Principais características e sonoridades de válvulas

Autor Mensagem
Jubstelda
Veterano
# jun/06


O objetivo deste tópico é que se torne uma referência para pesquisa de pessoas que querem saber de acordo com a sonoridade o tipo de valvula adequada pro seu ampli.

As informações que aqui vou colocar foram retiradas de um site da internet.Para aqueles que saibam de outras tipos que que nao estao descritas aqui fale tb.

Jubstelda
Veterano
# jun/06
· votar


Valvulas de pré:

Siemens ECC83

As Siemens tem um som com muita distorção, mas não são agressivas. Você não irá ouvir as notas dos acordes, pois saturam muito. Contudo, para um bom vôo solo, são espetaculares. Tem muito médio e pouco agudo. O meu Fender Blues Deluxe, que já tem uma resposta de médios boa, ficou muito bom para slide com estas.

Philips 12AX7

Ah, como eu gosto destas! Tem tudo! Graves maravilhosos, com som de sino de igreja alemã, médios potentes e agudos claros! São saturáveis, e ficam um pouco agudas a'pos um certo ponto, mas você pode controlar a agressividade com o controle de tom da guitarra. É uma válvula de placa grande, e placa grande, para mim, significa um design do tipo "estamos dispostos a gastar mais material, mas vamos fazer um bom produto". Estes Holandeses/Americanos eram fantásticos.

RCA 5751

A 5751 foi uma equivalente da 12AX7 criada para obter maior precisão nos componentes internos, e poder ser mais resistente a quedas, variações de pressão, etc... (foi criada para ser utilizada nos sistemas dos B52, entendeu? bombardeiros voando a kilometros de altura, bombas atômicas, Hiroshimas, estas coisas). Seu som é definitivamente de alta qualidade e alta fidelidade. Quando é saturada, você ainda consegue distinguir as notas dos acordes.

RCA 12AX7

Esta tem um som equivalente ao da RCA 5751 (bom, é quase a mesma válvula) mas satura mais facilmente. É um som definitivamente de alta fidelidade.

Tesla ECC83

Bá, tchê! Como esta válvula é aguda! Seria um bom complemento para um ampli do tipo Hiwatt ou similar, já que quem tem estes está acostumado a ter uma seção de potência EL34, que é naturalmente aguda. Tem uma saturação muito forte nos agudos, médios com pouca saturação e graves inexistentes. Se você tem um Giannini Duovox, que por natureza não tem um grave muito firme, talvez estas ajudem a minimizar o problema. As minhas são de estoque antigo, da década de 60/70, mas recentemente cruzei com as novas que estão sendo fabricadas na Tchecoslováquia e são exatamente idênticas.

Sovtek 7025

Bom, estas válvulas foram as que mais saturaram nos meus amplis. São modelos feitas para fazer isto mesmo, de uso exclusivo em amplis de instrumentos. Jamais usaria uma destas em um pré de microfone ou de áudio. Se você tem um ampli e quer aumentar o ganho, use estas. Enquanto uma 12AX7 normal amplifica 100 vezes, estas estão amplificando 110 vezes.

Ei 12AX7

Estas válvulas foram as mais esquisitas do teste. Testei umas cinco, e cada uma tinha um som diferente. Você definitivamente não quer isto, todo guitarrista quer um som bem definido. Isto deve ser devido à problemas de manufatura. Tenho impressão que induzem um pouco de barulho (hum de 60 Hz) no pré. Eu não usaria estas sem testar antes de comprar.

Shuguang 12AX7

Estas porcarias são as originais dos novos Fenders e dos MESA/Boogies. Sabe quando não cheira e não fede? São estas. Joguei no mato. Os fabricantes Americanos usam estas hoje em dia por que custam centavos para eles. É a única razão. São as porcarias que lixeiros como Grove Tubes, MESA/Boogie e outros PICARETAS vendem como se fossem boas. Estes caras pegam um monte destas, testam, e se não queimarem, e se ficarem dentro de alguns parâmetros de operação, põe um silk-screen em cima e vendem aos otários.

Jubstelda
Veterano
# jun/06 · Editado por: Jubstelda
· votar


Válvulas de power:

Marconi KT66

A série "KT" de vávulas foi criada na Inglaterra em busca de mais potência e mais linearidade na resposta de frequência, em comparação com as válvulas Americanas e Inglesas da época. "KT" significa "kinkless tetrode", ou seja, tetrodo sem picos de frequência. KTs são válvulas muito lineares e de pouca distorção.

As KT66 possuem um som extremamente limpo. Não há como fazer o amp distorcer o power com estas válvulas. O som não é brilhante como nas 6L6, mas sim mais aveludado, sem nenhum sinal de distorção. Se você tocar com a guitarra no último volume, tudo o que irá conseguir com estas válvulas será distorção de pré ou fazer com que as cordas batam nos trastes (ou fritar os falantes, ou ficar surdo). É uma excelente opção para quem quer volume com nenhuma distorção. Jazzistas que tocam guitarras semi-acústicas adorariam este som aveludado.

Diz a lenda que Eric CLapton usou estas válvulas gritando loucamente no legendário álbum "Eric Clapton with John Mayall BluesBreakers", em minha opinião, o melhor timbre de guitarra que já foi gravado. Não sei se posso acreditar nisto, dado que fiz o teste e as KT66 NÃO distorceram em nenhum caso. Talvez, num Marshall, Hiwatt ou Orange, não dê para escapar da distorção...

Tung-Sol 5881


Para um tocador de Blues,essa é uma das melhores e maravilhosas válvulas que existem. A 5881 foi uma válvula desenvolvida pela Tung-Sol em New Jersey para substituir as 6L6 em foguetes da NASA. Ela é menor do que uma 6L6 normal, possui menos volume, e foi fabricada para durar mais e ser mais confiável, além de ter mais precisão nos componentes internos.

Sonicamente, a Tung-Sol deixa quase qualquer amp com o som do Stevie Ray Vaughan. A distorção não racha sua cabeça ao meio. Ao invés disto, harmônicos pulam de sua guitarra, a sustentação é extremamente natural, devido a boa saturação da mesma. É um som brilhante, rico, mas ao mesmo tempo, muito claro. Você distorce o som, mas ainda ouve cada nota do acorde. Possui muita compressão. O som é de distorção de Power, e não aquela distorção de pré típica de MESA/Boogie (zumbido de abelha).

RCA 6550



A 6550 foi uma das válvulas mais potentes que já foram fabricadas na América. É uma evolução da 6L6, porém suporta mais voltagem, tem mais volume e é muito mais brilhante do que uma KT66 ou KT88.

A versão que testei possui logo da RCA, mas foi fabricada pela Tung-Sol. O som é cheio, pouco distorcido, e com agudos na medida certa. O volume do amp aumenta muito com estas válvulas, e por isto, não é bom abusar muito. Daria para fritar ovos nos transformadores de saída e de potência do Fender Blues Deluxe. Que procura um som alto, que se sobressaia no meio de uma banda com muitos instrumentos, pode utilizar estas. Quem quiser matar os vizinhos de surdez, também. O som é brilhante, com agudo na medida certa, com muita dinâmica. Possui pouca compressão. Alguns Marshalls da década de 60 utilizavam estas válvulas, por que eram mais confiáveis do que as porcarias de EL34 que vinham (ainda vem) nos Marshalls. Os amplificadores de Jimi Hendrix, quando ele tocava na América, ficavam equipados com 6550s. Uma excelente opção para que quer clareza. Steel Guitar e Slide de vidro casam bem com o som destas válvulas.

Sovtek 5881WXT

Estas válvulas são aquilo que nos restou, após as fábricas Americanas, Alemãs e Inglesas terem parado de fabricar válvulas. A Sovtek é produzida na Rússia, numa fábrica chamada Reflector. É a válvula original dos Fenders, Boogies e outros amps modernos.

Olha, pelo preço, esta válvula até que dá para o gasto. O interessante dela é que você pode botar prá quebrar, que, se queimar, existirão outras para se comprar no mercado. Por isto, sempre que faço, hum, "experiências científicas" nos meus amps, coloco estas. Fica vermelha com facilidade, não gosta de alta voltagem e precisa de ajuste de bias para colocar em amps antigos (por que os antigos utilizavam válvulas RCA, que aguentavam até 800 volts nas placas). Cuidado ao colocar estas nos Giannini, principalmente nos famosos A300. Elas irão queimar em questão de minutos.

O som é mais puxado para os médios agudos e para os médio-graves, sem agudo de rachar vidro e grave de balançar as paredes. É difícil fazer um som completamente limpo com estas, pois comprimem com muita facilidade.

Philips 7581

A 7581 foi uma válvula desenvolvida apra ser utilizada em equipamentos industriais, e portanto tem como características a resistência a vibração e impacto, baixo nível de ruído, maior tolerância nas voltagens internas, alta confiabilidade e grande longevidade - estima-se em 10.000 horas úteis.

Esta válvula, como toda Philips ECG, possui muita distorção nos agudos e pouca nos graves. É potente, requer um amp com bom transformador de saída e tem um som alto. É um pouco aguda demais para meu gosto. Tive de abaixar bastante o nível de agudos das Stratocasters. É uma boa pedida para quem usa Gibsons e gosta de um som tipo Alman Brothers, com distorção nos médio-agudos.

Svetlana 6L6GC

Esta é uma válvula nova no mercado, sendo que a Svetlana, fabricante Russo, iniciou a produção das mesmas em Dezembro de 96. Boa notícia, por que estas válvulas tem um excelente som. Ficam entre uma 6L6GC e uma EL34. São agudas, com predominância nos médios. Misture uma 5881 e 6550 Tung-Sol e você irá encontrar estas. O mais interessante é que estas, definitivamente, quando utilizadas com altas voltagens nas placas, ficam com um som de 6L6 RCA. Estas válvulas aumentaram muito o volume do Fender Dual Showman Reverb, que por si já é um amp com um volume absurdo.

Em resumo: São sensacionais, e estão em plena fabricação. Se você tiver um Giannini, Palmer ou coisa parecida, compre estas. O fabricante fica em www.svetlana.com .

Sylvania 6V6

As válvulas 6V6 foram projetadas para serem utilizadas em rádios de carros, sendo que puxam pouca corrente, de modo a não "arriar" baterias muito rápido. Como resultado, estas válvulas não possuem boa linearidade, puxando para os médios. O som típico de 6V6 é o som da Bonnie Raitt. Você poderá obter muita compressão e sustentação com estas. Slide guitar fica muito bom com 6V6s. Não coloque estas válvulas em slots de 6L6GCs ou 5881 sem antes limitar as voltagens de placas em 400 volts (máximo). Os Fender Champ e Princeton costumavam ser produzidos com estas válvulas. A Bonnie Rait usa um ampli projetado por Jim Kelley que utiliza 6V6.

Sovtek KT88

Estas válvulas são idênticas às minhas RCA 6550, e por isto, realmente não soam como KT88. A KT88 inglesa original aguenta 800 volts nas placas, e estas não irão aguentar tanta tensão. Não dá para usar nos Marshall Majors (os amplis de Blackmore, do Deep Purple, que socam 800 volts nas placas), mas ficam boas em aplicações de 6550. As KT88 originais soam aveludadas, sem muito agudo, e estas são muito brilhantes. Isto não é ruim, só não dá para usar como KT88 e pensar que é a mesma coisa.

Sylvania 8417

Quando eu disse para meus amigos que iria testar 8417s em meus amplis de guitarra, alguns fizeram greve de fome. A razão para isso é que estas válvulas são, humm, segundo eles, "muito boas" para uma aplicação tão mundana. Foram projetadas para uso em áudio, e um par é capaz de produzir 100 watts reais! São uma obra prima da engenharia dos anos áureos das válvulas.

Bom, não deu para usar estas válvulas em todos os amps (não quis arriscar as fontes do Deluxe e do Duovox), mas elas tocam muito bem com guitarras. Têm som alto, potente, bons graves, som muito claro e alto, do jeito que eu gosto. Quando coloquei o volume no máximo, começaram a fritar meus trafos de saída, e só dá para usar por alguns minutos no "10". A maior diferença ficou para os graves. Normalmente amplis de guitarra não amplificam bem frequencias REALMENTE baixas (por causa que não precisa mesmo, e os transformadores de saída são projetados para serem assim), mas estas são tão potentes que compensaram o design dos trafos e fizeram o chão chacoalar.

GE 7027

Well, well, well. Estas foram projetadas para serem usadas em áudio também. Por algum motivo, após esta pesquisa, meus ouvidos estão fazendo som de discar todo o tempo, e eu cheguei à conclusão de que válvulas originalmente projetadas para áudio são muito melhores do que válvulas militares (tipo 5881) ou industriais (tipo 7581).

A 7027 foi projetada para simplficar o projeto dos amplis, e é a única que consegue trabalhar com 700 volts na placa E no Screen. Normalmente, o projetista tem de fazer um transformador com várias voltagens diferentes, por que as placas aguentam 100% da alta tensão, e o screen, normalmente, 75% da tensão das placas.

O que ocorre internamente é que esta válvula tem um som meio "solto", meio parecido com som de trido, já que dificilmente a corrente irá atingir a placa. Fica no Screen mesmo. O som é pouco distorcido, fica com um bom "edge" em todas as frequências. O princípio DEVE ser o seguinte: Como som do triodo é menos contrito do que o som do pentodo, estas válvulas agiram como triodos nos meus amps. É como ter um carro que só tem acelerador, e não tem freio. Você abre o som com uma palhetada e tem de mudar de timbre ou abafar para parar o som.

Tesla 7027

A Tesla funciona bem nos amps de guitarra, e distorce um pouco mais do que a "prima" da GE. Por curiosidade, após fazer o teste de audição com as duas, peguei o quarteto e instalei num dos lados de um Giannini A300 modificado. O A300 tem dois canais, cada um com quatro válvulas de saída. Soca uns 800 volts nas placas, 600 n screen. Aí as coisas mudaram. As Teslas ficaram um pouco vermelhas, enquanto as GEs não mostraram sinais de desgaste. Isto significa que as Teslas irão durar menos numa aplicação que exija muito dela, em comparação com as válvulas Americanas.

Mullard EL34 (base baquelite)

Well, som do Hendrix na Inglaterra. Jim Marshall começou usar EL34 nos seus amplis (Ele simplesmente copiava o que Leo Fender fazia) por que as válvulas Americanas eram muito caras na Inglaterra, e os Ingleses decidiram inventar uma válvula para competir com a 6L6GC e 6550. A EL34 é uma válvula aguda por natureza, com pico de ressonância alto, provavelmente por causa de sua construção (é uma válvula alta e fina, e os componentes estão muito próximos uns dos outros). Esta Mullard é de tirar o fôlego. Dá para tocar o dia inteiro com elas, e parece que o ampli respira conforme você toca. Distorcem muito, são fantásticas, baixou o preto velho Hendrix no Willie Walter durante uma tarde... As Mullards são considerdas as melhores e mais confiáveis EL34 já feitas.

Genelec KT77

A KT77 foi uma melhoria da EL34, asim como a KT66 foi uma melhoria da 6L6GC e a KT88 foi uma melhoria da 6550. Esta distorce um pouco menos do que a Mullard, e tem realmente uma resposta de frequência mais balanceada. Não precisei mexer muito nos controles para timbrar o ampli com estas, o que é um bom sinal. Com qualquer mudança de timbre, sempre fica bom. Ficaram particularmente boas para se usar com pickups "humbucking". Gusher!

Sylvania 6CA7

A denominação 6CA7 é o codigo JEDEC Americano para a EL34. Sim, os yankees também fizeram suas EL34. Neste caso, fizeram uma válvula com as mesmas características técnicas das EL34 Inglesas, mas colocaram a válvula num envelope de vidro mais grosso, mais largo, de alto vácuo, e isto influencia no som, meu chapa. A aparência é de uma 6L6 de boa qualidade. É uma EL34 pela distorção (alta) e resposta de frequência (aguda) mas tem bons graves, com mais clareza do que uma "típica" EL34. Em tempo: válvulas Sylvania são à prova de fogo, tiro, afogamento e outros. São muito confiáveis, e até a Fender, durante uma época, usava EXCLUSIVAMENTE Sylvania (a famosa SRT415 - "Special Test Requirement 415) por que eram as únicas que aguentavam as loucuras dos engenheiros (550 volts nas placas).

Siemens EL34

A Siemens é uma válvula mais nova do que a Mullard, o que significa, neste caso, tecnologia melhor (anos 70). Estas tem agudo na medida certa (um problema para válvulas finas como as EL34), e uma resposta de frequência que realmente atenua a parte masi aguda da válvula, tipo, acima de 8 khz ou por aí. Fica bom tanto com single coil como com humbucking. Tem grande saturação, é "esponjosa". Mais um exemplo da maravilhosa indústria Alemã.

Svetlana EL34

A Svetlana EL34 é a válvula que está equipando os Marshalls e outros bons amplificadores modernos. Pudera, atualmente, são as únicas que aguentam os absurdos que os malucos/engenheiros da Marshall fizeram nos últimos 30 anos. Aguenta bem alta tensão, tem um som firme, bom, com boa distotrção, parecida com uma Siemens. Distorce um pouco menos, por que os projetistas de válvulas estão atualmente compensando na válvula as birutices que os projetistas de amps fazem. É mais ou menos assim: Os caras projetam válvulas para aguentarem 400 volts, os projetistas de amps fazem amps de 450 volts. Aí os caras das válvulas fazem tubos que tenham de suportar 450 volts, e os caras dos amps colocam tensões de 500 volts, e assim por diante. Parece muito confiável, com vidro grosso, e como você sabe, como Marshalls tem tendência a fritar válvulas, estas são boas opções.

Jubstelda
Veterano
# jun/06
· votar


Para aqueles que conheçam características e/ou informações de outras válvulas que aqui não foram listadas por favor colabore tb!!!!!!

Thedekai
Veterano
# jul/06 · Editado por: Thedekai
· votar


interessante esse tópico sempre quis saber mais sobre valvulas :)

As minhas são de estoque antigo, da década de 60/70, mas recentemente cruzei com as novas que estão sendo fabricadas na Tchecoslováquia e são exatamente idênticas.

atual República Tcheca hehe

Michael Vlcek
Veterano
# jul/06
· votar


Jubstelda

ah, a fonte do teu tópico:

http://www.geocities.com/bourbonstreet/delta/7485/

essa página é antológica, rola direto em vários tópicos.

pra mim, o melhor dela nao são esses reviews, e sim pérolas como "timbre de um milhão de euros", "como construir um slide" e a aula prática de alemão, q é impagável.

Rowashburn
Veterano
# jul/06 · Editado por: Rowashburn
· votar


Jubstelda

Putz...copiou e colou na cara dura hein?!?! Nem pra divulgar a fonte das informações...

UAHUAHUAHUHAUAHUAH

_BLACKMORE_
Veterano
# jul/06
· votar


Jubstelda

cara ... a pessoa q escreveu isso tem um conhecimento muito amplo de marcas de válvulas ... eh sempre bom ler um pouco e ficar mais em dúvida ainda em q valvula colocar no ampli !!

muito bacana esse topico!

Michael Vlcek
Veterano
# jul/06
· votar


Rowashburn

é o comando da madrugada do FCC!
nao tem perdão.

Rowashburn
Veterano
# jul/06
· votar


Michael Vlcek

auhauhauhauha, comando da madrugada é foda... \o/


...e é foda ser foda.

Michael Vlcek
Veterano
# jul/06
· votar


Rowashburn

muito mesmo.

Jubstelda
Veterano
# jul/06
· votar


È legal colocar essas informaçoes aqui por que muitas pessoas não tem nem a coragem de pesquisar na net e já criam outros tópicos!!!

Jubstelda
Veterano
# jul/06 · Editado por: Jubstelda
· votar


Michael Vlcek]


Isso mesmo!!
Foi esse site que pesquisei.

Muito bom neh?

Jubstelda
Veterano
# jul/06
· votar


_BLACKMORE_

Parece que o cara que escreveu essas informações testou uma por uma!!

Legal que ele memo testou e tirou suas conclusões.

Elvenfoot
Veterano
# ago/06
· votar


Alguém sabe a diferença que ficaria nisso aqui?

válvulas de potência 2 6L6EH (Electro Harmonix) ou 6L6WXT+ (Sovtek) ou 6L6GC (Svetlana)

carlos adolphs
Veterano
# ago/06
· votar


Elvenfoot
Práticamente nenhuma, são todas fabricadas pela mesma fábrica, que comprou os direitos de marca.Um abraço!

silvio_rp
Veterano
# ago/06
· votar


Muito bom mesmo!

Agora só falta arrumar de outras valvulas como 12AU7, 12AT7, EL84 e as variantes!!

Will Bejar
Veterano
# mai/13
· votar


Ressuscitando o tópico com um comprativo legal... pelo menos eu achei... rs

http://www.thetubestore.com/12AX7-Tube-Review

overset09
Veterano
# jan/14
· votar


UP!
Galera, quem souber mais sobre as características das válvulas acrescente aqui, por favor.
Estou querendo comprar um valvulado (meu primeiro) e qnto mais informações melhor!
Vlw =)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/14
· votar


overset09
Não tem muito o que acrescentar não...
Só te digo uma coisa: Pouco vai adiantar vc ler o tópico acima, pois atualmente dificilmente vc consegue válvulas variadas no mercado, e quando encontra, é muito caro. Ademais, o cara tem grana e sabe mexer com amps valvulados, coisa que não é "saudável" pra quem não sabe...
Abç

SergioTrindade
Veterano
# jan/14
· votar


Não sei de onde tiraram a ideia de que a KT66 não distorce nem em altos volumes. Tenho um black face com KT66 (tung-sol) que ruge como um leão quando aumento o volume.
O verdadeiro JTM45 vinha com válvulas KT66.
Eu adoro essas gordinhas.

JudasTristes
Membro Novato
# fev/14 · Editado por: JudasTristes
· votar


Como é que alguem vai fazer um teste assim simples e diz:

A valvula X tem mais grave

A valvula Y tem um brilho e não distirco em volume.,.


Esse tipo de teste é pra enganar alguns desavisados, eu sugiro que quem quer saber a verdadeira diferença entre as válvulas faça um teste no seu amplificador exatamente nas mesmas condições e ai sim vc vai quer por que menor que seja aquele ali é a verdadeira diferença.

Não procure na net se uma valvula é assim ou assado, compre varias, compre as antigas que custam mais de $200 e ai sim escute com seus proprios ouvidos e vera as diferenças, videos no youtube e sites de vendedores nao sao a melhor forma de escolher uma valvula pela sua caracteristica sonora.

Como eu ja falei em outro topico a pouco, primeiro tenha em mesnte que valvulas novas da JJ por exemplo são ótimas pra nivel baixo de ruido, que valvulas chinesas vagabas tem ruido de monte, tipo disco de vinil velho e gravador de rolo... hisss.

As sovtek lps cancelam o hummm provenientes da tensão alternada e dos transformadores meia boca, esse cancelamento se dá pelo formato dos seus filamentos.

Fernando de almeida
Veterano
# fev/14
· votar


JudasTristes
Como é que alguem vai fazer um teste assim simples e diz:

A valvula X tem mais grave

A valvula Y tem um brilho e não distirco em volume.,.

Esse tipo de teste é pra enganar alguns desavisados, eu sugiro que quem quer saber a verdadeira diferença entre as válvulas faça um teste no seu amplificador exatamente nas mesmas condições e ai sim vc vai quer por que menor que seja aquele ali é a verdadeira diferença.

Não procure na net se uma valvula é assim ou assado, compre varias, compre as antigas que custam mais de $200 e ai sim escute com seus proprios ouvidos e vera as diferenças, videos no youtube e sites de vendedores nao sao a melhor forma de escolher uma valvula pela sua caracteristica sonora.

Como eu ja falei em outro topico a pouco, primeiro tenha em mesnte que valvulas novas da JJ por exemplo são ótimas pra nivel baixo de ruido, que valvulas chinesas vagabas tem ruido de monte, tipo disco de vinil velho e gravador de rolo... hisss.

As sovtek lps cancelam o hummm provenientes da tensão alternada e dos transformadores meia boca, esse cancelamento se dá pelo formato dos seus filamentos.



Vc poderia nos dar essa aula ... Poucos aqui têm conhecimento técnico para fazer testes ... temos que acreditar em fontes com certa fidelidade (mesmo que isso não seja garantia). para saber sobre as válvulas.
Vc poderia nos passar essas informaçõs??? Já testou????

ABR

JudasTristes
Membro Novato
# fev/14
· votar


Ja testei sim varios modelos, 12ax7, 12au7, varias marcas etc.

O que mais se nota mesmo, é os defeitos que as mais vagabundas tem

ruido de fita... hisssssssssshsss..

ruidos de vinil... tic..... tic.... t.......tic....


sinceramente eu não compro mais valvulas novas pra buscar timbres diferentes, eu busco isso em valvulas antigas, aparelhos de vinill antigos valvulados, radios antigos de ótima qualide, estoques antigos que alguns ainda tem por ai.

Se vc procurar na net vai encontrar sites gringos vendendo válvulas relíquias por mais de $300 ou $400.. com essas belezinhas "usadas" com certeza vc vai poder abusar mais na regulagem de bias e ficar tranquilo do que com uma EL34 nova da JJ que já não são mais as mesmas.

Digo por experiencia propria.

GauchoDoRock
Membro Novato
# fev/14
· votar


Vou descrever minhas próprias experiências!
No estágio POWER:
6L6WGB Philips Jan: Particularmnete, nada de especial. Potência razoável.

6L6GC Sylvania : Uma das melhores válvulas para o POWER de um amplificador que existe. ALTA potência, timbres vivos e robustez. MAs atenção: só a legítima Sylvania made in USA! Só perdeu para a EL34 Siemens. Não tem um som tão estridente e agudo. Acho que é PERFEITA para contrabaixo.

EL34 Siemens: A melhor das melhores para o rock. A Potência se elevou bastante, os timbres bem metálicos saltaram aos meus ouvidos. Nota-se bem que realmente é bem apropriada aos agudos metálicos para um rock mais estridente, estilo guns n' roses.

JudasTristes
Membro Novato
# fev/14
· votar


GauchoDoRock

Buneas, EL34 Siemens, eu queria testa-las, nunca achei nenhum dessas, devem ser boas mesmo, já ouvi falar bem delas, onde conseguiu no sul mesmo?

GauchoDoRock
Membro Novato
# fev/14
· votar


Judas Tristes

Buenas, achei no mercado livre a mais ou menos 1 mês. Na verdade moro em Curitiba, e o vendedor era daqui mesmo. Eram válvulas usadas, mas excelentes, a R$ 150,00 o par casado!!! Infelizmente ele só tinha aquelas...

fraalex
Veterano
# fev/18
· votar


Tenho mais de 15 amps de baixo e guitarra valvulados, Vão de marshall plexi ri a ampeg svt classic. Tenho mais de 100 valvulas de todos os tipos, muitas NOS, outras fabricadas atualente. Nenhuma chinesa. Ah meus amps todos tb são england, usa e canada. Nenhum xingLing. Faço toda manutenção deles. Aprendi na marra e com amigos daqui. Tudo que eu posso dizer é que NÃO EXISTE TIMBRE DE VÁLVULA. É tanta alquimia isso, tipo uma astrologia musical. Meus ouvidos humanos, bem treinados até, após mais de 30 anos de música, nunca identificaram diferença de timbre em diferentes marcas de válvulas num mesmo amplificador. Chega a ser tão ridícula essa idéia que se fosse verdade não existiria timbre de Marshall Plexi. Vc teria um timbre de plexy de tung sol... o outro diria, ah eu queria um timbre de plexy sovtek e por aí vai. Olha só a loucura dessa discussão ...

Agora se a audição de vcs passou por um transplante canino ou um implante biônico são outros 500.

Iversonfr
Veterano
# fev/18
· votar


fraalex

A desenterrada valeu a pena pelo seu comentário. Eu também não entendo todo esse mistério. Uma vez num Egnater que tive resolvi fazer um teste pois diziam que as válvulas originais dele eram ruins. Comprei válvulas novas JJ e tungsol. Primeiro troquei todas do pré pelas tungsol, não percebi nada. Depois troquei as de power, e nada também. Cheguei à uma conclusão igual a sua, ou eu sou surdo ou o povo tem ouvido biônico.

fraalex
Veterano
# fev/18
· votar


kkkk mesmo sabendo q a discussão era velha n poderia me calar. É muita lenda. E isso porque eu nem entrei na polêmica do TONEWOOD para instrumentos sólidos. É outra bobajada que só ajuda alguns lurhiers alquimistas a vender seus instrumentos.


obs. Sobre a questão da influência dos acabamentos no timbre em instrumentos sólidos eu já comentei minha experiência. Outro absurdo.

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/230203/p3

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Principais características e sonoridades de válvulas