que se ligar na mesa, se não cancelamento de fase, especialmente me médio-grave e médio-agudo é fatal.

PS: isso me lembra o The Edge que fora os Vox AC30, toca com 6 Fender de 6W e falantes de 6".

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Misturar Diferentes Amplificadores