Num amp percebo alteração de timbre, no outro amp, com o mesmo equipo, não!

Autor Mensagem
MauricioBahia
Moderador
# mar/10 · Editado por: MauricioBahia


Posso estar ouvindo coisas, mas no meu amp SS (clone do Frontman 25r) percebia muuuito mais a perda de timbres com cabos, etc. (mesmo colocando 1 pedalzinho TBP "na linha") e a melhoria com buffers, por exemplo. No meu Blues Jr., isso já não ocorre. O mesmo pedal, com os mesmos cabos e que eu antes achava que estava "roubando" muito sinal, timbre eo diabo; já não consigo identificar mais com tal intensidade, é quase imperceptível.

Sei que vão falar de capacitância, impedância e outras "âncias", porém gostaria de um explicação simples, se é que existe, para a variação de amp para amp.

Seria velhice (minha)? hehe

Abs

mum
Veterano
# mar/10
· votar


Tio, nao pode ser a diferença de sensibilidade, entrada e saida dos dos amplis que acaba "mascarando" sua percepçao quanto ao roubo do sinal?

MauricioBahia
Moderador
# mar/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


mum: Tio, nao pode ser a diferença de sensibilidade, entrada e saida dos dos amplis que acaba "mascarando" sua percepçao quanto ao roubo do sinal?

Boizé, filho! hehe Mas qual a explicação? Até em outro tópico o ogner comenta:

"isso procede e a explicação eu nao me lembro pra variar, já li isso em algum tópico por aqui...Tem aluma coisa na "capacitancia"(?) "Impedancia" (?) na entrada dos inputs dos amps tb!!! Precebo muito mais a perda no Acedo 276 do que no Woodstock do Max, os dois são valvulados, 6w e 20w respectivamente...."

Abs

carlos adolphs
Veterano
# mar/10 · Editado por: carlos adolphs
· votar


MauricioBahia
Rapaz, se o mum te chamou de Tio, o que sobra pra mim? Mas vamos lá curto e grosso. O que define o quanto a entrada de um ampli mexe com o cabo (ela é a bandida e não ele) é o resistor que todos tem em paralelo com o jack de entrada. No Frontman vai dar cerca de 100K e no Blues em torno de 1M Ohms. Isso forma um divisor natural que muda a intensidade do sinal e associado à capacitância do cabo, vai formar um filtro R/C. Com isso vc terá uma diferença de ganho associada a uma natural perda de timbre em função da frequencia de corte que esse arranjo R/C define e que será inversamente proporcional à resistência ou seja no Frontman, que a resistência é em torno de 100K o efeito é maior que no Blues Jr, que é de 1M. Cê num tá ficando véio não Sô, é assim mermo!
Um abraço!

carlos adolphs
Veterano
# mar/10
· votar


MauricioBahia
Não esquecendo, lógico que quanto mais vagabundo o cabo, mais capacitância ele tem, ficando sem agudos, deixando os médios chochos e se vc aumentar o ganho ficam tão microfônicos que dá pra falar neles!!!!

MauricioBahia
Moderador
# mar/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


carlos adolphs

Fala Tio! ahuuhauha Obrigado pela explicação.

Então, mesmo tendo um cabo pequeno, de 10 cm Top da Monster Cable, pode ser que em um pedal TBP Top, em bypass, apresente perda audível num amp X e este mesmo setup num amp Y, eu note perda de timbre. Numa linguagem bem "ignorante", me parece que alguns amps são mais sensíveis.

Lembro bem de eu ligar 1 simples pedal TBP no meu SS e depois ligar a guita direto neste amp e falar: "Que diferença!". No Blues Jr., eu falo: "Difícil achar diferença!". hehe

Isso explicaria o fato de alguns pedais o pessoal jure de pés juntos que tem um bypass horrível e outros não? Concluo que o mesmo caso poderia ser aplicado em pedais Boss, certo?

Abs e obrigado.

carlos adolphs
Veterano
# mar/10 · Editado por: carlos adolphs
· votar


MauricioBahia
Sim, é por aí. Sempre digo isso ao pessoal que mete pau em pedais, em amplis, em altofalantes. Na real quando o cara consegue casar todos os elementos do seu set, fica uma maravilha! Mas temos que trabalhar com o fato que não existe uma padronização efetiva entre os fabricantes de todos esses elementos. Portanto é plausível acreditar nos posts que relatam bons timbres com sets relativamente xumbregas, é que a coisa pode ter casado bem. Timbre é muito pessoal... Agora convenhamos, não se pode culpar 10 cm de Monster Cable, mas pode-se desconfiar de um Frontman de 130 dólares em relação à um Blues Jr de 700. Os pedais Boss também, pois existem os TBP e os não. Tudo é um jogo de muita paciência, de experimento, que no fundo é o que torna bacana essa luta de eletrônica e música, as vezes aliados, as vezes inimigos. Segundo a Cabala Judaica, o elo invisível na árvore da vida que une a inteligência à sabedoria é o conhecimento. Todos nascemos inteligentes porém nem todos tornam-se sábios. O conhecimento dá trabalho e a maioria tem preguiça. Por isso ajudo aqui no FCC, para que o pouco que sei possa ser usado para facilitar o trabalho dos amigos na busca da sabedoria. Xi!Viajei!
Um forte abraço!

MauricioBahia
Moderador
# mar/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


carlos adolphs: O conhecimento dá trabalho e a maioria tem preguiça

É por isso que eu "mando" usar a busca! :-)))

Obrigado pela paciência e explicações acessíveis a nós, pobres ignorantes.

Ans

MMI
Veterano
# mar/10
· votar


MauricioBahia
carlos adolphs

Valeu, pessoal. Eu já tinha notado isso, mas não sabia por que. Talvez tivesse algum duende me atrapalhando a vida. Sou um pouco menos ignorante agora... rsrsrsrs

MauricioBahia
Moderador
# mar/10
· votar


MMI: Valeu, pessoal. Eu já tinha notado isso, mas não sabia por que.

Pois é cara. A gente fica achando que tá maluco, mas não tá não. \o/

Abs

ogner
Veterano
# mar/10
· votar


carlos adolphs

Sensacional a explicação técnica!! Tão boa quanto também, a parte que tange seu "... Xi!Viajei!"

Valeu!!

MauricioBahia
Moderador
# mar/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


ogner

Provavelmente, esta questão (explicada pelo Carlos em seus 2 posts acima) já foi motivo de muita discórdia aqui no FCC e o povo todo caindo de pau nos cabos, pedais, guitarra... jurando que o pedal "x" rouba sinal, e o outro carinha batendo boca, jurando que não rouba... hehehe

Depois dessa explicação do Carlos, me sinto bem melhor. :-)

Abs

Felipe90
Veterano
# mar/10
· votar


Porra... a galera ja debateu demais esse tipo de questao!! Uma "simples" resposta fez tudo mudar hauahuahuhauh

Olha como a vida eh simples!

MauricioBahia
Moderador
# mar/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Felipe90: Olha como a vida eh simples!

Boizé! hehhe Pelo que já li inúmeras vezes aqui mesmo no FCC, muito se fala em cabos e "bypasses" de pedais mas nunca colocam o amplificador na parada, quando na verdade ele é peça chave, como o carlos adolphs bem disse:

O que define o quanto a entrada de um ampli mexe com o cabo (ela é a bandida e não ele) é o resistor que todos tem em paralelo com o jack de entrada.

Só pra concluir, isso quer dizer que o mesmo pedal em bypass (seja TBP ou não) pode se comportar de forma diferente, tendo seu sinal alterado, basta plugar num amp diferente.

Abs

carlos adolphs
Veterano
# mar/10
· votar


MauricioBahia
Só pra concluir, isso quer dizer que o mesmo pedal em bypass (seja TBP ou não) pode se comportar de forma diferente, tendo seu sinal alterado, basta plugar num amp diferente.
Isso é a essência do Nirvana, gafanhoto...Curt Combain já dizia...

Penta_Blues
Moderador
# abr/10
· votar


Boa noite!!!

MauricioBahia
Cara, vou te dizer uma coisa: "pusta" alívio descobrir que não sou o único que achava que meu "pobrema" era velhice...rsrsrs
Mais alívio ainda depois de aprender o porquê disso acontecer.
Valeu!!!

MauricioBahia
Moderador
# abr/10
· votar


Penta_Blues: Mais alívio ainda depois de aprender o porquê disso acontecer.

hehehe. É boa a galera saber que isso existe e pode ser a causa de tantas injustiças com pedais e cabos!

Abs

Penta_Blues
Moderador
# abr/10
· votar


Boa tarde!!!

MauricioBahia
Não sei se desvirtua o tópico, não me suspende hein?...rs, mas esta questão gera uma dúvida quanto à construção do ampli tb.
Tenho dois valvulados, um montado ponto-a-ponto e um montado com placa. Sem considerar o timbre, a diferença estaria tb por conta do resistor?
Se for isso, treme pra mim este conceito de ponto-a-ponto ser melhor que placa, não é não?
Valeu!!!

MauricioBahia
Moderador
# abr/10
· votar


Penta_Blues: Tenho dois valvulados, um montado ponto-a-ponto e um montado com placa. Sem considerar o timbre, a diferença estaria tb por conta do resistor?
Se for isso, treme pra mim este conceito de ponto-a-ponto ser melhor que placa, não é não?


Não sei dizer... Chama o adolphs! hehe

Abs

Guita Ibanez
Veterano
# abr/10
· votar


MauricioBahia


De volta meu velho??? Seja bem vindo!

ogner
Veterano
# abr/10
· votar


Sobre ponto a ponto:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/89246/#1777951

http://www.tubeamps.com.br/ptp.htm

Penta_Blues

Tenho 2 valvulados tb e num (single ended) é mais clara a perda de sinal que no outro, PPull de 20w. E gostaria de saber mais infos sobre esse resistor de entrada e possiveis mods!!

carlos adolphs
Veterano
# abr/10
· votar


Penta_Blues
MauricioBahia
Buenas!Claro, meus amigos que o resistor conta, mas entre placa e PtP existe uma coisa chamada capacitância distribuida, que modifica levemente o timbre, ou com mais amplitude, dependendo de onde ela ocorre no circuito.O conceito é válido, sim, principalmente em dispositivos de alta impedância, como as válvulas.
um abraço!

MauricioBahia
Moderador
# abr/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


ogner: gostaria de saber mais infos sobre esse resistor de entrada e possiveis mods!!

Por falar em mods, ontem a noite encomendei peças pra fazer uns mods no meu Blues Jr.

Guita Ibanez

:-)

carlos adolphs

Valeu, mais uma vez, pela explicação. :-)

Abs

Penta_Blues
Moderador
# abr/10
· votar


Boa noite!!!

ogner
E gostaria de saber mais infos sobre esse resistor de entrada e possiveis mods!!
Cara, meu conhecimento sobre ampli quase não passa o limite de ligar/desligar o bichinho...rs
O jeito é pedir socorro novamente ao nosso camarada carlos adolphs

carlos adolphs
Cara, obrigado mesmo pela ajuda e se não for sacanear (rs), de novo, help nois aí...rs

Valeu!!!

carlos adolphs
Veterano
# abr/10
· votar


Penta_Blues
ogner
Boas!O valor do resistor é inerente ao projeto, e modificá-lo não seria recomendável.Na realidade o efeito ocorre pelo binômio cabo-resistor.O que vc pode mexer é no cabo, valeu?Mas diferenças sempre vão haver, só se pode reduzi-las.E é por isso que não existe uma só marca de valvulado, né?Se vc tirar o efeito nato de cada um, ficam todos iguais.Cabos com baixa capacitância, de boa procedência, blindagem boa,minimizam as diferenças, mas dependendo o que vc liga com eles, obtém resultados diferentes de outros com o mesmo set e ampli diferente.
Um abraço!

ogner
Veterano
# abr/10
· votar


carlos adolphs

Ok, saquei!!

Valeu!!

Ramsay
Veterano
# abr/10
· votar


MauricioBahia

Por falar em mods, ontem a noite encomendei peças pra fazer uns mods no meu Blues Jr.

Estive olhando o site do HT Guitars e sobre as sugestões de mudança eu comento:

1) Trocar aqueles 2 capacitores da equalização vai ser o mesmo que trocar seis por meia dúzia, porque os capacitores originais já são bons o suficiente.

2) Adicionar capacitores eletrolíticos adicionais em paralelo com os da fonte vai aumentar a filtragem e talvez desembole um pouco os graves mesmo.

3) A troca do resistor fixo de bias (22K) por um trimpot é a etapa mais arriscada, porque dependendo do ajuste dado no trimpot, pode-se queimar as válvulas de saída e até o trafo de saída, sendo necessário um miliamperimetro para se ajustar a corrente de bias.

4) A troca do trafo de saída (que trafozinho furreca esse de saída do Blues Jr, não??) pode melhorar o som, mas, pode modificar o timbre original, distanciando um pouco o som de um Fender, a não ser que o trafo substituto seja da Fender, o que é pouco provável.

Basicamente, é isso!!
Boa sorte nos seus mods!!
Abçs.

MauricioBahia
Moderador
# abr/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Ramsay

Cara, o kit vem pronto. Se eu for pra trocar 6 por meia dúzia, eu prefiro a "meia dúzia" sugerida pelo Bill M., criador dos mods. : -) O cara faz essas mods pra guitarristas profissionais então eu acredito que ele saiba o que esteja fazendo. Outro dia ele completou seu milésimo amp modificado. Então, seu histórico é bem bacana. Acho que vc deveria consultar o site dele para ter informações mais técnicas: http://billmaudio.com/wp/

Mas, esse assunto é pra um tópico específico sobre Blues Jr. Pretendo postar um review do som antes e depois. ;-)

Abs e obrigado pelas sugestões e dicas!

Ramsay
Veterano
# abr/10
· votar


MauricioBahia

Ah, então tá,desculpe!!
Eu pensei que vc fosse comprar as peças avulsas!!
O kit vindo pronto, o trimpot já deve vir pré-ajustado e aí fica tudo em cima!!

Mas, confesso que estranhei esse trafozinho de saída do Blue Jr, pois tenho um Orange Tiny Terror também de 15W e o trafo de saída dele se assemelha bem ao que vem no kit, só que de cor clara!!

MauricioBahia
Moderador
# abr/10
· votar


Ramsay

Isso! Já vem "mastigadinho". Mel na chupeta! ;-) Comprei do site do Bill M. (tem o kit no E-bay mas não sei a procedência) Eu não me atreveria a fazer além do que sei, até pq gosto muito do meu ampzinho.

Abração!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Num amp percebo alteração de timbre, no outro amp, com o mesmo equipo, não!