Começo de conversa saídas, cabos, entradas, amplificador

    Autor Mensagem
    Alexandre Lavignoso
    Veterano
    # ago/10 · Editado por: Alexandre Lavignoso


    Bom pessoal eu sou iniciante nessa área, eu acabei de adquirir o meu primeiro violão elétro - acústico e estou com muitas dúvidas. Eu peço paciência a todos por favor pra poderem me ajudar... Eu tive a idéia de criar este tópico desde a saída do sinal do violão até chegar no amplificador, pra ficar mais fácil pra mim entender ok.

    Depois dá captação e da pré amplificação do som, o sinal é mandado para a saída do violão né... Ai entra o Jack

    O meu violão possui duas destas saídas são essas:
    http://img338.imageshack.us/img338/5899/dscn0589w.jpg

    Primeiramente me expliquem como elas funcionam?
    O que significa P10 e XLR?
    Qual a diferença que existe entre elas?
    Pra qual finalidade cada uma é mais indicada?
    Quais são os melhores cabos que se utilizam para elas?
    Há diferença de sinal, e no timbre do instrumento?
    Qual tem mais potência?


    DotCom
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Primeiramente me explique como elas funcionam?
    Basicamente, da mesma forma... Você toca, sai sinal elétrico correspondente nas saídas.

    Qual a diferença que existem entre elas?
    A que tem só o buraquinho é uma saída não balanceada, que usa um plug P10. É usada pra se ligar o violão no amplificador.
    A outra é uma saída balanceada, usa um plug XLR, e normalmente é usada para ligar o violão na mesa. A vantagem dela é ser mais imune a ruídos, mas em geral não vai ter diferença não.

    Quais são os melhores cabos que se utilizam para elas?
    O mesmo cabo... Coaxial nos dois. Só que o P10 é mono, o XLR é de duas vias (tem quem chame de stereo, apesar de não ser a nomenclatura correta).

    Há diferença de sinal, e no timbre do instrumento?
    Mais ou menos. Mas enfim, no timbre não vai ter diferença alguma.

    Qual tem mais potência?
    Nenhuma tem potência. São saídas de sinal. Potência só quem tem é amplificador.

    Strato_Master
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    me corrijam se eu estiver errado... mas eu acho que a única difereça entre os dois é que o XLR possui um pino "terra" que o P10 não possui...

    Alexandre Lavignoso
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Hum, tá escrito em baixo da P10 HI-Z e na XLR LOW-Z BAL o que é isso?

    Ramsay
    Veterano
    # ago/10 · Editado por: Ramsay
    · votar


    Alexandre Lavignoso

    É que a saída da P10 é de alta impedância e a da XLR é de baixa impedância e balanceda para se ligar numa mesa de som.

    Isso significa que a saída de som para o jack P10 é direta e de alta impedância devido a captação piezoelétrica.
    Enquanto que entre a captação piezoelétrica e a saída XLR existe um tranformador que balanceia e abaixa a impedância.

    Alexandre Lavignoso
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Hum, então tá entendido. Agora vamos para os cabos, tem gente que fala que preço e marca é tudo a mesma coisa, mas tem gente que afirma que pode fazer toda diferença;
    Para um cabo ser considerado bom ou ruim o que devemos analisar?
    O que um cabo ruim pode fazer com o instrumento?
    Tem diferença do cabo pra violão e guitarra?
    Existe tipos de cabos para cada tipo de violão? tipo pra Folk, pra Jumbo, pra Flat...

    DotCom
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Agora vamos para os cabos, tem gente que fala que preço e marca é tudo a mesma coisa, mas tem gente que afirma que pode fazer toda diferença;
    Para um cabo ser considerado bom ou ruim o que devemos analisar?

    Tem vários aspectos a se analisar, e a maioria desses aspectos a gente não tem acesso, como resistência DC do cabo, capacitância, trançado da malha...
    Enfim, cabos Hayonik e Santo ângelo são bons sem quebrar o orçamento. Pra mim, o mais importante é que os plugs sejam de qualidade.

    Tem diferença do cabo pra violão e guitarra?
    Não. Cabo bom é cabo bom, seja pra violão, guitarra, baixo, cavaquinho, banjo, bandolim...

    Existe tipos de cabos para cada tipo de violão? tipo pra Folk, pra Jumbo, pra Flat...
    Não. Só existe CABO. Não existe diferença de cabo pra guitarra, baixo, etc etc etc... Os cabos de microfone são diferentes porque têm duas vias, enquanto os cabos de instrumento têm uma via só.
    Porém, se você quiser usar a saída XLR do seu violão, você vai comprar um cabo "de microfone", pois a conexão XLR usa duas vias.
    Mas só lembrando, o cabo de microfone é um cabo normal, que tem duas vias de sinal ao invés de uma. Só isso.

    Alexandre Lavignoso
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Ok, agora vamos para os amplificadores:

    1º Qual a diferença entre amplificador e caixa?
    2º Tem amplificador específico para violão?
    3º O que seria um amplificador valvulado?
    4º O seria um amplificador acústico?
    5º Pra que serve a distorção no amplificador?
    6º Posso plugar no mesmo ampificador 2 violões e 2 microfones?
    7º Por que deve - se regular o volume do amplificador de acordo com o do instrumento no caso um violão?

    Bom eu sou bastante leigo neste assunto a única marca que eu já ouvi vou Meteoro, mas tipo o que vocês me indicariam e eu gostaria de saber opiniões sobre os Marshall.

    DotCom
    Veterano
    # set/10
    · votar


    1º Qual a diferença entre amplificador e caixa?
    Depende, pois tem muita gente que chama as coisas pelo nome errado, e aí começa a bagunça.
    Com mais rigor, podemos chamar de
    AMPLIFICADOR -> http://tubeguitaramp.info/wp-content/uploads/2008/09/87-jtm45-tremolo- lead-45w-head.jpg

    Isso aí é um amplificador, pega o sinal da guitarra, timbra, amplifica, e manda para a...
    CAIXA -> http://www.musiciansbuy.com/mmMBCOM/images/marshall_1960a.jpg

    Porém, tem quem chame isso aqui de caixa, ou caixa amplificada:
    http://images03.olx.com.br/ui/4/95/39/67578639_1-Imagens-de-AMPLIFICAD OR-WATTSOM-POP-LINE-120.jpg

    O nome correto seria Combo Multiuso... Mas enfim, é mais fácil perguntar qual é o modelo, que daí você tem como saber.

    Chamam também o COMBO (que é um amplificador junto com a caixa, como esse -- http://www.blamepro.com/gifs/mar/4211.jpg ) de amplificador, as vezes. Também é chamado de CUBO (apesar de nem todos terem esse formato...)

    2º Tem amplificador específico para violão?
    Tem. Algumas marcas fazem uns específicos. Porém, como é comum jogar o violão diretamente no PA, então alguns multiusos conseguem timbrar bem, também.

    3º O que seria um amplificador valvulado?
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/5696/

    4º O seria um amplificador acústico?
    Um amplificador pra violão?

    5º Pra que serve a distorção no amplificador?
    Essa vou deixar pra você descobrir... :P

    6º Posso plugar no mesmo ampificador 2 violões e 2 microfones?
    PODE. Não deve, pois geralmente amplificadores multiuso (que são os que tem esse monte de entrada) não são muito potentes. Aí você vai acabar forçando o amplificador, e não vai ter um som bom.

    7º Por que deve - se regular o volume do amplificador de acordo com o do instrumento no caso um violão?
    Você vai usar tudo no 10 o tempo todo? Vão te xingar de 300 nomes... :P
    Controle de volume tá lá pra ser usado.

    Bom eu sou bastante leigo neste assunto a única marca que eu já ouvi vou Meteoro, mas tipo o que vocês me indicariam e eu gostaria de saber opiniões sobre os Marshall.
    Bota "marshall" na busca que você vai ter horas e horas de diversão e conhecimento ae.

    Abraços

    Alexandre Lavignoso
    Veterano
    # set/10
    · votar


    hum

    Bilt1994
    Veterano
    # out/12
    · votar


    como faço pra guitarra ter saída XRL, que eu saiba todas são saída p10 e pelo q li ai acima não adianta ter um cabo p10/xrl, os 2 lados tem q c xrl, correto?

    Bog
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Bilt1994

    Para que você quer colocar um cabo XLR direto na guitarra?

    Bilt1994
    Veterano
    # out/12
    · votar


    a qualidade é melhor n?

    Bog
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Bilt1994
    a qualidade é melhor n?

    Não necessariamente. Cabos XLR são usados para reduzir a perda de sinal e o ruído em longas distâncias. Quantos metros de cabo você pretende ter entre a guitarra e o primeiro elemento do set (pedal, pedaleira, amplificador, ou o que quer que seja)?

    Lelo Mig
    Membro
    # out/12
    · votar


    Bilt1994

    Normalmente não ligamos a guitarra direto na mesa, a não ser que o ampli seja muito ruim, mesmo assim, se necessário, o técnico de som terá um direct box para fazer esta função de balancear o sinal. O que nem sempre é necessário.

    Desta feita, via de regra, você liga a guitarra na pedaleira > ampli, ou direto no ampli. Daí prá frente é responsabilidade do técnico de som.

    Resumindo, não a nenhuma vantagem em possuir um Cabo e saída XLR numa guitarra.

    Mesmo contrabaixo, que geralmente ligamos direct in na mesa, o fazemos com P10.

    Bilt1994
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Meu objetivo é montar um homestudio utilizando uma placa de som usb ligada a uma mesa de som. Ai eu acho que ficaria assim: guitarra < mesa < placa de som < pc. Correto?

    kanenga
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Estou começando a mexer com Som.E comprei 2 cxs Trapezial de 150 Watts RMS com falantes de 12'' + corneta e twiter.
    E um amplificador deste modelo so que é de 1800

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-442982338-amplificador-de-poten cia-profissional-1600-400w-rms-total-_JM

    Potencia por canal em 4 ohms (ambos no maxímo) - 150 W rms
    Potencia por canal em 8 ohms (ambos no maímo) - 100W rms
    Potencia total ambos no maxímo de 300W rms (1200W P.M.P.O)
    Sensibilidade de entrada 500mV

    E comprei uma mesa de som deste mesmo modelo ai...
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-445347174-mesa-de-som-mixer-nan omix-ll-na402r-4-canais-bivolt-_JM

    Bem eu queria saber se a conexão é ??
    Pc na entrada Line In 1 da mesa e nas entradas Main Out e coloco os cabos P10 e conecto nas entradas do amplificador INPUTS e as caixas eu conecto nas entradas OUTPUTS.

    1- Queria saber se a conexão esta correta?
    2- E se eu posso ligar mais uma cx com falante de 15'' neste amplificador
    3- No paineldo amplificador tem 2 botões de canal para o A e B que vai de 0 a -90 queria saber pra que serve,pois deixei-os no zero.So estou almentando o volume do som na Mesa.
    Quando giro os botões e coloco o som na metade do volume maxímo,no amplificador acende a luz vermelha,Se eu continuar com o volume alto pode dar sobrecarga e queimar o amplificador??
    4- Como seria a forma ideal para usar este amplificador ja que não estou usando 80% do som?

    Desde de ja agradeço.

    kanenga
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    up...

    MiriP
    Membro Novato
    # out/18
    · votar


    Consigo ligar par de caixas hunter 3000a na mesa xr18? como devo fazer?

    Lelo Mig
    Membro
    # out/18
    · votar


    MiriP

    Se forem caixas ativas sim. Main out da mesa.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Começo de conversa saídas, cabos, entradas, amplificador