Um Cabinet 1x12

Autor Mensagem
JoshF
Veterano
# jun/10


Bom, eu to interessado num head Egnater Rebel 30, e acho complicado trazer o cabinet dos EUA, entao queria compra uma aqui. Queria comprar a melhor caixa possivel, to disposto a pagar 1500 max. A caixa tem que ser versátil, desde AC/DC até um jazz. Handmade ou nao, de novo, o melhor custo x benefício,
abs

Blizzy
Veterano
# jun/10 · Editado por: Blizzy
· votar


com 1500 tu compra um cabinet ai nos EUA e manda pra ca

Supondo que o frete fique em 500 (chutando alto), sobra ai um bom tanto pra você gastar com a cabinet

Uma outra alternativa bacana seria você comprar só os falantes ai, e depois mandar fazer a cabinet aqui

JoshF
Veterano
# jun/10
· votar


oq vc sugere? de comprar la, ou de handmade aqui?

Blizzy
Veterano
# jun/10
· votar


JoshF

Eu compraria só os speakers ai nos EUA e mandaria fazer a cabinet em si aqui, assim da pra pegar um bom speaker e só a carcaça da cabinet aqui no BR não deve ficar caro (oque é caro mesmo são os speakers)

Ai quanto aos speakers, vai depende do que tu gosta

E você quer 1x12 mesmo ? Não pensa em fazer algo maior ?

JoshF
Veterano
# jun/10
· votar


Ai quanto aos speakers, vai depende do que tu gosta

E você quer 1x12 mesmo ? Não pensa em fazer algo maior ?


eu toco blues, jazz, Jimmy Hendrix, AC/DC, Weezer, por ai...

Nao acho que eu precise de algo maior que 1x12, toco mais em casa, com bateria, baixo, guitarra, e tal. Raramente faço shows, p umas 400 pessoas no max... vc acha que vale a pena algo maior?

MMI
Veterano
# jun/10
· votar


JoshF

Cara, um Egnater de 30W é excelente, para o que você quer provavelmente um falante de 12' já vai te fazer feliz. Depois, se você quiser, pode comprar outro e montar outra caixa de 12'.
Eu comprei falantes feitos a mão pelo Ted Weber (infelizmente falecido agora, mas a empresa continua) para mim e montei caixas nas medidas do Mesa Boogie, com uma tampa traseira que pode ser removida, ficando então com a possibilidade de ser aberta ou fechada. Bem legal, recomendo. Fiz com o Daniel da Dan'Amp. Ficou muito boa, com bons materiais, bem caprichada.
Abç

emaniox
Veterano
# jun/10
· votar


Se vc quer uma 1x12:
-COmpra o falante nos eua
-Leva um projeto de caixa para um desses caras que faz caixas de som para carro. Eu sugiro este projeto, que é de uma caixa dutada para dar reforço aos graves
-Compra umas cantoneiras, alça e um courvin e faça a montagem vc mesmo. É mais facil que fazer bolo de brigadeiro. Eu sei porque já fiz os dois e achei a caixa mais facil. O bolo ficou ruim. A caixa ficou boa

O mais caro vai ser com certeza o falante, mas com este orçamento dá pra pegar um Celestion bom.

Flw.

SteveRayMorse
Veterano
# jun/10
· votar


Blizzy
JoshF

O frete para trazer um cubo egnater 30W é mais de $600,00 e se quiser só o cabinet do mesmo é basicamente a mesma coisa, e ainda provavelmente vai ser taxado. Acho que não compensa pegar lá não.

Del-Rei
Veterano
# jun/10
· votar


JoshF
Trazer o falante é tranquilo. Compra no e-Bay. Vindo dos EUA chega em torno de 10 dias. Paguei U$ 52.00 de frete por cada falante.

Peça pra colocar o valor da nota menor, e dá tudo certo. Muito mais barato que comprar aqui.

Fazer a caixa é tranquilo.

Falou!!!



Um aceno de longe!!q

JoshF
Veterano
# jun/10
· votar


entao acho que vou fazer isso mesmo, de comprar um falante la...
Sugestões de falantes? toco mais rock, mas tb blues e jazz

Blizzy
Veterano
# jun/10
· votar


SteveRayMorse

Paguei $109 pra mandar um cubo da versão de 20W pro BR...

SteveRayMorse
Veterano
# jun/10
· votar


Blizzy

Poisé cara, um Jet City ta até menos, mas todos os egnater que eu perguntei os cara não mandavam e teve um que disse que o preço tava mais de $600,00 pra mandar e por isso eles não tavam mandando. Mesma coisa pro cabinet. Estranho isso, porque pra mandar o Jet City e até um Bugera dá vida tá em torno do preço que você falou.

Del-Rei
Veterano
# jun/10
· votar


JoshF


http://www.youtube.com/watch?v=jWK0sa7tlfI

http://www.youtube.com/watch?v=9acguJjsgDg



Falou!!!



Um aceno de longe!!!

JoshF
Veterano
# jun/10
· votar


eu tava vendo agora, o Egnater é de 30w, entao eu vou precisa de um falante de 60w, ou de dois de 30, né?

Del-Rei
Veterano
# jun/10
· votar


JoshF

Segundo dizem por aí, sim.

Os falantes têm que ter o dobro da potência do amp.


Falou!!!



Um aceno de longe!

Raizen
Veterano
# jun/10
· votar


Del-Rei
Segundo dizem por aí, sim.

Os falantes têm que ter o dobro da potência do amp.

Nunca ouvi isso aí.


JoshF

Bom...com esse dinheiro você pode escolher:

1- comprar, por exemplo uma gabinete orange ou VOX 1x12

2- comprar um falante, por exemplo, celestion alnico gold, e contratar alguém para montar a caixa.

Blizzy
Veterano
# jun/10
· votar


Ah, se for comprar a cabinet direto nos EUA, pega um Avatar, preços imbativeis e são muito bons

Del-Rei
Veterano
# jun/10
· votar


Raizen

Fala, cara!!

Rapaz, MUITA gente diz isso aqui no fórum.
Procure nos tópicos sobre potência de falantes e montagem de caixas que vc acha vários.
Não vou procurar porque estou com preguiça, hehe.

E o próprio Pedrone sugere isso também.

Eu não disse que é o certo, disse que "dizem por aí".
Por via das dúvidas, eu fiz minha caixa baseado nisso.

Falou!!!



Um aceno de longe!!!

JoshF
Veterano
# jun/10
· votar


entao, agora eu to com umas duvidas:
Qual a diferença entre uma 1x12 c falante de 60w, uma 2x12 c dois falantes de 30w, e duas 1x12 de 30w?

e quais sao os melhores falantes? quais a diferenças entre eles?
vou aproveitar e da uma procurada no forum sobre isso...

Blizzy
Veterano
# jun/10
· votar


JoshF
duas de 1x12 e uma 2x12 da na mesma

Quanto aos falantes, não tem melhor, é questão de gosto

Tem o classico Celestion Vintage 30's que a grande maioria do pessoal do rock e hard rock usa (desde o slash até o petrucci), e caso tu for fazer um 2x12, é bacana combinar falantes diferentes. O celestion vintage 30 combina muito bem com o celestion G12H 30

Aqui o link da cabinet Avatar que falei

http://www.avatarspeakers.com/vintage%20g212.htm

Se você pegar uma 2x12 com dois Vintage 30's ou mix de Vintage + G12H sai por $389 + frete

emaniox
Veterano
# jun/10
· votar


Acho que eles n enviam pro Brasil

MMI
Veterano
# jun/10
· votar


JoshF
entao acho que vou fazer isso mesmo, de comprar um falante la...
Sugestões de falantes? toco mais rock, mas tb blues e jazz


Dificil, varia muito do gosto de cada um. Nesse site dá para ter uma idéia sobre alguns, assim como no youtube tem alguns videos. Só que na verdade, o som real do falante você só tem com o falante de verdade.
Quanto à potência, depende do projeto. Alguns amplificadores, e timbres clássicos dependem também de uma distorção de falantes, de alguns Vox por exemplo. Ou seja, não tem uma regra geral não. Eu diria que a potência do falante deve estar pouco acima do amplificador para não distorcer ou não distorcer muito, mas isso é meu gosto que não curto muita distorção de falantes.
Abç

Blizzy
Veterano
# jun/10
· votar


emaniox

Ele não ta no brasil...

emaniox
Veterano
# jun/10
· votar


neste caso eu sugiro que vc compre só os falantes. Foi o que eu fiz, tenho exatamente a combinação Vintage + G12H numa caixa 2x12 e é muito bom. A caixa é bem grande e pesada, talvez tenha alguma taxa extra se quiser despachar. Os dois falantes, por outro lado, ocupam bem menos espaço.

Flw.

JoshF
Veterano
# jun/10
· votar


agora eu to mais inclinado p uma 2x12, só to com medo de nao funcionar direito p estudo, e tal...
mas qlqr coisa u plugo num Nitrous Drive que eu tenho, p estudo ele quebra o galho!

ainda to perdidao nessa coisa de falantes, mas vou dar uma pesquisada!

Del-Rei
Veterano
# jun/10 · Editado por: Del-Rei
· votar


JoshF

Cara... pra estudo, 2x12" acho demais. Principalmente porque vc deve tocar em casa mesmo.

2x12" fala muito. Seu amp é valvulado? Qtos watts?

Eu comprei 2 falantes e fiz 2 caixas separadas, ou seja, 2 caixas de 1x12".

E tenho a opção de tocar com apenas 1 ou as 2 caixas, dependendo da situação.

Em casa e nos ensaios uso apenas 1.
Em shows, uso os 2.

Isso foi necessário porque os amps valvulados só saturam as válvulas em volumes altos demais... e fazer isso no meu quarto complica. A família toda reclama, e algumas vezes, os vizinhos.... hehe.

Bom, fica ae a dica:
Veja o que vc precisa e como pretende usar teu amp antes de mandar fazer a caixa ou comprar pronta.

Falou!!!



Um aceno de longe!!!


EDIT:

Blizzy

Fala, cara!!

duas de 1x12 e uma 2x12 da na mesma

Não necessariamente... como no meu caso!!

JoshF
Veterano
# jun/10
· votar


Cara... pra estudo, 2x12" acho demais. Principalmente porque vc deve tocar em casa mesmo.

2x12" fala muito. Seu amp é valvulado? Qtos watts?

Eu comprei 2 falantes e fiz 2 caixas separadas, ou seja, 2 caixas de 1x12".

E tenho a opção de tocar com apenas 1 ou as 2 caixas, dependendo da situação.

Em casa e nos ensaios uso apenas 1.
Em shows, uso os 2.

Isso foi necessário porque os amps valvulados só saturam as válvulas em volumes altos demais... e fazer isso no meu quarto complica. A família toda reclama, e algumas vezes, os vizinhos.... hehe.

Bom, fica ae a dica:
Veja o que vc precisa e como pretende usar teu amp antes de mandar fazer a caixa ou comprar pronta.

Falou!!!



Um aceno de longe!!!


entao, o amp que eu quero comprar é o Egnater Rebel 30. aqui tem mais informações.
Ele tem um coisa mto interessante, um knob que ajusta a potencia de 1w a 30watt! entao da p tocar c as valvulas saturadas, em volumes baixos.

mas gostei da ideia de duas 1x12... Eu poderia ter um falante diferente em cada uma, p ter timbres diferentes... tava vendo o site da Celestion, gostei de 2 falantes: um Classic Lead e um Vintage 30.... Sera que rolava de fazer duas caixas, que nem vc fez, c esses falantes? elas iam "combinar" qndo tocasse as duas juntas?

MMI
Veterano
# jun/10
· votar


JoshF

Eu fiz exatamente isso, caixas com falantes diferentes. Seu Egnater é legal por esse lance de reduzir potência, mas não pense que 1W saturado ligado em um falante de 12' dá um volume baixinho que não incomoda ninguém... Dependendo do falante em questão, vai dar 95 a 105 dB, o que é alto, muito alto, quase uma britadeira, capaz de te deixar surdo com facilidade. Só para explicar, a sensibilidade de um falante é a energia sonora (volume) que o falante dá quando alimentado com 1W a 1 metro de distância. Cientificamente é aceito que acima de 85 dB você está sujeito a lesão auditiva, posso garantir que 95 dB é muito mais alto que 85 dB. Esquece de tocar a noite sem incomodar ninguém, saturando o power, claro.
Esses falantes são legais, todos podem combinar, depende do seu próprio gosto. Como falei antes, recomendaria falantes Weber se você quisesse algo realmente excepcional, talvez a combinação Silver Bell + Blue Dog ou 1265. Outra possibilidade é combinar, por exemplo um Celestion V30 e um Eminence Governor, por exemplo. Tem muitas possibilidades, muitas coisas diferentes, mas ruim dificilmente fica.

Del-Rei
Veterano
# jun/10
· votar


JoshF

Fala, cara!!!

Ele tem um coisa mto interessante, um knob que ajusta a potencia de 1w a 30watt! entao da p tocar c as valvulas saturadas, em volumes baixos.

Bom, tem 2 questões sobre isso:

1) Existe uma grande possibilidade de isso 'comer' teu timbre original.
2) Como o colega MMI colocou, não ache que com isso vai resolver seu problema de volume.

Sobre os falantes diferentes, também é o que o MMI disse: Isso nada mais é que gosto pessoal. Em geral, são bons falantes... O que define se é bom ou não pra vc, é sua opinião.

Dito isso, cara, acho que agora é contigo mesmo.

Falou!!!



Um aceno de longe!!!

JoshF
Veterano
# jun/10
· votar


só mais uma coisa: sobre essa ideia de 2 1x12, qntos watts teriam os falantes? 30 cada? pq eu usaria os dois juntos, e os dois separados tambem...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Um Cabinet 1x12