Trafo de saida pra 2 x el34 dúvida sobre impedância primária correta

    Autor Mensagem
    Filipe Reis
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: Filipe Reis


    Essa é pro mestre Carlos Adolphs (e quem mais tiver as manhas tb hehe) Seguinte... enrolei um trafo de saida aqui que a intenção é que ele funcione com o circuito do Marshall JCM 800 clássico de 50w (2204) e o fiz entrelaçado (foram poucas seções de entrelaçamento mas posso dizer que tem hehe) e fiz o teste de por uma tensão Ac no secundário dele e medir no primário. E ai alguém sabe a impedância dos trafos de saida originais desses amplificadores? enrolei o meu pra ter uma impedância de 3800 ohms mas já vieram me dizer que essa impedância é pra 6L6, emfim posso ligar ele no circuito sem medo de ser feliz? Se for o caso posto as tensões medidas aqui...

    carlos adolphs
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: carlos adolphs
    · votar


    Filipe Reis
    Buenas, Filipe!Para as EL34(par delas) a impedância está correta se vc utilizar 375V na placa, 350V na segunda grade(através de um resistor limitador de 470 ohms/5W) e -32V na Grade 1(bias).O importante é checar se a indutância do primário ficou acima de 40 Henryes.Se não, vc tem que aumentar o ferro do núcleo ou utilizar um ferro melhor(grão orientado).O previsto em manual é 44Watts.
    Um abraço!

    Filipe Reis
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Ih! ainda não tenho indutímetro por aqui mestre... vai ficar difícil de eu medir essa indutância dele. Existe outra maneira? E sobre as tensões acho que vou ter problemas pq meu trafo de força tá dando 330 AC acredito que vá superar esses 375 DC depois de filtrado e retificado.

    carlos adolphs
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Filipe Reis
    É, depois de retificada a voltagem deve ir para uns 460V.Nesse caso faz o seguinte:Pode colocar os 460V na placa, mas agora o resistor de 2ª grade vai para 750 ohms e a voltagem de 2ª grade para 380 volts(vc deve colocar um resistor de 2,2k/10W desacoplado por um eletrolítico de 47 uF/450V a partir do ponto em que toma a alimentação para o tap do primário do trafo de saída e então alimentar o ramal dos resistores de grade).O bias fica em - 36V.A potência vai subir para uns 65W.
    Quanto à indutância, tente conseguir um indutímetro emprestado ou leve até alguém que tenha, pois os outros métodos de se medir indutância são bastante trabalhosos.Caso não consiga, monte o power, alimente com todas as voltagens necessárias, porém sem sinal na grade, apenas bias.A corrente de repouso entre a fonte e a conexão do tap central do trafo de saída deve estar em torno de 70 mA.Se estiver muito acima disto, o trafo provávelmente não tem a indutância mínima requerida e portanto também não está na impedância calculada.
    Um abraço!

    Filipe Reis
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Desculpa pelo sumiço mestre. Mas indo direto ao ponto essas são as tensões que eu consegui pondo 1,2 vac nos secundários do trafo e medindo oque saía no primário dos taps ao center tap

    1,2 = 32.6+32.6
    17.8+18
    25.9+25.8
    20.7+20.7

    Pretendo usar esse que deu 32.6v ai como meu secundário de 8 ohms e oque deu por volta de 18v como secundário de 4ohms.

    carlos adolphs
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Filipe Reis
    Ok,manda ver, não é bem isso mas deve funcionar.

    Filipe Reis
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    ih!! mas tá muito errado ? n tenhoo problema nenhum em desmanchar e fazer outro... quais seriam as tensões que eu deveria obter no primáriopra ele funcionar 100%?

    carlos adolphs
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Filipe Reis
    Não é isso, Filipe, é que a aplicação de voltagens estabelece apenas a relação de espiras, sendo que a impedância é uma função quadrática com relação a elas, ou seja, se vc tem 4 espiras para fazer 4 ohms, terá que ter 16 espiras para fazer 8 ohms(acrescentará + 12 às 4 existentes, sacou?).Seguindo esse raciocínio, se vc tem 32 Volts e considera 8 ohms, o enrolamento de 4 ohms deveria dar uma voltagem 4 X maior, pois a relação de espiras assim ficaria.Vc está pensando invertido.A sua menor voltagem será os 8 ohms e não a maior, ok, pois vc está aplicando no secundário a voltagem de teste.Agora, se vc aplicar 100 V no primário e for medindo as voltagens no secundário, a menor seria os 4 ohms e a maior os 8 ohms, aí sim.
    Um abraço!

    Filipe Reis
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Ahhhhhhhh tá! Aprendi mais uma. Ou seja meu trafo tá bem errado então pois eu deveria medir 72v pros 4ohms considerando que eu vá usar esse tap onde deu 18v. Mas agora meu bateu uma dúvida pois aprendi em algum lugar ai que Z=raiz quadrada de Z1/Z2 e fazendo as contas: raiz quadrada de 3800/8 dá 21.79 a relação de espiras pros 8ohms correto? E pros 4ohms essa relação de espiras iria pra 30.82 . Onde está meu equivoco ?

    carlos adolphs
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: carlos adolphs
    · votar


    Filipe Reis
    Fiz um cálculo usando ferro de grão orientado 15000 gauss, 38 mmde largura na seção central e empilhamento de 40 mm.
    Voltagem de placa 460 V, 3800 ohms PP, 50W, corrente mínima de 70 mA, máxima de 280 mA, frequencia de corte mínima de 50 Hz e os valores encontrados foram:
    Primário - 2 X 1192 espiras de fio 27 AWG
    Secundários-
    4 ohms- 77 espiras fio 21 AWG
    8 ohms- 110 espiras de fio 21 AWG
    Os 38 mm da seção central é o mínimo de largura que vc pode usar assim como 40 mm é o mínimo de empilhamento.O ferro mais vagabundo que vc pode ter é de 8000 gauss, pra manter esses valores.
    Agora preste atenção nas relações de espiras que usei.
    30,82 para 4 ohms
    21,79 para 8 ohms
    Se a relação maior é de 30,82 X 1 e vc aplica a mesma voltagem de teste nas duas, em qual vc terá a maior voltagem induzida no primário?Na de 4 ohms, sendo que na de 8 ohms a voltagem será 33% menor.OK?

    carlos adolphs
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Filipe Reis
    Ia esquecendo, neste caso a indutância calculada no primário PP fica em 46 Henries à 50 hz.

    Filipe Reis
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Mestre muito obrigado pelos cálculos. Mas ainda quero efetuar um último teste com o que eu enrolei aqui. Por uma tensão AC no primário e medir os secundários só pra ver que bixo dá hehe. E mais uma perguntinha... essa tensão que vou por no primário deverá ser de ponta a ponta ou de uma ponta ao CT?

    carlos adolphs
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Filipe Reis
    Põe de ponta a ponta, e lembre que agora quem der a maior voltagem é o 8 ohms e o 4 vai estar 33% abaixo.

    Filipe Reis
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Opa! que rapidez hein! tanto que até me entusiasmei e vou fazer esse teste da tensão ac no primário agora!

    Filipe Reis
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: Filipe Reis
    · votar


    Pois bem fiz a devidas mediçoes aqui e com 123 volts (usei o tomadão mesmo haha) de ponta a ponta no primário e medi 4.5v e 2.9~3 v no secundário. Sei que a impedância está fora logo de cara... mas quais seriam os danos ao circuito se eu o ligasse assim mesmo? Estaria danificando as varvuletas? desgastando-as mais rápido talvez?

    carlos adolphs
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Filipe Reis
    Danificar, de cara, não.Pela relação apresentada, vc está com algo tipo 12/6 ohms no secundário, admitindo que tenha 3800 no primário.Pela minha idéia ficou bem Giannini e não Marshall, ehehehe!Agora vc só tem que montar o circuito, cravar o bias, conforme lhe falei no início e medir a corrente de repouso, sem sinal e ver se está em torno de 70 mA, com o AF de 8 ohms conectado no secundário que deu a maior voltagem.Se a corrente subir muito, conecta no secundário de voltagem menor e vê se ela se ajeita.É isso.
    Um abraço!

    Filipe Reis
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Ok ! Vou começar a montar tudo no chassis e postando aqui os possíveisproblemas que com certeza vão acontecer hehehe. Por hora abração mestre e meu muito Obrigado.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Trafo de saida pra 2 x el34 dúvida sobre impedância primária correta