Misturar Diferentes Amplificadores

Autor Mensagem
Vinícius Iron
Veterano
# ago/10


Pessoal, nesses tempos me surgiu uma dúvida que, ao mesmo tempo, seria uma curiosidade. Se formos olhar os equipamentos de guitarristas, vemos que eles usam ao vivo mais de uma cabeçote. O Zakk Wylde faz isso, Tony Iommi, Van Halen, entre outros. Só que eles usam o MESMO cabeçote... então, o que vocês acham se nós misturássemos cabeçotes diferentes?

Ex.:
1 - Cabeçotes Marshal + Laney + Bogner
2 - Cabeçotes Soldano + Laney + Bogner
3 - Cabeçotes VHT + Mesa/Boogie + Laney

Entre outras diversas combinações...



Então, vocês acham que o timbre e a distorção ficaria interessante, caso eu ligasse eles em série, por exemplo?

Como não achei nada na busca, acho que este é o primeiro tópico sobre esse assunto.

Abraços

Vinícius Iron
Veterano
# ago/10
· votar


E aí, pessoal, ninguém tem ideia?

É mais à título de curiosidade, né...

Zedosal
Veterano
# ago/10
· votar


Fica massa, o Steve Vai usa 3 amps, um Fender e 2 Carvin

Daí tem milhoes de loops e cabos que vao e vem pra tirar aquele som dele, fora os pedais e tudo....


aaaaaaa com dois amps diferentes vc pode usar efeitos estérios muito massas, faz as ligacoes e tal pra ter reberb, chorus, delay e outras modulacoes diferentes para cada amp...

fora que a panca na hora de tocar é outra kkkkkkk

Ryan Sambora
Veterano
# ago/10
· votar


Vinícius Iron
Então, vocês acham que o timbre e a distorção ficaria interessante, caso eu ligasse eles em série, por exemplo?

????
Cara, ligar amps em série????????????
Nem vou me atrever a comentar sobre isso.........

Achei interessante o tópico sobre misturar amps, mas aconselho vc a ler bastante(fora daqui) antes de simplesmente sair perguntando no forum(pedradas).

Na verdade esses guitarristas citados, geralmente usam cada amp para um timbre especifico.
Um exemplo:
3 amps
- Fender Tone Master para canais limpos;
- Marshall Jcm 800 apenas para crunch;
- Marshall Jcm 2000 dsl para distorção e leads.

Se vc for notar, geralmente as celebridades não costumam usar um mesmo amp para sons diferentes, mas sim um amp para cada som.

Um exemplo que eu conheço sobre mixar amps é o do Mark Tremonti do Alter Bridge/Creed:

- Fender Twin Reverb para canais limpos;
- Bogner Uberschall e o Mesa Triple Rectifier juntos para distorção para bases e solos;
- Bogner Shiva com um pedal de boost(michael angelo batio Tubescreamer) para solos.

Assim o Tremonti usa o Uberschall setado absurdamente para graves e o rectifier para médio e agudos, se vc ler por aí, dizem que esta é uma característica dos timbres do Alter Bridge, porque no Creed o cara parece não ter feito tal.

AurélioB.
Veterano
# ago/10
· votar


Deve ficar o bicho, mas quero ver quem tem grana pra misturar um Marshall, um Laney e um Mesa Boogie hahahahah

Vinícius Iron
Veterano
# ago/10
· votar


Valeu pelas respostas, pessoal! Achei que esse tópico ia morrer sozinho, huaehauhe.

Ryan Sambora

Cara, ligar amps em série????????????
Nem vou me atrever a comentar sobre isso.........


Bah, velho, desculpa se eu falei bobagem, até porque a elétrica não é lá a minha praia, mas me corrige se eu estiver errado: se eu ligasse os 3 amps em série, eu não teria um somatório das potências, em vez de em paralelo, no qual eles trabalhariam independentemente?

- Fender Twin Reverb para canais limpos;
- Bogner Uberschall e o Mesa Triple Rectifier juntos para distorção para bases e solos;
- Bogner Shiva com um pedal de boost(michael angelo batio Tubescreamer) para solos.

Assim o Tremonti usa o Uberschall setado absurdamente para graves e o rectifier para médio e agudos


Mas isso não significa que eu não poderia usar 2 ou 3 amps para a mesma finalidade, certo? Do tipo, misturar totalmente as distorções e limpos dos amps... eu só fico imaginando se a distorção final não iria ficar um carnaval de timbres horriveis...

Ryan Sambora
Veterano
# ago/10
· votar


Vinícius Iron
Mas isso não significa que eu não poderia usar 2 ou 3 amps para a mesma finalidade, certo? Do tipo, misturar totalmente as distorções e limpos dos amps... eu só fico imaginando se a distorção final não iria ficar um carnaval de timbres horriveis...

Cara, nada impede que vc faça essas combinações(vamos continuar sonhando, hehe), assim vc pode descobrir o timbre que agrade e ao mesmo tempo distinto e unico, o que eu ja noteí é que esses guitarristas usam amps combinados para conseguir timbres cada vez mais cheios.

Agora sobre canais diferentes, sei que o Myles Kennedy (tbm do Alter Bridge) combina um Diezel Einstein(eu acho) e mais um Mark IV, só que ele realmente mistura os canais, tipo crunch de um com o lead de outro pra bases, lead de um com o lead do outro para solos e por aí vai.

Nesse meio não há regras, há apenas o que vc achar que é bom, mas acabar usando 3 amps simultaneos(sejam diferentes ou não) para a mesma finalidade, imagino ser um dos cumulos da redundancia.

Abç.

informal
Veterano
# ago/10
· votar


Ryan Sambora
mas acabar usando 3 amps simultaneos(sejam diferentes ou não) para a mesma finalidade, imagino ser um dos cumulos da redundancia.

Abç.

Vá se queixar com Sir. Brian May então. É cada uma...

Ryan Sambora
Veterano
# ago/10
· votar


informal

Embora eu goste muito de Brian May e Queen, desculpe se eu tenho uma opinião (que não é queixa) que te incomoda.

Vá se queixar com Sir. Brian May então. É cada uma...

Deveria te dizer o que fazer com sua queixa, Senhor da Verdade. É cada um....

Vinícius Iron
Veterano
# ago/10
· votar


Eu até nem acho um problema o cara usar, por exemplo, 3 amps iguais para a mesma finalidade, visto que ele pode fazê-lo para somar as potências dos amps para, assim, ter algo mais massivo durante um show.

Mas isso tudo está em teoria (para nós, brasileiros). Só o que me deixa na curiosidade mesmo seria não o cara juntar os 3 amps para cada um desempenhar uma função diferente, mas sim, o cara juntar os amps para desempenhar todas as funções juntos, entendem? Misturar o canal sujo e limpo de todos os amps. Gostaria mesmo de saber como ficaria esse timbre, no final das contas... acho que só indo pros EUA pro cara descobrir, hehe.

DotCom
Veterano
# ago/10
· votar


Vinícius Iron
1) Não dá pra ligar amplificadores em série... O que você pode fazer é usar um cabo y (ou um circuito pra replicar o sinal da sua guitarra N vezes) e daí plugar cada uma dessas pontas no input do ampli. Cada um trabalharia independentemente.

2) Se é por efeito de curiosidade, então dá pra usar o guitar rig pra brincar... Dá até pra fazer um PAN com os amplificadores, jogando um mesa boogie mais pro canal direito, um marshall mais pro esquerdo... Pode também dar um delay pequeno entre eles, pra "abrir" mais o som... No guitar rig dá pra experimentar todas as coisas mais loucas que você puder inventar.

informal
Veterano
# ago/10
· votar


DotCom
1) Não dá pra ligar amplificadores em série... O que você pode fazer é usar um cabo y (ou um circuito pra replicar o sinal da sua guitarra N vezes) e daí plugar cada uma dessas pontas no input do ampli. Cada um trabalharia independentemente.

Bicho, foi o que eu respondi no post acima, o Brian May é um exemplo clássico de uso de amplificadores em série. São 3 ou 4 AC30 em série, o pré de um alimentando o pré do outro até o final da cadeia de amps. Inclusive (também) foi com base nessa configuração que o Randall Smith criou o Mesa Boogie e seu grandioso ganho de pré em cascata.

DotCom
Veterano
# ago/10
· votar


informal
Pré com pré pode. Pré com power não...

Mas se for só pra sobrepor os prés é bem mais fácil... Pega um v-twin, um JMP-1 e liga num Fender... :P

Porém, nunca vi esse empilhamento de tanto pré diferente prestar.

Vinícius Iron
Veterano
# ago/10
· votar


DotCom

Já ouvi falar bastante desse Guitar Rig, mas não faço ideia de como funciona. Dei só uma olhada nele e parece ser um inferno pra mexer nisso aí. Vou dar uma passada ali na sessão da guitarra e ler algum tutorial pra, depois, baixar o programa.

Esse negócio que tu falou de ligar o amp na direita ou na esquerda, eu já li muito em fóruns gringos, mas eu não sei bem o que isso quer dizer. Vou ver o que consigo extrair de conhecimento prático do Guitar Rig. :P

DotCom
Veterano
# ago/10
· votar


Já ouvi falar bastante desse Guitar Rig, mas não faço ideia de como funciona. Dei só uma olhada nele e parece ser um inferno pra mexer nisso aí.

É não, ele é bem simples. Você só vai precisar do Guitar Rig e do ASIO4ALL. Na maioria dos equipamentos, só é instalar os dois, rodar o guitar rig e tocar. Claro que se tratando de windows, pode ser que ele resolva te pregar uma peça, mas aí só é perguntar aqui pro pessoal (ou olhar alguns tópicos sobre asio e guitar rig) que suas dúvidas acabam.

informal
Veterano
# ago/10
· votar


DotCom
A questão aqui n eh se vc gosta ou não. É possível sim ligar amps em série, ao contrário do que vc afirmouNão dá pra ligar amplificadores em série
Este forum deve se prestar ao propósito de informar de forma responsável as questões expostas. Agora, se presta ou não cabe a cada um experimentar e analisar. Sem essa de impor leis e
pronto.
Nada pessoal.

DotCom
Veterano
# ago/10
· votar


informal
Dá? Dá. Lembrando que dá pra ligar OS PRÉS em série. Power não pode.
Se é pra informar, lembremos de informar isso também.

Vinícius Iron
Veterano
# ago/10
· votar


Valeu pelas respostas, pessoal.

O tópico fica aberto para quem quiser discutir, ao longo do tempo, qualquer coisa a respeito de mistura de timbres de amps diferentes, sugerir combinações ou postar relatos de experiência própria.

Abraços

MauricioBahia
Moderador
# ago/10
· votar


Misturar Diferentes Amplificadores

Depois que eu ganhar na Mega Sena, posto uns testes pra galera!

:-)

Vinícius Iron
Veterano
# ago/10
· votar


MauricioBahia

Haueheauheu, verdade.

Mas Guitar Rig também tá valendo!

nichendrix
Veterano
# ago/10 · Editado por: nichendrix
· votar


Por bastante tempo eu usei e as vezes ainda uso esse tipo de set com 2 amps para dar o som que eu quero.

Em geral eu ligo um Marshall JTM60 e um Fender Blues Deluxe, pois acho que os dois amps juntos se casam muito bem. O Fender tem mais definição, graves e agudos, o Marshall complementa o som dele com médios e uma atenuada no som bem brilhante dos Fender.

Uso assim tanto para sons limpos e distorcidos, embora as vezes termine usando ou só um ou só o outro dependendo do som que eu quero. Dá pra tirar fácil pelo menos 10 timbres completamente diferentes somente com os amps, sem nem sonhar em chegar perto de pedal ou de mudar nenhuma configuração nos mesmos.

Eventualmente eu também uso dois Fender juntos, inclusive da mesma série, o Blues Deluxe e o Blues Deville, pois embora sejam parecidos, tem sonoridades bem distintas e também se completam um ao outro, e assim consigo um som muito cheio de punch, sem perder o brilho característico da marca, além de poder deixar pre regulado pelo menos 4 pontos diferentes de distorção.

Enfim eu não acho um bicho de sete cabeças não. Agora é chato pra burro levar isso pra tocar em público, bem como é muita coisa pra setar, e almentam as chances de alguma coisa dar errada no timbre.

nichendrix
Veterano
# ago/10
· votar


Uma coisa que eu já viu alguns amigos meus que usam 2 amps para tocar, especialmente com multi-efeitos em rack, é usar o pedal de expressão do controlador como controle de pan, assim eles podem misturar o sinal dos dois amps de forma mais eficaz e com direito a um maior número de nuances.

Eu em geral só uso em estéreo Tremolo e o Uni-Vibe, mas sei que dessa forma, usando o pedal de expressão como pan as possibilidades são imensas.

MMI
Veterano
# ago/10
· votar


nichendrix

Uma coisa que eu já viu alguns amigos meus que usam 2 amps para tocar, especialmente com multi-efeitos em rack, é usar o pedal de expressão do controlador como controle de pan, assim eles podem misturar o sinal dos dois amps de forma mais eficaz e com direito a um maior número de nuances.

Eu em geral só uso em estéreo Tremolo e o Uni-Vibe, mas sei que dessa forma, usando o pedal de expressão como pan as possibilidades são imensas.


Pois é, eu tinha visto este tópico e tinha ficado quieto para não complicar, mas se você tocou no assunto...
O problema de usar dois amplis em estéreo é acertar o timbre certo, quanto mais diferentes forem os amplificadores, pior. Por exemplo, um Fender de um lado e um Marshall de outro fica legal, mas é um inferno para acertar os volumes e a equalização deles. Depois de acertado, um passo para o lado muda tudo...
No rack é mais fácil mexer em estéreo, já que quase todos são feitos para se usar em estéreo mesmo. Não acho muito conveniente usar pedal de expressão como pan, melhor programar nos pedais ou eventualmente no controlador MIDI mesmo. Eu tenho usado em estéreo delay, chorus, o Rotosphere e reverb. Mas não abuso muito de timbres diferentes de cada lado, só um pouco diferentes.

nichendrix
Veterano
# ago/10
· votar


MMI
Por exemplo, um Fender de um lado e um Marshall de outro fica legal, mas é um inferno para acertar os volumes e a equalização deles.

E como é... na verdade foi o motivo de já há algum tempo eu vir usando cada vez menos um set com 2 amps ao mesmo tempo.

Além do peso e do trabalho para carregar (que pra quem já tem uma duzia de peças de titânio nas costas é matador, mesmo com rodinhas), o trabalho de configurar tudo é um inferno.

Em casa nem tanto porque já fica tudo no ponto, mas em show é um saco, porque tu configura sem a banda e tá ótimo, na hora que a banda entra, não está mais, depois tu acerta tudo com a banda para o show e está tudo ótimo com a casa cheia, na hora que enche, cagou tudo de novo... hehehehehhehe


Agora no meu caso específico, timbrar é até fácil, meu Marshall um som limpo um pouco melhor que a maioria dos amps da marca e menos distante do da Fender, então como tenho eles há muito tempo eu só preciso regular um e logo já sei onde botar os knobs no outro para tudo ficar certo.

O inferno mesmo são os volumes, porque os Fender falam muito mais alto que os Marshall em geral, então é um horror timbrar isso ao vivo, porque é coisa de um petelequinho a mais ou a menos e cagou tudo hehehehe.

Eu acho ruim também timbrar pedais de distorção com os amps, por isso no geral uso a distorção dos mesmos.

Só que é o tipo da coisa, os benefícios disso quando bem feito é diretamente proporcional ao trabalho que dá pra timbrar.

No rack é mais fácil mexer em estéreo, já que quase todos são feitos para se usar em estéreo mesmo. Não acho muito conveniente usar pedal de expressão como pan, melhor programar nos pedais ou eventualmente no controlador MIDI mesmo.

Cara, mas quando eu falei em usar o pedal de expressão do controlador como Pan, não era dos efeitos, era para dosar o quanto de cada amp iria usar em um dado momento.

Em geral fica com 100% um amp e 0% do outro em um lado do pedal de expressão e vice-versa, assim o meio do curso seriam os 2 amps ao mesmo tempo. Quase que como um controle de volume simultaneo para os dois amps.

MMI
Veterano
# ago/10
· votar


nichendrix

Pois é, é complicado mesmo usar 2 amplis...

Cara, mas quando eu falei em usar o pedal de expressão do controlador como Pan, não era dos efeitos, era para dosar o quanto de cada amp iria usar em um dado momento.

Em geral fica com 100% um amp e 0% do outro em um lado do pedal de expressão e vice-versa, assim o meio do curso seriam os 2 amps ao mesmo tempo. Quase que como um controle de volume simultaneo para os dois amps.


Sim, eu entendi, mas eu que uso muito mais para efeito. Mesmo porque programar uma loucura de pedal de volume como pan para efeito seria bem chatinho...

nichendrix
Veterano
# ago/10
· votar


MMI

Bom, eu só vi programar parâmetros assim a la vontè em um rack de modulações e delay da Digitech que vc podia acionar um parâmetro qualquer para o pedal de expressão do controlador.

Vinícius Iron
Veterano
# ago/10
· votar


(Só acompanhando...)

Tô vendo que esse negócio de misturar timbres de amps diferentes é complicado, hein... E, nesse caso, acho que o mais adequado seria usar os amps para, cada um, desempenhar uma função diferente.

A possibilidade imediata que me vinha a cabeça seria a de misturar completamente os timbres (canais sujo e limpo). Mas, pensando bem, isso daria um puto carnaval de timbres todos juntos... não sei se ficaria legal.

MMI
Veterano
# ago/10
· votar


Vinícius Iron

A possibilidade imediata que me vinha a cabeça seria a de misturar completamente os timbres (canais sujo e limpo). Mas, pensando bem, isso daria um puto carnaval de timbres todos juntos... não sei se ficaria legal.

A não ser que me surpreenda muito, a resposta seria: não, não fica legal isso. A grande sacada é usar um amplificador para limpo, outro para drive e outro para distorção, não simultâneamente. Tudo junto complica bastante.
Imagine você indo a um show de uma banda de metal que adote essa idéia. Por azar você fica junto do ampli de som limpo, o ampli distorcido está do outro lado. Você vai ouvir o show todo com som limpo, porque pelo lugar a distorção fica encoberta. Você acharia legal?

Vinícius Iron
Veterano
# ago/10
· votar


MMI

Não, não, tu não entendeu o que eu quis dizer... o que eu pensei foi em o cara misturar o mesmo canal dos amps.

Por suposição: o cara pega um Marshall, um Laney e um Mesa/Boogie, e mistura o canal sujo dos três, ou seja, a ditorção da tua guitarra vai ter o timbre agregado das distorções dos três amps juntos, entende? O mesmo vale para o canal limpo.

MMI
Veterano
# ago/10
· votar


Vinícius Iron

pois é. Então vale a mesma coisa que eu disse, só que numa escala menos abrupta. Seu som cada pessoa da platéia ouve de um jeito. Além de ser dificil e complicado. Ao vivo é complicado, a princípio diria que não rola, porque se rolar é muita dificuldade.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Misturar Diferentes Amplificadores