Duvida sobre Meu Peavey Valveking,o botão de muda a classe

    Autor Mensagem
    Slave of hell
    Veterano
    # mar/10


    este meu amp de 100w e 2x12 tem uma chave atras que esta me deixando intrigado,,se chama "TEXTURE" e muda progressivamente de classe A/B (tdo direita) para até classe A(tdo esquerda)

    no manual fala sobre,mas não entendi nada direito,vou copiar aki o ingles original e a tradução q arrumei num site(tradução porca)

    this new,patent-pending feature available only from peavey is used to fine-tune the power sensitivity,response and "break-up" of the power amp section of your valveking amplifier.nprmal,full-power,class A/B operation results when the texture control is set as its fully clockwise(wide opena) position and should be used as a starting point when setting this control,As the Texture control is rotated counterclockwise,the efect of one half the 6L6GC power tube is progressively subtracted from the circuit,while the gain of the driver tube is slowly increase,the driver's low-frequency response is also altered along with the gain.resulting in more even-ordered harmonioc distortion from your power amp,even at lower-than-volume settings,finally,with the texture knob in the fully countyerclockwise position,the results is a real single-ended power amp section that operates and responds exavtly like a true class A power amp,driven by a real single-ended high-gain tube stage,this settings still allows the unused power tube(s)to draw idle current,thus retaining the efficiency of the standard class A/B topology,in this mode,power output is also reduced by as much as 60% versus maximum rated power

    Slave of hell
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    este novo recurso de patente pendente disponível somente a partir peavey é usado para ajustar a sensibilidade do poder, a resposta e "break-up" da seção de amplificador de potência do seu Valveking amplifier.nprmal, cheio de energia, classe A / B resultados da operação quando o controle da textura é definida como o seu totalmente no sentido horário opena (wide) posição e deve ser usado como ponto de partida quando a definição dessa controle, como o controle da textura é girada para a esquerda, o meia efect de um tubo de alimentação 6L6GC é progressivamente subtraído do circuito, enquanto o ganho do tubo condutor está lentamente a aumentar, a resposta do condutor de baixa freqüência também é alterado, juntamente com o gain.resulting em mais pares ordenados harmonioc distorção do seu amplificador de potência, até mesmo inferiores aos ajustes de volume, enfim , com o botão textura na posição totalmente countyerclockwise, o resultado é um amplificador de potência real de terminação única seção que funciona e responde exavtly como uma classe verdadeira Um amplificador de potência, impulsionado por um verdadeiro single-ended de alta fase tubo de ganho, essas configurações ainda permite que o tubo de alimentação utilizada (s) para desenhar ociosa atual, mantendo assim a eficiência do padrão de classe A / B topologia, neste modo, a produção de energia também é reduzida em até 60% em relação à potência nominal máxima

    Slave of hell
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    ele diz que no classe A ele atua como um amp com uma válvula só,aí vem a pergunta:

    eu gosto mais do som dele no A,diga-se de passagem,o som fico com menos "farpas" eijoeijeoi e menos assanhado,,isso é tudo que posso dizer oq ouço

    mas ele possui 4 6l6 no power,e o manual diz q se comporta como um single-ended,,então estaria eu deixando de usar algumas valvulas nesta configuração?ou as 4 trabalham de forma a simular um single-ended formando oq o pedrone havia dito em outro tópico uma "super vávula"?


    "AugustoPedrone
    Veterano # Enviado: 29/ago/05 12:31
    Citar Votar Denunciar

    Também é possível montar um amp em Classe A Single Ended com 2 ou mais válvulas, de forma que estas fiquem ligadas em paralelo, formando uma "super válvula" de maior capacidade e aumentando a potência de saída
    ."

    ogaitnas
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    pela explicação esse knob desliga metada das válvulas do power... e deixa as restantes com mais ganho, para quem quer mais dist e menos volume, já que um ampli de 100w é alto pacas...

    Slave of hell
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    hum..então em linhas gerais vc diria q a priore,a opção classe A é mais p tocar baixinho,e classe A/b para botar "o bixo p pegar"?

    ogaitnas
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Slave of hell

    Por aí.. um outro jeito de fazer um atenuador no ampli, interessante, ao invés de fazer um aquecedor de café, eles desligam uma parte do power e saturam um pouco mais as que ficam ligadas.. algo assim.. o texto dos caras é aparentemente confuso de propósito... assim vc fica uau que tecnologia foda e não entende direito o que faz haahauaa

    Slave of hell
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    ogaitnas

    que merda esses caras fazerem isso,,quero meu amp sem frescura ligado com as porra das valvulas funcionando como um amp normal

    qndo eu boto em A ou A/B full o som tem mesmo volume,só que no AB ele fica mais nervoso,no A fica mais redondinho e uniforme e no meio dos 2 o volume fica mais baixo...gostei do A full,mas essa onda de matar algunas valvulas n ta me agradando,pq se for p matar vamos supor,então n seria necessário ter 4 6l6 e 3 12ax7,fica uma impressão de coisa sendo usada pela metade,,literalmente!

    tbm eu toco com ele baixinho 99% das vzs,,alto deve fazer a diferença mesmo,mesmo baixo ja me liguei em algumas coisas

    e agora? eiohjeiojheoije

    ogaitnas
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Cara, use tudo o que o ampli te oferece, nmho qq variação de timbre a disposição sempre é útil, experimente os 2 modos com o volume do ampli mais aberto qdo possível, nmho aí sim irão aparecer as diferenças..

    DotCom
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Slave of hell
    Pois é cara, eu também acho que não deve usar o ampli pela metade.
    Então bote também o volume e gain no 10, treble mid e bass também no 10, porque se tem até 10 é pra usar.

    ------------
    Em música, normalmente o melhor não é conseguido usando tudo ao máximo. Se o ampli oferece essa opção, cabe a você usar ou não. MAS se você acha que "quanto mais, melhor", entao deixa na posição B o tempo todo...

    carlos adolphs
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Slave of hell
    ogaitnas
    DotCom
    Estive analizando o esquema e posso dizer o seguinte:
    Quando o controle de texture estiver na posição AB, o ampli está em uma configuração normal como qualquer outro , porque apenas o potenciômetro permite que se tenha a conexão de dois capacitores de 100nF em série, perfazendo um valor total de 50 nF( a metade do valor ), no circuito de acoplamento de grade do ramal invertido do power.Como o ramal não invertido usa capacitor de 47 nF, os valores são práticamente identicos em transferencia de sinal e caracteristica tonal e o power funciona maravilhosamente bem em sua projetada classe AB push-pull.Quando vc leva na direção da posição A, vc vai aos poucos fazendo com que o circuito do ramal invertido do power se transforme em um acoplamento tipo T acrescido da resistência de 1M do potenciômetro em série com o sinal.Isso tudo eletronicamente falando faz com que se tenha o ramal invertido do power sintonizado na faixa dos médios, o que certamente gerará um grande nº de harmônicos no trafo de saída, colorindo o som e ainda atenuando o sinal deste ramal cerca de 40%, o que causa um desbalanceamento do power, colocando o mesmo na faixa de operação classe A da curva de funcionamento das válvulas de saida(6L6GC).Isso faz também que o ramal não invertido amplifique mais que o invertido e a potência total caia cerca de 60%.Bem engenhoso.A única recomendação que faço é que como nesse modo o ampli irá drenar mais corrente no ramal não invertido, seria recomendável de tempos em tempos, inverter as duas válvulas de power da esquerda pelas duas da direita, para que a vida útil delas aconteça por igual.
    Um abraço!

    ogaitnas
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: ogaitnas
    · votar


    carlos adolphs

    Alguém matou toda a história heeh :) nada como quem entende dar uma olhada, mais legal ainda que eu tinha entendido direitinho a idéia do negócio sem viajar na maionese hehe

    E uma nota para o dono do ampli, quando for trocar as válvulas de posição:

    1- espere elas estarem completamente frias.
    2- use um pano para pegar as válvulas, se pegar com os dedos vai deixar marcas de gordura na válvula e aí qdo ela esquentar pode estourar... (nunca vi acontecer, mas prevenir é melhor que remediar).

    rgmanica
    Veterano
    # out/10
    · votar


    carlos adolphs

    Trocas as duas da direita pelas duas da esquerda? Não seria trocar as das pontas pelas do meio? tipo:

    V1 - V2 - V3 - V4

    depois

    V2 - V1 - V4 - V3

    ?

    Comprei esse ampli e estou esperando passar o prazo da garantia pra começar a aplicar mudanças. Uma delas será o funcionamento em triodo pra reduzir ainda mais a potência, outra será (acho que não vai dar) usar 2 em push-pull em vez das 4.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvida sobre Meu Peavey Valveking,o botão de muda a classe