Autor |
Mensagem |
fallout Veterano |
# abr/10 · Editado por: fallout
Olá, como pessoal ja esta a par, estou investindo na area de amp's hand made, como todos que fabricam amplificadores hadmades uma grande maioria se basea em um projeto conhecido ja famoso, mas qual seria o limite desta base? teria de mudar todo o esquema eletrico? apenas parte?
como posso me basear em um esquema de um amp famoso, mas não deixar base para um processo judicial?
Obrigado.
|
Raizen Veterano |
# abr/10
· votar
fallout Dica.... Se for para fazer direito, contrate um advogado. Qualquer coisa que te responderem tem força legal 0.
|
carlos adolphs Veterano
|
# abr/10
· votar
fallout Qualquer coisa que te responderem tem força legal 0. Concordo com oRaizen Porém creio que seja improvável que tenha processo se vc não usar nomes e marcas ou nome de modelos similares tipo "Marechal KDM 800">todo mundo sabe que o k vem depois do J , o D depois do C e assim por diante.Veja o exemplo da Leson, que fabrica o microfone SM 58( modelo da Shure), a Groovin fabrica o GM58 e por aí vai.A maior parte dos esquemas de valvulados são cópias de esquemas de aplicativos de fábrica(freeware), com pequenas mudanças aqui e ali, lógico que nos modelos mais simples.Foi o caso do filme "2001,Uma Odisséia no Espaço" com o famoso computador que dá tilt e mata meio mundo na nave.Se chamava HAL que significa uma letra antes de IBM, pois seriam processados se um IBM desse tilt...
|
wiskeria Veterano |
# abr/10
· votar
legalmente não tera problemas se for feito e assumido ser clone, agora se fizer igual vendendo como fender/marshall originais dai sim pode dar merda...
|
edalko Veterano |
# abr/10 · Editado por: edalko
· votar
Qualquer coisa que te responderem tem força legal 0.
?????????????????????????? quem te disse isso?? Tem FORÇA LEGAL aquilo que é emparado em LEI, ou outro ATO NORMATIVO.
Advogado é mero profissional do direito e somente os atos do JUIZ tem força legal!
Tem que ver as leis sobre propriedade industrial e averiquar o que caracterizaria no caso, uma possível infringência de patente. Como na música são 4 compassos, creio que em relação a projetos eletronicos deva existir algo semelhante.
Vale ressaltar que o crime independe da quantidade produzida, desde que haja comecialização. Para uso próprio não há crime, mas para comercializar sim.
É o mesmo caso dos Pedais DANECTRO COOLCAT DRIVE, TRANSPARENT OVERDRIVE e FUZZ.
Quem tem os modelos antigos (V1) tem, não fabricarão mais, pois descobriram que eram, respectivamente, cópias do OCD, TIMMY e um-fuzz-famoso-que-não-me-lembro. Agora só fazem os V2.
Vale ressaltar que o citado por ANALOGMAN como sendo o pedais mais fantástico de todos os tempos, o drive inigualável, o must-top-top criado por ele (KING OF TONE), é na verdade o maior karma que ele tem nos fóruns gringos, porque são dois bluesbakers ligados em série. Depois disso, a fama dele e moral cairam uns 98%.
|
DotCom Veterano |
# abr/10
· votar
legalmente não tera problemas se for feito e assumido ser clone, agora se fizer igual vendendo como fender/marshall originais dai sim pode dar merda...
E os condor GX35r, cópia descarada dos Fender Frontman? E por aí vai...
|
tatus Veterano |
# abr/10
· votar
Cada país tem uma lei, as patentes vencem então aconselho vc fazer uma coleção de esquemas antigos, desde amplis hi-fi até amplis de PA antigos a válvula, isso porque para polarizar a válvula não tem muito para onde fugir, não foi a Fender ou a Marshal que inventaram a tensão +B de 350V, nem de 400V, então se vc quiser usar algum recurso provavelmente vai encontrar ele em amplis antigos, ou seja, se te processarem vc diz que não copiou deles e sim desses esquemas antigos que vc tem, provavelmente a patente deles esta vencida e eles não terão como provar o contrário, mas já digo que o rapaz aí de cima esta certo, se vc não copiar os nomes e tal não vão implicar com vc. A Gianinni copiava os Fender e a Palmer copiava os Marshal. As possibilidades são tantas para trabalhar com válvulas. Fique esperto com alguns recursos que são novos, diferentes e que foram patenteados recentemente, as vezes nem patentearam eles no Brasil, nesse caso pede a patente aqui no Brasil, e se o inventor quiser vender o produto dele no Brasil vc vai receber uma grana dele, rsrsrsrsrs. muita gente faz isso com outras coisas.
|
Raizen Veterano |
# abr/10
· votar
edalko Se eu um dia fosse processado por alguma violação de direito autoral e falasse que fiz isso por que vi na internet é uma coisa. Mas se mostrasse um estudo de um advogado é outra. Embora nenhum dos dois sejam leis, são opiniões com forças bem diferentes caso dê problema.
|