Marshall JCM 800 tem distorção ?

Autor Mensagem
Del-Rei
Veterano
# fev/11
· votar


Eddie Revenge
É um bom amp.
Mas isso não quer dizer que outros amps não sejam bons ou até melhores, dependendo do gosto de cada um, claro.

O que acontece é que essa linha da Marshall ficou muito consagrada por ter sido extensamente usado por vários guitarristas famosos no passado.
E bem ou mal, o que acontece é que hoje em dia é associada à excelência em timbre.

E o amp ficou endeusado. Por isso custa rios de dinheiro.... Principalmente aqui no Brasil, em que a marca pesa 300% a mais do que os impostos, e os lojistas se aproveitam disso.

Procure as bandas antigas, principalmente entre anos 70-90 que vc verá, muita gente usava esse amp.

Falou!!!



Um aceno de longe!!!

Eddie Revenge
Veterano
# fev/11
· votar


Del-Rei

entao ele é um ampli bom mas tem ate elhores mas como muitos usavam isso fez ele ficar conhecido e mais caro ainda ? se for isso entendi valew

Del-Rei
Veterano
# fev/11
· votar


Eddie Revenge
entao ele é um ampli bom mas tem ate elhores

Cara, veja "melhores" é bem subjetivo. Vai depender do gosto pessoal de cada um.

O que eu quis dizer é que o amp foi MUITO utilizado por guitarristas famosos e virou ícone.

Mas tem muitas outras coisas boas por aí, inclusive SS.

Falou!!!



Um aceno de longe!!!

Vinícius Iron
Veterano
# fev/11
· votar


Eddie Revenge

Pra começar, que os JCM 800 da década de 80 eram melhores que as reedições atuais, tinham componentes melhores, principalmente os transformadores. E, sim, existem outros modelos melhores que o JCM 800 dentro da Marshall, assim como existem outras marcas de amplificadores melhores que Marshall (apesar de isso ser um pouco pessoal). Antes de considerar um Marshall, eu consideraria Mesa/Boogie, Soldano, Alien, Rivera ou Vox, o que, obviamente, não tira o mérito da Marshall. Curto muito o VM 2466 e os Plexi. Baita amplis.

O negócio do JCM é o timbre clássico, muito utilizado pelas bandas de Hard Rock dos anos 80, assim como o Plexi nas dos anos 70.

Abs

I.R.
Veterano
# fev/11
· votar


gosto muito do som do jcm800 mas compra-lo era inviavel pra mim
E queria um drive mais forte sem ter que usar booster
Então encomendei um rocket da alien
Que é baseado no jcm800 e soldano atomic astroverb
Acredito que seja mais versatil pra mim que o jcm
Por que tem atenuador de potencia e mais ganho
Fora o preço que é bem menor

Vinícius Iron
Veterano
# fev/11
· votar


I.R.

Tu já tá com o teu em mãos? Chegou a pedir mod de ganho e de equalização? Fala aí como é que é o som e o ganho dele. Tenho muito interessante nesse amp, acho que será o meu próximo amp.

Abs

I.R.
Veterano
# fev/11
· votar


eu encomendei semana passada
O ronaldo disse que em 3 meses fica pronto.
Sera um head 30watts com atenuador e caixa selada 2x12
Acho que a fila de espera era menor. Mas cm o lançamento do amp FIVE a fila deve ter aumentado bastante
Ele até deu uma parada com os pedais por enquanto para dar uma prioridade com os amps

Luciano SJ
Veterano
# fev/11
· votar


minha pergunta não tem muito a ver com o topico mas é o mais parecido, minha dúvida é: pq o JCM 800 faz tanto sucesso? o que ele tem que os outrs marshalls ou outros amplificadores de outras marcas voltadas para o mesmo estilo não tem ? gostaria de saber vlw

Pega um cabeçote desses - o 2203, de preferência,

pluga num closed back 2x12 ou 4x12 celestion gt12 ou v30.

Espeta uma Lespa nele.

Regula bem.

Toque.

Se quiser ver estrago maior, põe um ds1 na frente dele.

Depois você diz se tem a resposta pra tua pergunta.

E mais, não é um amp do passado:

é amplamente utilizado por bandas contemporâneas,

sobretudo de metal.

nichendrix
Veterano
# fev/11
· votar


Luciano SJ

JCM800 2203 muito usado hoje? Um amp de só um canal, sem nem mesmo a opção de boost?

Hum hum, cara, para de sonhar, ironicamente os JCM800 que mais venderam foram a linha 2205 e 2210 e suas versões combo que são as versões de 2 canais e substituiram o 2203 e 2204.

Há toda a lenda em cima do 2203 e do 2204, mas a verdade é que eles só foram os principais amps da linha entre 81 e 82, já que a partir de 83 o principal produto da linha e o mais vendido foram os modelos DSL no caso dos heads eram o 2205 e 2210 e os combos deles.

Eventualmente eu até aceito e acredito que o pessoal use muito eles em estúdio, mas ao vivo, quando aparece é como o do pessoal do Slayer ou o Dino Cazares do Fear Factory que virtualmente não tem quase nada do 2203 original.

Até onde lembro o único guitarrista de metal bastante conhecido que ainda usa os JCM800 de um canal totalmente originais, sem nenhum mod é o Zakk Wilde.

Enfim, é um ótimo amp, mas está longe de ser o ultimo biscoito do pacote da Marshall, eu particularmente acho o 1959SLP muito mais amp que o 2003, que ao contrário do que muitos pensam é da linha JCM800 também, embora só tenha recebido essa designação a partir de 1983. Mesmo o 2205 e 2210, são amps muito mais interessantes que o 2203 a meu ver, já que ele não é muito mais do que um 1959 de um canal apenas, e no geral considero até mais limitado, já que o som do 2203 é o som do 1959 com mod de ligar os canais 1 e 2 em cascata para dar mais ganho.

turtlefingers
Veterano
# fev/11
· votar


nichendrix
Até onde lembro o único guitarrista de metal bastante conhecido que ainda usa os JCM800 de um canal totalmente originais, sem nenhum mod é o Zakk Wilde.

E um Jazz Chorus atrás do palco, para os sons limpos.

Luciano SJ
Veterano
# fev/11 · Editado por: Luciano SJ
· votar


Nichenhendrix

É bom ter se conhecimento, mas há de se usá-lo com sabedoria, para não se passar por pernóstico.

Não entendi a sua afetação com relação a meu post.

Se você ler atentamente o meu comentário, não comparei o amplificador 2203 a nenhum outro; apenas fiz um comentário em termos absolutos tentando responder à pergunta do rapaz sobre o motivo da fama do referido equipamento!

Primeiro me alfineta dizendo que estou "sonhando".

Depois, de um modo completamente TRESLOUCADO, PASSIONAL E SUBJETIVO, tenta - e não consegue, lógico - desmerecer um amplificador consagrado.

Luciano SJ
Veterano
# fev/11 · Editado por: Luciano SJ
· votar


Então, vamos lá:

a um: carece de fonte sua informação de que o modelo 2203 teria sido bem vendido até 1983, até o lançamento dos modelos 2205 e 2210. Se pudesse provar o alegado, com documentos, ficaria contente de somar mais essa informação a meu pífio inventário.

a duas: consulta a Guitar Player brasileira de novembro - "Novos Rumos do Metal" - e comprove que várias bandas de Heavy Metal da Atualidade utilizam o JCM800 como seu amplificadores de palco/estúdio, além dos exemplos que você deu: Zakk Wild, Jeff Hanneman, Kerry King e Dino Casares. Logo...

a três: se você quer defender que o SLP é mais amp do que o JCM800 2203 ou que os modelos 2210 e 2205 "são mais interessantes" que o mesmo, não posso fazer nada ALÉM DE RESPEITAR SUA OPINIÃO, em que pese EU ACHAR que o JCM800 2203 é muito, mas muito mais amplificador que o SLP, entre outros motivos por que este está "embutido" naquele, e a distorção "de rasgar a pele" do 2203 não pode, a priori, ser tirada num 1959 nem a pau, em que pese poder-se tirar tranquilamente o drive do SLP na entrada low do 2203.

a quatro: só pra fixar: não disse em nenhum momento, no post anterior, que o 2203 era melhor - ou como você disse "o último biscoito do saco" - ou pior que qualquer amplificador – da Marshall ou de qualquer outra empresa.

a cinco: o JCM800 2203 é um amplificador tão atual que as discussões com relação a ele não cessam – como esta, pra quem não percebeu, a Marshall o reeditou, uns 95% dos guitarristas desse mundão gostariam de ter um e pelos motivos citados no § 8º, entre muitos outros motivos.

Vinícius Iron
Veterano
# fev/11
· votar


Luciano SJ

a duas: consulta a Guitar Player brasileira de novembro - "Novos Rumos do Metal" - e comprove que várias bandas de Heavy Metal da Atualidade utilizam o JCM800 como seu amplificadores de palco/estúdio, além dos exemplos que você deu: Zakk Wild, Jeff Hanneman, Kerry King e Dino Casares. Logo...

Sem querer me meter, mas gostaria de fazer uma colocação a esse respeito, só para dar uma enriquecida no papo: os JCM 800 que vemos músicos profissionais usar, por estranho que pareça, nunca são o mesmo tradicional que se vende nas lojas. Os JCM do Wylde e do King tem um circuito bem modificado em relação ao modelo tradicional, além de ter ajustes de Bias, para que esses guitarristas usem válvulas diferentes. O Wylde, por exemplo, usa 6550; O King KT 88. Ou seja, com todas essas modificações o JCM 800 deles acaba sendo de uma sonoridade completamente diferente dos tradicionais já conhecidas. Claro, essas modificações são feitas de fio à pavio para as preferências timbrísticas dos músicos, da mesma forma que o SLP do Randy Rhoads era completamente modificado. Aliás, esse signature reedição do Rhoads é raríssimo de ser encontrado.

Pessoalmente, eu diria que o JCM 800 é mais para um som Hard da década de 80. Para metal, atualmente, temos inúmeras opções melhores. O mercado de amplificadores cresceu absurdamente da década de 80 pra cá, assim como a sua qualidade. Nada contra gostos, mas eu ACHO que o cara que diz que o JCM 800 é o melhor amplificador que exite, certamente não tocou em muita coisa... Mas, se o assunto é timbre que marcou época, então o JCM 800 vai conseguir dar um ar bem vintage das bandas daquela época, apesar de as reedições não terem os mesmos componentes de qualidade dos originais.

Abs

nichendrix
Veterano
# fev/11
· votar


Luciano SJ
É bom ter se conhecimento, mas há de se usá-lo com sabedoria, para não se passar por pernóstico.

Esse é o tipo de comentário que não me incomoda, melhor se passar por pernóstico sem ser, do que usar de uma falsa modéstia para agradar os outros.

Não entendi a sua afetação com relação a meu post.

Não houve afetação nenhuma, só uso do método dialético, você propôs uma idéia (de que o JCM800 é muito usado pelas bandas de metal atuais), eu propus uma negativa a essa sentença, que ele não é tão usado, e mesmo as que usam, são um pouco mais antigas e tendem a usar ou a linha DSL, ou versões modificadas da linha SL, como os citados Cazares, Hanneman e King.

Se lógica é afetação, então o conceito errado não está na minha cabeça.

Se você ler atentamente o meu comentário, não comparei o amplificador 2203 a nenhum outro; apenas fiz um comentário em termos absolutos tentando responder à pergunta do rapaz sobre o motivo da fama do referido equipamento!

A partir do momento que você tenta usar os sentidos, já deixou de ser um argumento absoluto, já que cada um percebe o mundo de maneira diferente.

Primeiro me alfineta dizendo que estou "sonhando".

Depois, de um modo completamente TRESLOUCADO, PASSIONAL E SUBJETIVO, tenta - e não consegue, lógico - desmerecer um amplificador consagrado.


Um eu não tentei desmerecer nenhum amplificador consagrado, até porque no máximo me ative a afirmar que preferia o antecessor dele e o sucessor dele, ambos da linha JCM800.

E se usar a lógica é ser passional, tresloucado e subjetivo... bem já temos uma idéia de quem precisa rever os conceitos que tem em mente.

a um: carece de fonte sua informação de que o modelo 2203 teria sido bem vendido até 1983, até o lançamento dos modelos 2205 e 2210. Se pudesse provar o alegado, com documentos, ficaria contente de somar mais essa informação a meu pífio inventário.

Eu não disse que o 2203 foi vendido até 83 (até porque só saiu de produção em 1989 e só retornou em 2003), só disse que ele foi o mais vendido da linha JCM800 até esse ano, quando vieram as versões, DSL. E isso pode ser encontrado no livro Jim Marshall the Father of Loud: The Story of the Man Behind the World's Most Famous Amp, de autoria do Rich Maloof e publicado pela Hal Leonard, outro livro que você vai achar informação semelhante é no A History of Marshall: The Illustrated Story Of The Sound Of Rock do Michael Doyle, também publicado pela Hal Leonard e no The Tube Amp Book do Aspen Pittman publicado pela Backbeat.

http://www.amazon.com/Jim-Marshall-Father-Loud-Behind/dp/0879308036/re f=sr_1_1?ie=UTF8&s=books&qid=1298250121&sr=8-1

http://www.amazon.com/History-Marshall-Illustrated-Story-Sound/dp/0793 525098/ref=sr_1_1?ie=UTF8&s=books&qid=1298250348&sr=1-1

http://www.amazon.com/Tube-Amp-Book-Revised-Hardcover/dp/0879307676/re f=sr_1_1?s=books&ie=UTF8&qid=1298250621&sr=1-1

Botei até os links para caso você queira comprar, já que são 3 ótimos livros.

E se não quiser comprar e ainda assim quiser ver algo escrito. Só ir nas Wikipedias da vida que você vai ver um resumo do que dizem todos os livros a respeito do assnto:

Marshall began to see more competition from American amplifier companies such as Mesa Boogie and Soldano. Marshall then updated the JCM800 range with additional models and new features such as "channel switching," which meant that players could switch between clean and distorted tones with the push of a foot-operated switch. This feature debuted in the 2205 series and these amps contained more pre-amp gain than ever thanks to a new innovation; diode clipping. This meant a solid-state diode added additional distortion to the signal path, akin to adding a distortion pedal. While hotly criticised today among valve purists, these amps were more popular than ever, finding mass acceptance within the hard rock community and still in use today by many.

a duas: consulta a Guitar Player brasileira de novembro - "Novos Rumos do Metal" - e comprove que várias bandas de Heavy Metal da Atualidade utilizam o JCM800 como seu amplificadores de palco/estúdio, além dos exemplos que você deu: Zakk Wild, Jeff Hanneman, Kerry King e Dino Casares. Logo..

Porque algumas bandas ainda usam o JCM800, não quer dizer que ele seja um amp de uso comum, é muito mais fácil você ver amps mais modcernos como os Mesa, EGL, Randall e as linhas mais novas dos JCM (900 e 2000), do que um JCM800.

a três: se você quer defender que o SLP é mais amp do que o JCM800 2203 ou que os modelos 2210 e 2205 "são mais interessantes" que o mesmo, não posso fazer nada ALÉM DE RESPEITAR SUA OPINIÃO, em que pese EU ACHAR que o JCM800 2203 é muito, mas muito mais amplificador que o SLP, entre outros motivos por que este está "embutido" naquele, e a distorção "de rasgar a pele" do 2203 não pode, a priori, ser tirada num 1959 nem a pau, em que pese poder-se tirar tranquilamente o drive do SLP na entrada low do 2203.

Cara, aqui é opinão mesmo, mas tá longe de ser verdade a idéia de o 2203 dar o som do 1959, até porque o 2203 é praticamente um 1959 com os 2 canais jumpeados, o circuito dele é todo feito pra isso, não muda muito em relação ao canal 2 (que tb tem entradas high and low).

Já o 1959 jumpeado é um 2203, sem os jumpers, dá pra tirar um som um pouco mais na praia dos JTM, ademais, os dois amps tem são da mesma série, já que o nome JCM800, foi criado para renomear a série JMP Master Volume, que ficou mais conhecida como Plexi, o motivo da mudança de nome foi o fim do contrato com a empresa que distribuía a marca fora da Inglaterra. Logo, a partir de 83, mesmo os 1959 e o resto da série Plexi, passou a ser vendido com a estampa JCM800.

Enfim, você nunca deve ter pego um1959 e um 2203 juntos para ver a diferença.

a cinco: o JCM800 2203 é um amplificador tão atual que as discussões com relação a ele não cessam – como esta, pra quem não percebeu, a Marshall o reeditou, uns 95% dos guitarristas desse mundão gostariam de ter um e pelos motivos citados no § 8º, entre muitos outros motivos.

95% dos guitarristas do mundo quererem um JCM800 é um chutaço e bem por cima do gol.

Ele foi reeditado não porque ele era melhor, mas porque de 200 para vá começou uma hype em cima de equipamentos vintage e toda uma moda de purismo valvulado impulsionada pela internet (que surgiu de uma má interpretação de diversos fatos). Por isso que o 2203 foi reeditado e não as versões DSL, que eram as mais populares na época, porque hoje se criou esse conceito de que qualquer amplificador que use qualquer sistema de mudança de canais baseado em circuitos SS, não é all tube, o que no mínimo é uma puta ignorância do ponto de vista da técnico.

Vinícius Iron
Claro, essas modificações são feitas de fio à pavio para as preferências timbrísticas dos músicos, da mesma forma que o SLP do Randy Rhoads era completamente modificado. Aliás, esse signature reedição do Rhoads é raríssimo de ser encontrado.

É isso que eu tentava dizer sobre a grande maioria das bandas que usam o 2203 hoje.

Eu já testei o 1959RR, um amigo meu que trabalha boa parte do ano na Holanda tem um e pude testar durante o período das festas de final de ano. É um puta de um amp, e tem uma quantidade de ganho absurda porque liga os 2 preamps em série quando você usa a entrada high do canal 2. É insano o volume e o ganho desse amp, muito alto mesmo, sem o redutor de ruido no ouvido é pra deixar um surdo.

Sem querer me meter, mas gostaria de fazer uma colocação a esse respeito, só para dar uma enriquecida no papo: os JCM 800 que vemos músicos profissionais usar, por estranho que pareça, nunca são o mesmo tradicional que se vende nas lojas.

Isso mesmo, em geral os usados são os DSL, e quando você vê os SL, via de regra são modificados, até porque foi o ultimo Marshall relativamente simples de modificar, cada versão posterior dos JCM800 e as séries seguintes tinha uma eletrônica tão mais sofisticada que torna as modificações bem mais trabalhosas.

Pessoalmente, eu diria que o JCM 800 é mais para um som Hard da década de 80. Para metal, atualmente, temos inúmeras opções melhores. O mercado de amplificadores cresceu absurdamente da década de 80 pra cá, assim como a sua qualidade. Nada contra gostos, mas eu ACHO que o cara que diz que o JCM 800 é o melhor amplificador que exite, certamente não tocou em muita coisa...

E como cresceu, especialmente nessa praia de alto ganho, onde existem muito mais equipamentos disponíveis hoje do que em qualquer período anterior.

MMI
Veterano
# fev/11
· votar


nichendrix

Cara, neguinho endeusa esse JCM800. Eu particularmente não dou muita bola para ele não...

salton
Veterano
# fev/11
· votar


MMI

Realmente. Aqui vai um amp que eu acho realmente foda:
http://www.youtube.com/watch?v=jEVxoniO-uY

nichendrix
Veterano
# fev/11
· votar


MMI
Cara, neguinho endeusa esse JCM800. Eu particularmente não dou muita bola para ele não...

Eu não acho eles ruins, até tive um chamego pelo 2205 por muito tempo, mas não são nem 10% do que a meninada de hoje em dia acha que eles são. Aí a pessoa vai, compra achando que tem o som dos sons só porque leu na internet, depois fica repetindo que é uma maravilha, feito papagaio, sem nunca ter testado as alternativas... o que faz parecer que a repetição toda é pra se convencer e não convencer os outros.

Agora acho muito engraçado como o 2203 é endeusado hoje e na época era só o "JCM800" de quem não tinha como comprar um 2210. E como os 2210 que eram "endeusados" na época de repente viraram o cocô do cavalo do bandido na era "qualquer merda que usa componentes SS não é all tube". O que excluiria uns 90% dos amps valvulados da categoria de all tube, já que no minimo, desde meados dos anos 60, a maioria deles tem a retificadora SS.

salton

Aí é amp pra mais de metro... hehehehheh

Vinícius Iron
Veterano
# fev/11
· votar


nichendrix

Esse signature do Randy Rhoads, eu acredito que seja um baita de um amp, talvez um dos melhores da Marshall. Outro que é bem legal também é a série Vintage Modern. A maioria dos guitarristas dos anos 80 que tocavam em JCM 800, trocaram este pelo 2466 da Vintage Modern. Exemplos de guitarristas seriam o Slash (agora, a gurizadinha vai à loucura) e Doug Aldrich. O Paul Gilbert, na época do Racer X, usava um SLP de 50w. Depois, mudou pro Laney, mas acabou voltando pra Marshall, mais especificamente os VM.

MMI

Eu também não dou muita bola... eu tenho muito mais interesse em um Mesa/Boogie Mark V, um Rivera KR100 ou um Soldano SLO 100. Mas um que eu tô muito afim de comprar, agora, é o Rocket 30w da Alien Amps, amplificador handmade. Eles são de São José dos Campos, feitos pelo Ronaldo. Tu deve conhecer pelo menos de nome, já que mora pelas redondezas. Ele tinha o modelo Evolution, que saiu de linha, mas está montando a segunda versão deste.

MMI
Veterano
# fev/11
· votar


nichendrix

Não é que são ruins mesmo. Mas não são a última bolacha do pacote mesmo. E para mim, não queria.


Vinícius Iron

São José não é muito perto daqui não... Dá mais de uma hora, pelo menos. Já ouvi falar desses amps, mas não conheço. De SJC conheço é uma garota que essa sim, melhor que qualquer amp! heheheheeh

nichendrix
Veterano
# fev/11 · Editado por: nichendrix
· votar


MMI
De SJC conheço é uma garota que essa sim, melhor que qualquer amp! heheheheeh

Me apresenta pra eu plugar meu jack e ver se os celestion dela são bons hehehehhehehehe

MMI
Veterano
# fev/11
· votar


nichendrix

Não é um Dumble também... Mas tem um acabamento melhor que aqueles Mesa customizados com madeiras envernizadas.
O Dumble é outro...

nichendrix
Veterano
# fev/11
· votar


MMI

É, eu bem que quero passar uns dias lá no carnaval, boa hora de me apresentar um bom amp, daqueles que falam muito e bem alto, com aquele som gritado e cheio de medios, mas que pode soltar agudos rasgantes e graves guturais... hehehhehe

turtlefingers
Veterano
# fev/11
· votar


Vinícius Iron

Exemplos de guitarristas seriam o Slash (agora, a gurizadinha vai à loucura) e Doug Aldrich. O Paul Gilbert, na época do Racer X, usava um SLP de 50w. Depois, mudou pro Laney, mas acabou voltando pra Marshall, mais especificamente os VM.

Você precisa conhecer David Friedman, Suhr e Golub, então seu conceito dos amps que eles usam vai mudar.

Vinícius Iron
Veterano
# fev/11
· votar


MMI
nichendrix

aheuehuae, vocês têm de vir é pro Rio Grande do Sul ou pra Santa Catarina! :D

nichendrix
Veterano
# fev/11
· votar


Vinícius Iron

Cara, e quem disse que eu não ando dando umas voltas pras bandas daí? Lá na minha terra tem muito gaúcho, paranaense, catarinense e afins, já que depois que descobriram que a região é boa pra soja, começou um êxodo de produtores do sul para lá.

Tenho muitos amigos em POA e em Floripa, mas ir pra Floripa em época de festas sai muito caro.

turtlefingers

Suhr tem uns ampzinhos fodas que só, diabo que eu sou doido por um Badger, mas só quando for pras terras boreais mesmo, aqui em terra brasilis é o preço está muito inflado.

MMI
Veterano
# fev/11
· votar


Vinícius Iron

Olha, já tive que pegar muitos vôos para os dois Estados, me custaram cartões ouro de dois programas de milhagem. Coisa fina. Mas o Dumble que me refiro não era daí...

Drive30
Veterano
# fev/11
· votar


Marshall JCM800 tá tomando o posto do Slash hein.. em termos de polêmica.

nichendrix
Veterano
# fev/11
· votar


MMI

Eu to precisando de um overdrive, mesmo que não seja um Dumble Overdrive Special hehehehhehee

Luciano SJ
Veterano
# fev/11 · Editado por: Moderador
· votar


nichendrix

Rapaz, vou resumir o ponto central de nossa conversa:

você, com uma boçalidade de dar nojo, tentou desmerecer o amplificador em comento fazendo uso de comparações completamente subjetivas: não conseguiu.

Depois, com a sordidez de alguns mineiros que terminou por legar a esse "povo" pecha de cínico e mentiroso – muito injustamente, quis me convencer – inutilmente – que o JCM 800 2203 é um amplificador "meia-boca". Também não logrou êxito.
Perdoe a sinceridade, mas você é uma pessoa que tem necessidade de aparecer.
Não é a primeira vez que vejo esse tipo de atitude sua.
Com a devida Vênia, mais uma vez, você é pedante, até onde não pode mais.

Só disse que o amplificador em comento é legal, PARA MIM, no post de 20/fev/11 00:43.

Que mal há nisso?

Desafio você ou qualquer lustra bolas que ficou aqui o dia todo nesse papinho de comadre a indicar, naquele post, onde eu disse que o JCM 800 2203 era melhor, ou pior, que qualquer outro amplificador?

Não posso exercer meu direito de achar um amplificador bom? De ir e vir? De gostar de comer feijão? E ainda vem me falar em dialética? Fascismo, isso sim.

Fascismo guitarrístico – ou amplificadorístico – se quiser enfeitar.

Velho, o amp pode ser o pior do mundo, em sua triste opinião, mas pra mim é o máximo – sem querer dizer que ele é melhor que qualquer outro (aliás, foi a essa absolutidade a que me referi, e não àquela balela de "sentidos" que você mencionou) .

Por fim, não merece muito crédito o cara que faz uma piada asquerosa como esta:

"Me apresenta pra eu plugar meu jack e ver se os celestion dela são bons hehehehhehehehe"

Jcm800 2203 rulez.

P.S: quando for fazer referência a uma obra, não ponha link's pedantemente como você fez, ponha os números das páginas que você SUPOSTAMENTE leu, ok? Ganharão em veracidade suas informações.

nichendrix
Veterano
# fev/11 · Editado por: nichendrix
· votar


Luciano SJ

Cara, sinceramente tu é muito pretensioso para achar que meus posts são realmente direcionados a você e a lhe convencer de qualquer coisa.

Se existe algo que eu não perco meu tempo é tentando convencer alguém. Adoro conversar, adoro argumentar, como já disse em outro tópico, além de um grande prazer é acima de tudo um grande exercício que serve tanto pra minha vida, quanto para meu trabalho e por isso, muitas vezes não me faço de rogado em assumir o papel de advogado do diabo, não raro defendendo pontos de vista que nada tem haver com o meu, só para eu ver até onde eu posso ir no entendimento e na capacidade de ver o outro lado de uma argumentação. Da mesma forma sou um notório fã de figuras de linguagem e usá-la para mexer com a percepção das pessoas.

Essa prática é pública e notória, é algo que qualquer pessoa com um mínimo de convivência comigo, seja ela real ou virtual, aprende a identificar rápido. Ao mesmo tempo também é uma ótima estratégia de testar e analisar o comportamento das pessoas, algo que é deveras útil e necessário na minha profissão.

Por isso eu tenho um certo hábito de quando vejo uma discussão e quero levar ela para outro ponto (o ponto que eu gostaria de discutir), para isso via de regra pego um post aleatório e além da resposta, coloco meus pensamentos.

Então se não ficou claro até agora, os únicos pontos do primeiro post que se referiam a você, fora esses bem aqui:

JCM800 2203 muito usado hoje? Um amp de só um canal, sem nem mesmo a opção de boost?

Hum hum, cara, para de sonhar,


Eventualmente eu até aceito e acredito que o pessoal use muito eles em estúdio, mas ao vivo, quando aparece é como o do pessoal do Slayer ou o Dino Cazares do Fear Factory que virtualmente não tem quase nada do 2203 original.

Até onde lembro o único guitarrista de metal bastante conhecido que ainda usa os JCM800 de um canal totalmente originais, sem nenhum mod é o Zakk Wilde.


Todo o resto, não tem nada haver com seu post ou com uma resposta direta a você, são apenas reflexões minhas a respeito de um certo revival que os 2203 vêm tendo nos últimos anos, já que até relativamente recentemente, eles eram basicamente esquecidos em detrimento das séries mais novas da linha JCM, os 900 e 2000, especialmente as versões Triple Super Lead (TSL) das duas séries (as de 3 canais).

Como eu disse, eu peguei um posto aleatório e usei para tentar levar a discussão para outro lugar, para outro nível, se você se inflamou e achou que era algum ataque pessoa... bem o problema é seu, pois pra mim quem esquenta cabeça é palito de fosforo.

Daí a achar que tudo que escrevi era uma resposta direta a você ou uma tentativa de lhe convencer de qualquer coisa, é um pulo imenso, maior ainda é a pretensão de achar que eu perderia meu tempo com isso.

=====================

Agora é engraçado como a linguagem tem um poder interessante de mexer com a percepção das pessoas e fazer elas mostrarem mais de si do que imaginam.

Em momento algum eu tentei desmerecer os JCM800 2203 e 2204, em momento algum eu disse que eles eram piores que qualquer outro amp, também não disse que eram melhores, os únicos comentários remotamente ligados ao assunto que fiz foi falar da minha preferência pelo 1959 e pelo 2205 e 2210, eu disse que achava eles melhores pra mim, e usei argumentos pra isso que vão bem além do "pluga numa 2x12 selada e tu vai saber". Já que o motivo de eu gostar dos 1959 é porque tem um espectro timbristico bem mais amplo que os 2203 e de eu gostar das versões DSL do JCM800 é porque elas são mais versáteis.

Isso não é desmerecer o 2203, muito menos dizer que ele é pior que qualquer outro amp, só que eu não acho ele a melhor opção dentro da linha da Marshall para me dar os sons que ele dá, mas isso sou eu, não sou nenhum Lord Sith ou Pastor da Universal para ver o mundo em termos absolutos.

Por fim, não merece muito crédito o cara que faz uma piada asquerosa como esta:

"Me apresenta pra eu plugar meu jack e ver se os celestion dela são bons hehehehhehehehe"


Engraçado é que novamente é algo que revela mais de você do que de mim. Eu escrevi propositalmente uma série de metáforas com múltiplos sentidos. Cada um as interpreta da forma que seu comportamento, baseado em suas experiências, nos seus conceitos morais e sociais, bem com nos seus próprios desejos.

Por si só, essa afirmação, bem como a seguinte, não querem dizer droga nenhuma. Propositalmente tem uma referência fálica, mas o caráter sexual ou não, não é definido por isso.

Afinal o que é plugar o jack e testar um celestion? Quantas mulheres você conhece que vem com um plug fêmea e quantos homens você conhece tem um plug macho, no padrãp P10? Quantas mulheres você conhece que vem equipada com auto-falantes Celestion?

Da mesma forma que você entendeu está metáfora como sendo uma referência a uma relação sexual, pode-se dizer interpretar como estabelecer um contato próximo, uma ligação intima, uma interação que gera uma boa e agradável conversa, fato que continuo no post seguinte: É, eu bem que quero passar uns dias lá no carnaval, boa hora de me apresentar um bom amp, daqueles que falam muito e bem alto, com aquele som gritado e cheio de médios, mas que pode soltar agudos rasgantes e graves guturais

Da mesma forma que essa afirmação pode ser interpretada com um caráter sexual, pode também não ter nada haver com isso, afinal, no carnaval você grita, dança, pula, fala alto, e por aí vai.

Enfim... o significado de uma metáfora está mais na cabeça de quem lê do que de quem escreve, já que essa é a função das figuras de linguagem, deixar a margem para o outro tirar conclusões sobre o que está nas entrelinhas, o dizer sem dizer, e nem sempre essas conclusões coincidem com as do autor.

E só para você ver como essa "balela" de percepção é interessante, quando você diz:

Depois, com a sordidez de alguns mineiros que terminou por legar a esse "povo" pecha de cínico e mentiroso

Aqui você assume que sou mineiro, algo que em momento algum eu afirmei ser (e realmente não sou, embora agora eu esteja morando em Minas por conta do trabalho e de algumas pós-graduações). Todavia, você acha que tem o direito de ofender todo um povo, baseado nos seus preconceitos, para justificar uma percepção sua. Hitler e Mussolini fizeram algo muito parecido, em uma escala bem maior.

P.S: quando for fazer referência a uma obra, não ponha link's pedantemente como você fez, ponha os números das páginas que você SUPOSTAMENTE leu, ok? Ganharão em veracidade suas informações.

Eu pus os links, porque ao contrário de você - que considera pedante quem demonstra um mínimo de conhecimento a mais que você (afinal quem pediu as referências foi você, pedante a meu ver seria se eu as oferecesse só pra provar algo em uma conversa de "botequim") - algumas pessoas realmente tem vontade de ter acesso às informações e presumo eu, que algumas poderiam se interessar pelos livros, por isso coloquei os links, da mesma forma que quando tenho o mesmo material em meio digital eu disponibilizo para os colegas foristas fazerem o download.

Contudo, uma vez que você pede o número das paginas (para novamente me chamar de pedante, pernóstico e demais sinônimos):

The Tube Amp Book pode procurar das páginas 66-78.

Jim Marshall Father of the Loud, p.208-215.

The History of Marshall, a partir da p.36.

Enfim, pode chamar de pedante, pernóstico, o que for... não estou nem aí, melhor você me chamando de pernóstico (uma percepção de uma minoria, não só aqui, como fora daqui), do que fingir uma falsa modéstia só para agradar uma pessoa que nunca nem vi na vida.

Eu acredito que é preciso ter humildade diante do conhecimento, humildade para entender que ninguém nunca sabe de tudo e que quanto mais se sabe, mais se tem à aprender e parte dessa humildade também é saber honrar o conhecimento que se tem, dar valor à todas as horas que se passa com a bunda numa cadeira dura para se conseguir ele. Ficar fingindo que sou ignorante só pra agradar os outros é no minimo uma puta deslealdade com todo o esforço que se gasta para obter o conhecimento, salvo quando se usa da ironia socrática para fins pedagógicos, mas eu não estou aqui para dar aulas, logo...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Marshall JCM 800 tem distorção ?