Valvulados: saturar o power amp acima de ~15W é barra pesada hein!

Autor Mensagem
MauricioBahia
Moderador
# mai/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


B.Neri: Aí fiquei muito macho e resolvi abri o volume do ampli! E fui testando ele de todas as formas e percebi que o drive do Blues junior é criado pelo botão volume (acredite se quiser)

Pô, mas aí vc tá saturando o pré amp certo? Se eu estiver correto, o papo é justamente saturar o power amp que, segundo muitos, é "A" distorção, e eu tenho certeza disso pelo que já li.

;-)

Abs e obrigado pelo post! Muito macho! auhuha

B.Neri
Veterano
# mai/10
· votar


MauricioBahia
pois é, é o que acabei de falar. Pode ser que a distorção que criei foi do pré, mas quando tentei abrir só o master com um pouco de volume não deu em nada... tentei abrir os dois e percebi que o drive vinha mais do botão de Volume que do botão Master. Amanhã irei realizar novos teste e postarei pra vcs o resultado.

E para abrir o volume do valvulado dentro de um quarto pequeno tem que ser muito macho mesmo! (ou um pouco insano...) hauhauhua

B.Neri
Veterano
# mai/10
· votar


esse cara faz o esquema dos botões que estou falando:
http://www.youtube.com/watch?v=CjzTLDo_MRA

o Drive sai nesse estilo, meio tube screamer.

nichendrix
Veterano
# mai/10
· votar


MauricioBahia

Cara, o Blues Jr. é muito alto, aliás todos os Fender são, não tem jeito de tocar com eles baixo e o rendimento ficar bom... e tem gente que diz que 15W não tem volume pra tocar com banda, antigamente, quando ensaiava aqui em casa, eu tinha um caixote e metia o amp dentro com um mic, então ligava no PA, mas eu não tenho mais a mesa e o PA, então... agora é só ficando surdo mesmo.

MauricioBahia
Moderador
# mai/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


B.Neri: E para abrir o volume do valvulado dentro de um quarto pequeno tem que ser muito macho mesmo! (ou um pouco insano...) hauhauhua

uhauhah, Loco! ;-)

nichendrix: e tem gente que diz que 15W não tem volume pra tocar com banda,
então... agora é só ficando surdo mesmo.

huauauha! Live and let die... ou ficar surdo! :-)

Thanks guys!

Abs

B.Neri
Veterano
# mai/10
· votar


Cara, o esquema é o seguinte: vamos investir em um bom tampão e em desculpas para os vizinhos! Bora abrir o volume do ampli e testar! hehe

amanhã se der posto um video com camera amadora mostrando os resultados dos testes.

Bog
Veterano
# mai/10
· votar


MauricioBahia

E aí cara! Então, o MMI já colocou o link do tópico que eu ia colocar. Eu testei a idéia por causa da portabilidade, mas ela acabou por acertar também este outro problema, o do volume. Você precisa colocar um simulador de falantes entre o amp e uma dummy load - seja usando um simulador com entrada e saída para falantes (ex: H&K Red Box, Palmer PDI-09, tem um da Radial tb), seja usando uma dummy load com line out.

Fica a mesma coisa? Não, não fica. Mas só de tirar o falante de 12" da jogada, já dá para ter volumes bem mais controláveis, mesmo que ao custo de uma perda no punch (mas acho que "punch" e "baixo volume" são coisas contraditórias e mutuamente exclusivas). E como você passa a controlar o volume APÓS o power, pode saturar as válvulas à vontade - mesmo. E de brinde, você ainda ganha um "loop-pós-power", onde você pode colocar efeitos de modulação, reverb e delay. O mais importante aí é que a dinâmica e a saturação macia que caracterizam o valvulado ficam intactas.

É uma saída meio cara e um pouco complicada, mas pelo menos para mim, ficou melhor do que usar um Fender Champ. Eu gostei tanto que estou pensando em comprar para mim um Vox Night Train (ou até um Mesa Transatlantic, se o $ der).

nichendrix
Veterano
# mai/10
· votar


B.Neri

Cara, aumentando o volume e abaixando o master vc só tem distorção de pré.

MauricioBahia
Moderador
# mai/10
· votar


Bog: Você precisa colocar um simulador de falantes entre o amp e uma dummy load

Velho, não entendi nada! hhehhe O que é uma "dummy load"?

Muito obrigado pelo post!

Abs

Bog
Veterano
# mai/10
· votar


MauricioBahia
O que é uma "dummy load"?

Eh aquilo que faz o atenuador atenuar. No caso, a minha ideia eh usar um atenuador que "atenua ate 0", sem falante nenhum. Ai TUDO o que sai do amp vira calor. Mas antes de chegar nessa dummy load, voce converte o sinal para nivel de linha, e passa a trabalhar com esse sinal. Usando um simulador de falantes, da para jogar o sinal em monitores de estudio ou direto no PA.

A ligacao "normal" para um atenuador seria:
Amp -> Atenuador -> Falante

No caso, seria:

Amp -> Red Box/PDI-09/Outro -> Saida de linha em PA/Monitores; saida trough em um atenuador engolindo tudo (sem ligar em falante nenhum!).

ou

Amp -> Atenuador com line out e dummy load "total" -> Saida de linha em simulador de falantes (pode ate ser um PC com um plugin para cabinet impulses!) -> PA/Monitores.

ou

Amp -> Um daqueles Palmer maiores, com dummy load -> saida de linha em PA/Monitores

MMI
Veterano
# mai/10
· votar


MauricioBahia

Pô Bahia! Pensei que você lia o que te passei, tem tudo explicado lá! Até como fazer uma dummy load em casa. O artigo que postei tem tudo isso, explicações sobre essa dummy load, sobre os simuladores de falantes... Ler o que é postado no seu próprio tópico ajuda...

carlos adolphs
Veterano
# mai/10 · Editado por: carlos adolphs
· votar


MauricioBahia
Buenas! Dummy Load é um termo que foi inventado pelos rádioamadores americanos e significa "carga fantasma" ou seja, se vc retirar um falante de 8 ohms do ampli e no lugar dele colocar um resistor de 8 ohms, isso é um "dummy load". O ampli não sente nada, mas resistor não fala, acabou o som. Interessante ver como os gringos reinventam a roda. Na página anterior o MMI postou o link do Fluxtone.Rapaz, eu tinha um 12" destes quando era pequeno (faz muuuuiiiito tempo). É o famoso altofalante de "campo". Explico: No lugar do imã do altofalante, tem uma peça de ferro, com fio enrolado em volta (eletroimã), que necessita de uma corrente contínua para gerar o campo magnético para o alto falante funcionar. Quanto mais corrente, mais campo e por consequencia, mais imã. Nesse caso, variando a corrente do campo, variamos a eficiencia do falante e assim o volume dele. Antigamente, todo rádio tinha um desses, onde o campo era ligado no lugar do choque de filtro da fonte. Como a corrente da fonte era práticamente constante, o campo também era, em função que o power era classe A (single-ended).Com o sistema push-pull classe B, não funcionavam bem, pois nessa classe a corrente varia conforme a potência de saida e a coisa só ia bem com volume alto. Agora se vc colocar uma fonte DC variável alimentando o campo, e ligar o ampli nele, vai variar o volume conforme a voltagem que aplicar no campo, só não pode ser zero, senão a bobina móvel do cone queima, mas de meio volume em diante deve funcionar bem. Interessante!

Bog
Veterano
# mai/10
· votar


MMI

Interessante que eu não sou a única pessoa querendo não carregar um falante por aí, hehe.

Mas achei que o esquema do cara poderia ser ainda mais simplificado, porque coisas como o Red Box podem ficar ENTRE o amp e o load. Ou seja: ele precisaria ter apenas o load com UM jack. E a conversão para o nível de linha aconteceria antes - o que pode poupar alguma perda de timbre.

Pena que meu conhecimento sobre elétrica e eletrônica é nulo... =/

erico.ascencao
Veterano
# mai/10
· votar


MauricioBahia: saturar o power amp acima de ~15W é barra pesada hein

Há! Aguarde meu Electrontubes Wizard de 50W. Ainda bem que vem com atenuador que regula de 0 a 10W.

Bog
Veterano
# mai/10
· votar


carlos adolphs

Na verdade, na entrevista eles mencionam com todas as letras que ele aplicou uma idéia muuuuito antiga. Digo, ele não está falando que reinventou a roda, mas só que aquele modelo de roda que ninguém mais usa pode voltar à cena com uma nova aplicação. E até diz que o motivo para isso ter sumido do mapa. ;)

Liro_Points
Veterano
# mai/10 · Editado por: Liro_Points
· votar


MauricioBahia
O loco! Se com um amp de 15w não se consegue tocar com a banda, eu to fudido! estou querendo pegar um head de 50w ou 100w!

erico.ascencao
Veterano
# mai/10
· votar


Liro_Points: Se com um amp de 15w não se conseque tocar com a banda, eu to fudido! estou querendo pegar um de 50w ou 100w!

Cara, eu estou na mesma que você. Como nunca toquei num valvulado pra valer, ainda sou meio cético com relação a todo este poder ensurdecedor. Fico imaginando eu colocando meu Wizard no talo mesmo (sem o atenuador), dando um mizão e sendo projetado contra a parede igual no De Volta para o Futuro.

Liro_Points
Veterano
# mai/10
· votar


erico.ascencao
haha pois é, achava que um Head de 50w era a solução... mas como tbm nao sei o certo, tenho que fazer uns testes ainda com banda etc...

carlos adolphs
Veterano
# mai/10
· votar


Bog
Desculpe, mas não vi a entrevista dos caras.A história da roda é gozação mesmo.Volta e meia alguém tem umas idéias baseadas em coisas antigas que agora se tornam práticas com os novos materiais e tecnologia.Vou fuçar nas revistas antigas do meu falecido pai(tem coleção de revistas de eletrônica desde 1951) e ver se acho algo que possa trazer a tona e ficar rico!husahahaha!

MauricioBahia
Moderador
# mai/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


MMI: Pô Bahia! Pensei que você lia o que te passei, tem tudo explicado lá!

Pardon! Foi desatenção mesmo. Tava vendo o jogo do Fluminense (snif...), algumas brejas e lendo o tópico, que correu rapidinho!

Daqui a pouco vou sentar com calma e ler tudinho!

Valeus!!!!!

B.Neri
Veterano
# mai/10
· votar


Galera, esse esquema de "preciso de um amp com 50w/100w" é loucura! Se vc tiver um amp com tamanho volume vc só irá conseguir abri-lo de verdade em espaços abertos com muuuitas pessoas, e ainda sim não irá distorcer! Quem quer muita potência quer manter um som limpo em altos volumes, pq se quiser crunchalo vai apanhar muito. É realmente muito alto, não é exagero! Quer crunchar um ampli de boa, compre um Tiny terror da Orange, ou um lc-15. 15w é mais fáicl de crunchar, mas memso assim fica muito alto!!!! Até eu agora estou pensando em comprar um atenuador, mas vamos ver como fica o crunch do Blues.
Testes em andamento...

Eagleyes
Veterano
# mai/10
· votar


Eu tenho um volvulado de 50w e não consigo saturar o power por que tenho medo de derrubar a casa com o volume huaheuaheuah fora os vizinhos que ficariam loucos... mas nesse fim de semana eu to afim de saturar ele pra ver como é esse som. vocês acham que pode estragar o falante ou alguma coisa nele se eu botar tudo no talo?

Konrad
Veterano
# mai/10
· votar


Eagleyes
ocês acham que pode estragar

Sim, tua audição, e se tu ficar perto demais, dá até enjoo e tonteira. Experiência própria.

Konrad
Veterano
# mai/10 · Editado por: Konrad
· votar


MauricioBahia

Eu fico pensando como é que você tentou colocar esse amp em volume alto em um apartamento. Se o andar todo estiver viajando de férias... pode ser.

Aqui em casa, um Blues Jr. no 5 fez meus livros cairem das prateleiras. Está certo que são muito livros empilhados que precisam de pouco para cair... mas tremeu tudo. ehhe

erico.ascencao
Veterano
# mai/10
· votar


Eagleyes
Konrad
Juro que vou experimentar ficar surdo quando chegar o meu.

B.Neri
Veterano
# mai/10
· votar


acabei de colocar o master e o volume no 12. cara não gostei pq gera muita microfonia. deixei então o volume no 12 e o master no 10 e o crunch saiu. Não espere algo no estilo marshall, é um drive mais tubescreamer. É difícil tocar com ele assim pq é muito alto. Se palhetar um pouquinho mais forte os timpanos doem hehe.

Eagleyes
Veterano
# mai/10
· votar


kkkkkkkkkkkkkkkkk pois é, queria ver qual o som dele saturado no power mas o som é ensordecedor.. quando botei tudo no talo uma vez eu só encostava a palheta na corda e já dava um som exagerado por isso tenho medo de estragar alguma coisa.....

B.Neri
Veterano
# mai/10
· votar


Eagleyes
cara estragar não vai. Meu falante é para 50w, uso apenas 15w e as Válvulas aguentam o tranco, o esquema é vc não ficar muito tempo (tipos uma duas horas) com ele no talo para não fervê-las pq aí sim há perigo de queimá-las. Mas não podemos fugir do fato que iremos desgastar as válvulas mais rápido, mas isso é o de menos. de qualquer forma as válvulas têm que ser trocadas mesmo! hauahuahu

ogner
Veterano
# mai/10
· votar


B.Neri

Qual guitarra e captadores usou??

B.Neri
Veterano
# mai/10 · Editado por: B.Neri
· votar


Usei uma strato com caps Texas Special. Tentei diminuir o tone para ver se era excesso de agudos, mas mesmo assim a microfonia com o amp no máximo continuou. É alto demaaaais! Virei de costas para ver se diminuia a microfonia e diminuiu um pouco, mas não acabou. (isso com o volume e o master no máximo)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Valvulados: saturar o power amp acima de ~15W é barra pesada hein!