Combo 1x12 + Caixa 1x12, Duvidas.

    Autor Mensagem
    Les Strato
    Veterano
    # jan/13


    Bem galera, eu vou iniciar em breve um projeto de construção de uma caixa 1x12 (com o auxilio do meu pai que trabalha com marcenaria), pois ha tempos que testei meu ampli com uma caixa externa e gostei muito do resultado final, meu ampli(Peavey Bandit 112) ficou com um som bem melhor, com graves mais parrudos , coisa que o autofalante dele sozinho nao consegue.

    Entao dando umas garimpadas pelo forum, consegui matar algumas duvidas que eu tinha sobre a construção das mesmas. Mas, eu ainda tenho algumas duvidas, que nao consegui matar olhando os topicos sobre 1x12 daqui.

    Eis Que São:

    1- Na construção da caixa, pretendo usar as mesmas medidas do meu ampli, pois vou usar ele sobre ela, no caso isso daria 50x60x30 cm(LxAxP) o que é um pouco maior que a maioria das 1x12.
    Minha duvida nesse caso é se essas medidas podem influenciar no timbre final da caixa(pretendo faze-la Open Back), tornando a projeção sonora da mesma execivamente grave, ou execivamente aguda.

    2- È aconselhavel fazer a caixa com MDF ? Isso Afetaria muito no Timbre final ?
    Pois posso conseguir com facilidade e um bom preço o MDF.

    3. Como o autofalante do meu amplificador tem pouca resposta em graves e muita em agudos eu pretendo que o autofalante da caixa compense a pouca resposta de graves, para tanto, decidi equipar minha 1x12 com um Eminence Legend 1258.
    Ai bateu a duvida, minha banda toca muito 70's Hard Rock e alguns sons muito proximos ao Judas Priest dos anos 70, sendo assim, será que esse falante com melhor resposta em graves, vai rechear meu som da forma que eu pretendo, sem aumentar a quantidade de agudos execivamente extridentes ?

    Agradeço toda e qualquer ajuda galera, desde já obrigado.

    Fábio Santiago
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Les Strato
    já tive esse amplificador, se os agudos incomodam é só tirar no botão de agudo tanto do canal drive quanto no canal limpo, eu usava no 3, e nunca me incomodou o som.

    Falantes mais caros como Celestion Eminence, Normalmente são mais agudos do que os tradicionais, porque eles tem mais resonancia , e em altos volumes esses agudos não atrapalham só definem o timbre,

    os agudos devem estar te incomodando porque quando você toca com o amplificador em volume ate o 4, normalmente ele responde mais agudo mesmo, ele só encorpa o som do 5 em diante


    ate o Jcm 800 da Marshall é assim, e meu Peavey windsor, os amplificadores de potencia alta acima de 50w só mostram o verdadeiro timbre da metade do volume pra frente

    você quer fazer open back, o open back normalmente é mais agudo o timbre final, o ideal seria fazer fundo fechado, só que as medidas do fundo tem que ser maior pra ter a litragem ideal pra uma caixa de fundo fechado, que as medidas do peavey bandit são pra open back

    Minha 4x12 são 35cm de fundo fechado

    Sobre MDF, já tive Marshall Valvestate que eram feitos de MDF o Gabinete, acredito que isso não interfira muita coisa no timbre, mais em transporte que tem que tomar cuidado com quedas que MDF é mais frágil.

    Les Strato
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: Les Strato
    · votar


    Fábio Santiago

    Bah cara, muito obrigado mesmo, quebrou um baita galho.



    se os agudos incomodam é só tirar no botão de agudo tanto do canal drive quanto no canal limpo, eu usava no 3

    Eu cheguei a reduzir bastante os agudos quando aumentava o volume, mas o problema é que os harmonicos ficavam meio sem vida e vez ou outra acabava fechando muito o timbre.

    os agudos devem estar te incomodando porque quando você toca com o amplificador em volume ate o 4, normalmente ele responde mais agudo mesmo, ele só encorpa o som do 5 em diante

    De fato, nunca passei do 4. O volume dele é absurdo e nem ao vivo precisei de mais que isso.

    você quer fazer open back, o open back normalmente é mais agudo o timbre final, o ideal seria fazer fundo fechado, só que as medidas do fundo tem que ser maior pra ter a litragem ideal pra uma caixa de fundo fechado, que as medidas do peavey bandit são pra open back

    Acho que vou dar uma mudada no projeto então, mas não teria problema em fazer a Closed Back com a mesma largura do peavey e só aumentar o fundo ? pois gostaria de usar o amplificador em cima dela e para tanto, teria que ter as mesmas dimensoes.


    Abração.

    P.S: Seu bandit era da epoca dos falantes Sheffield, ou é dessa nova serie com os Blue marvel ?

    Pois pelo que vi, essa segunda série com os Marvel(que eu tenho) são mais agudos que os primeiros

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Les Strato
    Se vc for usar como caixa auxiliar do seu (bom) Banditt, construa a caixa apenas um pouco maior e mais profunda que o Banditt e aberta atrás (uma abertura com cêrca menos de 1/3 da tampa de trás. Caixas fechadas exigem cálculo de litragem e dutos, utilizando os parâmetros Thyessen-Small. Use um falante de 12pol, Celestion ou Eminence, de 8 ohms e sensibilidade igual ou maior que 98dB/1W/1m.
    Use compensado naval de 20mm de espessura para confecção da caixa, que deve ser bem rígida.
    Abç

    Les Strato
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Opa, Muito Obrigado Cara.

    Só uma pergunta, um Eminence legend 1258 que possui 100dB/1w/1m pode acabar abafando o blue marvel do peavey por ser 2dB mais sensivel que o mesmo ? pois pelo que parece, 2dB são uma grande diferença entre volumes.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Les Strato
    Sim, pois se a sensibilidade é maior, a resposta em volume será maior.
    Abç

    Les Strato
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Muito obrigado de novo cara, abração.

    Fábio Santiago
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Les Strato
    o meu era Sheffield, foi igual o Mauricio Luiz Bertola falou que trentei te explicar. a caixa em si pode ter o mesmo tamanho em si só vai mudar a profundidade. que tem que fazer o calculo pra litragem, mas a altura e a frente pode ser igual.

    como você disse que nunca passou do volume 4 os problemas com os agudos deve ser isso mesmo, um dia quando você precisar usar ele mais alto você verá que estes agudos não incomodam mais porque ele vai encorpar mais os graves.

    Por isso que a galera hoje ta usando amplificadores com menos potencia de 50w ate 15w. pra poder tocar com a banda e ter o timbre real do amplificador.

    carlos adolphs
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Les Strato
    Mauricio Luiz Bertola
    Fábio Santiago
    Maurício e Fábio, um abraço.
    Les, meu caro, como o Bertola falou, vai ter que apelar para os parâmetros de Thielle-Small. No caso do Legend 1258, o que mais vai pegar no seu caso é o parâmetro QTS, que no caso é 0,99. Todo AF que tem QTS maior que 0,5 foi feito, básicamente para uso em open back. Porém como os amigos já disseram, open back não dá grandes graves. Outro fato é que a diferença de ganho entre os dois vai causar uma diferença de fase que vai ser difícil de trabalhar. Para uma closed box vc precisa achar um alto falante com ganho parecido do seu e com QTS em torno de 0,45/0,50, no máximo. Quanto ao MDF até pode ser usado, mas pesa mais que o compensado e é mais frágil, sendo necessário nesse caso fazer "travamento" das paredes laterais entre sí, com longarinas em cruz. Isso porque o MDF vibra mais que o compensado. Uma caixa externa é sempre bom, mas quando ela interage com a caixa do cubo, se não respeitar certas regras, vai ter cancelamento de freqüências. Abcs.

    Les Strato
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: Les Strato
    · votar


    Fábio Santiago
    Mauricio Luiz Bertola
    carlos adolphs


    Fico muito grato pela ajuda de voces, futuramente quando tiver terminado a caixa, postarei um reviewzinho detalhado com umas fotos e uma dedicatoria pela ajuda prestada por voces.

    No mais, tenho todo material ja, Courvin, Cantoneiras, a Madeira e a tela ortofonica.

    A ultima duvida ficaria pelo Autofalante Mesmo, pois o Blue marvel, pelo que andei pesquisando tem 96,5dB/1w/1 m e o Eminence legend que eu tinha cogitado, possui 101,2 dB/1w/1m, ou seja, a diferença ficaria muito grande.

    Entao, como disponho de no maximo 300$ para o AF, eu dei uma olhada no Selenium 12G1, que era utilizado nas 4x12 da Maverick. Optei por esse pois ele tem 80w assim como o Blue Marvel, alem da sensibilidade dele ser de 98 dB, assim a diferença de volume nao seria tão absurda como no caso do Legend.

    Mas enfim, este autofalante seria uma boa escolha, ou os senhores conhecem uma alternativa melhor na casa dos 300 $ ?

    Muito obrigado pelas informações, Abração.

    Les Strato
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    carlos adolphs

    Opa, acabei de ver teu comentario agora a pouco, vou dar uma pesquisada mais aprofundada nesse Parametro Thielle-Small, o Bertola já havia citado o mesmo, mas com o pouco tempo que tive hoje a tarde, só consegui dar uma breve lida nesses artigos.

    Abração.

    Les Strato
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: Les Strato
    · votar


    carlos adolphs

    Buenas Compadre.

    Depois de muito pesquisar sobre o fator Thiellen-Small e Sobre autofalantes para utilizar na caixa, cheguei aos seguintes conclusões.

    1- Acho que como primeira experiencia de montagem de caixa, uma closed back teria seu projeto muito complexo, com isso, pode ser que eu acabe me perdendo no meio de tantos parametros e acabe comprometendo a sonoridade final da caixa, nesse caso acho mais sensato fazer uma open back mesmo.

    2- O eminence Legend caiu fora das minhas cogitações, pois o mesmo tem 100,2 dB/1w/1m enquanto meu Blue Marvel possui 96,4 dB/1w/1M, ou seja, a diferença de volume entre os dois seria muito grande.

    Depois de dar umas pesquisadas em alguns projetos de caixas e alguns auto falantes, cogitei a possibilidade de comprar um Celestion G12t 75, que possui 8ohms, 80W e uma sensibilidade de 97 dB/1w/1m, o que são praticamente as mesmas expecificações do blue marvel.

    Mas eu decidi optar pelo mesmo, pois li em alguns reviews e tambem pude ouvir, que o mesmo conseguiu soar com uma boa quantidade de graves, mesmo em uma open back.

    Nesse caso, haveria uma possibilidade de fazer uma open back com as mesmas medidas do peavey, porem com uma altura menor(pois não havera o amplificador para ocupar espaço na caixa) e um pouco mais de profundidade e fechando 1 ou 2 terços na traseira da mesma ?

    uma outra perguntinha, por acaso há algum metodo mais simples para calcular o QTS de um autofalante, sem ser aquele calculo bagual que há nos parametros de Thielle-Small ? Ou algum site que disponibilize tais informações ?

    Um Grande Abraço

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Les Strato
    Nesse caso, haveria uma possibilidade de fazer uma open back com as.....
    Na minha opinião, sim. Foi isso que lhe indiquei acima.
    há algum metodo mais simples para calcular o QTS de um autofalante,
    Que eu saiba, não.
    Abç

    Les Strato
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Opa, nesse caso vou ir de open back mesmo.
    Abraço.

    carlos adolphs
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Les Strato
    Boas! O QTS já é descrito pelo fabricante e para nós simples mortais, basta saber se está acima ou abaixo de 0,5 para definir open ou closed back. O alto falante que vc escolheu tem boas características de grave, mas é importante fazer como o Bertola falou. Open back de 2/3. Abcs.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Combo 1x12 + Caixa 1x12, Duvidas.