O que é o loop de efeitos que tanto se fala?

Autor Mensagem
Slash_1989
Veterano
# jul/09
· votar


dezii92
aee galeera eu to com um mesa dual rectifier e aproveitando o topico
só se vc tiver postando de dentro de alguma loja gringa pra estar esse amp!

concordo com o GuitarUser! quem tem um amp desses ou eh renato ou manja mto bem!

nichendrix
Veterano
# jul/09
· votar


wiskeria

Cara, embora eu concorde por um lado, também me pergunto porque o Buddy Guy toca com 3 pedalboards... hehehehehehe

wiskeria
Veterano
# jul/09 · Editado por: wiskeria
· votar


mas hendrix usava uns 3 pedais no imput, John lee hooker só guitarra e amo, SRV o tubescreamer, por ai vai... Creio que a melhor fase do Buddy Guy, mais pro inicio de carreira ele não usava mais que 2 pedais, chuto até nenhum. heheheheheh

nichendrix
Veterano
# jul/09
· votar


wiskeria

Enfim vai se saber, eu tenho uma duzia deles, mas raramente uso mais que dois ao mesmo tempo também.

dezii92
Veterano
# jul/09
· votar


po galeera é que eu ainda naao tenho eu pedi ele pra um tio que ta chegando dos EUA semana que vem
ele já comprou o amp ai eu comecei a pesquisar sobre ele q queria saber isso...
mas nada que 10 minutos com o amp em casa nao resolva!!!

MauricioBahia
Moderador
# mar/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Revivendo e enriquecendo aqui... Traduzi a última parte de um texto interessante do site http://stinkfoot.se/archives/722

Print screen pra eternidade, hehe:

http://imageshack.us/a/img545/4519/printdosite.gif

"Então, quando eu uso o loop de efeitos?

Basicamente, o grande divisor é a distorção. Alguns efeitos soam definitivamente melhores ou mais balanceados quando colocados após a distorção (como delay e reverb), enquanto outros apenas soam diferentes (chorus, flanger, phaser, etc). Tremolo antes da distorção irá variar a quantidade de distorção muito mais do que o volume de fato, o que pode não ser o que deseja. Então, aqui vai:

- Em um amplificador onde você usa o canal de distorção, você pode tentar, pelo menos, delay e reverb no loop. Se você tem um pedal tremolo e planeja usá-lo no canal de distorção, coloque lá também. Chorus, flanger phaser etc, dependem do gosto individual, e devem ser experimentados. Além disso, colocando um booster ou pedal de equalização no loop vai lhe dar muito mais controle sobre o volume total, comparado a na frente de um pré-amplificador distorcido.

- Em um amplificador limpo (ou pelo menos num que você não tenha distorcido demais o pré-amp),eu nem preocupo com o loop. Pegar o sinal que sai do amplificador (e baixando o nível para igualar aos dos pedais e re-amplificando novamente) pode estragar o timbre muito mais do que quaisquer benefícios que você obteria ao colocar determinados efeitos após os controles de tonalidade.

- Se você distorcer o amplificador simplesmente girando o volume até "estourar os ouvidos" (como fazíamos nos bons velhos tempos), não se preocupe também. Um monte deste tipo de distorção geralmente vem do estágio do amplificador de potência de qualquer maneira, que está localizado após qualquer loop de efeitos ...

Uma última dica - se você tem um amplificador que tem um loop de efeitos serial colocado após o reverb, você tem o lugar perfeito para ligar um pedal de tremolo. Dessa forma, o tremolo estará mais próximo de imitar os dos bons e velhos amplificadores Fender (ou seja, "tremolando" tudo, inclusive o reverb), que soa bacana!

Mas não permita que ninguém lhe diga o que deverá usar no loop para certos efeitos - nada é assim tão simples, e não há uma verdade universal!"


Abs

locoabreu
Veterano
# mar/10
· votar


mauriciobahia
no entanto estou ligando tudo no loop
se eu quiser usar no imput fica bom tambem
sò o dose è que o drive clean do meu amp saturando a vauvola no volume fica celestial, na verdade da vontade de usar sò a guitarra o amp e seu reverb de mola a
mais voce diz que è melhor ligar o delay em loop è isso mesmo???
se è que me entende
gratto...

MauricioBahia
Moderador
# mar/10
· votar


locoabreu

Qual é o seu amp?

Abs

locoabreu
Veterano
# mar/10
· votar


meteoro g160 nitrus vauvolado
guitarra ibanez japonesa com d'marzio na ponte hambucker um original no meio que quaze nao uso e um seimou no braço hambucker
atè agora o que voce disse tem dado certo obrigado...
a dica do delay depois do volume era uma das maiores duvidas minhas

flankrin
Veterano
# abr/10
· votar


entao só pra esclarecer

eu tenho um laney lv 300 tw
uso os dois canais de drive como booster para solos no ds-1 e no jackhammer, que uso um como distorçao e outro como overdrive, respectivamente, ai tenho um compressor marshall, chorus marshall, um vox 847 e um dl-4 line 6

o recomendado seria usar somente o delay e o chorus no loop e os outros pedais na frente do amp?

MaicolBrevia
Veterano
# abr/10
· votar


flankrin

Depois de um tempo pesquisando meu setup, deixei assim:

Input:

Ampli<<<<Equalizer<<Volume<<Shrder<<SD-1<<Whammy<<Wha-wha.

Loop:

Delay<<Tremolo<<Chorus

Desse modo, preservei o sinal da guita, removendo 3 pedais que estavam no caminho, melhorou em muito a qualidade do som do que quando eu ligava todos no input.

Mas não permita que ninguém lhe diga o que deverá usar no loop para certos efeitos - nada é assim tão simples, e não há uma verdade universal!"

100%. Somente testando e aprovando, quem manda é os nossos ouvidos, o resto é besteira.

The_Jack_White
Veterano
# abr/10
· votar


Olá amigos.

Eu tenho um Laney LV300 Twin também, e uso a distorção do Amp para dar uma sujada no meu som limpo.

O problema é que eu uso um Big Muff para distorção mesmo, e quando uso esse canal distorcido do Amp o som o Big Muff fica abafado e grave (como se faltasse potencia).

Eu estou usando para ensaio, então uso no volume 3 no máximo.

Se eu aumento o volume fica até legal, mais não tem como ensaiar por causa dos vizinhos.

Minha pergunta: Usar a distorção do Amp + um pedal de distorção dá problema ?

Meus outros pedais na sequencia que eu uso: Whammy IV, POG2 e o Big Muff ligados direto no Amp e usado o primeiro canal distorcido do Amp.

Espero que os amigos possam me ajudar.

Abraços.

MauricioBahia
Moderador
# abr/10
· votar


Enriquecendo:



Jcra
Veterano
# jun/10
· votar


Uma pedaleira da zoom fica boa no loop de um marshall valvulado entao?

Penta_Blues
Moderador
# jun/10
· votar


Bom dia!!!

Jcra
Na minha opinião, se forem usados apenas Modulações e/ou efeitos de ambiência, fica legal sim, dependendo do que vc procura.
Valeu!!!

rafael_cpu
Veterano
# jun/10 · Editado por: rafael_cpu
· votar


The_Jack_White
Minha pergunta: Usar a distorção do Amp + um pedal de distorção dá problema ?


Neste caso é interessante você equalizar o volume (level) do pedal ao do bypass, para evitar a clipagem desagradável.

T+

Morgul
Veterano
# nov/11
· votar


Revivendo o tópico...
O loop só é essencial se eu for usar a distorção do amplificador? No caso de uma pedaleira, usando drive>delay, é necessário para melhor aproveitamento o loop?

Binohendrix
Veterano
# nov/11
· votar


Morgul
se estiver usando SIMULAÇÃO, use o loop. Se estiver usando apenas drives/distorções , use o imput .

Morgul
Veterano
# nov/11
· votar


Desculpe a demora para responder.
Então, meu amplificador é um HiwattG50R, ele não tem loop. Pretendo pegar uma pedaleira, li em algum lugar que o loop só seria necessário caso fosse usar a distorção do amplificador (no caso de pedais de modulação+dist do ampli). Mas como ficaria numa pedaleira onde você pode escolher a ordem do efeitos num patch? É necessário para melhor utilização?
Grato pela atenção.

Morgul
Veterano
# nov/11
· votar


Up na minha dúvida.

Binohendrix
Veterano
# nov/11
· votar


Morgul
Deixa o amp clean e coloque a pedaleira no imput. Daí pode usar os patchs da pedaleira do jeito que quiser.

nichendrix
Veterano
# nov/11
· votar


Morgul
Se não tem loop e quiser modulação + distorção do amp, não tem como a não ser Hendrix Style, com o amp distorcendo o sinal que sai das modulações.

A alternativa é usar as distorções da pedaleira.

Morgul
Veterano
# nov/11
· votar


Agora entendi, muito obrigado.

DioDisciple
Veterano
# nov/12
· votar


Pô, eu comprei um Tubestation 5150 (preamp) e quando vou pra alguns estúdios e ligo ele no "Return" dos amps (geralmente valvulados) não sai som nenhum... O que eu posso tá fazendo de errado? Em casa eu ligo no Return e funciona sem problema nenhum (tenho um Laney LV 100), tem mais algum outro "segredo"? Não to conseguindo usar o Tubestation como preamp em alguns amps...

amilanezi
Veterano
# set/13
· votar


Trazendo de volta a vida o tópico para uma dúvida que é bem interessante e queria confirmar algo que me informaram sobre loop de efeito.

Colocar um jumper ligando o send e o return de um loop de efeito (bypass) deixa o som mais "encorpado"?

Olha a pergunta e a resposta:

Qual a função do jumpeamento feito no loop de efeitos? Existe alguma melhoria no som? Isso não pode danificar o amp?

A diferença é que não se perde sinal no circuito do loop, funcionando como um true bypass. Não danifica de forma alguma. O som fica mais encorpado.

Isso procede? Ou é lorota de vendedor...hehehe

PS: Era no loop de um peavey valveking 112, que não lembro se é série ou paralelo.

Grato se alguém puder esclarecer esta dúvida.

o/

amilanezi
Veterano
# set/13 · Editado por: amilanezi
· votar


Desculpem, post duplo.

Felippe Rosa
Veterano
# out/13
· votar


Sobe...
O pessoal da banda que participo comprou 2 meteoros mgv's 30 (tem 2 guitarristas na banda), eu uso minha Boss ME 70 até hoje, a pergunta é : Será que se ligada no loop do ampli o wah wah ficaria ruim ?
Sim, pretendo usar o drive do ampli, com reverb e delay.
abçs

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# out/13
· votar


Felippe Rosa
Cara, vai ficar como um wah wah ligado depois do drive... Se o resultado disso vai ficar bom, aí é questão de gosto mesmo. Tem gente que usa antes, tem gente que usa depois, vai do gosto. Eu mesmo prefiro o wah antes, no input mesmo. Vê se sua pedaleira tem loop de efeitos nela. Se tiver, dá pra ligar usando o método 4 cable.

Felippe Rosa
Veterano
# out/13
· votar


GuitarristaDoNickEstranho
Ela não tem loop...Não dá pra fazer o 4 cable.
Perguntei porque é quase unanimidade entre os guitarristas o wah ser o primeiro da cadeia de pedais, antes de tudo, daí poderia ser que ficasse ruim depois do drive.
Abçs

Penta_Blues
Moderador
# out/13
· votar


Boa tarde!!!

Felippe Rosa
Eu acredito numa certa "etiqueta" ao se montar uma cadeia de efeitos, mas acho que sempre haverá a questão do explorar novos horizontes quando falamos em música, pois na minha opinião não existe o "certo ou errado", mas sim o "desejado e o indesejado" já que tem mais a ver com o que vc está buscando para se expressar.
Antes ou depois dos drives é uma questão de gosto:


Antes ou depois de modulações (que também é senso comum aparecer ligadas no loop) também acho uma questão de gosto:


Já a ambiência não acho uma boa idéia pois na minha opinião o sinal deve estar "pronto" antes de ser replicado pelo delay, por exemplo.

Valeu!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O que é o loop de efeitos que tanto se fala?