Radio no amplificador. Como evitar?

    Autor Mensagem
    sliderX
    Veterano
    # fev/10


    Iae pessoal!

    Peguei um ampli aqui bem legal. Onde eu testei tava normal.
    Quando eu trouxe pra casa o negocio pega ondas de radio muito fortes!

    Uso cabo santo angelo, imagino que seja blindado

    Enfim eu procurei aqui no forum e aparentemente ninguem soube como resolver isso nos posts antigos. Alguem sabe como?

    Derrepente um filtro de linha ou coisa do tipo


    Se alguem conseguiu resolver esse problema descrevam ai.
    Valew!

    Pinto Iago
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Isso tambem acoteceu comigo mas foi com o meu teclado.

    Eu colocava ele na mesa de som da igreja e de repente começa á aparecer um som estranho!!!!!!

    Eu tive que trocar o Cabo para ele parar de sintonizar na radio!!!!

    carlos adolphs
    Veterano
    # fev/10 · Editado por: carlos adolphs
    · votar


    sliderX
    Olhe pra sua janela e verifique se existe alguma antena transmissora de rádio/tv ou fm(estação), nas proximidades.Se tiver vc está com a chamada TVI, interferencia por rádio, e ela não vem pela linha e sim pelo ar, notadamente quando vc entra com o drive, que põe dois diodos no circuito do pré e que na presença de sinal de rádio intenso, é detetado e sai no alto falante.Cabo Sto aAngelo é bom e não deveria deixar passar, mas se for o caso, muito forte, vai precisar de cabo duplamente blindado, além de ter que blindar a caixa do ampli por dentro, com chapa de cobre.Pode ser que quem esteja captando seja a guita.O procedimento é o mesmo.Mande mais detalhes.
    Um abraço!

    sliderX
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    carlos adolphs
    Olá Carlos!

    Entao ao redor da minha casa tem sim antenas de radio. Porem, jah tive alguns amplificadores aqui e nunca senti o problema tao forte. Apenas em algumas horas do dia.

    Tive um marshall valvstate combo 2x12 nao dava nada
    Tive um caixa+cabeçote ambos da peavey triple xxx e nao dava sinal de radio nenhum! nem com volume e ganho no talo do canal de distorçao.

    Esse que esta dando problema eh um Dual Rectifier Tremoverb 2x12 com (falantes celestoin g12 de 18 ohms)
    Me deixou bem triste pq achei que nao fosse ter solução mas estou vendo que eh um problema comum. O pessoal parece resolver fazendo blindagens internas no amp ou as vezes apenas trocando os cabos.

    Nao se ajuda, mas conforme eu mudo a guitarra de posiçao o sintonia da radio parece mudar. Entao pode ser o cabo ou a guita certo? Mas por que nunca tive problemas com a guita em outros amplificadores?


    Muito obrigado pela atençao dos amigos do forum!

    carlos adolphs
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    sliderX
    OK, já sabemos a fonte do problema!Agora as alternativas:
    1-Os amplificadores que vc teve anteriormente, são consagrados e dispõem de dispositivos anti-TVI no circuito.O Tremoverb tem também, mas só na entrada da fonte.
    2-Se vc modifica a posição da guitarra e a captação da TVI muda, significa que seu cabo não tem blindagem suficiente, pois o dispositivo que é comprido e funciona como antena, é ele.
    3-Um cabo com blindagem dupla deve resolver, caso não, vc vai ter que "puxar no ouvido" e descobrir que tipo de rádio está entrando e se possivel, a frequencia.Descoberto isso, vc poderá entrar no Google e digitar " frequency trap".Isso é um circuitinho simples formado por um capacitor de pequeno valor em série com uma pequena bobina, que são ligados em paralelo com as entradas, e causam o desvio de qualquer frequencia de radio para o terra, sem modificar o timbre.
    4-Muito importante também é verificar se todas as válvulas de pré( as 6 12AX7) estão com as capas metálicas de proteção(aquelas canequinhas sobre as válvulas).A falta delas facilita a captação de interferências.
    Começamos por aí, boa sorte!

    tatus
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Sabe aqueles afinadores pequeninos que vão direto na guita, imagina um daqueles com um jack fêmea do outro lado, por dentro a ligação da malha é feita diretamente e do fio do meio é feita através de um resistor de +/- 50k, pode ser até de 1/4w, pode tentar isso, liga no ampli a caixinha e seu cabo nela.

    Ricardo CB
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    b]sliderX[/b]

    Tenta primeiro o cabo.
    tive o mesmo problema com meu wizard 238, e que não tinha em meu outro valvulado nem nos transistorizados. Pensei que era o amp.
    Comesei pelos cabos. substitui o santo agelo por planet waves e resolveu o problema.
    acabei trocando todos os santo angelo por planet waves(incluindo os cabinhos dos pedais). Gastei uma grana mais a diferença foi enorme. valeu a pena.[

    carlos adolphs
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    sliderX
    Comesei pelos cabos. substitui o santo agelo por planet waves e resolveu o problema.
    acabei trocando todos os santo angelo por planet waves(incluindo os cabinhos dos pedais). Gastei uma grana mais a diferença foi enorme. valeu a pena.[

    (2)

    maspn
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Pow pessoal,
    Preciso de ajuda, to pesquisando no forum e aproveitar o topico aberto...

    Quando piso no wah wah até no final, fica um som de rádio AM, o que pode ser?

    uso cabos planet waves e pedais bons, wahwah é um cry baby... e só tenho esse problema quando piso nele.

    maspn
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    o meu amp é aterrado.

    Lelo Mig
    Membro
    # jun/13 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    maspn


    Esta é uma ocorrência comum, porque o indutor do Wah atua como uma antena. Quando você estiver em uma área com muita freqüência de rádio, o pedal pode e vai pegar as estações de rádio. Não é muito fácil de solucionar, devido aos diferentes sinais e os arredores. O que pode funcionar em uma região pode não funcionar em outra.

    A primeira coisa a fazer é descobrir por onde em seu equipamento o sinal está entrando.

    Primeiro verifique se ele está vindo através do adaptador AC. Use o pedal com uma bateria para descobrir se ele está vindo através da rede.

    Se não resolver, verifique se ele está vindo através da guitarra. Feche e abra o volume da guita, se com o volume fechado continua entrando rádio, provavelmente é pedal ou cabos, se entra só com volume aberto, pode ser nos captadores, aí terá que usar capacitores para resolver isso.

    Se não for a guita, faça um "cabana" com papel alumínio no pedal e veja se reduz. Pode também, mudar de ambiente, levar o equipo para outro cômodo da casa e ver se muda algo. Se for o pedal, terá de abrir, dessoldar o fio da carcaça e muda-lo de posição (não recomendo fazer se não têm experiência com eletrônica).

    De qualquer forma, sem descobrir a origem do sinal, de onde vêm , quem está captando e amplificando-o, vai ficar dando tiro no escuro.

    Muitas vezes o sinal vem pela rede, algum pedal, somente o amplifica, nesse caso um filtro RFI/EMI na rede resolve.

    Lu_Soares
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Não vou ajudar em nada...mas vou contar...uma vez tava ensaiando de sábado à tarde e depois que pisei num pedal tb, não lembro qual pois faz tempo, começamos a ouvir a narração de um jogo de futebol ... era um Brabu´s Amp... meu primeiro... ruim que dói!

    Nefelibata
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Lelo Mig
    maspn

    Eu tive um compressor da Oliver que sintonizava um rádio maneiro, ehehehe. Muito chato isso.

    emesfaria
    Membro
    # jun/13
    · votar


    cara vc pode me ajudar?
    quero tocar a musica "A hoda do salvador "da voz da verdade; mas ñ consigo tirar o solo de ouvido, se puder me dar essa força ficarei muito agradecido...valeu.

    maspn
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    emesfaria

    Slash que toca mano?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Radio no amplificador. Como evitar?