Dúvida - "matar" o pre-amp

Autor Mensagem
LgStronda
Veterano
# jul/10


Manos, tenho uma dúvida que não consegui sanar muito bem usando a busca. quem puder ajudar ficarei agradecido.

tenho um amp ruim, o Staner Kute 60... ruim no sentido de ter um pre-amp tosco ainda mais pra distorção, porém o clean dele é legal e ele tem uma potência razoável pras minhas necessidades (se não me engano são 80w de potência, apesar do nome Kute 60)...

quero usar o pré-amp da pedaleira, mas meu amp não tem send/return, tem só o input. logo, se eu uso um simulador de amp e ligo no input do meu amp, fica toscao.

aqui entra a parte em q eu posso tar viajando, pois sou bem leigo em construção de amps, circuitos e etc. não sei nada. se eu tiver falando merda, me avisem. eis a duvida:

tem algum jeito de "matar" o pré do meu amp? usar somente o power dele sem o pré?

alterando os circuitos etc? eu li o relato de alguem que fez isso mas é antigo e o cara não explicou nada.

ou seria melhor vender e comprar somente um power amp? (como ja disse, pretendo usar o pré e simulações da pedaleira)

e qual seria o recomendado numa boa faixa de preço? (até R$500)

valeu

subgrave
Veterano
# jul/10
· votar


Não me vá fazer gambiarras. Deixa o preamp de seu combo flat que os staner não são ruins não. A propósito, que pedaleira vc está usando com ele?

LgStronda
Veterano
# jul/10
· votar


não é questão de ser ruim, já disse que o clean dele é bom mesmo, o problema é um pre-amp em cima do outro, não fica bom.

estou planejando comprar uma gt-10 pra efeitos e também pra simulações, por isso queria eliminar o pré do meu amp. um detalhe é que o motivo da compra da gt-10 não é pra soar bem no meu amp, mas pela praticidade em shows, e pra gravação

hoje em dia eu uso um sansamp gt2 no input do meu amp e fica muito bom, mas quando tento simulaçoes pelo guitar rig ou pela minha digitech, o som sai uma tosqueira só.

Bohniram
Veterano
# jul/10
· votar


LgStronda

Tem uma maneira de usar somente o power nesses Staner Kute. Liga a guitarra no seu pré-amp e o pré vc liga naquela saída "Pre out" que fica na parte de trás do amp. Uma coisa que você vai notar logo é que o amp vai perder bastante em volume, então use o volume do seu pré no máximo além de ter de abrir o volume do amp bem mais que o normal.

LgStronda
Veterano
# jul/10
· votar


Bohniram

acabei de fazer esse teste. ficou bizarro.

perdeu muito volume mesmo, e ficou muito grave, além do som ficar todo embolado. alem de tudo esse pré-out não serve pra isso...

será que é isso mesmo?

Bohniram
Veterano
# jul/10
· votar


É isso sim, vai ficar mais grave mesmo, agora é só regular a equalização do teu pré puxando mais pros médios e agudos.

LgStronda
Veterano
# jul/10
· votar


você já usou esse amp dessa forma? conseguiu um timbre legal?

e a potencia, como q ficou?

eu não consigo tirar nada de bom, e quando eu forço na EQ ou no volume, tá estralando tudo

alfacorrea
Veterano
# jul/10
· votar


Li o manual do amplificador lá na página da Staner. Esse jack de pré-out é de saída e não de entrada. Conforme o manual, este não é o lugar correto para se ligar uma pedaleira.

Sem fazer modificações no amplificador, o local para se plugar a saída da pedaleira é no input "LO". Esta entrada é específica para se ligar a guitarra já pré-amplificadas.

Seguindo as instruções do manual, é isso.

Agora... Se vc não está satisfeito e quer um "algo mais", basta procurar um bom técnico em eletrônica que saiba trabalhar com amplificadores.

Ele pode transformar este jack de "input LO" para ser um jack de power amp IN, ultrapassando todo o pré, indo direto para o power. Assim, quando vc quiser usar a guita direto no amp, vc pluga no input HI, quando vc quiser usar a pedaleira vc usa sua nova entrada "power IN"

Caso vc não queira modificar a frente do amplificador, já pensando em uma venda futura, manda o técnico colocar a entrada direta do power amp na parte de tràs, ao lado do outro jack.

DotCom
Veterano
# jul/10
· votar


LgStronda
Você não quer gastar dinheiro e quer soluções ótimas... Infelizmente isso não existe.
O que você pode fazer é usar a pedaleira no input do ampli mesmo. Consiga um clean legal no amplificador, daí passe a regular somente a pedaleira, sem alterar os controles do ampli, exceto o volume.

LgStronda
Veterano
# jul/10
· votar


alfacorrea

muito obrigado pela ajuda, vou procurar saber disso com algum técnico.

DotCom

discordo, não tem nada de "solução ótima" em querer que o amp tenha um jack que pule o pré-amp...

quase todo amp no mundo tem, alias, grande parte tem send e return, que é algo muito mais útil.

eu quero só o "return", por assim dizer, e acho perfeitamente possivel que tenha um modo bem barato de fazer isso...

carlos adolphs
Veterano
# jul/10
· votar


LgStronda
Buenas.Ok!Vamos lá!Abra o chassis do ampli, acesse os terminais do potenciômetro Master na placa de circuito impresso.Com cuidado, ligue o ampli, e com uma chave de fenda fina, toque no 3 terminais do pot, um por vez e verifique que em dois deles vc terá sinal no alto falante(tipo o que vc ouve quando toca na ponta do P-10), se o volume estiver em 10.No terceiro terminal que, obrigatóriamente é um dos extremos, e não tem sinal nenhum, solde a malha de um pedaço de cabo blindado para guitarras,este é o terra.A outra ponta, solde a malha no terra de um jack J10.Feito isso, solde o fio central do cabo blindado no terminal central do potenciômetro e a outra ponta no vivo do J10.Tome cuidado de usar um J10 com rosca plástica antes de fixar em um novo furo no painel traseiro, pois alguns amplis tem o terra de sinal separado do terra do chassis, se vc usar um J10 com rosca de metal poderá curto-circuitar o sinal.Understood?Abcs.

DotCom
Veterano
# jul/10
· votar


LgStronda
discordo, não tem nada de "solução ótima" em querer que o amp tenha um jack que pule o pré-amp...

quase todo amp no mundo tem, alias, grande parte tem send e return, que é algo muito mais útil.


Sim, são realmente úteis. Mas mesmo pulando o pré, o timbre ainda vai ser muito modificado pelas características de falante/caixa.

Enfim, não é muito difícil colocar uma entrada dessas no ampli não.

LgStronda
Veterano
# jul/10
· votar


carlos adolphs
po, muito obrigado pelo tutorial, hehe
mas como meu conhecimento, prática e habilidade em eletrônica não permite, além de não ter as ferramentas, eu não vou fazer isso. acho que vou ter q mandar pra alguém fazer...
a operaçao é reversível né? porque acho que vou acabar vendendo esse trambolho...

aproveitando o tópico, alguem me sugere um amp?
to pensando num marshal MG 100 ou 250, que pretendo trazer do paraguai. alguém conhece?

valeu ae

Jafet
Veterano
# jul/10
· votar


LgStronda

O Peavey Bandit tem send return e acho ele com o preço mais em conta!

_bogus_
Veterano
# jun/15
· votar


Fala galera, estou ressucitando o tópico porque estou exatamente com a mesma dúvida sobre o mesmo ampli - Staner Kute 60.

Eu ainda estou estudando as vantagens e desvantagens dessa modificação - muitos falam que é complexo, mas eu não acredito muito, estou apenas vendo se o custo/beneficio vale a pena, a maioria desses comentarios sobre modificação eram em relação a amplis mais caros, em geral valvulados, e aí existia uma grande questão em perder timbre, etc.

Mas no caso gostaria de usar só a potencia do ampli com minha pedaleira (POD HD 500). Mesmo tendo um clean legal, é meio complicado se tirar um som satisfatório ligando a pedaleira no input direto (diferente dos resultados que tenho em outros amplis que já toquei ligando no RETURN).

O carlos adolphs deu uma idéia boa que era mais ou menos o que eu tinha pensado em fazer inicialmente. Porém existem alguns problemas como nível de sinal, impedância, etc, alem do que, geralmente o sinal que entra no RETURN dos amplis não é regulável pelo volume master, então supõe-se que o sinal volta depois desse potenciometro.

Meu entendimento em eletrônica é bem básico por isso queria umas dicas em relação as diferenças que apontei. Esse ampli tem uma saída PRE-OUT, com saida de 330mw (no Staner Kute 20), então imaginei que não seria difícil fazer um PWR IN. Consegui o esquema do Staner Kute 20, acredito que seja basicamente a mesma coisa tirando a diferência de potência, até mesmo porque, no site da Staner o manual pra download do Kute 60 é o mesmo do Kute 20.

Segue um esquema que encontrei, tinha encontrado um em melhor resolução mas agora não consigo achar. Notem alguns comentarios e rabiscos no esquema - parece que o cara tava tentando fazer a mesma coisa que eu.

http://postimg.org/image/8urpcqw9r/

Aguardo qualquer resposta! Valeu!

Ismah
Veterano
# jun/15
· votar


Solução é simples:

Meu entendimento em eletrônica é bem básico

Leva num luthier elétrico e seja feliz. Ah mas é caro!!! Pois é... Está sendo dito isso desde o começo praticamente. Troca de amp e seja feliz, um Meteoro GS100 te fará bem feliz.

PESSOALMENTE acho balela. O resultado no input e no return é semelhante, se tratando do mesmo amp... Vai ter diferença se ligar no seu e num Meteoro Scorpion, por exemplo.

Trabalho com duas POD HD500, ligadas geralmente em dois Peavey Special 112 (década de 90), sem diferença relevante...

_bogus_
Veterano
# jun/15 · Editado por: _bogus_
· votar


Então, quando disse básico, sei montar circuitos e entender alguma coisa dos esquemas, o que não sei mesmo é criar circuitos... mas enfim, o lance desse ampli é que eu peguei ele numa pechincha, e ele tem uma boa potência, particularmente eu só pretendo investir em outro amp daqui pra frente quando tiver o suficiente pra pegar um valvulado.

Bem cada um tem uma opinião mas eu te digo que sempre senti diferença ligando no input, de vários amplis que já toquei inclusive Fenders e Marshalls, porque mesmo estando flat o pré modela o timbre, e aí quando você tem modelagens de outros amplis na pedaleira é como se passasse por 2 amplis, e eu particularmente sinto muita diferença, principalmente pq crio meus patches com a pedaleira ligada nos meus monitores, então tenho uma referência bem clara do timbre, claro que ele sempre se altera um pouco de ampli pra ampli devido ao gabinete e o falante mas quando ligo no return essa alteração sempre é muito menor que ligando no input.

Eu também to estudando se de repente valeria trocar o falante, vi muita gente falando que a troca de falante melhora bastante o ampli, e eu vi alguns Novik (vi bastante gente falando bem) na internet na faixa dos 100 pila.... o que não gosto muito nesse ampli é que ele tem uns médios graves muito acentuados e isso meio que embola o som. Eu sei que é um ampli barato e tudo mais, na verdade ele vai me quebrar um galho enquanto nao junto dinheiro pra comprar um top (porque agora estou investindo em outras coisas), mas queria ver no que posso melhorar, as vezes pequenas mudanças já dão um up legal.

Mas voltando ao lance do fx loop, eu gostaria de encontrar algum esquema eletrico, ou que alguém desse alguma idéia boa, porque é meio difícil achar isso na internet... quero pelo menos ter idéia do trabalho que seria e do custo que daria... ainda acredito que não seja algo tão complicado.

_bogus_
Veterano
# jun/15
· votar


Acabei de testar ligando num falante de um Warm Music 112gt que ta aqui em casa, e não notei muita diferença... o do staner tem um pouco menos de grave (provavelmente por causa do gabinete maior do warmmusic) e mais agudo... não sei se trocar o falante resolveria muito...

Ismah
Veterano
# jun/15
· votar


Cara eu te dei a letra... Seria uma troca que soluciona teu problema com facilidade.

Sobre ligar no input ou loop, veja que eu me referia ao Peavey Special 112. Na hora que isso passar para outro amp a história muda.

Não vou te dar instrução para mexer numa coisa que vc não domina, e assumir a responsabilidade de ter queimado/danificado alguma coisa.

O custo, pra manda fazer, gira a partir de 500~800 pila... Porque precisa analisar o projeto todo do amp, mexer na placa, no gabinete e carvalho a quatro...

ainda acredito que não seja algo tão complicado.

Sim, naturalmente se vc der isso na mão de algum técnico, vai ser fichinha... Mesmo pra mim teria certa dificuldade.

valeria trocar o falante

Sim, muda. Mas não sei se seria andar em círculos.

_bogus_
Veterano
# jun/15
· votar


bem, aguardo quem quiser compartilhar idéias a respeito...

enquanto isso continuo na pesquisa.

Ismah
Veterano
# jun/15
· votar


Dá uma lida em livros de elétrica, pra vc entender o que cada coisa tá fazendo no teu circuito. Não tem escapatória.

Alex guitar man
Veterano
# jun/15
· votar


_bogus_

Cara, é bom saber oq esta fazendo, se voce quer mesmo arriscar mexer no amp, podemos guiar, mas se der nhaca? Ja era, e outra, se tivesse alguma vantagem em fazer isso, eu teria feito no meu fender, ao meu ver, nao compensa, o timbre vem mais do falante do que o pré no seu amp...

_bogus_
Veterano
# jun/15
· votar


Dá uma lida em livros de elétrica, pra vc entender o que cada coisa tá fazendo no teu circuito. Não tem escapatória.

Cara, é bom saber oq esta fazendo, se voce quer mesmo arriscar mexer no amp, podemos guiar, mas se der nhaca? Ja era, e outra, se tivesse alguma vantagem em fazer isso, eu teria feito no meu fender, ao meu ver, nao compensa, o timbre vem mais do falante do que o pré no seu amp...


Sim, com certeza, ainda não estou decidido a mexer, estou dando uma lida em tudo o que posso (mas é meio difícil encontrar coisas sobre esse assunto em específico), só vou mexer mesmo quando estiver certo do que estiver fazendo... por agora estou tentando ver se compensa mesmo... fiz o teste com o falante, não sei se o falante warm music realmente é bom, mas não senti tanta diferença, também não estou disposto a gastar muito dinheiro pra trocar o falante (os melhores são meio caros, de 300 a 500 pilas). Enfim, se fosse um Fender com certeza não arriscaria, mas como não é um ampli caro acredito que não tenha muito risco...

Até agora o que consegui encontrar foi alguns tipos diferentes de fx loop - o que simplesmente é ligado direto na divisão entre o pré e o power, o pior deles, mas que por incrível que pareça tem ampli funcionando assim por ai. O com buffer valvulado - que não tem vantagens no meu caso, e o com buffer transtorizado, que é o que estou atras... parece que é simples de fazer, mas ainda estou tentando entender como funciona ou achar algum esquema. Esse ampli tem uma saída de pré-out na divisão do pré com o amp, e logo no final do pré (após a regulagem das freq) tem um opamp que eu não tenho certeza se é um "buffer"... enfim, creio que exista um padrão também de sinal pro return, no caso vou dar uma pesquisada ver se encontro isso, mas se puderem ajudar com quaisquer informações...

espero não ter que me graduar em eletrônica pra fazer isso hahahaha , mas qualquer material é bem vindo também, há muito tempo tento encontrar alguma coisa pra entender bem os circuitos mas nunca acho nada além de cursinhos de eletrônica básico (geralmente pra vc se tornar um eletrônico e não alguém que constrói circuitos)

Alex guitar man
Veterano
# jun/15
· votar


_bogus_

Meu fender é Transistor, ampli bem simples kk

Tem um livro que se chama Eletronica, ele é muito bom mesmo, ensina sobre diodo e vai até cirquutos de amplificadores.... é que estou com o celular agora, se não eu mandava um link pra você..

Recomendo um curso de eletronica Analogica, acredite, é um mundo novo :)

WSelhorst
Membro Novato
# jun/15
· votar


Bom dia, queria fazer o mesmo, porém com um SE valvulado de 2w para ligar minha Pocket Pod como pré. Não seu se conhecem o 100buckamp do fórum handmades, tentei fazer cadastro lá para ver as possibilidades mas está difícil.

_bogus_
Veterano
# jun/15
· votar


Bom dia, queria fazer o mesmo, porém com um SE valvulado de 2w para ligar minha Pocket Pod como pré. Não seu se conhecem o 100buckamp do fórum handmades, tentei fazer cadastro lá para ver as possibilidades mas está difícil.

Pelo que eu tenho pesquisado, não sei se vale a pena mexer num valvulado - pra manter o sinal puro até a saída com válvulas vc teria que fazer um circuito valvulado - o que seria meio caro e dispendioso, além das válvulas alterarem o timbre - no caso de usar transistors, vc comprometeria o sinal valvulado puro.

Mas acredito que o circuito é o mesmo que estou atrás, só que usando válvulas no lugar.

Tenho tentado entender um pouco do negócio, ao que me parece simplesmente tem que se adicionar um buffer antes pra estabilizar o sinal no mesmo nível e impedância utilizando OpAmps. Aliás creio que vou ter um pouco mais de facilidade já que o ampli já tem uma saída PRE OUT, e eu também pretendo usar somente o RETURN pra ligar a pedaleira, sem necessitar dum SEND já que a intenção é anular o pré (ainda não tenho certeza da diferença entre o RETURN e o PWR IN, substancialmente parecem a mesma coisa, creio que talvez o sinal do SEND/RETURN sejam nivelados).

O duro é que não sei como criar o circuito que vá fazer isso, calcular valores de resistores, capacitores, o que for necessário. A saída do PRE-OUT é de 330mV (no modelo Kute 20, mas acredito que sejaa mesma no 60). Será que alguém pode dar uma luz nesse aspecto?

Ismah
Veterano
# jun/15
· votar


_bogus_
o falante warm music realmente é bom

É um Selenium, nada de especial. Falantes de guitarra são caros. Recomendo os Mickwolf (antiga ClassicLuthieria). São clones dos italianos Jensem Mod

vc se tornar um eletrônico e não alguém que constrói circuitos

Esse cara é o engenheiro elétrico. :)
Não precisa se formar, acredito que nem 10% dos nomes do áudio tem lá grande formação. Principalmente porque sinais de áudio são sensíveis rsrs

Em teoria, vc vai romper a trilha, no in do CI de power. O out do pré, vc precisará de um "circuito" pra casar, geralmente um capacitor, pra acoplar as impedâncias. Isso precisa ser visto de acordo com o circuito do amp.

No return, seria o mesmo que acima.

Poderia usar um trafo (como em um DI/Direct Box), mas ficaria injustificável o volume físico e o preço.

WSelhorst
Não seu se conhecem o 100buckamp do fórum handmades, tentei fazer cadastro lá para ver as possibilidades mas está difícil.

Não é um fórum para todos. Eles são altamente seletivos.

_bogus_
Veterano
# jun/15
· votar


Estou olhando um esquema aqui de um warmmusic 112gt (estou com um 112gtv aqui em casa de um amigo que utilizei algumas vezes sem problemas com o RETURN).

Encontrei algumas semelhanças - no final do pré, o warmmusic tem um OpAmp com feedback negativo e com o + ligado diretamente ao terra, enquanto o Staner tem também um OpAmp com feedback negativo, o + está ligado ao pino central do pot de High com alguns componentes, então imagino que sejam amplificadores (inversores e não-inversores), e não buffers. Após isso, o Staner tem uma saída do pré-amp e também o sinal indo pra potência. Nesse ponto o WarmMusic é semelhante, tem uma seção com jacks do Send, Return e Line Out, e a entrada pro power, o que me chamou atenção é que esses jacks estão numa seção separada por linhas pontilhadas e não tem nenhum componente além dos jacks, isso significa que eles não tem buffers? Sendo assim estou achando que não vou ter problemas em simplesmente colocar um jack antes do power como RETURN/PWR IN. Estou certo?

_bogus_
Veterano
# jun/15 · Editado por: _bogus_
· votar


Agora que vi sua resposta

Ismah

É um Selenium, nada de especial. Falantes de guitarra são caros. Recomendo os Mickwolf (antiga ClassicLuthieria). São clones dos italianos Jensem Mod

Então, não sei se é um Selenium ou se é um fabricado por eles mesmo, tem um adesivo WarmMusic em cima, vale lembrar que este é um dos primeiros amplis feitos pela WarmMusic. Mesmo assim, como disse que o Staner é um ampli pra quebrar um galho, não estou disposto a gastar muito dinheiro na troca de um falante top.

Como disse a seção de SEND/RETURN do WarmMusic é bem simplória mas sempre utilizei sem problemas. Estou tentando ver se encontro informações sobre o sinal que sai do Send, mas tá difícil. Eu mediria com o multímetro mas esse ampli ta sem fusível (e eu ainda não consegui encontrar o valor do fusível dele rs). Mas acredito que se for similar ao sinal que sai do Staner, não teria problemas em simplesmente adicionar um jack de entrada antes do power?

Ismah
Veterano
# jun/15
· votar


_bogus_
OpAmp com feedback negativo

Isso é usado em valvulados também. Um fio saindo do trafo de saída direto pro in do power. Serve pra diminuir a distorção, entre outras coisas.

Alguns afirmam que o amp trabalha preso assim, e desfazem a ligação. Dentro das minhas experiências, ele funciona como um compressor, que faz o sinal ser mais comprimido, não distorcendo tão cedo.

É fácil de perceber o comparativo, ouvindo um 59' Bassman contra um Silverface ou mesmo um black face... O Bassman, soa um pouco fuzz, enquanto os Silverface's soam comprimidos (som que ficou consagrado como da Fender).

No caso staner, TALVEZ ele tenha problema com agudos clipando, por isso injeta esse sinal no pot de agudos... Mas também pode ser por simples razão de GERALMENTE, ser o knob de agudo, o primeiro filtrado, devido a essas frequências terem pouca energia. Os outros componentes, tem que ver o circuito que formam.

numa seção separada por linhas pontilhadas e não tem nenhum componente além dos jacks, isso significa que eles não tem buffers?

As linhas podem ser apenas pra indicar o local dos jacks pro loop. Talvez um modelo sem loop, usaria-se a mesma placa.

Sobre os buffers, provavelmente não, ao menos não o de saída - nunca me aprofundei em sistema SS - então sim, poderia fazer a ligação e ser feliz.

TALVEZ, apenas TALVEZ, o capacitor de 47pF bastaria, pra acoplar, mas aí precisamos de conhecimento específico e maior. Esse eu não tenho.

Acho que o Russetwolf que fabrica amps SS, poderia te ajudar.

Eu mediria com o multímetro mas esse ampli ta sem fusível (e eu ainda não consegui encontrar o valor do fusível dele rs)

Não encontrei relação, nem o que vc desejava medir ali. Mas do fusível posso ajudar...

Deve informar em algum lugar a potência máxima consumida (é sempre maior que a gerada), geralmente está numa plaquinha metálica presente na maioria dos eletrônicos.

P = I . V -> P = I . 110 ou 220 (depende da tensão usada no amp).

Vc vai obter o valor da corrente. No caso do Peavey Special 112, ele consome 500W @ 110VAC, logo consome um pouco abaixo de 4,5A... Uso nele um fusível de 5A, o de 4,5A poderia queimar num momento de pico, ou mesmo numa queda de tensão.

não teria problemas em simplesmente adicionar um jack de entrada antes do power?

Possivelmente, mas eu faria um buffer de entrada, pra garantia apenas de ter uma saída de baixa impedância, numa entrada de alta impedância - vai alterar o volume, tem que pesquisar isso, já que foge ao meu conhecimento...

Alguns buffers

Boss CE2

Klon Centaur

E um link da gringolândia

http://www.ultimate-guitar.com/forum/archive/index.php?t-1372548.html

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dúvida - "matar" o pre-amp