Para quem gosta de estudar e aprender um pouco mais sobre alto-falantes

Autor Mensagem
moreno_jambo
Veterano
# mar/10 · Editado por: moreno_jambo
· votar


wiskeria
valew pela dik,mais com a valvula q a Rp-21 tem 12ax7 interna"original".. eu t garanto q, acrescetando ela nos efeitos,fikaria bem +organicos doque digitais..porem,junto com ela,uzo tbm analogicos como:doctor driver"2x12ax7" turbo driver,EQ-20 boss..entre outros..
peguei o duovox Direto da revisao.. foi reduzido pela metade a potençia.. uzei pra testar em um falant de 400ms
,pq minha caixa 4x10 aind n xegou..

é um pedal de feitos digital sim,mas tem muitas funçoes/recursos,que muitos quem a tem ,aiind n sabem.

pra se ter uma ideia,a Rp21,é capas de jogar 2 tipo de efeito simultaneamente ao mesmo tempo..tipo: fuzz de um lado L,e driver no lado R.. "no modulo sterio.."
Ainda tem cmo escolher efeitos digitais,ou analogico"+organicos"..

pod ser que troke ela mais a frent,mais é um bom mult efeitos.
tbm mais simples de se mexer.

da uma olhad nesse video>

http://shopping.idoneos.com/index.php?ml=137418956&url=http%3A%2F%2Fpm strk.mercadolivre.com.br%2Fjm%2FPmsTrk%3Ftool%3D270751%26go%3D%2Fjm%2F item%3Fsite%3DMLB%24%24id%3D137418956

abraç.


carlos adolp

como funciona o eskema/sequençias dos falants de mudar timbre. tem isso?
tipo: inverter algo..

abçs.

wiskeria
Veterano
# mar/10
· votar


efeito digital é efeito digital, prefiro me manter longe...

moreno_jambo
Veterano
# mar/10
· votar


ok,gosto..é gosto.

moreno_jambo
Veterano
# mar/10 · Editado por: moreno_jambo
· votar


qwal a diferença entre uzar 1 falant de 400w, e de 4x10.. "100w kd falante".

amigos,n sei oque esta aconteçedo,

"honten tokei em espaço pekeno.a bateria estava vira pra mim,mais numa distant de ums 8 metros..
no ensaio,foi legal.. td serto,mais anoit,na hora d tokar..senti q o som ,fikou meio embolado..
sera q era pelo 1 falant só de 15=400rms?
o cleam,fikou bom..
a distoxo,mesmo limpa.. N fikou legau..

alguem pod me ajundar..?

carlos adolphs
Veterano
# mar/10
· votar


moreno_jambo
Um Alto falante de 15 não consegue responder aos harmônicos gerados pela distorção, já os 4 de 10 responderão.

moreno_jambo
Veterano
# mar/10 · Editado por: moreno_jambo
· votar


em kestao da sujeira do som,uzand distoxo de pedal/pedaleira..?
seria pq a batera etsva virad pra mim"tive que aumenta o som"
ou regulaguem msm?
tbm o amp..pareçia estar medio d+..
eu fiz assim:
uzei o 1 canal cleam ..
trible 6
bass 3
...;
teria como colokar um amp valvulad no flet?

carlos adolphs
Veterano
# mar/10
· votar


moreno_jambo
Novamente vc não entendeu.O alto-falante não responde, não tem alcance de frequencia para vc usar com a guitarra.O de 15 vai até no máximo 3800 Hertz, vc precisa para guitarra que ele vá até 7000 Hertz.AF de 15 é para baixo, não para guitarra.O flat de valvulado é com todos os controles na metade do curso( menos o volume, lógico).

moreno_jambo
Veterano
# mar/10 · Editado por: moreno_jambo
· votar


isso,que eu n entedia..>O de 15 vai até no máximo 3800 Hertz, vc precisa para guitarra que ele vá até 7000 Hertz.AF de 15 é para baixo,

como é que se calcula..tipo: a kd 100 Rms é = a quantos hertz..?

abçs.

carlos adolphs
Veterano
# mar/10
· votar


moreno_jambo
Novamente vc não entendeu.Hertz não tem nada a ver com RMS.Já não sei mais como lhe explicar pois vc desconhece as notações mais básicas de som.O que lhe falei é igual a vc tentar cantar uma música muito acima do seu tom.A voz não vai e não sai.O que acontece com o alto falante de 15 é que vc está tentando fazer ele cantar acima do tom dele.Não tem nada a ver com potência.Ele só não atinge o tom.Nesse caso o timbre fica ruim, não adianta fazer regulagem de coisa que vc não atinge.Entendeu?O alto falante de 10 polegadas já consegue chegar nas notas mais agudas, então vai cantar melhor.Isso é a diferença entre 3800 e 7000 Hertz.

moreno_jambo
Veterano
# mar/10
· votar


ok.

outra pergunta, o meu amp,esta com 2 valvulas a menos de potencia.. as que estao,sao da marca fender.
qual as valvuvas que me indicarias,se caso for voltar a uzar as 4.. ?

carlos adolphs
Veterano
# mar/10
· votar


moreno_jambo
Svetlana ou Sovtek.

MMI
Veterano
# mar/10
· votar


moreno_jambo
carlos adolphs

o meu amp,esta com 2 valvulas a menos de potencia.. as que estao,sao da marca fender.
qual as valvuvas que me indicarias,se caso for voltar a uzar as 4.. ?


Cara, desculpe discordar, mas esse negócio de válvulas também é bem complexo. Que válvulas você está falando, provavelmente de power, que tipo de válvulas, para qual amplificador? Que tipo de som você procura?
Vou te explicar... Cada válvula tem um som, um timbre. Tenho aqui comigo um punhado de válvulas, talvez umas 30 só de 12AX7 e similares, de pré. Fora as de power. As de power realmente mudam um pouco menos o timbre do que a mudança brutal que as de pré ocasionam na troca, mas mudam também. Para ficar nas válvulas de pré, a Sovtek tem 3 tipos de 12AX7, WA, WB e LPS, com qualidade e timbres completamente diferentes, sendo que a melhor é a LPS. A Svetlana tem da fábrica antiga e da nova (chinesa), que é pior. Troquei e experimentei válvulas nesse fim de semana inteiro, tem válvulas que fazem meu Mesa soar mais como Marshall e outras dão coloridos especiais no som. Particularmente, não gosto da sonoridade das JJ, mas são boas válvulas, só diria para fugir de umas chinesas de quinta categoria e das Electro-Harmonix.
Eu tenho gostado muito e comprovei a diferença das válvulas tratadas com criogenia, além das NOS GE, Philips, militares e alemãs. Essas válvulas apesar de mais caras, são muito melhores. Se for ficar em válvulas mais em conta, prefira as russas de uma maneira geral, já que tem muita válvula chinesa por aí, mas a qualidade é inferior. Tem também questão de gosto.
Neste tópico você encontra alguma coisa a respeito.

moreno_jambo
Veterano
# mar/10 · Editado por: moreno_jambo
· votar


ola amigos, estou com algumas duvidas,pq comprei resentemente um amp duovox.. ele foi reduzid 50% a potençia,devido 2 valvulas tiradas..
o som esta bom..só poblemas com falants,mais ja esta qwase resolvido..
a questao,seria qual valvulas colokar se caso eu descidiçe voltar a potençia original do amp..
mais vcs ja me ajudarao bastante no conheçiments,
só tenho a agradeçer..

vlw amigos,
fik c Deus.

carlos adolphs
Veterano
# mar/10
· votar


moreno_jambo
Como falei acima 6L6GC da Sovtek, Svetlana ou JJ.Outras marcas não aguentam a voltagem do circuito.

moreno_jambo
Veterano
# mar/10
· votar


valeu..

abçs.

MMI
Veterano
# mar/10
· votar


moreno_jambo

Depende do que você deseja e do timbre que você procura, vai por mim, tem uma boa diferença. Para você ter uma idéia, procure sites como este, que compara as diferentes válvulas 6L6.

moreno_jambo
Veterano
# mar/10
· votar


obrigado.

abraçs.

moreno_jambo
Veterano
# mar/10
· votar


ola.. minha caixa chegou.. 4x1o..
abri para ver se estava td serto.
e vi o seguinte: tds o 4 falantes ligados em uma unica saida De fio duplo e grosso,mais que o mesmo fiu, passa po 2 jacks de saida da caixa,com meu amp so tem uma saida,para que serveria o outro?

e outra,a caixa é de formato qwadrado "reto", mas a montagen interna de frente dos falantes é inclinado para cima.. isto influençia em algo?


abçs.

carlos adolphs
Veterano
# mar/10
· votar


moreno_jambo
O mais importante é experimentar a caixa.Os fios estão certos e a inclinação é normal, como usado pela Giannini.Os dois jacks vc usa um para o ampli e outro para ligar outra caixa em paralelo com esta.

moreno_jambo
Veterano
# mar/10 · Editado por: moreno_jambo
· votar


obrigado..

eu ainda estou com a caixa de 1 falant 15, =400 rms..

daria serto ligar paralelo com a 4x10 ?

no caso do retorno,a outra saida serviria?

obrigado pela pasçiençias em esclareçer minhas duvidas.

abçs.

carlos adolphs
Veterano
# mar/10
· votar


moreno_jambo
Ligar pode, só que a 1X15 vai dar peso nos graves, mas sem muita resposta a médios e agudos, que será compensado pela 4 X 10.Vc notou que agora está com o famoso set de 4X10 + 1X15, tão falado pelos baixistas, mas excelente pra guitarra também?

Filipe Reis
Veterano
# mar/10
· votar


Mestre nessa questão de caixas uma 4x10" vai dar mais UPP (essa só que é das antigas aqui no FCC vai sacar) do que uma 2x12" claro com os mesmo falantes...

carlos adolphs
Veterano
# mar/10
· votar


Filipe Reis
Se vai dar mais UPP, não comparei ainda, até vou dar uma olhada na minha 2X12 em comparação com a 4X10.Mas uma coisa é certa, dá mais resposta nos médios, com certeza, tornando o som mais claro.

moreno_jambo
Veterano
# mar/10 · Editado por: moreno_jambo
· votar


testei o amp na caixa 4x10.. o som estava legau no vol 1.2.. mais quand ia para o 3..saturava um pouco,mesmo no canal cleam..
ja no falant de 15=400rms..n saturava no volume minino.. oq faço,qro só o cleam do amp..
lembrand q: o amp,esta com 2 valvulas de potençia a menos.. e potença pela metade.."=50w"
se eu colocar a caixa 4x10 liga junto a outra 1x15=400rms.. resolveria o problema?

abçs.

carlos adolphs
Veterano
# mar/10
· votar


moreno_jambo
Não resolve, mas tenta...na real vc tem que colocar as 4 válvulas de saída, para poder usar todo o recurso.

moreno_jambo
Veterano
# mar/10
· votar


valew..

Ryan Sambora
Veterano
# abr/10 · Editado por: Ryan Sambora
· votar


Edit: Post indevido, duvida particular

moreno_jambo
Veterano
# abr/10
· votar


ola amigos,o caso do amp esta saturand muit rapido,era causado pela minha regulagem da rp-12..testei com guitar direto no amp,parou..tinha fikado legau.. agora,esta dando um barulho tipo microfonia a vezes,mais n a comum,,tipo:mais medio,e n abaixa o volume...
isso sera pq?
soltou uma capinhas de aluminio de uma das valvula pekena..acho q é do pre.. seria por causa disso?
ou pq eu testei 1x15=400+4x1o...

moreno_jambo
Veterano
# abr/10 · Editado por: moreno_jambo
· votar


...

moreno_jambo
Veterano
# abr/10
· votar


fiz uma rapda peskizas.. e achei as seguints valvulas que provavelment me atenderia..

KT66..> As KT66 possuem um som extremamente limpo. Não há como fazer o amp distorcer o power..

Tung-Sol 5881..> É um som brilhante, rico, mas ao mesmo tempo, muito claro. Você distorce o som, mas ainda ouve cada nota do acorde. Possui muita compressão..

*RCA 6550..>com agudo na medida certa, com muita dinâmica. Possui pouca compressão. Alguns Marshalls da década de 60 utilizavam estas válvulas, por que eram Uma excelente opção para que quer clareza..

Svetlana 6L6GC..> São agudas, com predominância nos médios. Misture uma 5881 e 6550 Tung-Sol e você irá encontrar estas. O mais interessante é que estas, definitivamente, quando utilizadas com altas voltagens nas placas, ficam com um som de 6L6 RCA..

Sovtek KT88..> ficam boas em aplicações de 6550. As KT88 originais soam aveludadas, sem muito agudo, e estas são muito brilhantes. Isto não é ruim, só não dá para usar como KT88 e pensar que é a mesma coisa.


Sylvania 8417 ..> Foram projetadas para uso em áudio, e um par é capaz de produzir 100 watts reais!Têm som potente, bons graves, som muito claro e alto,estas são tão potentes que compensaram o design dos trafos..

OBS:resumo Compiado de outro tropico,so colokei pra que vcs possa ver qual o tipo de som,q eu gostaria de ter no meu duovox..


"qro som bem cleam.. sem nenhuma distocida.. bem definido e potente..

se poderem ajudar, obrigado..

; ) ..

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Para quem gosta de estudar e aprender um pouco mais sobre alto-falantes