Num amp percebo alteração de timbre, no outro amp, com o mesmo equipo, não!

Autor Mensagem
bicinh
Veterano
# abr/10
· votar


carlos adolphs
O que define o quanto a entrada de um ampli mexe com o cabo (ela é a bandida e não ele) é o resistor que todos tem em paralelo com o jack de entrada.

teria como fazer alteração nesse resistor? ou ele tem que ser da impedancia que o amp pede ?

carlos adolphs
Veterano
# mai/10
· votar


bicinh
Buenas! A princípio, não se mexe nesse resistor, pois ele é definido por projeto do amplificador e entra na conformação da impedância de entrada. A solução para diferenças de timbre causadas por interações cabo/resistor/impedância de entrada é colocar um estágio de pré de isolação. O que é isso? Nada mais que um pré com ganho unitário, não soma ou tira nada, apenas faz a adequação desta carga, as vezes chamado de booster, também. Outra maneira de contornar é utilizar uma década de capacitores (nome científico da coisa), que nada mais é que uma chave seletora de diversas posições, com capacitores de diversos valores, que por meio da chave vc intercala em série com com o fio vivo do cabo blindado (central) como se fosse um pedal. O efeito é que essa capacitância em série faz diminuir o efeito da capacitância do cabo devido à resultante dos dois, sempre menor que a capacitância original (o grande segredo dos Orange).
Um abraço!

bicinh
Veterano
# mai/10
· votar


carlos adolphs
opa, obrigado pela resposta cara..
para fazer esse "booster" que voce citou, por acaso, teria como fazer usando um pedal, ou teria que instalar isso no amp mesmo ?

carlos adolphs
Veterano
# mai/10
· votar


bicinh
Qualquer pré serve, desde que vc regule o ganho para o volume ficar igual a guitarra direta.

DotCom
Veterano
# mai/10
· votar


A solução para diferenças de timbre causadas por interações cabo/resistor/impedância de entrada é colocar um estágio de pré de isolação. O que é isso? Nada mais que um pré com ganho unitário, não soma ou tira nada, apenas faz a adequação desta carga, as vezes chamado de booster, também.

Também chamado de buffer... rsrsrs

carlos adolphs
Veterano
# mai/10
· votar


DotCom
É isso aí, buffer fica eletronicamente mais adequado...Um abraço!

Naloxone
Veterano
# out/10
· votar


RESSUSCITANDO

carlos adolphs

Mas, mestre Carlos, toda essa preocupação de ter que casar tudo não se resolveria simplesmente com um bom buffer (qualquer pedal desses de clean booster operando em unity gain) no começo do set???

kosmiktubes
Veterano
# out/10
· votar


Naloxone

Não é qualquer pedal que tem uma entrada de FET e saida de baixa impedância. Via de regra, sim, praticamente todos os BOSS, etc, mas para dar um exemplo de excecão um cry baby não serve pra essa funcão, então se ele for o ultimo da cadeia já viu né.

MauricioBahia
Moderador
# out/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


zefonseca

O ideal seria no começo e no final cadeia então? De preferência da mesma marca, né?

Bom, eu tenho 2 Buffers da EFX (pra usar no início e final da cadeia de pedais TPB) e confesso que no meu Blues Jr. eu nem uso pq não noto a tal perda que notava no GX35R, clone do Frontman.

Abs e obrigado!

kosmiktubes
Veterano
# out/10
· votar


MauricioBahia

Mauricio, desculpa, eu me enganei.

Em qualquer lugar da cadeia que você inserir um pedal de baixa impedância ele vai mudar o timbre. Por isso tem que fazer um mod de true bypass no cry baby, porque ele muda o timbre mesmo com o wah desligado.

Eu não sou muito experiente com efeitos, sou anti-efeitos pra dizer a verdade, então alguém que entenda mais pode dar mais dicas.

MauricioBahia
Moderador
# out/10
· votar


zefonseca

Thanks man!

Naloxone
Veterano
# out/10 · Editado por: Naloxone
· votar


Não.
Basta um no início de tudo.
Qualquer booster. No meu caso, eu uso um Catalinbread Super Chili Picoso.
A não ser que vc use cabos e mais cabos , kilometros de cabos.
No geral, basta um no começo do set, antes de tudo, de tudo mesmo.

JC_Junior
Veterano
# out/10
· votar


Naloxone

Clean booster não são buffers. Eles não foram feitos pra essa finalidade. Apesar de alguns possuírem essa função.

O que define um buffer é a alta impedância de entrada e baixa impedância de saída e o ganho é unitário, ele não mexe no sinal.


Geralmente os boosters tem impedância de entrada baixa e o potênciometro de saída faz com que a impedância (saída) se torne variável. Essa impedância de saída em conjunto com a capacitância dos cabos formam um filtro passa-baixas (os agudos vão direto para o terra e só passam os graves).

Bom, pra entender melhor tem esse artigo aqui que eu encontrei (inglês):

http://www.muzique.com/news/boosters-are-not-buffers/

Naloxone
Veterano
# out/10
· votar


JC_Junior
Olha, não sou técnico no assunto, mas a graaaaande maioria dos boosters podem ser utilizados como buffers quando em ganho unitário.

MauricioBahia
Moderador
# out/10
· votar


Naloxone: Olha, não sou técnico no assunto, mas a graaaaande maioria dos boosters podem ser utilizados como buffers quando em ganho unitário.

O que é ganho unitário?

kosmiktubes
Veterano
# out/10
· votar


MauricioBahia

Ganho se refere ao "ganho de tensão", ou seja, se o sinal tinha 3 volts na entrada e 300 volts na saída, o ganho foi de 100 vezes.

Ou seja, um pedal que tem ganho 1, ou ganho unitário, significa que o sinal de saída tem a mesma voltagem da entrada, não houve amplificação de tensão.

MauricioBahia
Moderador
# out/10
· votar


zefonseca: Ganho se refere ao "ganho de tensão", ou seja, se o sinal tinha 3 volts na entrada e 300 volts na saída, o ganho foi de 100 vezes.

Isso tem relação direta com impedância?

Obrigado!

JC_Junior
Veterano
# out/10
· votar


MauricioBahia

Não. O ganho de tensão depende do tipo de circuito utilizado. Ele é calculado a partir dos componentes utilizados nesses circuitos. Quem faz essa amplificação são os transistores (BJT, FET, MOS-FET).

MauricioBahia
Moderador
# out/10
· votar


JC_Junior: Não. O ganho de tensão depende do tipo de circuito utilizado. Ele é calculado a partir dos componentes utilizados nesses circuitos. Quem faz essa amplificação são os transistores (BJT, FET, MOS-FET).

Pois é, não entendi o post do Naloxone:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/230301/p1#7105099

Abs

JC_Junior
Veterano
# out/10
· votar


MauricioBahia

O que você não entendeu do post dele?

MauricioBahia
Moderador
# out/10
· votar


JC_Junior: O que você não entendeu do post dele?

Não, tá certo. Foi viagem minha!

Abs

Vinícius Iron
Veterano
# nov/10
· votar


Up.

Pessoal, vou aproveitar esse tópico para perguntar se alguém saberia me explicar as diferenças técnicas dos cabos Monster Cable Studio Pro 1000 e Mogami Platinum, na reprodução final do som.

Seria bom ou ruim para o som, caso eu usasse os dois juntos ou as suas diferenças técnicas não permitiriam isso?

Vinícius Iron
Veterano
# nov/10
· votar


Up!

MMI
Veterano
# nov/10
· votar


Vinícius Iron

Aquele tópico que te mostrei... Não se deu por satisfeito?

Vinícius Iron
Veterano
# nov/10
· votar


MMI

Claro, cara, ele já me ajudou bastante, inclusive em casos de conexões. Realmente me deu uma boa elucidada, mas a questão, agora, é mais das diferenças timbrísticas entre esses dois cabos.

Se bem que, de qualquer modo, eu já tô quase me decidindo pelo Mogami. Li muitos reviews, inclusive comentários de uma variedade de cabos, no site da Guitar Player. Acho que nem precisava o up, mas...

MMI
Veterano
# nov/10
· votar


Vinícius Iron

Qual o seu amp?

Vinícius Iron
Veterano
# nov/10
· votar


MMI

Um Marshall MG 15, hahahaha. Eu tinha medo que alguém me perguntasse isso, hehe.

Testo de tudo, mas não compro nada. E é claro que, antes do cabo, eu preciso do amplificador, mas eu já me preparo pra gastar tudo de uma vez. O que se encontra no Brasil é superfaturado, isso quando tu encontra alguma coisa. Se eu conseguir ir para os EUA, nesse próximo início de ano, eu devo trazer coisas novas com certeza. Aquele Marshallzinho já não dá mais...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Num amp percebo alteração de timbre, no outro amp, com o mesmo equipo, não!